Tempo de leitura: 2 minutos
O prefeito Tonho de Anízio aplicou o golpe do pitu no governador
O prefeito Tonho de Anízio aplicou o 'golpe do pitu'

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, nem completou o primeiro ano na prefeitura, mas já aprendeu direitinho. Antes do ato político na praça do Canhão, que festejou a inauguração da estrada Itacaré-Camamu, pegou o governador Jaques Wagner pelo braço, deu-lhe suco de cacau, uma generosa poção de pitus fresquinhos… Tratou o homem como a um rei. Até a hora de chegar no palanque.

Em seu discurso, Tonho de Anízio dedicou 30 segundos para agradecer a ponte e 10 para lembrar do tal pitu e do suco de cacau. Os cinco minutos restantes foram usados para cobrar do governador obras e mais obras para Itacaré.

Começou pela (de novo ela) estrada de Taboquinhas, passou pelo saneamento, por obras de infraestrutura pra preparar a cidade para os turistas e por aí seguiu. Foram tantos pedidos, que Jaques Wagner ‘chiou’.

“O prefeito me deu um pacote de pitu, um suquinho gostoso, me tratou bem, mandou o povo me aplaudir… Agora, veio a facada”. Mas o governador admitiu que é assim mesmo que se faz, e garantiu que para conseguir as obras para Itacaré, aplicaria mesmo golpe do prefeito com o presidente Lula.

“Vamos aproveitar que o ministro [Luiz Barreto, do Turismo] está aqui, vamos aplaudi-lo bastante. Quando ele contar ao presidente o quanto o povo de Itacaré gostou de sua presença aqui, representando o governo, Lula vai ficar cheio e a gente dá a mesma facada”.

Quanto à moqueca do pitu, Wagner preferiu se garantir. O governador assegurou que só vai mandar preparar o presente de Tonho de Anísio daqui a três dias. Não é superstição. “Se eu for comer esse pitu hoje ou amanhã ele não vai descer bem. Vou ficar lembrando desses pedidos todos…”

0 resposta

  1. Êta! Acho que chegaremos ao apocalipse e o povo brasileiro não se libertará desses vícios do tempo da colonização! Então, essa coisa de dar presentinhos… Clientelismo!!!!! Isso constrange e o cabra aproveita e faz a cobrança! Democarcia não é isso! Na democracia não existem privilégios, nem favores em troca de favores…
    Comprar o direito a implementação de um equipamento público com pitu e suco de cacau… Céus! Estamos na “terra-do-sem-fim” mesmo.
    E Wagner ainda corrobora dizendo que fará o mesmo com Lula. Santa Paciência!!!!!

  2. Querida Professora. Essa prática de presentear visitantes – e vice-versa – é adotada por todos os chefes de estado (no caso, presidentes, primeiros-ministros), quando visitam ou são visitados por seus pares. E nem por isso eles deixam de ter suas brigas homéricas – dentro da diplomacia, na maioria das vezes – em defesa dos interesses de seus países.
    Guardadas as proporções, foi o que ocorreu em Itacaré, pelo que se depreende da matéria. Não quer dizer que se está comprando o direito de implementação de equipamentos públicos. Foi só um gesto educado de um representante de um município para com o governador de seu estado. Se o governador atendesse apenas por esse motivo, essa já teria sido uma ação mais do que válida do prefeito.
    Ou vai dizer que aquele seu aluno, que te dá um Sonho de Valsa na sala de aula, não recebe atenção diferenciada de sua parte? No mínimo, em seu conceito, ele passará a ser considerado uma pessoa gentil, que se destaca entre os milhares que, quando falam em dar uma bala à professora, podem muito bem estar pensando em meter-lhe um tiro de trezoitão.
    Deixe o homem dar o pituzinho dele… Quem conhece o prefeito sabe o quanto ele foi sincero ao oferecer o tal pitu e, também, o quanto foram verdadeiras as suas reivindicações.
    Está faltando gentileza em nossas vidas, não achas? Deixa ela entrar, pois.

  3. É, enquanto o prefeito Tonho de Anísio faz festa pro governador, nós funcionários públicos tamos penando pra receber os salários atrasados. Os donos de mercadinhos daqui de Itacaré já não querem vender fiado pra funcionário da prefeitura. Até quando seu prefeito? Será que o senhor não pensa em se reeleger?

  4. Quem houve esse prefeito falar, até acredita que é sério e tem preocupação com o povo. Fora os protejidos pelo herário, ninguém mais credita confiança nesse rapaz, nós fornecedores sabemos bem como ele age (se esconde em Uruçuca, Taboquinhas e Camamu)e agora com essa ponte certamente aumentará seu poder de fuga. Pena que o PCdoB não se apresenta preocupado com os destinos de Itacaré, pois, para o mesmo o fato de dizer que tem a administração do municipio possibilita faturar cargos e estrutura de campanha para os seus protegidos.

  5. O EX PFEITO DE ITAPÉ TAMBÉM ADORAVA PAPARICAR OS POLÍTICOS COM PITUS E WHISKYS, ENQUANTO O POVO PASSAVA FOME. AINDA BEM QUE ISSO FICOU NO PASSADO.

  6. “Professor defensor da gentileza”,

    Gentileza é uma coisa e clientelismo é outra coisa bem diferente (e bem comum e muito prejudicial!!).
    A gentileza é sempre bem-vinda e deve permear as relações sociais em qualquer âmbito – família, escola, relações políticas…

    Continuo achando que o Governador não deveria se expressar conforme a nota “Mas o governador admitiu que é assim mesmo que se faz, e garantiu que para conseguir as obras para Itacaré, aplicaria mesmo golpe do prefeito com o presidente Lula”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *