Tempo de leitura: 2 minutos

Daniel Thame | www.danielthame.blogspot.com

.

É de causar estranheza da reação de alguns setores, Igreja Católica à frente, a uma frase bobinha do presidente Lula, acerca de uma hipotética aliança de Jesus com Judas, caso o Redentor retornasse a Terra e, em vez de redimir os homens do pecado, separar os bons dos maus, levar os bons para o Reino dos Céus e encaminhar os maus para o fogo eterno dos infernos; resolvesse exercer algum cargo público de relevância, presidente da República, por exemplo.

Useiro e vezeiro em usar metáforas, geralmente com o futebol, Lula justificou alguns acordos que faz para manter a governabilidade dizendo mais ou menos o seguinte:

– Se Jesus fosse presidente, teria que fazer acordo até com Judas…

Judas Iscariotes, como todos sabem, foi o discípulo que, segundo os Evangelhos, traiu Jesus e, com um singelo beijo, entregou-o aos romanos.

A traição de Judas talvez ficasse em segundo plano na História caso o povo, já naquele tempo com uma vocação inacreditável para votar errado, instado por Pôncio Pilatos a escolher entre Jesus e Barrabás (um ladrão, precursor de uma considerável parcela de políticos), não tivesse optado por Barrabás.

Escolheu o ladrão!

E lá foi Jesus para o sacrifício da crucificação e posterior ressurreição, alçado à condição de principal personagem da Humanidade em todos os tempos, base de uma religião que atravessou dois milênios.

E lá foi Judas, virar sinônimo de traição, malhado e escorraçado ano após ano, vilipendiado como símbolo de tudo o que há de ruim no mundo.

Em sendo Judas o que foi, o que Lula fez foi apenas uma brincadeira sem maiores conseqüências, falando numa linguagem que todo mundo entende.

À pergunta de alguns jornalistas sobre alguns políticos com os quais se aliou para manter a tal governabilidade, certamente se referindo a José Sarney, Renan Calheiro e Fernando Collor de Melo, Lula usou a metáfora de que até Jesus teria que se aliar a Judas para governar o Brasil.

Como se sabe, o Congresso Nacional, sem o qual ninguém consegue governar, não é nenhum colégio de freiras carmelitas ou seminário de monges beneditinos.

Algum incauto que cometesse a imprudência de promover ali uma espécie de Santa Ceia, correria o risco de, na hora de repartir o pão e compartilhar o vinho, não encontrar nem pão nem vinho, devidamente surrupiados por algum dos “Judas” que por lá se proliferam.

Lula não disse nada que não seja senso comum e nem mesmo os “Judas” vestiram a carapuça ou sentiram-se ofendidos, visto que não são dados a essas aleivosias. O negócio deles é acumular o pão e o vinho (aqui, recorreremos à metáfora lulista) e o povaréu que se dane.

Daí que, não faz sentido esse reação de setores da Igreja Católica, como se Lula tivesse cometido um sacrilégio digno da Santa Inquisição.

De mais a mais, caso Jesus realmente voltasse a Terra sem aviso prévio, mais do que com a profusão de Judas na política e em outras áreas, certamente ficaria chocado como o seu Santo Nome é usado em vão.

Inclusive por aqueles que, por dever de fé e oficio, deveriam zelar pela sua imagem e sua verdadeira mensagem.

Amém!

Daniel Thame é jornalista e blogueiro

0 resposta

  1. vergonhoso esse seu comentario SR Daniel
    defenda seu presidente,, pois é um direito seu
    so não se admite ele usar o nome de cristo pra fazer pilheria dos seus iguais,,, imagino que o sr seja petista de carteirinha,, e como todo petista,, não enxerga o quanto esse pais esta mal representado.
    respeitem o santo nome,, por favor

  2. Quanta hipocrisia!!!
    Eu só queria ver se ess povo aguentaria conviver com a sinceridade, a autenticidade de Jesus, ao vivo! Calma, pessoal! Jesus não se melindra com uma “pérola” do LULA, nem precisa de advogados tão “fervorosos”… Se vocês fizerem tanto alarde, o papa vai acabar excomungando LULA, e aí?!

    kkkkkkkkkkkkkk
    Não tenho religião, mas Jesus é meu MESTRE, meu MODELO, meu GUIA!
    Daniel,confesso humildemente que gostei muito do texto!

  3. Zelão diz: – O Filho; o Apóstolo e o Pai!

    “Pai, perdoai-os; eles não sabem o que fazem!” (palavras de Jesus Cristo, no calvário)

    Cristo pediu perdão ao Pai, pelo martírio que os homens o estavam submetendo. Porque então não podemos perdoar as palavras “tresloucadas” de alguém que se vê igual ao Pai?

    Faz algum tempo que a modéstia cedeu lugar à arrogância nas palavras e nas ações do presidente Lula. Judas, o discípulo que traiu a Cristo, por trinta moedas, entrou nessa celeuma, por mero acaso. Na verdade o presidente, colocando-se na condição de divindade, queria mesmo era se por no lugar do “Pai Eterno”, e, como tal, dois mil anos após a crucificação do Cristo Jesus, dar a sentença ao pedido feito pelo seu Filho (Pai, perdoai-os…), ao afirmar: “Que se o Cristo na sua volta a terra, fosse presidente do Brasil, teria que se aliar até mesmo a Judas, para poder governar”. Com as suas “proféticas” palavras, Lula, o “Deus”, senhor de todas as coisas e de todos os destinos do povo brasileiro e quiçá do mundo, na verdade afirmou: – “Se Eu que sou o Pai, Senhor de todas as coisas, me aliei e perdoei a todos os ladrões, porque então você não o faria?”

    Se o Cristo, por infelicidade sua; voltasse a terra e este país chamado Brasil, por certo ao se dirigir ao Pai (o verdadeiro), diria: – “Pai, perdoa aos pobres de espírito, aos loucos e aos arrogantes, porque eles não sabem o que dizem.”

  4. APENAS RIDICULO!
    Tudo bem que vc queira defender seu coligado…mas tentar me convencer de que a blasfêmia do Lulinha é besteira…É DEMAIS!
    Agradeça a Lulinha pelo pão que ele todo mês despeja nas BOLSAS-TUDO, e também pelos lucros dos bancos….das multinacionais…tudo muito lindo…lá na casa de D. MARIZA…mas nas ruas das favelas da nação…o pirão é contado…o chicote é cruel…e a esmola é certa.
    Não precisamos das bençãos de Lulinha…Queremos SERIEDADE..DIGNIDADE..HONESTIDADE..AMOR AO PRÓXIMO!!!
    Se ele acha que precisa de ladrões pra governar…azar dele..junte-se..amigue-se…alie-se..aliás nunca se achou tanto ladrão num governo só…mas pelo que vejo isso não mudará tão cedo…

  5. Sem Comentários… O Lula foi (e tem sido) de uma arrogância ímpar. O que me causa mais indignação, é como um jornalista de seu nível, não foi neutro nas colocações de seu texto. Indiferente da religião, temos de ter ética em nossa colocação. Já que ele explicitou seu “conhecimento” sobre Cristo e Judas para que o povo entendesse (bricandeirinha segundo o senhor), por que não usou algum personagem de novela?????????? Ele queria, no fundo, se comparar a Cristo

  6. SÉRGIO !!!

    Descordo que o comentário de Thame tenha sido vergonho.Simplismente Ele fez um reflexão contextual do comentário do Presidente Lula.Aos que têm dificuldade de interpretação textual, que volte à gramática.
    Quanto ao comentário do presidente Lula,é mais que evidente que Ele usou uma matáfora; “Jesus” é representado pelos homens bons que representam tal dignamente povo,e por Judas,aos que usam de oportunismo,mercenarismo e hipocrisia na polílitica brasileira.

    Ô vai dizer que na política brasileira só exista SANTOS ou só exista JUDAS ???

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *