Tempo de leitura: < 1 minuto

Quando os interesses eleitoreiros falam mais forte do que as políticas de assistência social, o resultado não é nada bom. Tome-se como exemplo o projeto habitacional do conjunto da Bananeira. Casa, postos de saúde, ruas urbanizadas, espaço para arte-educação e cursos profissionalizantes.

No mundo real, a política atropelou o projeto. A execução não foi como a desejada, projetada. E agora, imagens revelam que os galpões onde deveriam ser ministrados cursos profissionalizantes e ações de educação em saúde foram cedidos pela prefeitura às igrejas Assembleia de Deus e Adventista do Sétimo Dia.

Trata-se de um claro desvirtuamento do projeto. A comunidade reprovou a atitude e diz que a ‘cessão’ não é nova. Ocorreu no período eleitoral de 2008. À época, o prefeito era Fernando Gomes, que atuava como candeeiro de dois bicos com as candidaturas dos capitães Azevedo (DEM) e Fábio (na época, no PMDB).

Galpão é usado por igrejas na Bananeira.
Galpão é usado por igrejas na Bananeira.

Além da Adventista, a Assembleia também explora o galpão.
Além da Adventista, a Assembleia também explora galpão.

0 resposta

  1. ES MAIS UMA ESPLICAÇAO NA VITORIA NEFASTA DO PREFEITO ATUAL , FERNANDO GOMES É UMA rapouza velhar pior que ele só o finado acm, ajudando os macumbeiros, dando galpoes pertencentes ao povo aos protestantes, brigando com seus opositores para esta nas procissoes do padroeiro e o pior com o apoio dos bispos e pastores que se vendem por bagatelas . eu aespero na justiça de deus ,pois nas dos homens ja nao podemos esperar nada

  2. O CRAD – Centro de Referência Afrodescendente procurou a Prefeitura Municipal de Itabuna, no início deste ano,´propondo um projeto Politico/cultural para a comunidade da Bananeira que compreendia bibioteca comunitária, exibição de audiovisuais, Contação de Histórias e Oficinas de artesanato.
    A Prefeitura faria os devidos reparos num dos galpões e o CRAD tornaria o projeto autosustentável, através de novos parceiros.
    Recebemos um sonoro não e a justificativa foi de que a Prefeitura não tinha poderes para decidir sobre a utilização de tais espaços. Agora eu pergunto e com muita revolta. Afinal quem decide sobre a utilização desses espaços ? A Igreja paga aluguel ? E para quem ?
    Não pedimos um centavo dessa administraçã, só a autorização para utilizar um local que estava sendo utilizado como banheiro público.
    Arrependo-me de não ter ocupado à revelia( fique claro que este posicionamento é meu, e não da Entidade )

  3. Gostaria de esclarecer que a reportagem não trouxe à tona a verdadeira realidade da cessão dos imóveis às igrejas lá instaladas, em especial a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

    A igreja Adventista do Sétimo Dia possui (possuia até e desapropriação) um imóvel próprio, comprado e registrado, na antiga bananeira, na área em que houve a desapropriação de imóveis por parte da prefeitura.

    O galpão onde está atualmente instalada a igreja foi cedida em virtude da prefeitura, até a presente data, não ter honrado seu compromisso de fornecer local apropriado para instalação (construção da igreja) em novo local.

    Tal protelação não é compreensível, uma vez que existem espaços desocupados no local.

    Em relação a reclamação de moradores, é importante frisar que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, na pessoa dos membros lotados naquele grupo, têm prestado diversos serviços a comunidade local através de seus departamentos de Assistência Social.

    Seria interessante o PIMENTA abrir um espaço p/ igreja se pronunciar OFICIALMENTE.

    Grato

    Membro da igreja Adv. do Sétimo Dia na bananeira

    Da Redação: O espaço é aberto, sempre. Mas a crítica não é às igrejas

  4. A culpa não é das igrejas, e sim de quem disse não; Sugiro que faça um abaixo assinado, e pelas vias legais e sem descriminações de credos ou raças, presionem as vias legas e lute pelos seus direitos, que tanto a justiças dos homens bem como a de DEUS prevalecem neste planeta.

  5. Eu acredito que a Igreja IASD, paga aluguel com certeza, agora esta “Regina” nao procura saber antes, e fica dizendo que as igreja nao pagam alugueis, de graça Deus fez o mundo e todas as coisas que nele há!!!

  6. Caro “Amigo” que gosta de Aspas” . Em nenhum momento eu afirmei que as Igrejas não pagam aluguel. Não há necessidade de Defesa onde não há acusação. A questão não é contra Igreja a ou b. Nem de minha parte e até onde pude perceber, nem do Pimenta na Muqueca. As críticas são destinadas à Prefeitura Municipal de Itabuna. O texto é claro.
    Não tenho nada contra as Igrejas. A minha crítica é contra a maneira dessa administração conduzir as questões. Entenda de uma vez por todas: Se a Prefeitura recusa um Projeto alegando não ter poder sobre determinado imóvel como pode dispo dele posteriormente ?
    De graça Deus fez o mundo, mas o homem saiu botando cerca em tudo e dizendo : Propriedade Privada.

  7. Na verdade estes pilantras que se escondem atras das religiões exploram a fé de nosso povo sofrido e desesperado arrancando-lhes até o ultimo centavo sob pretexto de garantir-lhes a salvação ou um pedacinho do céu.
    Mas, está escrito “lobos virão sob pele de cordeiro”.

    E os pastores enchem os bolsos, desfilam de carros novos, numa verdadeira libertinagem.

  8. Irmãos, também sou evangelica e não me senti ofendida em nenhum momento. parece que estamos defefendendo este prefeito que se elegeu com a ajuda de pessoas sem escrúpulos sem honestidade.Quem tem Deus no coração não vota na maldade.

  9. Indepente de o Galpão ser cedido para as Igrejas ou projetos socias ele faz parte de um projeto bem maior financiado belo BID que é o Habitar Brasil BID – HBB do Governo federal .Este Projeto tem a finalidade de promover cidadania através da aquisição de moradias populares para os beneficiarios do programa bem como desenvolver ações voltadas para a educação ambiental, geração de emprego e renda, mobilização e organizacão comunitária. Este Programa é voltado para a população residentes áreas sub-normais e de preservação ambiental.
    Sobre o projeto do CRAD poderia ser um importante parceria para o sucesso e desenvolvimento do projeto atual que tem financiamento do Governo Federal tendo como agencia repasse a Caixa economica Federal.
    Lembro quando este projeto teve inico criou-se uma grande expectativa na comunidade as casas foram entregues mas o que se ver atualmente é um novo processo de favelização sendo que a finalidade do Projeto Social era justamente evitar que isso acontece.
    Então sugiro a todos os cidadãos preocupados com esta área e inclusive a redação do Pienta na Muqueca que procure saber se realmente este Projeto aconteceu? Nos informando mais informações.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *