Tempo de leitura: 2 minutos

Torquato Neto | novothor4@hotmail.com

Torquato

Estive em Vitória da Conquista [em setembro] e, como acontece em todas as vezes que chego naquela cidade, me bateu um misto de sentimentos, pois, apesar de não ser filho de Ilhéus, eu a adotei como se fosse cidade natal, apesar de ser oriundo de Vitória da Conquista.

Não posso deixar de me sentir humilhado se formos comparar as duas cidades. Não se tem nem por onde começar. Seria um atrevimento da parte de qualquer ser vivo e pensante cometer uma atrocidade dessas.

Incrível como o poder público de Vitória da Conquista trabalha. Não estou querendo dizer aqui que seja perfeito. Não, não é, mas mesmo que quisesse ficar tão ruim quanto o daqui, não conseguiria. Em setembro, o prefeito de Conquista mostrou uma reportagem de como eles estão resolvendo o problema do lixo.

Fica a minha sugestão ao prefeito: agende uma visita ao colega Guilherme Menezes, de Conquista. Não se faça de rogado, dê uma passada por lá e pergunte, aprenda como fazer e tente melhorar pelo menos isso aqui em nossa cidade.

Digo pelo menos isso porque tenho consciência de que querer outras coisas é exigir muito do nosso administrador. E olha que não tenho muita certeza se esse nome “administrador” cabe.


E tem muito mais. Não é só para Vitória da Conquista que minha Ilhéus está anos luz atrás. Podemos pegar Itabuna, como exemplo que está ao nosso lado. Vamos fazer um comparativo: Saúde? Onde tem os melhores médicos? Onde tem os melhores hospitais?

Ilhéus começou a ter o programa contra a exploração sexual de Ilhéus, mas aí sai o vice Newton Lima e entra o prefeito Newton Lima. Ele simplesmente acabou com o projeto, tirando as pessoas que estavam capacitadas e colocando gente sem nenhuma capacidade e que não têm nada a ver com o projeto, simplesmente por capricho.

Trânsito? Aqui não funciona nada. Os guardas municipais não trabalham. Quando estão nos seus postos, estão no celular, atrás do poste para se esconder do sol ou dentro de um barzinho para se esconder da chuva.

Há tempo, eu solicitei uma matéria sobre os perigos na avenida Canavieiras. Dêem uma passagem por lá. Os riscos continuam, e secretário, na época, disse que medidas estavam sendo tomadas. Pura balela.

Em Vitória da Conquista, as ruas e avenidas próximas aos colégios, além dos guardas municipais e trânsito, possuem os sinais verticais e horizontais para que os motoristas saibam que estão trafegando por uma área escolar. Diversão, shopping, emissoras de TV?

Fico daqui me perguntando: meu DEUS, se você não tivesse sido tão generoso conosco, se não tivesse nos dado essa natureza tão exuberante, o que seria de nós pobres mortais ilheenses?

A única coisa que Ilhéus tem hoje para oferecer é a natureza. E isso temos que pedir aos turistas, que se possível adentrem em nossa cidade pelo sul. Ou seja,venham por Canavieiras, porque aí realmente a natureza será um cartão e tanto de visitas.

Está na hora desse povo aqui de Ilhéus acordar. As eleições estão se aproximando. Vamos nos preparar para dar o troco.

Vá lá, prefeito,visite, pergunte, aprenda e faça aqui por nós.

Torquato Neto

0 resposta

  1. Como o pessoal sem bronze gosta de Ilhéus…

    A única coisa que eu acho completamente errado é o nome da cidade de vocês, de tão desenvolvida deveriam mudar para Nova Zurique, Genebra do Sul ou Vitória de Berlin.

  2. Não sou de Ilhéus, mais também adotei a cidade. Fico muito triste com o descaso do poder público da cidade, comentei sobre uma “peixaria” que está se formando em frente ao posto Jorge Amado. É incrível como o poder público de Ilhéus acha tudo normal, carros estacionados em cima de calçadas, ao longo da avenida Soares Lopes (absurdo), buracos, passeios degradados, lixo por toda parte… Enfim a cidade está completamente abandonada! Estarei me despedindo dela no final do ano, pois não aguento tanto desmazelo, tenho vários amigos e colegas de profissão que estão indo para Conquista, pois realmente é uma cidade mais civilizada.

  3. Esse aÍ deve ser um dos grandes admiradores do preefeito de conquista, deve ser um deslumbrado. Quanto ÁS SUAS OPINIÕES, são meras opiniões, nada de relevante…tenho certreza que ele se sente melhor em ilheus.

  4. Bairrismos à parte, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista são cidades bastante diferentes: as duas primeiras sairam das mãos de dois corruptos e foram cair nas mãos de dois incompetentes gestores(?). Quem ama as duas cidades sabe que elas mereciam gente capacitada no poder. Quanto às duas últimas, o que se vê são obras para toda parte, limpeza, organização e desenvolvimento. Quem duvida, visite-as.

  5. Ilhéus e Itabuna nas mãos de dois incompetentes. No dia que as duas cidades começarem a lutar por um único ideal, e com administradores de verdade, seremos uma só nação, a nação Grapiúna. Para isso, precisamos de gente competente, como os prefeitos de VDC e FSA. Aloha!!!

  6. Em Itabuna o PT deve dois mandato,porem foram interropidos,nas cidades que o partido deve duas ou mais adiministraçoes seguidas,são boas para se viver,posso citar Vitoria da conquista,Porto Alegre,São Bernardo do Campos,Camacari e tantas outras, o nosso pais com segundo mandato de LULA conseguimos resulta inpressionantes,segundo a midia mundial o Brasil é um pais confiavel,eu tenho certeza se Geraldo tivesse sido reeleito em 2004 nos não terimos essa falta de agua,terimos uma universidade federal,pois já estava vindo para Itabuna e por forca politica foi para conquista,o povo da bananeira estariam todos em um lugar melhor,pois ainda existem mais de 200 familia vivendo de forma subhumana na beira do rio.

  7. No grupo de Vitória da Coquista e Feira de Santana também pode – se inserir Juazeiro! Uma cidade que cresce a olhos vistos e que junto com Camaçari despontaram do maior crescimento demográfico da Bahia!
    Ilhéus é uma linda cidade a qual tenho muita admiração, mas precisa repensar seu crescimento urgentimente! Das principais do estado (Salvador,FSA,VDC, Juazeiro, Itabuna e Ilhéus) ela é a única que tem crescimento negativo!

  8. CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE E ESCOLHE. O POVO ELEGEU ESTE “PREFEITO” 1 ANO ANNTES DA ELEIÇÃO. NA REUNIÃO DO PAC DO CACAU ELE NEM SE DIGNOU A RECEBER.

  9. O palhaço que fez a reportagem é zé mané de Ilhéus sem moral, puxa saco do governo e quero dizer que se ele lembrar de alguma situação diferente na vida dele vai se lembrar de mim. PALHAÇO

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *