Tempo de leitura: < 1 minuto

Como explicar o fato de que apenas duas prefeituras, num universo de 417, tiveram suas contas do exercício de 2008 aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios? A resposta é do próprio coordenador de assistência aos municípios do TCM, Antônio Dourado: “Mesmo com as recomendações do TCM, as prefeituras apostaram na impunidade”.

Matéria de Rita Conrado, publicada no A Tarde online, descreve o caos: “Das 417 prefeituras baianas, 195 tiveram as contas rejeitadas. Outras 185 obtiveram a aprovação com ressalvas, dentre essas o município de Salvador. Apenas Feira de Santana e Ipirá  tiveram as contas integralmente aprovadas.”

O levantamento aponta ainda que 28 prefeituras e 17 câmaras municipais deixaram de prestar contas, e outras sete enviaram seus balaços financeiros com atraso – e terão suas vidas checadas em 2010.

Alguém ainda fica surpreso com essa situação? Deveríamos, mas não. Aliás, nem o presidente da União dos Municípios da Bahia, Roberto Maia. Mas a explicação dele é diferente da do técnico do TCM. O presidente atrela a falta de controle dos colegas prefeitos à falta de planejamento e de regularidade nos repasses de recursos estaduais e federais.

Já o coordenador do TCM atribui o desleixo dos prefeitos ao desleixo do Judiciário: “Desde 2001 há ações contra prefeitos tramitando na Justiça. Nenhum processo foi concluído. Se isso já houvesse ocorrido serviria como exemplo para os demais”.

Leia a versão online aqui. Se você é assinante, confira o texto completo clicando aqui. A matéria será publicada na edição deste domingo de A Tarde.

5 respostas

  1. Como explicar? É simples! Basta olhar nos resultados seguintes: das 417 cidades analisadas, 380 tiveram suas contas rejeitadas e com ressalvas, e apenas 37 obtiveram aprovação completa. Nessa farra da impunidade entram as prefeituras e quem deveria está vigiando, apontando e prestando contas dos recursos públicos dos seus municípios, a câmara de vereadores. Enquanto existirem pessoas analfabeta, desprovidas e famintas, não teremos força para combater tamanho descasos, imoralidade e desvios de conduta de nossos governantes. Além disso tudo, a impunidade continuará a impregnar os cofres públicos quando houver brechas nas leis para advogados (agenciadores de corrupção), promotores e juízes, continuarem a promover e alastrar mais a corrupção já existente em nosso país.

  2. É VERDADE! E AQUI EM ITAJUÍPE NÃO É DIFERENTE, O GESTOR É TRI- CAMPEÃO DE CONTAS REJEITADAS, E KD A JUSTIÇA A FISCALIZAÇÃO DOS VEREADORES. OS MOSQUETEIROS ESTÃO TODOS DE CARROS NOVOS, O PREFEITO NEM SE FALA. ESTE É O MELHOR PREFEITO DA BAHIA, RS..RS…RS…
    ESTAMOS DE OLHO!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *