Tempo de leitura: 2 minutos
Pouca coisa os profissionais do Samu podem fazer, quando não podem contar, sequer, com ambulâncias que andem
Pouca coisa os profissionais do Samu podem fazer, quando não podem contar, sequer, com ambulâncias que andem

As vítimas do grave acidente ocorrido nesse domingo, na BR-415, próximo a Floresta Azul, não puderam contar plenamente com o socorro do Samu de Itabuna.

Isso porque os profissionais também não puderam contar com equipamentos que permitissem ao menos um atendimento digno ao cidadão na pior hora de sua vida – a da quase morte.

Pelo menos três pessoas faleceram em decorrência desse acidente. De um dos veículos, o Corsa, uma criança de três anos morreu após ser arremessada para a pista – há informação de uma segunda vítima fatal.

Do outro veículo, o Pálio, dois adultos faleceram no local  – os sargentos bombeiros militares Cleomar Pereira e Gilson Fernandes.

Quanto ao socorro, apuramos várias deficiências. Primeiro: apenas uma viatura das duas enviadas para atender as vítimas chegou ao local. Por falta de manutenção, uma ambulância simplesmente estourou o motor, após um vazamento de óleo.

A segunda viatura foi obrigada a desenvolver velocidade baixíssima para que o sistema de refrigeração – já denunciado aqui – não pifasse também, chegou ‘arrastada’. Várias vítimas foram socorridas por ambulância comum, do município de Floresta Azul.

Essa última, por sinal, é a mesma ambulância avançada cujos mangotes que levam a água que refrigera o motor estão improvisados. Uma pressão maior poderia botar tudo a perder. O atendimento médico acabou sendo prestado também por um integrante do Samu de Vitória da Conquista.

Ao final, os ocupantes da  ambulância do motor fundido é que tiveram que ser socorridos.

Atualizada às 09h58min, com informações do Programa do Bocão

12 respostas

  1. É estarrecedor uma notícia dessas. Estamos sem SAMU. Está é a verdade.
    E mais…dias desses, vários moradores do Jardim Vitória clamaram a presença do corpo de bombeiros para apagar um enorme incêndio em uma área cheia de árvores lindas e antigas…mas… quase 1 hora depois, eles aparecem com um viatura sem qualquer estrutura para nada. Não puderam fazer nada a não assistir o fogo consumir tudo.
    Fiquei pensando no perigo que corre os moradores de prédios altos em Itabuna.
    Ou seja… nem SAMU, nem corpo de bombeiros…estamos numa pior…

  2. Conheço uma pessoa que trabalha no SAMU que diz ficar envergonhada com a atual situação.

    Onde está o resultado da auditoria realizada recentemente no órgão ??
    Onde estão os responsáveis pelo atual estado de coisas ??
    Quando haverá respeito à vida humana e não se deixará de atender as pessoas e contribuintes que pagam seus impostos para ter o mínimo de atendimento ??
    É inaceitável que uma cidade do porte de Itabuna (que inclusive é um polo regional) conviva com uma situação dessas.

    Solidariedade as pessoas que se envolveram neste acidente.

  3. É preciso entender que o SAMU é para socorrer vítimas, salvar vidas e não um cabide de empregos em que os chefes entram só pra roubar e enriquecer!!!!Álvaro (Alvinho) é um exemplo disso, não entendo como um cara “esperto” desses, ainda continua por lá!
    A QUEM RECORRER PARA ACABAR COM ESSE CAOS, ESSES DESMANDOS?????
    ABSURDO!!!! VERGONHOSO!!!!

  4. Aqui eh Ricardo, do Corpo de Bombeiros de Goias, amiguissimo do Cabo (naum sargento) Cleomar, um cara super gente boa, guerreiro, e sua esposa que faleceram, estavam no palio…
    Eh com muita tristeza que manisfesto minhas condolências.
    Cleomar e Cristiane voces foram otimas pessoas, vcs ficarão em nossos corações.
    Rafael e Matheus, os filhos que estavam no carro tb, sofreram alguns ferimentos, fratura, mas estão vivos que Deus sempre estejam, com voces, espero reve-los em breve.

    Um feliz 2010 para todos e muita prudencia no transito.

  5. A saúde no Estado vai de Mal a pior, primeiro a prestação de socorro em rodovia fica a cargo da polícia rodoviária tanto federal quanto estadual, ambas não possuem ambulância se tem não tem combustível, a segunda opção seria o corpo de bombeiro, também está em crise o estado não faz manutenção em ambulãncias, e terceiro ambulâncias do município onde ocorreu o acidente,e por último o serviço do samu mais próximo, que está em estado crítico.

  6. Essa auditoria já tem o parecer final no momento certo todos saberam do resultado mas segundo informações seguras é que a gestão do samu será estadual e não mais municipal como aconteceu com a plena da saúde e esses “OTORIDADES” do secretário de saúde (Antonio Vieira) e coordenadores imcompetentes do samu (Alvaro Catarino, Carlos coelho e Sandra Campos) irão vê navios em outros mares… Quando a gestão do samu passar para o estado assim itabuna terá um samu de verdade. Jacques Wagner 2010 chegou e ai…

  7. Com o caos que declaram encontrar-se o SAMUR, a partir do momento que não se renova a frota e os demais equipamentos, o que faz os contratados? nada, manda para o combate a DENGUE ou demissão.

  8. É mesmo uma vergonha para nossa cidade com 210.000 hab. Depois têm pessoas que falam com tanto orgulho: Itabuna é isso, Itabuna é aquilo… Ora, Itabuna está uma merda mesmo na administração pública. Tudo está sucateado e os serviços são de péssima qualidade. Coitado do nosso povo trabalhador que ama essa terra, mas não vê nenhum progresso . É difícil mudar a mentalidade , principlamente aquela implantada pelo coronelismo. Esse SAMU precisa de mudanças urgentes…

  9. Anonimo seu comentário não tem veracidade
    Wagner na saúde reformou 27 hospitais e construiu 5 (HOSPITAL DE JUAZEIRO, IRECÊ, SANTO ANTONIO DE JESUS,HOSPITAL DA CRIANÇA EM FEIRA DE SANTANA, HOSPITAL DO SUBURBIO EM SALVADOR QUE SERÁ MAIOR DO QUE O HGE) IMPLANTOU O SISTEMA INTERNAÇÃO DOMICILIAR, QUE JÁ EXISTEM EM 5 CIDADES; A BAHIA É O PRIMEIRO ESTADO DA FEDERAÇÃO A DISTRIBUIR GRATUITAMENTE REMEDIOS PARA PACIANTES COM OSTEOPOROSE; A BAHIA E MINAS GERAIS SÃO OS UNICOS ESTADOS A DISPONIBILIZAR VACINAS PARA MENINGITE DO PAÍS, A BAHIA VAI RECEBER 1,5 MIL DE VACINAS AGORA EM JANEIRO PARA VACINAS AS CRIANÇAS ATÉ 5 ANOS DE IDADE, NO QUAL O MINISTERIO DA SAÚDE RECOMENDA ATÉ 2 ANOS, MAS WAGNER PARA DAR MAIOR PROTEÇÃO AO POVO BAIANO ESTENDEU PARA 5 ANOS.
    A BAHIA NOS TEMPOS DE PAULO SOUTO JÁ TEVE ISSO!

    AGORA SAMU – FOI O PROJETO IMPOSTANTE DO GOVERNO LULA, MAS QUE É UMA PARCERIA ENTRE GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, A VERBA MAIOR É DO GOVERNO FEDERAL, DEPOIS ESTADUAL E POR FIM MUNICIPAL, MAS É O MUNICIPIO QUEM DEVE TER A MAIOR RESPONSABILIDADE COM A MANUTENÇÃO DAS AMBULÂNCIAS E EM ITABUNA NÃO HÁ ESSA MANUTENÇÃO. SERÁ QUE OS CONDUTORES SÃO HABILITADOS NA CATEGORIA “D”, POIS PARA DIRIGIR VEÍCULOS DE EMERGENCIAS SE FAZ NECESSÁRIOS SER “D”.

    BOMBEIROS OUTRO SERVIÇO IMPORTANTE E MERECE ELOGIOS. O GOVERNO WAGNER AO ASSUMIR ENTREGOU 31 CAMINHÕES TODOS NOVOS AUMENTANDO A FROTA.

    ITAPETINGA TERÁ UMA UNIDADE DO SAMÚ, SOLICITADO PELA DEPUTADA VIRGINIA HAGGE.

    MEU AMIGO ANONIMO VÁ EM JEQUIÉ E OBSERVE AS AMBULÂNCIA DO SAMÚ.

    AQUI EM ITABUNA ESTAVA ACONTECENDO DESVIOU DE COMBUSTIVEL DAS AMBULÂNCIAS, VOCÊ SABIA DISSO?

  10. SOU AMIGO DE UMAS DAS VITIMAS MORO EM GOIANIA SOU AMIGO DO BOMBEIRO CLEOMAR ESTOU LENDO ISSO AQUI INDIGNADO COMO PODE SER TAO INEFICIENTE UM ATENDIMENTO ASSIM NAO ACREDITO DOI MUITO EM SABER QUE ACONTECEU ASSIM UMA PESSOA QUE MERECIA TODOS OS CUIDADOS IGUAL ELE E OS OUTRO SEMPRE SALVO VIDAS E QUANDO PRECISOU SER SALVO ACONTECE ISSO E TRISTE ISSO AI…

  11. E COM MUITA TRISTEZA QUE RECEBO ESTA NOTICIAS, SOBRE A PRECARIDADE DAS VIATURAS DO SAMÚ. CIDADE TURISTICA, TERIA QUE TER NO MINIMO MELHOR CONDIÇÕES DE SOCORRO, VEJO QUE OS NOSSOS POLITICOS NAO ESTÃO PREOCUPADO COM NADA, PRINCIPALMENTE O BEM ESTAR DOS CIDADÕES, A MÁ ADMINISTRAÇÃO DO DINHEIRO PUBLICO A DESONESTIDADE COM QUE CONDUZ OS RECURSOS E IMPOSTOS QUE PAGAMOS, A PRECARIDADES DAS VIATURAS, A MÁ CONSERVAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS, E A FALTA DE RECURSO FORAM PRIMORDIAL NO ATENDIMENTO DAS TRÊZ VITIMAS, PRINCIPALMENTE VIATURA SEM CONDIÇÕES DE USO, E TRISTE SABER QUE PESSOA COMO O CB CLEOMAR QUE SEMPRE VIVEU NA SUA PROFISÃO SALVANDO VIDAS, E QUANDO PRECISOU, NIGUEM PODE O AJUDAR. QUE DEUS ILUMINE OS SEU FILHOS QUE FICARAM E O ACOLHE NO CÉU.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *