Tempo de leitura: 3 minutos
Theacher e Zé: agora na versão exprotação
Teacher e Zé: agora na versão exportação

Esse tal Zé do Esgoto faz milagre, sim. A simples divulgação da imagem dele, ontem, aqui no Pimenta, deu resultado pra lá de satisfatório aos moradores da rua Santa Rita, no Fátima. Hoje pela manhã a Emasa aportou máquinas e dezenas de trabalhadores para resolver o problema de entupimento de uma rede de esgoto residencial.

Mas essa não é a primeira vez que o caçador de buracos e esgotos entupidos dá o ar da graça naquele trecho. Quem conta é o seu criador, o mototaxista Carlos Figueiredo, ou ‘Teacher’, como gosta de ser chamado, nesse bate papo com o Pimenta.

Um homem simples, de um surpreendente bom humor – para quem vive ao telefone chamando a Emasa e sofre há dois meses com esgotos entupidos em sua porta – mas que, em sua simplicidade, conseguiu resumir o que acha da gestão de nossos órgãos públicos. Confira.

Quando foi e o que motivou a primeira aparição do Zé do Esgoto?

Ah, foi há quase dois meses. A história começou quando o meu esgoto entupiu. Passei um mês ligando pra Emasa, e nada de eles virem consertar. Foi quando desisti de tentar desse jeito e lembrei que na televisão e aqui em Itabuna um boneco fazia as coisas acontecerem. Chamei uns amigos, fizemos o boneco e colocamos na frente do local onde o esgoto estava entupido. Aí eles logo consertaram.

Foi simples assim? Colocou e eles consertaram?

Foi, sim. Até eu me surpreendi. Lembro que coloquei às 17h45min. Quando deu 18h30min, já tinha um encarregado de obras da Emasa em minha porta, dizendo que eu podia tirar o boneco, que meu serviço seria agendado para o dia seguinte. Acreditei na palavra dele, e ele cumpriu. No outro dia tava consertado.

Mas por que o Zé do Esgoto voltou pra lá?

Porque entupiu o esgoto do vizinho. Reclamamos, e nada da Emasa vir. Sem eles saberem, demos um prazo de 20 dias. Se passasse, o boneco voltaria. Foi um prazo bom, mas mesmo assim nada aconteceu. Tome boneco, de novo.

Aí, eles apareceram…

Apareceram, consertaram o esgoto, mas deixaram o buraco aberto, um monte de entulho, e o esgoto voltou a entupir.

Boneco neles, de novo…

.

De novo. Dessa vez, foi na segunda-feira (28), à tarde. De novo, quando os homens souberam do boneco, pediram menos. Foi aí que o Pimenta na Muqueca fez aquela reportagem ontem, e os homens endoidaram. Pediram para tirar, porque o serviço já estava agendado para hoje. De fato, eles cumpriram a palavra [a foto ao lado foi feita hoje, pela manhã, no local].

Graças ao Zé. O que o senhor acha que faz com que esse serviço demore tanto para ser realizado? São prazos longos, os que o senhor citou.

Primeiro quero que você me diga uma coisa. Esse dinheiro, que a Emasa arrecada aqui, com conta de água e de esgoto, vai para o governo do estado ou fica aqui?

Fica aqui.

Ah, então é falta de administração. Se o dinheiro que eles recebem é só pra aplicar aqui na cidade, não tem outra explicação. Porque eles tem as máquinas, tem os trabalhadores e tem o dinheiro, deve faltar administração. Parece que ficam tontos, sem saber o que fazer, não tem um rumo. Difícil é administrar sem nada, e tem gente que consegue.

Já que tocou nesse assunto, o que está achando da administração do prefeito Azevedo, no geral?

Tem pouco tempo ainda. A cidade estava abandonada, e acredito que Azevedo vai fazer um bom governo. Eu nem considero o que eu fiz como uma crítica, mas como um alerta. Porque, como eu disse, parece que eles às vezes não tem um rumo. Aí é que digo que falta administração, pra organizar o que vai fazer. Mas acredito no prefeito. O certo é que a gente tem que alertar eles todos, de vez em quando.

E agora, que Zé do Esgoto cumpriu sua missão, vai se aposentar?

Ah, ele agora virou estrela. Foi tanta gente parando pra fazer foto ao lado dele… Vem gente aqui pedir emprestado, pra denunciar os buracos em seus bairros. Mas ele só sai daqui no contrato. É famoso! Até pra ele dar entrevista eu tou pensando em cobrar um cachê…

Então, vamos parar por aqui…

Não! O cachê é pra entrevista com ele! Eu quero falar!

0 resposta

  1. É o Fim do mundo uma situação dessa.. temos que criar fantoches, dos administradores para solicitarmos primeiro as fantoches para sermos ouvidos..
    Fazer o que está dando certo, então vamos criar mais outros Zé’s e atribuir a cada secretaria do nosso município.

  2. JA QUE UM BONECO CONSEGUE FAZER AS COISAS ACONTECEREM, DEVERIAM ARRANJAR UM BONECO CHAMADO ZÉ DINHEIRO SUMIDO. PRA VER SE OS 9 MILHÕES DA SAUDE APARECE, OU, SE PELO MENOS CAPITÃO GUINCHO E DR. CONVERSEIRA TOMEM UMA POSTURA ATIVA PARA RESOLVER O CASO. ITABUNA PRECISA SABER PARA ONDE FOI ESSE DINHEIRO.

  3. coloca ele na rua rosenaide no zildolandia, pois taparam buracos nas ruas proximas e lá não, engraçado que é enfrente a casa da mae do ex candidato a prefeito Roberto Barbosa, será que é por causa disso????
    A rua do colégio arco iris.

  4. Começo a desconfiar que MADEIRA seja uma espécie de “ADVOGADO do Dem…”, pois cada vez que se faz uma crítica a algo que está errado em nossa cidade e que seja da responsabilidade da prefeitura, ele aparece tentando justificar o injustificável. Parece que faz parceria com SÉRGIO GOMES. Eu, hein…! Se saia!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *