skip to Main Content
8 de abril de 2020 | 12:50 pm

REPENSAR ITABUNA

Tempo de leitura: 3 minutos

Allah Góes | allah.goes@hotmail.com

.

Não apenas repensar Itabuna, através de palestras, seminários e debates, mas também realizar ações afirmativas que visem transformar a atual realidade que hoje, impassivos, assistimos. Este é o principal objetivo do AMItabuna.

Esta é uma Entidade não governamental, surgida no ano de 2005, mas que por conta de não ter sido regularmente constituída, vez que não se instituiu como entidade, ficou meio que adormecida, até que no ano de 2007, iniciou o projeto “Cidadania em Movimento”, que já realizou ações nos bairros do São Pedro, Novo Horizonte e Antique.

Este projeto, que visa oferecer diversos serviços às comunidades mais carentes de nossa cidade, já atendeu mais de 1.000 pessoas, realizando ações em saúde bucal, assistência jurídica, exames médicos, exames de glicemia, aferição da pressão arterial, corte de cabelo, orientação e apoio sexual e etc., além de distribuição de kits e recreação para crianças.

E no último dia das crianças, em ação desenvolvida em conjunto com a Associação de Moradores do Antique, a AMItabuna realizou uma festa que, além de brincadeiras e muita diversão, distribuiu brinquedos para mais de 500 crianças daquela comunidade.

Sim, diferentemente do que é propagado por alguns apressados e desinformados, a AMItabuna não tem ações restritas apenas às “mesas de bar” e ao “blá, blá, blá sem fim”, muito pelo contrário. Pois, mesmo sabendo que grandes movimentos da humanidade – a exemplo das revoluções americana e russa –, tiveram seu início numa “mesa de bar”; mesmo assim, conforme se observa do projeto “Cidadania em Movimento”, a AMItabuna não se restringe apenas ao debate de idéias.

Mas o objetivo da AMItabuna, não é apenas realizar ações voltadas para o social, mas também o de estimular o debate de ideias que visem a resolução dos problemas que afligem a nossa comunidade, o que levou a se por em prática a institucionalização da entidade.

Assim, começamos a nos reunir (e sim, as reuniões ocorrem em “mesas de bar”, pois é o local mais democrático que existe em nosso País), e nessas reuniões, chegamos à conclusão que, para atingirmos nossos objetivos, que é poder transformar nossa cidade num lugar melhor de se viver, seria necessário transformar a AMitabuna numa Oscip.

Uma Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, nada mais é que uma entidade que pode firmar “Termo de Parceria” com o governo (nas três esferas e autarquias) para promover ações de interesse público.

E assim se institucionalizou a AMItabuna como uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que está adequando seus estatutos à Lei e que irá formalizar parcerias com o governo e com a comunidade de um modo geral.

Um dos principais requisitos é o que diz respeito a normas de transparência administrativa. Ao contrário das entidades que são ONG, mas não Oscip, esta última não tem caráter associativo no sentido de representar determinado grupo ou interesses, ela é mais geral e abrangente, pois tende a representar toda a comunidade. O interesse público deve prevalecer ao privado e a defesa de interesses.

E esta é a razão de termos escolhido este tipo de organização para filiarmos a AMItabuna, pois entendemos que devemos defender não apenas o interesse isolado de uma categoria, mas sim o interesse coletivo de nossa comunidade, discutindo e realizando ações que venham a melhorar a nossa cidade.

Allah Góes é advogado

Esta publicação possui 0 comentários
  1. Caro Dr. Allah Góes, faço-lhe uma indagação, você é muito bom de escrita, fundou essa tal de AMI, até agora ninguem sabe pra que. Vocês dessa tal AMI sabem quantos bairros tem Itabuna, quantas favelas tem, quantas casas estão sendo construidas no Maria Pinheiro e no Fernando Gomes, sabem quantos habitantes e eleitores tem em Itabuna, sabem onde é o lixão, sabem que tem uma favela vizinha ao lixão???? são perguntas simples, porém, para vocês sem respostas.

  2. Me faça uma garapa de limão balão, por favor…

    Allah vc é bom de conversa, vc tem muitogogo, a cada semana vc me aparece com uma novidade,vc gosta é de midia e estrelismo….

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top