Tempo de leitura: < 1 minuto

Agência CNJ de Notícias

Rubem Dario 'dançou' no CNJ (Foto Max Haack/Bahia Notícias).
Dario 'dançou' no CNJ (Foto Max Haack/BN).

O desembargador Rubem Dário Peregrino Cunha,  do Tribunal de Justiça da Bahia, foi afastado preventivamente pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça na sessão desta terça-feira (29/09).

O corregedor  nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, propôs a abertura de processo administrativo disciplinar para investigar o caso do desembargador, por  entender  que as provas recebidas pela Corregedoria trazem indícios de “infrações funcionais supostamente  praticadas pelo  desembargador”.

O voto do  corregedor foi aprovado por unanimidade  pelos conselheiros. Uma comissão especial do próprio TJ Baiano investigou, de forma preliminar, a existência de um possível esquema de adiamento de decisões judiciais com o objetivo de evitar uma condenação judicial.

Segundo as informações da Comissão, um advogado ,  filho do  desembargador, que afirmava atuar em nome do pai,  exigiu e aceitou vantagem indevida no valor de R$400  mil, a fim de favorecer  um  ex-prefeito em  um processo que se encontrava sob a relatoria de Dario.

Com a instauração do processo e o afastamento, o desembargador não pode requerer aposentadoria e terá suspensas  diversas vantagens, tais como gabinete, uso de carro oficial, motorista, nomeação, manutenção ou designação de servidores para cargos de confiança ou funções comissionadas, dentre outras, com exceção  da remuneração.

Também foi determinada a redistribuição dos processos atribuídos ao desembargador ou convocação de  magistrado para sua substituição em relação às atribuições jurisdicionais.

0 resposta

  1. Espero que não fique somente nesse bode expiatório e se estenda para o interior, onde filhos, inclusive de juizes, também fazem a festa.
    Que esse CNJ possa mostrar aos pessimos Juízes que eles não são Deuses como pensam.

  2. Que o CNJ procure também despachar os Juízes preguiçosos de Ilhéus, principalmente os que respondem processos administrativos que nunca são concluidos e que ninguém sabe o andamento. O pior é que eles, leia-se, processados, dão gargalhadas alegando que são apadrinhados de Desembargadores e CIA. E tem deles que até é considerado pela “alta Cúpula do TJB” como excelente Juiz. Será se pode?

  3. É necessário banir a corrupção e tráfico de influência nos três poderes, pois , sou advogado de um processo de despejo por falta de pagamento que tomba na 21ª vara Cível de Salvador-Ba , que já rola mais de três anos , estando o réu devendo = ou – 23 meses de aluguel ; já fiz inúmeras petições solicitando a sentença , até mesmo ” Pelo Amor de Deus ” que seja dado a setença , e até a presente data NADA ; peço providência ; pois o cliente está desesperado e discrente da justiça .

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *