Tempo de leitura: < 1 minuto
.

Quem nunca ouviu dizer que baiano é malemolente, que  tem preguiça até para comer – muitas vezes pelos próprios baianos? Não se assuste, porém, se você também já se pegou dizendo isso. Provavelmente é só mais uma vítima do enraizamento do discurso preconceituoso e racista da classe dominante, que por 500 anos incute em nossa cabeça que somos verdadeiros bichos-preguiça.

É o que defende uma tese de doutorado, defendida pela antropóloga Elisete Zanlorenzi, da PUC-Campinas. A tão famosa – às vezes até poética – preguiça do povo baiano foi desmascarada na pesquisa de Elisete. A conclusão, após quatro anos: o povo baiano é tão ou mais eficiente no trabalho quanto qualquer outro trabalhador brasileiro.

Outro mito, de que o baiano só vive em festa, também cai por terra. Como, segundo a pesquisa, 51% dos trabalhadores baianos vivem na informalidade, sempre que tem uma festa ele está lá, batalhando. “Mas quem se diverte é o turista”, sustenta a antropóloga.

Preguiçoso e festeiro? O amigo cordeiro de bloco no carnaval de Salvador aí da foto prova o que diz a antropóloga: a turista é quem está se acabando, enquanto ele rala. Peraí, olhando bem, parece que ele também está se divertindo… Ah, doutora, ninguém é de ferro. Nem os baianos.

0 resposta

  1. Tudo é uma questão de discurso. E todo discurso depende do ponto de vista de quem olha e de quem é olhado.

    A própria imagem pode ser analisada como um exemplo de discurso. Dependendo do ponto o baianinho é preguiçoso sim. É interessante observar, também, que se nesse caso o baianinho não olhasse para galega turista, o discurso dele seria de preguiçoso. Então, conclui-se que, o conterrâneo aí da foto não é preguiçoso.

    PS.: Eu poderia explicar melhor, maaaaas… sou baiano.

    e conheço, um pouco de, Pêcheux, Foucault e Bakhtin …

  2. meu irmão os baianos não são de maneira nem uma prequisosos quem foi a principal mão de obra para poder construir brasília?
    em são Paulo os baiano são mas perseguidos ainda mas em todas as construções que tenha em são Paulo sempre tem um baiano pelo mieo então por que esse preconceito todo só por q sabemos curtir a vida temos sempre um tempinho para um cochilo depois do almoço e um momento de lazer com a família (nem que seja juntar uns amigos pra fazer um churrasco tomar umas cervejas) .
    Então mim responda que e preguiçoso mesmo

    eu sou sergipano mas moro na bahia a 25 anos e è essa minha opiniao

  3. Sou baiana de Salvador. Adoro essa terra, moro em Ilhéus há alguns anos, fiz minha graduação aqui e conheço o país quase todo. O que acontece na Bahia é reflexo de baixa escolaridade, falta de oportunidades, as pessoas não sabem cobrar e não sabem se impor. Mas mesmo com as diferenças sociais que temos com relação aos Estados do Sul e Sudeste, temos bom humor, falamos com calma, nosso sotaque reflete esse estado de espírito. E vou lhe dizer uma coisa em São Paulo se trabalha muito, mas muito da mão de obra é daqui. Eu trabalho em dois locais 6 horas em cada, são doze horas por dia, sessenta horas semanais, muitas vezes mais que isso. Trabalho desde os quinze anos, gostaria de ter mais tempo pra ler, adoro literatura, mas tenho que me virar nos “sessenta” e não vou a shows e carnaval há muitos anos com medo da violência. É uma injustiça essa falácia sobre os baianos e também é uma forma de discriminação, gostei da iniciativa da pesquisadora, faz jús à nossa história. O Brasil deve muito à Bahia, tivemos um núcleo de pensadores e podemos fazer um resgate dos nossos potenciais. Por acaso Castro Alves era preguiçoso? Era baiano. Martagão Gesteira, referência em obstetrícia, era preguiçoso? Nosso cientista da reprodução, Elsimar Coutinho…e tantos quantos mais se destacaram por sua competência; sem desmerecer também nossos trabalhadores rurais, que acordam às 4 da manhã pra levar seu produto pra feira, esforçados, batalhadores. Tudo que não precisamos é de comercial depreciativo.
    Abraço conterrâneo!!!

  4. No Rio Grande do Sul, ao morar lá durante quatro anos, enquanto fazia Doutorado, eu presenciei um coisa: Eles geralmente fazem churrasco, em casa, com carne de segunda, mesmo tendo dinheiro bastante e suficiente para comprar a carne de primeira.

    Certa vez eu questionei o pessoal a esse respeito e eles me responderam o seguinte: A carne de prmeira nós vendemos. A de segunda nós consumimos, pois somos um estado produtor de carne.

    Aqui na Bahia algumas pessoas ainda não aprenderam que um estado que recebe turistas deveria deixar as coisas mais caras, tais como festas na estação do verão, para serem consumidas pelos turistas. O baiano deveria, realmente, aproveitar para ganhar dinheiro nessa época, não para gastar.

    Acontece que muitas pessoas acabam “entrando na onda” e gastando até mesmo o que não podem, pagando ingresso de festas e blocos em prestações, e por aí vai, …!!!

    Aqui, principalmente nas cidades do interior, nós temos quatro grandes formas de evasão de divisas, a saber: Loterias, telefones celulares, crédito consignado e os shows. É dinheiro que vai embora e jamais retorna, …!!!

    Basta observar como estão os municípios do interior baiano, com raras exceções (RMS e Feira), …!!!

    Aí daria outra Tese, só que em Economia, …!!!

    Só não ver quem não quer, …!!!

  5. esse rafael é um maluco… O que é que Pêcheux, Foucault e Bakhtin escreveram que corrobora a preguiça do povo baiano? Babaca… Bobão, faz citação, mas não explica, e nem sequer pontuou frases prontas, “só dizer nome de santo não faz milagre”…

  6. O bahiano além de ser trabalhador, paga seus impostos direitinho. Olha o exemplo aí da foto, ele já tá é mirando p depositar a moedinha no cofrinho…

  7. Quem Diz que baiano é a preguiça em pessoa tem que rever os conceitos e acabou.. quem quiser se acabar trabalhando que se acabe, pois trabalhamos 4 meses por ano só para pagar impostos mesmo.. fazer o que?
    Quem quiser trabalhar mais vá para o exterior ser lixeiro, ou mesmo ser babá e ainda ser maltratados.
    Vá lá….

  8. Pisicolouquisse estrobofólica e calistênica de Leléu Bilau 70 mm. Eu escrevo tudo, dizendo nada, falando o que eu realmente não sei, com objetivo de que ninguém entenda nada. É esquisito, mas bonitinho e aparentemente inteligente. Vamos floriar mais, escrever em volume, gerar, gerar, gerar, continuar gerando, e, por fim, abortar. Abortar uma tempestade de idéias que nem o próprio gestor sabe de onde veio!!!! Viva a Holanda, viva as flores. Eu acho que sei o que estou falando, eu sigo uma maluca lógica na minha cabeça mas tenho certeza que cada cidadão leitor não dará o mesmo nome ou sentido da criança que sei lá como foi gerada!!!

  9. Então; o preconceito é uma coisa muito sutil e velada. Só quem sabe o que é preconceito é quem já sentiu na pele ou já passou por ele. Uns dizem coisas sérias brincando. O preconceito está nas entrelinhas do discurso, das escritas e dos gestos. Já tinha visto esta notícia sobre a tese e achei interessante; porém, todo mundo sabe que baiano não é preguiçoso e se vira a todo custo para manter-se. Quem espalhou esta notícia em música foi o Dorival Cayme, que acabou virando uma realidade, principalmente para os outros estados.
    Mas é isto: com preguiça ou sem preguiça o baiano vai levando a vida da maneira que pode. Viva a Bahia! Viva a multiplicidade! A Bahia é singular e plural. Quem não gosta de uma dormidinha após o almoço? Atire a primeira pedra.

  10. sinceramente…. o preconceito sempre eh das pessoas. Tipo… jah fui apelidado de isso e daquilo e mantive a minha tranquilidade, partiram para outro e o outro se ofendeu, entao f…

    Tive um colega, tipo, considerado PRETO (POR DENTRO BRANCO – Elicieh Gomes da Silva, no colegio Lucia Oliveira, de Dona Celeste, etc….caso o elicieh veja ou algum amigo dele, faco questao de reviver os tempos).

    O que nao concordo eh que toda propaganda hoje tenha que ter um aleijado, um preto, um chines, um mameluco, tudo para dar satisfacao a muitos….INTERNALIZEM E VOCEH EH PRETO, BRANCO, LOUCO, CHIFRUDO, ETC…. VAMOS VIVER A VIDA E NAO TER PRECONCEITO (PELE FOI UM EXEMPLO, QUE RENEGOU A PROPRIA FILHA E TODOS ENDEUSAM O MESMO POR SER PRETO…DAQUI HA POUCO VAO TER PRECONCEITO PORQUE ESTAO ENALTECENDO DEMAIS O NEGRO EM DETRIMENTO DO BRANCO, MULHER EM DETRIMENTO DO HOMEM, GAY EM DETRIMENTO DE LESBICAS…. PERDOE-ME MAS, TUDO ISSO EH FRESCURA…. Se perguntarem quem eu sou, se preto ou branco, vou responder – Qual a sua preferencia… pois ninguem esconde o que estah na cara….O que vale eh a alma da pessoa…..

  11. Mineira, bobão não sou. Creio que nunca fui.

    Eu conheço o trabalho da professora Elisete Zanlorenzi, ela certamente, em seus estudo de caso, se baseou na analise do discurso. E estudar analise do discurso é conhecer obras de Foucault, Pêcheux, Moita, Bakhtin… entre outros.

    se você “Mineira”, e o “leo” não entenderam o que falei e o porquê de ter falado e como falei; só me resta opinar que vocês estudem. Leiam mais, quem ler se educa.

  12. Claro que os sudestinos tiveram que criar esta alcunha para desqualificar a mão-de-obra baiana que chegou à SP e RJ ocupando as vagas de trabalho.
    É interessante notar a diferença com que o povo de SP trata os japoneses e italianos que lá chegaram e os baianos.

  13. ai minha bahia,bahia da preguiça,do acaraje com pimenta e vatapa,da agua de côco,da cervejinha gelada,de um mar no cair da tarde,e cantarolando assim,bahia da felicidade,do relax,do não tô nem ai,quem critica é porque não teve a felicidade de ter nascido aqui,te amo minha bahia

  14. Não entendo, em pleno século XXI, ainda tem gente falando da preguiça do baiano. Tudo isso é puro preconceito, pois o baiano trabalha duro todos os três dias da semana, que é: terça, quarta e quinta. Não trabalha na sexta-feira, porque sexta é véspera de sábado, portanto é dia de concentração, precisa está preparado para o sábado, pois é dia de praia, futebol, muita cachaça e mulheres bonitas, no domingo, ninguém trabalha, porque o baiano tem que trabalhar? na segunda-feira o baiano não trabalha porque é feriado, comemora-se o dia do padroeiro do baiano, dia de São Risal.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *