Tempo de leitura: < 1 minuto
...
Bandeira evita falar do tema.

O repórter Fábio Luciano conversou há pouco com o juiz eleitoral de Itabuna, Marcos Bandeira, sobre a posse (ou não!) de oito suplentes de vereador.  Bandeira disse que foi procurado pelos interessados diretamente na questão, mas prometeu se manifestar sobre o pedido até amanhã.

Bandeira, no entanto, deixou claro que não entra no mérito da questão. Ele já solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informações sobre como proceder neste caso. Bandeira informou que o período de dois anos dele como titular da 28ª Zona Eleitoral já se passou. “Provavelmente, quando o TRE decidir, já não serei mais juiz eleitoral”.

Ontem, os suplentes de vereador estiveram reunidos com o presidente da Câmara de Itabuna, Clóvis Loiola, para apresentar requerimento de posse imediata. Foram orientados pela secretaria parlamentar da Casa a procurar a Justiça Eleitoral. Em qualquer hipótese, reforçou a Câmara, a posse somente poderá acontecer após diplomação dos edis.

Leia mais sobre o assunto

0 resposta

  1. Se Salário de vereador fosse de Um Salário mínimo eles nem faziam questão.. ou se fosse para bater um biscó .. kkkkkkk só tem esperto..

    Cadê o Apresentador de TV que esnobava Os Políticos e os outros..
    Quando entra lá com salário altíssimo eles lembram de esquecer do Povo e JAZ….

  2. Caro Modem,
    em parte, concordo com você. Um salário mínimo realmente não atrairia nenhum desses “nobres”, porém, o que rola por detrás dos bastidores, nas reuniões “especiais”, conversinhas de pé-de-orelha entre esses homens é um outro fator a ser analisado cautelosamente.
    Agora, uma coisa me preocupa: com a entrada de mais oito vereadores
    a tal “governabilidade” ficará mais complicada. Pense no número de blocos “independentes”, mas, “carentes” que vão surgir pra perturbar mais ainda o juízo do capitão prefeito? PENSE!

  3. Quociente Partidário

    Os partidos elegem a quantidade de candidatos que o quociente partidário indicar. Para chegar à quantidade de cadeiras que cada legenda ou coligação terá, ou seja, o quociente partidário, divide-se o número de votos que obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos a legenda ou coligação conseguir, maior será o número de cargos destinados a ela. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados do partido ou coligação.

    Com os quocientes eleitorais e partidários pode-se chegar a algumas situações. Um candidato A, mesmo sendo mais votado que um candidato B, poderá não alcançar nenhuma vaga se o seu partido não alcançar o quociente eleitoral. O candidato B, por sua vez, pode chegar ao cargo mesmo com votação baixa ou inexpressiva caso seu partido ou coligação atinja o cociente eleitoral.

    Quando sobram vagas, mesmo depois de preenchidos os quocientes partidários, faz-se uma nova conta, chamada de cálculo de distribuição das sobras com base no artigo 109 do Código Eleitoral . Para esta distribuição utiliza-se a votação válida de cada partido que já conquistou vagas, dividida pelo número de vagas obtidas no quociente partidário, mais um.
    Cadeira de vereador

    O número de cadeiras disponíveis na Câmara Municipal é proporcional ao número de habitantes, de acordo com o artigo 29 , inciso IV , da Constituição Federal . Para municípios de até um milhão de habitantes, por exemplo, haverá o mínimo de nove e máximo de 21 vereadores.

    Então haverá uma nova computação dos votos, que será de acordo com o numero de cadeiras destinada para Itabuna, no caso 21, para poder definir os novos vereadores, pois já estão transformando alguns suplentes como os vereadores de Direitos.

  4. Êta Brasil!! Sempre correndo na direção contrária dos valores éticos e morais. Eles (parlamentares) aprovaram isso dizendo que a “despesa” não irá aumentar. Como? Se tenho dez funcionário numa empresa e ponho mais cinco, com certeza, meu custo irá aumentar. E além do mais em se tratando de “políticos”, aí é que a “empresa-povo
    ” quebra mesmo! Na realidade, esse projeto só foi aprovado mesmo, para nossos queridos parlamentares terem mais cabos eleitorais em diversos munícipios às custas do povo, como sempre…

  5. Não acredito que os suplentes assumam agora.Mas na próxima eleição com certeza Itabuna terá 21 cadeiras.Não existe Camara de vereadores com 17. Itabuna terá 21 vereadores.

  6. De uma coisa tenho certeza. O Juiz Bandeira é um homem constitucionalista e dará posse aos novos vereadores, mesmo porque, todos sabemos que em 2000 Itabuna tinha 19 Vereadores, logo, nove anos depois o normal será aumentar e, a Lei determina a posse de 21.Também é presiso esclarescer que tratar-se portanto, de recomposição e não de aumento do número de Vereadores. Não haverá aumento de despesa, pois, existe sobra de recursos que hoje é usada para pagamento de diverssos assessores e mordomias(gasolina, telefone,viagens e etc…), todas as Câmara já usam 70% com despesa de pessoal e continuarão respeitando esse teto, além, da medida reduzir parte desses repasses(do duodécimo que hoje passa de 700mil/mês)a partir do próximo ano. Permite o aumento da representatividade popular e isso fortaleçe a democracia e oxigena o nível de idéias no parlamento. Acompanho desde o inicio essa discurssão e fico particularmente feliz pela entrada de (Nadson Monteiro, Rosivaldo Pinheiro, Júnior Brandão). Boa sorte e que “Deus” nos ilumine.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *