Tempo de leitura: 2 minutos
Lembra dessa fila? Ela ainda existe, mas agora está escondidinha dentro dos computadores da Regulação
Lembra dessa fila? Ela ainda existe, mas agora está escondidinha dentro dos computadores da Regulação

Quem precisa fazer um exame na rede pública de saúde de Itabuna, precisa ter paciência – e tempo, além de sorte. Se o caso for de alguma doença mais grave, ou em estado mais avançado, pode até morrer na fila de espera.

Aliás, não tem mais fila. E, ironia das ironias, é a falta de filas que está causando o maior transtorno aos pacientes. “Ninguém vê mais as filas aqui, mas elas existem. Eu, mesma, passei três meses para conseguir entrar nela. Só que agora é nos computadores da regulação”, afirma a dona de casa Helena Rita.

Dona Helena aguarda por uma tomografia da coluna desde abril. Ela conta que a cada mês faz suas duas visitas sagradas à Central de Regulação. “Quando chego aqui, no início do mês, eles me mandam voltar dia 15. Depois, me mandam voltar no próximo dia 1º. E assim vou sendo empurrada com a barriga”, lamenta.

O governo do estado diz que aumentou as cotas para exames em Itabuna, mas o município, que regula a sua saúde, deve adquirir os procedimentos que se fizerem necessários para o bom atendimento ao cidadão.

A dona de casa espera, desde que foi decretado o fim das filas na Central de Regulação – a ‘solução’ foi por decreto, mas a realidade não acompanhou a vontade do secretário –, por um telefonema avisando da liberação para seu exame. Um telefonema que nunca chegou.

Havia uma espécie de acordo de cavalheiros não escrito, entre prefeitura e veículos de comunicação. Estes, deveriam dar tempo para que as soluções começassem a aparecer, enquanto aquela deveria, justamente, cumprir o que anunciava, o que não ocorreu.

Esta semana o jornal A Região também traz em suas páginas e no site (clique aqui) reportagem sobre o caos da saúde. Mas é o cidadão que deve, primeiro, fazer seu papel, denunciando o que considera errado, cobrando das autoridades, fazendo valer seus direitos.

Atualizado às 13h18min

0 resposta

  1. Brigaram tanto para tomar a plena do município por incopetência e ingerência, e agora o que dizer do estado?
    daqui a pouco iremos pedir intervenção da união, não resolverá o problema iremos a OEA não resolverá então iremos iremos a ONU e também não resolverá!
    os recursos e quotas destinado a saúde em Itabuna são insuficientes. Os médicos que trabalham o mínino, exigem exames cujo o custo para os entes públicos são caros, (em relação ao disponibilidade de recursos, que fique bem claro).
    Prestem atenção quando se é cliente unimed esses mesmos exames são evitados por demandar um custo muito alto para empresa (unimed ou qualquer outro plano), e o repasse para os médicos.
    Em resumo pagamos elevados impostos para não termos nunhum retorno, e ainda temos de pagar por fora quando necessitamos de saúde, educação e segurança, e ainda assim o serviço também é precário.
    Vamos deixar de ser hipócritas em querer enxergar os erros dos outros, e passar a avaliarmos o nosso comportamento diante da sociedade.

  2. Essa questão de exames de alta complexidade, tipo Tomografia e Ressonância, pode ser minimizada se for avaliada adequadamente a necessidade da sua realização.
    A verdade é que o sistema de saúde é assoberbado por uma demanda altíssima de solicitações, muitas vezes desnecessária.
    Exemplo: O INSS conta hoje com considerável número de segurados, em gozo de auxílio doença, que são portadores de doenças osteoarticulares degenerativas, como hérnia de disco. É sabido que, em sua evolução, só tende a piorar. Por que, então, é exigido um novo exame de Tomografia ou Ressonância em cada retorno?
    Sugiro que o Pimenta faça um levantamento com os segurados do INSS, após cada avaliação pericial. Talvez, aí se entenda melhor porque as novas solicitações estejam tão reprimidas.

  3. Cá pra nós, já sabíamos disso. Sabíamos que a cidade continuaria no atraso, pq o 25 é sinônimo de atraso.
    Mas cá para nós, isso precisa acontecer para que as pessoas tomem vergonha na cara e aprendam a votar.

  4. Isso de exames caros para serem realizados é balela! O governo que aí está é uma VERGONHAAAAAAAAAAA, não sabem planejar nada e enganaram os grapiunas(ou os grapuinas quiseram ser enganados).
    A mesma “tropa” da época do “cuma” tá no poder…e o que dizer do povo ? já deveriamos ter nos mobilizardos para tirá-lo do poder.
    Lugar de capitão é no quartel!

  5. O posto medico da mangabinha continua sem Clinico Geral, e mais uma ve quem sofre é o povo, isto é culpa do Governo Vagner ue nao ta nem ia pra o povo de itabuna, sem falar do nosso secretario de saude antonio vieira que parece um fantoche e nada faz pra ajudar o povo que paga o seu salario

  6. Estamos acompanhando a 9 meses o desenrolar desse dublê de Secretário de Saúde de Itabuna, o médico, o doutor Antonio Vieira, que se achava dono de uma boa administração da saude de Itabuna, o desejo dele é se promover com o retorno da gestão plena ao município, ao que parece a incopetencia, a ingerência dos diversos secretarios do desgoverno de Azevedo só esta piorando a situação da saude do município, realmente esta muito ruim, pior, nem se compara com a gestão do ex-secretário que teve a sua frente, a política oposicionista ostensiva, a pressão dos prestadores,a santa cssa que fechou o PS por questões politicas, o próprio governo e o prefeito, e o secretário atual simplesmente acabou de enterrar a saúde, virou um coveiro do povo, tá matando o povo de indeferença, de ignorancia, de falta de tudo, de falta de vergonha, falta de competencia, falta de comando, inclusive do Prefeito que nao sabe nada da saude porque escondem dele tudo, tá UMA VERGONHA,TUDO ISSO, SO QUEREMOS VER AGORA DE QUEM PODERÁ SER A CULPA, só falta colocar a culpa de novo, no Govberno de Cuma, que nesse aspecto, descobriu tarde que seu secretário Dr.Jose Henrique de Carvalho era tal e qual o Dr.Antonio Vieira, UM INCONPETENTE DE CARTEIRINHA, e quem salvou o governo foi o ex-secretário da saúde dr.Jesuino de Souza.

  7. Mas o povo ja sabia quando votou nesse governo que ai estar!
    Isso é uma vergonha nossa cidade cada vez mais entrando e afundando no fundo do poço.O que Itabuna tem a oferecer?NADA?
    E o povo ainda vota nessa corja mais o ”povo” daqui é assim esta vendo o resultado é o maior prejudicado e ainda vota de novo.
    quem aposta se o capitõa sair candidato de novo ainda votam nele de novo?

  8. Infelismente nossa cidade esta sucateada nas mãos desses governantes, o interessante é que como todos os anos de eleição quantas coisas são prometidas a população, a sociedade. E como é dificil viver numa cidade onde a desigualdade social reina. onde o povo sofre. Azevedo q no periodo eleitoral subiu morros, falou q governaria para pobres. ele q ao longo de sua vida conviveu entre o povo q o elegeu e hoje até as pessoas com quem ele conviveu, foi colega ele se afastou. Politico tem que acordar pra vida assim também como os eleitores cargo politico é passageiro, assim também como a prefeitura é só uma curta passagem no poder e que acaba. Então vamos ter conciência na hora de votar nós estamos sofrendo em todas as areas a educação estar mal ( professores com salários baixos). na segurança a situação é cada dia pior é salários de poliçia péssimo, onde se trabalha sem nenhuma condições, falta tudo inclusive coletes, armamento, falta de pagamento nas horas extras e muito mais. Na saude tai o sofrimento. Onde vamos com tantos sofrimentos. Resposta p/ o governador e o prefeito de nossa cidade.

  9. Tudo isso é uma vergonha!!!
    Agora gente ante de jugar se coloque no lugar do outro, Srº Tardely, se exister cura pra hernia de disco e outra doenças ocupacionais e cronicas vc por favor me avise, pq no dia que vc tiver essas doenças com certeza vai pedir a Deus perdão por ter julgado o que ñ tem conhecimento!!
    E só lembrando e direito de todo cidadão brasileiro a ter SAÙDE E EDUCAÇÂO infelizmente ñ é assim mais qui, tá na lei tá, e pense bem se ñ tem recursos nem competencia pra fazer os exames, vai ter pra cura?
    PENSE BEM!!!

  10. Tenho uma idéia.todos que estão ocupando cargos públicos eletivos(prefeitos,vereadores,presidente,deputados,etc)só poderiam usar os serviços públicos.Ficou doente vai para a fila do SUS.Escola para os filhos?Só a pública.Aposentadoria?INSS.Plano de saúde particular,nem pensar.Usariam o SUS.Ou seja essas “autoridades” só poderiam usar os serviços que o município,estado e federação fornecem ao cidadão.Sem privilégios.Agora eu pergunto:Qual político vai abraçar esta causa?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *