Tempo de leitura: 2 minutos
.

Esta segunda-feira é feriado (antecipado) do Dia dos Comerciários em Itabuna. Quase nada funciona, bancos estão fechados… Bares? Sim, estão abertos. Mas o que se deseja falar ao nobre leitor é sobre o pepino que têm pela frente o prefeito Capitão Azevedo e o secretário municipal de Saúde, Antônio Vieira.

1 – Os veículos de comunicação vêm denunciando – há vários meses – o abandono de grandes animais em ruas de Itabuna. É assim no centro, na praça do Fórum Ruy Barbosa e FTC (a José Bastos), em corredores urbanos como a Princesa Isabel e a avenida Manoel Chaves, que são vias próximas ao centro Administrativo Firmino Alves.

A prefeitura é negligente nesse combate, o que não é novidade. Às denúncias, nenhuma ação. Vários acidentes sem vítimas apenas deixavam os ‘oficiais’ em alerta. E nada mais.

Na madrugada de sábado, 17, um policial trafegava pela Manoel Chaves em uma moto. Foi surpreendido por um cavalo no meio da pista. Não houve tempo para desviar. O choque foi inevitável. Abimael Dias Moreira, 41 anos, policial rodoviário, teve morte instantânea. Não faltaram avisos à prefeitura sobre o este descaso.

2 – O segundo ponto é a dengue. Um supervisor de área levou a denúncia ao secretário de saúde: uma agente estava fraudando os registros de visitas. Cerca de 30 casas foram dadas como visitadas pela agente. Os dados eram falsos.

O supervisor levou o caso ao secretário de saúde, Antônio Vieira, e ao coordenador de combate à dengue, Sandovaldo Menezes. E o que fizeram os seus superiores? Decidiram ‘punir’ o supervisor, que foi rebaixado de posto. A agente acusada de falso registro não foi punida – e mais adiante o leitor saberá por qual motivo.

Mas o que era ruim ficou ainda pior. A prática parece ser corriqueira, segundo denúncia do secretário-geral da Federação das Associações de Moradores de Itabuna, Antônio Carlos Braga. Os falsos registros ocorreram, pelo menos, nos meses de julho, agosto e setembro em 11 bairros.

Em sua defesa, os agentes falsificadores disseram não contar com veículos para executar as visitas. Pode até ser. Os carros são desviados para funções de fiscalização de trânsito e de indústria e comércio, apesar da cidade ter sofrido a sua maior epidemia da doença.

Desde o início do ano, Itabuna registrou mais de 14 mil casos de dengue e oito mortes causadas pela doença, de acordo com registros encaminhados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Quem era sabedor dos problemas apareceu hoje concedendo entrevista a veículos de comunicação, afirmando que serão punidos os falsificadores de registros.

Pois é. O secretário sabia de tudo, mas preferiu silenciar-se, assim como o seu coordenador de combate a endemias. Como o caso virou escândalo, agora tiveram de dar explicações à população.

Internamente, agentes da dengue desconfiam que não houve punição porque os responsáveis pelas falsificações deram sustentação ao atual coordenador da dengue, Sandovaldo Menezes, alçado ao cargo num sistema de eleição direta, lá em fevereiro deste ano. É o caso em que uma mão suja a outra.

0 resposta

  1. Pimenta é sempre Pimenta…

    Belo texto!!!

    Da Redação: Faz assim, não, Manuela (rs). Os pimentistas (óia Antônio Lopes, aí) agradecem.

  2. Pimenta, essa história de que os carros da dengue estão sendo desviados para outras funções, como a fiscalização da indústria e comércio, é uma inverdade que a Secretaria de Saúde não teve o cuidado de desmentir. Aquele carro que apareceu na Cinquentenário como se fosse da dengue é de fato da Ind. e Com. Ocorre que hoje, TODOS os veículos da Prefeitura circulam com uma plotagem referente à dengue, desde que se passou a defender que o combate à doença é uma luta que deve envolver todos os setores do município. Observem: há mais de 80 carros na frota e TODOS têm a marca do combate à dengue.

  3. Itabuna tá parecendo uma latrina.
    Basta dar uma volta pela cidade para ter que ficar desviando
    de todo tipo de lixo.
    Tem uma placa na beira do Rio (ou seria valo?) Cachoeira que diz:
    “Cidade limpa, povo civilizado”. A frase além de estar invertida
    é redundante. Bastaria escrever “Povo civilizado” e o resto é
    consequëncia.
    Ontem, quase pisei num papel onde um “cidadão” resolveu
    se “aliviar”. Local: ao lado da Rodoviária.

  4. CAPITÃO AZEVEDO….. SIMPLES…DEMITA ANTÔNIO VIEIRA….OU ENTÃO VOCÊ É CONIVENTE MESMO É UM BANANA MOLE, NÃO QUERO ACREDITAR NISSO, FORA ESSE SECRETÁRIOZINHO JÁ!!!! IMPEACHEMENT JÁ

  5. Estamos vendo o TAMANHO DA INCOMPETENCIA DESTE GRUPO DE AZEVEDO, MESMO ANTES DA TRANSIÇÃO DO DESGOVERNO, AGORA TÁ PROVADO, QUE ELES SÃO OS VERDADEIROS CULPADOS PELA DESGRAÇA DA DENGUE QUE ASSOLOU O NOSSO MUNICIPIO ESSE ANO, POR DIFICIL QUE TENHA SIDO O GOVERNO DE FERNANDO GOMES, NO GOVERNO DELE, TINHA ORDEM, TINHA QUE MANDASSE, TINHA QUEM ADMINISTRASSE AS COISAS DE FORMA CERTA, PELO JEITO QUE AS COISAS ESTÃO, TÁ PROVADO QUE OS PROBLEMAS DA DENGUE É TODO DO ATUAL GOVERNO, AGORA VEJO QUE NAO PODEMOS COLOCAR A CULPA EM NINGUEM DO PASSADO, PORQUES MESMO NA SITUAÇÃO QUE ESTAVAM COM CUMA, NAO SE TEVE MORTES COMO HOUVE ESSE ANO E TUDO CULPA DA INCOMPETENCIA DE DR.ANTONIO VIEIRA E DO COORDENADOR DELE SANDOVALDO, QUE NAO SABE NADA DA DENGUE, SÓ PIOROU, FICOU PIOR, O PREFGEITO PRECISA DEMITIR LOGO ESSE ENROLADOR DE PREGOS ANTONIO VIEIRA E JÁ, E QUE JÁ VÁ TARDE. CADÉ O PROMOTOR DE JUSTIÇA CLODOALDO ANUNCIAÇÃO QUE NÃO TÁ FAZENDO NADA CONTRA ESSES CRIMINOSOS, QUE VÃO MATAR MUITO MAIS NO ANO QUE VEM DO JEITO QUE A DENGUE VEM POR AÍ, É SÓ ESPERAR PRA VER.

  6. Continuem denunciando, embora eu acredite que são palavras jogadas ao vento, pois Vieira é totalmente insensível. Também pudera, não morreu ninguém da família dele nem do pm Azevedo. Como dizia minha vó; “pimenta no “..” dos outros é refresco”.

  7. Olha nem adianta falar pq o prefeito é um pessimo admistrador, imagine como o DETRAn era com esse homem 20 anos lá quantas irregularidades ocorriam lá e nós aki sem saber de nada, por oredem do destinor esolvemos colocar ele no poder executivo, de ante mão mostrava ser um cara bom, honesto e simples, o poder o deixou o levar que em 1 anos de governo apesar de fazer uma politica e uma caminhada no dia 19 de setembro de 2008 como a única que ficaria marcada na história politica de itabuna, fica azevedo os eu pior governo em 1 ano de mandato, imagine em 4 anos, infelizmente colocamos vc lá pq acreditamos em vc, mas decepção acontece em qualquer lugar mas com vc todos pensaria diferente, Azevedo vc é cruel, imcomprensivo, desumano, insensível, mau administrador, manipulador, imcompetente se existe outras palavras acho que essas bastam pq infelizmente vc com toda essa história de caminha dia 19 a maior que itabuna já possui vc vai ser prefeito de um mandato só. Por incompretencia e burrice sua mesmo por ser um mau administrador que se omite em vários cassos, seja ele na saúde ou administração.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *