Tempo de leitura: 2 minutos
Promotor acusa secretários de abandono de pacto.
Promotor: secretários abandonam pacto.

Criado como um instrumento para melhorar a segurança pública em Itabuna, o Pacto Contra a Violência caminha a passos lentíssimos pela ausência e abandono de secretários municipais.

A denúncia é do promotor de Justiça, Clodoaldo da Anunciação. “Não teve mais nenhuma reunião [do pacto]. Nós estamos aguardando para ver qual vai ser o posicionamento do município”, afirma.

Segundo afirmou ao repórter Fábio Luciano, do Pimenta, grande parte do secretariado não comparece às reuniões, o que criou uma situação desconfortável para os demais integrantes do pacto. “Porque é o município o mentor da idéia, mas não estava conseguindo mobilizar seus secretários”.

E os faltosos, aponta o promotor, são justamente os titulares de pastas que decidem: Carlos Burgos (Fazenda), Gilson Nascimento (Administração) e Fernando Vita (Desenvolvimento Urbano). Burgos e Vita, reforça, nunca compareceram às reuniões. E Gilson – a quem muitos atribuem o papel de prefeito de fato – compareceu apenas uma ou duas vezes.

A ausência destes secretários trava o trabalho das outras pastas e as ações do Pacto Contra a Violência. Grande parte das decisões tomadas pelo conjunto de integrantes do Pacto necessita do aval destas pastas dos titulares ausentes.

Como secretarias importantes como estas não comparecem, acabam travando o trabalho de todas as outras e as ações do Pacto Contra a Violência, de acordo com Clodoaldo. “Isso faz com que todas as decisões tomadas lá, pelas secretarias de Esporte, Indústria e Comércio e pelo Fórum, acabem sem uma certeza de que irá acontecer”.

O promotor ameaça retirar-se do Pacto caso a situação permaneça como está: “O Ministério Público vai fazer parte. Agora, se os problemas forem resolvidos, se o município também resolver fazer a parte dele… Todas as [outras] instituições, de algum modo, fizeram a parte delas”.

0 resposta

  1. Não ficou claro na matéria se o comentário sobre quem é o prefeito de fato foi do promotor ou do jornalista. Tambem não ficou claro quem contou as idas do suposto prefeito. Na verdade foi uma ou duas idas? tá dificil visualisar matematicamente isto? Por isso que dizem que cada macaco em seu galho. Senhores jornalistas vamos informar; senhores promotores, vamos fazer justiça… Politicagem deixa para quem não sabe fazer outra coisa!!!

    Da Redação: Tá claro, sim, “Bons Tempos”. Dá outra lidinha… Quem afirma é o Pimenta. E os corredores da prefeitura sussurram…

  2. extm .sr promotor o senho ten toda razao. agora nao sei pq o sr andou sumido esse tmp todo da midia sentimos sua falta. saudaçao agora vms trabalhar, naquele caso dos concursados.vale lembrar q aprefeitura so ten ate dezembro para demetir os comissionados e colocar os concursados e ai como vai ficar ou sr vai sumir de novo! com a palavra ministerio publico… seu pimenta por favor publique esse comentario obrigado..

  3. Esses $ecretário$??????????????????????

    Tem um “secretário municipal” que a principal DECISÃO é empregar a família!!!!

    Pra que se preocupar com a segurança pública???????

  4. Dr. Clodoaldo não desista.porque a estratégica é essa ganhar o doutor pelo o cansaco,enquanto isso pobre e negros são assassinados nas pereferias da cidade,quando assassinarem um branco rico,o Gapa a Maconaria,colegio Sistema e outra entidades burguesa da nossa cidade vão fazer passeatas contra a violencia.portanto doutor não desista, pois o senhor é a nossa voz.

  5. Esse promotorzinho gosta de culpar o município, pq ele também não atribui a culpa ao estado por ineficiência das suas polícias, pq ele não investiga o envolvimento de maus policiais com o tráfico, ele é conivente com as mazelas que o(Des)governo do Estado, faz a nossa cidade e a nossa região. se a justiça é cega ele é caolho pq só enxerga o Governo Municipal, pq ele não procura inverstigfar a morte da Criançade um ano, é capaz ainda de dizer que o criminoso é inocente e vítima da sociedade.

  6. Para mim isto não é novidade, pois diversos setores estão dispostos a dar sua contribuição de alguma forma, entre elas o setor de saúde, educação, e principalmente a mais requisitada do município é a guarda municipal, pois é ela a responsável pela segurança publica municipal, mais nada disso adianta se seus secretários e administradores não comprometem estes setores. se negando a dar apoio a causa e oportunidade para que os servidores possam demonstrar sua capacidade, pois é dever de todos a segurança do nosso município.Cartão vermelho para estes secretários.

  7. Estas declarações do promotor dão uma visão do quanto a situação de descaso das autoridades municipais em Itabuna, são evidentes. Deixa a entender o quanto estão despreparadas certas pessoas que comandam os destinos dos munícipes. Preocupadas com a política partidária, com o sucesso político de seus correligionários e de si próprias, se esquecem do essencial: o bem-estar do cidadão, do contribuinte que paga seu conforto.

    É premente a necessidade de engajamento de todos os movimentos sociais, instituições (inclusive bancos), imprensa de modo geral, conselhos municipais,pessoas influentes, ricos e pobres na defesa do direito de viver nesta cidade, onde a violência está grassando solta em todos os níveis. Parece que estamos anestesiados, diante da situação que atravessamos, com os criminosos adentrando os lares para tirar a vida alheia sem se importar com a situação criminosa que cria para si, afrontando a justiça, os direitos humanos e a sociedade em geral.

    Esta semana uma criança foi assassinada, outra teve sua perna amputada por um moto ciclista, uma adolescente teve o rosto desfigurado a golpes de marreta pelo próprio pai, outro adolescente escondeu um revólver na sala de aula. Por onde anda o ECA que já está com dezenove anos, portanto sem cumprir o papel de esclarecimento da pessoa sobre seus direitos e deveres de contribuir para que a sociedade construa bens que vão lhe trazer qualidade de vida e um futuro promissor?

    O pacto de paz é um instrumento legítimo de redimensionamento de costumes que estão criando os monstros contemporâneos, começando com o bullying e o tráfico de drogas nas escolas, os assaltos praticados por menores estudantes que utilizam o bolsa escola para estarem matriculados, mas aproveitam da situação inimputável para fazerem parte de gangs.

    A boa vontade, o bom senso, a juventude e a coragem do Dr. Clodoaldo, para que a luta pela vida neste lugar, dê garantias de preservação, amorosidade e cuidado pela maioria da população que está em constante estado de risco, estão sendo escamoteadas pelo poder público, à revelia dos pais de família desta cidade, muitos sem forças para manter seus filhos distante do crime. Pensem nisso, senhores!

    O dia da Criança está às portas e por ironia do destino, um cenário de violência contra a criança e o adolescente, este vítima e agressor, paira sobre Itabuna, onde a violência praticada, também por meninas agora faz parte do cotidiano. Tem sido constante duplas ou grupos de meninas abordando homens em plena via pública e até agredindo mulheres e mocinhas. Isto é fato e se não for combatido, vai virar “normal”. Que se combata o mal antes de deixarem à polícia o papel de protetora da vida de todos, o que é impossível!

  8. Minha gente esses “representantes” lá dentro da prefeitura só aparecem para cobrar uma coisa: O CONTRA-CHEQUE.

    Pimenta no #$ dos outros é refresco.

  9. O projeto mutirão pela paz promovido pela prefeitura de Itabuna no bairro de Fátima, foi um verdadeiro circo.
    Fui visitar e pode observar barracas expando e não prestando serviço, resumindo alguém acha que um trabalho de 5 horas vai resolver a violência em Itabuna. Como uma viatura foi efetuar rondas se as ruas não oferecem condições de rondas. Mas para resolver os problemas vamos culpar a policia.

  10. Vamos dar Cesar o que é de Cesar a segunça do cidadão neste aspecto é da competência da policia que nada faz para evitá-la alguns vestem a farda para dançar quem vai querer a piriquita tá certo isso? A violência é de responsabilidade de todos mas culpar somente o municipio já é demais porque esses coronéis não vão para as ruas tentar ao menos minimiza-la? Não é para isso que o cidadão paga imposto? e cadê a lei que o proteje? Está no quartel?Enquanto isso vidas inocentes são ceifadas a cada dia.

  11. O que o governo da bahia esta esperando pra nomear logo esses policiais civis, estão todos pronto pratabalhar e nada.POLICA NA RUA GOVERNADO

  12. POR ISSO A BANDIDAGEM ESTÁ A SOLTA, QUANDO ELES COMEÇAREM A PEGAR OS GRANDÕES, AÍ SIM PRENDE NÃO SOLTA,SOME COM ELE,TÁ NA HORA DE BOTAR É VERGONHA NA CARA DELES, POIS MUITA GENTE VAI MORRER.

  13. Dr. Clodoaldo é um homem de bem, promotor diligente e, que se preocupa com a segurança pública deste município. entretanto, em uma coisa o senhor é bastante inocente: como o Sargento Gilson e os outros secrecátarios poderiam conviver em uma reunião onde a presença do MP é constante? Realmente o senhor não pode ficar nesse meio, pois so tem gato.

  14. Eu acredito no promotor porque em Itabuna é assim:só tem fogo de palha aparência pura.Os secretários apenas preocupados com os seus contra-cheques.São uns pilantras, bandidos comparsas do “capitão”Ee vc Gesigo deixe de ser idiota nós estamos falando é de micro e não de macro. Besta vc é partidarista é? Então tu és burro viu.Porque além de ser partidarista ainda é de um partido ruim o do DEMo .E o senhor seu PROMOTOR até quando vc vai se deixar enrolar pelos secretários deixando os PS disfarçados na Prefeitura???????? vai se vender tbm?Porque principalmente na educação está cheio de “cargos comicionados” e o salário do professor não deu um aumento melhor porque estamos em crise disse o tal Gustavo .QUe nojo desse cara.Dê um jeito é seu papel fça o favor de cumprir ,pos preciso ser chamada pois passei no concurso esse dito “Bom secretário de Educação”só bota os dele os delas .

  15. quero tudo que se dane, pois ficam ai discontando em folha um monte de bobagem para roubar dos servidores e os vereadores estão nessa também! uma banana para seu Gilson e cia

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *