Tempo de leitura: < 1 minuto
Antônio Cruz (foto: Clodoaldo Ribeiro)
Antônio Cruz (foto: Clodoaldo Ribeiro)

O advogado e ex-deputado estadual Antônio de Almeida Cruz lança o livro Sonhos – Consciência, história e valores na sexta-feira (9). A solenidade será na Academia de Letras de Ilhéus (rua Antônio Lavigne de Lemos, no centro da cidade), às 18 horas. O livro é editado pela Assembléia Legislativa do Estado.

A obra registra uma emocionante trajetória de vida, do fim dos anos 1920, quando nasceu, passando por Ilhéus, onde fez os estudos médios, a Universidade Federal da Bahia, onde se formou em Direito e, outra vez, Ilhéus, cidade que escolheu para viver, lecionar, constituir família e montar sua banca de advogado.

O prefácio é do jornalista e escritor Antônio Lopes, ex-aluno do autor no Ginásio de Ilhéus – hoje Instituto Municipal de Educação –, que abrigou na mesma época educadores da importância de Washington Landulfo, Leopoldo Campos Monteiro, Oswaldo Ramos, Pedro Lima, Horizontina Conceição, Wilson Rosa, João Arbage, Antenor Brown, Simone Cerqueira e Wilson Trindade.

Nesse livro, Antônio Cruz “soube unir a vivência das emoções à análise racional dos fatos”, na síntese do professor Jayme Barros, que assina a orelha. Ainda segundo Barros, o autor “circula bem entre o literário e o histórico” e possui a clareza de que “o indivíduo não vive sem seu entorno sócio-histórico-político”.

0 resposta

  1. Antonio Cruz é um homem de bem que passou pela política, sem se deixar enlamear por ela e por alguns dos seus pares.
    É um exemplo a ser seguido pelos políticos de hoje.
    Como curiosidade, lembro de uma propaganda política dele lá pela década de 60, que nunca me esquecí, e que no muro do Colégio Nossa Senhora da Piedade, deixou escrito em letras bem grandes: É CRUZ, É ANTONIO CRUZ, É ANTONIO DE ALMEIDA CRUZ.
    Os meus contemporâneos com certeza hão de lembrar-se.

    Carlos Mascarenhas

  2. Conheço bem Antonio Cruz, uma personalidade marcante um político atuante e comprometido com tudo que é sério e correto. Já tive a oportunidade de votar em Antonio Cruz para Deputado e sempre me orgulhei do seu trabalho.Há muito não o vejo.Vou fazer um esforço para comparecer ao lançamento do seu livro.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *