Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem assistiu, gostou. Mas o filme Lula, o filho do Brasil não encontrou eco por estas plagas. A média é de 70 pessoas, por sessão, no Starplex Cinemas, em Itabuna. Não chega a um terço dos ingressos disponíveis para cada sala de exibição.

Talvez seja reflexo do feriadão de Ano Novo. Ou não.

(Um amigo deste blog diria que essa baixa audiência da película é reflexo da pequena insatisfação dos cinéfilos com o majestoso Starplex).

20 respostas

  1. Péssimo atendimento é uma das causas de abandono, do isolamento por parte dos clientes, da diminuição da frequência em bares, lanchonetes, restaurantes, CINEMAS, lojas, hotéis, além de muitos outros ramos do comércio e prestação de serviços, …, pois ninguém está disposto a pagar por um serviço e ser pessimamente atendido, …!!!

    Um exemplo claro do que eu estou comentando é a exibição – unicamente – de uma cópia dublada, do filme AVATAR, que no mundo todo já rendeu mais de U$S 1 Bilhão em bilheteria, …, várias pessoas que eu conheço estão deixando para assistir ao filme em Salvador, pois cópia dublada e o atendimento – além das concições de conservação e manutenção – do cinema, que são ruins, são o fim da picada, …, as pessoas gostam de ouvir as vozes originais dos artistas, não as vozes dos dubladores, que só servirá para crianças ainda não foram alfabetizadas, além dos analfabetos que, ou não sabem inglês ou não saberão ler as legendas, …!!!

    Aproveitando a oportunidade, aí vai um aviso correlato: Os “organizadores” de festas na vizinha cidade de Ilhéus também terão de abrir os olhos, pois constantemente as pessoas reclamam de que pagaram, mas não receberam o que foi oferecido, o que foi contratdo quando da compra do serviço, …, um dia a casa cai, …!!!

    Quem avisa, amigo é, …!!!

  2. A baixa freqüência no STARPLEX, talvez se deva pelo fato do “nosso presidente” não conseguir passar a credibilidade e a veracidade de um exemplo de vida que nós (nordestino da gema) gostaríamos de ver explicita e contado. Sabemos que Lula nasceu no nordeste, porém, foi buscar uma vida mais “tranqüila” e prosperidade para sua vida, lá nas bandas do sul do país (São Paulo). Não condeno quem assim proceda. No entanto, querer fazer de sua vida um exemplo a ser seguido é puramente burrice e um mau gosto de péssima qualidade. Para nós que não fugimos da arraia nem tampouco, buscamos facilidade em sindicatos e na vida pública, gostaria mesmo de ver, era os nossos cineastras MOSTRAR como nós (nordestino), que antes éramos descriminados e esquecido pelo resto do país, estamos conseguindo superar essas dificuldades. No nordeste existem muitas pessoas que eu realmente gostaria que fossem lembradas e tivesse suas vidas (exemplos) narradas e transportadas para as telas de cinema. Agora querer fazer de Lula um exemplo é torrar com a nossa razão!

  3. Concordo com você, Sérgio. Estive em Olivença este final de semana e a cena que vi foi lamentável. Um turista educado (não os “duristas” que em geral visitam Ilhéus) com certeza ficou horrorizado com o cenário.
    Era lixo de todo tipo: garrafas de cidra (não champanhe), papel de toda espécie, restos de comida, tudo fedendo a podre.
    Acho que uma pessoa com o mínimo de civilidade vai pensar um milhão de vezes antes de voltar para outra festa desta na nosa “gloriosa” Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus.

  4. Bom!Não deve ser insatisfação com o cinema mesmo porque quando os filmes são campeões de bilheteria feito Avatar, Hary Porter e assim por diante só conseguismo assistir de 2 a 3 semanas depois, se bem que o cinema anda deixando a desejar porem ruim com ele pior sem ele, na verdade mesmo é que a história de Lula não é algo extraordinário, bom seria fazer um filme de depois que ele sair da presidencia porque vi ser tanta coisa podre que o declinio do Brasil vai ser inevitável, masss tudo bem ele trouxe uma copa e uma olimpiada e tem mais de 60% de aprovação então temos o que merecemos.

  5. esse seu comentário “as pessoas gostam de ouvir as vozes originais dos artistas, não as vozes dos dubladores, que só servirá para crianças ainda não foram alfabetizadas, além dos analfabetos que, ou não sabem inglês ou não saberão ler as legendas, …!!” tem alta dose de preconceito. As sessões de avatar e qualquer outro grande sucesso, mesmo que dublados, tem sido lotadas. E essa onda de dizer que filme bom é legendado, ou dublado é ruim. Vá conhecer o trabalho dos dubladores primeiro. Por mim, tanto faz, dublado ou legendado.

  6. O comentário de Sergio é fato. Infelizmente.

    Zé do espinho, não é nordestino nem assistiu o filme.

    Raul Junior com certeza ia gostar de um filme com história de Obama.

  7. Lula é um grande exemplo a ser seguido sim. Sua vida sempre foi rodeadas por dificuldades e só Deus sabe o quanto ele penou para tornar este país mais dígno. Todos nós almejamos melhorias, liberdade, dignidade, justiça social, respeito; estes desejos só serão realizados se houver participação das pessoas em Sindicatos, Associação de Moradores, Entidades Ambientalistas ou outro tipo de agremiação, pois sozinho, para mudar o estado das coisas é muito difícil. Sociedade= conjunto de pessoas que lutam por objetivos comuns. Se não fossem as lutas de classes travadas no Brasil contra a ditadura eu não sei em que situação estaria esta Nação. Ainda bem que tem um LULA, militante de sindicato, fundador do PT, hoje presidente do Brasil. Já imaginaram vários Lulinhas espalhados nos quatro cantos do Brasil? Este país já teria outra cara a mais tempo.
    Agora querer culpar a baixa frequência do cinema por causa do filme de Lula é realmente não enxergar as coisas. Sr. Zé dos Espinhos, o Sr. é espinhoso mesmo. Reflita melhor sobre o que vai escrever.
    Todos os partidos gostariam de ter um Lula e não podem.
    Cego é o que tem olhos e não consegue ver.

  8. Desculpe nobres colegas de discordar de alguns pontos que foram levantados, primeiro devemos entender que nem toda historia bonita é interessante para ser vendida nos cinemas. Nós brasileiros temos um péssiomo hábiot de só valorizar aquilo que é de fora temos muita coisa que deve ser melhorada sim, porém , o que estamos fazendo para melhora-las? Criticamos a todo tempos mas estamos sempre no mesmo lugar dando lucro. como pode melhorar? ( Cito o Bom preçocomo exemplo: tem uma atendimento demoradissimos, mas muitos de nós falamos, falamos e estamos toda a semana lá com alegação de que não tem outro. Desse jeito não tem e não terá pq interessante pra empresa continuar da mesma forma pq os indices de lucratividades ainda continua alto. Num outro ponto caso a pessoa não esteja satisfeita com o governo lula não deve levar esta questão pra vida pessoal, pq nem todo sindicalista tem vida facil e os indices de popularidade atuais do presidente beira os 80%. critiquemos sim, mas com responsabilidade.

  9. Itabuna tem poucas opções de laser, cinema apenas um que faz e oferece o que quer, com tantas festas na região poucas pessoas ficaram na cidade.
    Quanto ao filme ainda não tive a oportunidade de assistir mas pretendo, com certeza deve ser uma ótima hitoria pelo que eu sei,da vida e luta deste guerreiro que nunca se calou em defesa dos trabalhadores. Em nosso pais nada conseguimos de mão beijada, todos os nossos direitos foram adquiridos com muita luta e até mesmo mortes de muitos sindicalistas e comunistas do passado e Lula faz parte dessa história, quem procurar um pouco da hitória do nosso país saberá do que estou dizendo, fechem os olhos pra estes fatos quem quiser, mas esta é a realidade.

  10. CHORA DEMOS/TUCANOS, CHORA!!!!!

    Washington Post: Quem nasce pobre no Brasil já não está condenado a morrer na pobreza

    Tradução da matéria publicada hoje no jornal Americano Washington Post…

    Booming economy, government programs help Brazil expand its middle class

    Teresinha Lopes Vieira da Silva vende pimentas e temperos numa banca de rua, mas o negócio dela não é improvisado.

    Ela vende para os restaurantes mais chiques do Rio e vê seu sucesso refletido nas duas casas que comprou. Em vez de sobreviver, ela se juntou à classe média de um Brasil crescentemente afluente, suas conquistas tornadas possíveis por empréstimos do governo e uma economia em crescimento.

    “Agora vivo em uma casa com seis cômodos”, diz Vieira da Silva, 62, falando em sua casa na Rocinha, um distrito pobre mas movimentado por um grande número de empreendedores. “Não tem uma piscina ainda, mas estou planejando construir uma”.

    Um dia afetado pela alta inflação e perenemente suscetível às crises mundiais, o Brasil agora tem um mercado consumidor vibrante, grau de investimento para sua dívida soberana, vastas reservas de moeda e um setor agrícola que está tentando suplantar o dos Estados Unidos como o mais produtivo do mundo.

    A economia de U$ 1,3 trilhão é maior que as da Índia e Rússia e a renda per capita é quase o dobro da renda per capita da China. Recentes descobertas feitas pela companhia estatal de petróleo vão tornar o Brasil um dos maiores produtores mundiais de petróleo. Uma burocracia invencível não atrapalhou o investimento estrangeiro, que foi de 45 bilhões de dólares em 2008, três vezes mais que uma década antes.

    Economistas e cientistas sociais daqui dizem que uma economia voltada para o comércio mundial e programas governamentais inovadores estão tirando milhões da pobreza e acabando com o que antes era uma certeza: que uma pessoa nascida pobre no Brasil morreria pobre.

    Progresso sólido, tangível

    Desde 2003, mais de 32 milhões de pessoas neste país de 198 milhões entraram na classe média, e cerca de 20 milhões sairam da pobreza, de acordo com o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, um grupo do Rio que faz estudos socioeconômicos.

    “Podemos gerar crescimento com inclusão como nenhum outro país pode, dado o tamanho do país e os níveis de desigualdade”, diz Marcelo Neri, economista-chefe do centro. “O Brasil está seguindo o que você pode chamar de caminho do meio. Estamos respeitando as leis do mercado e, ao mesmo tempo, estamos fazendo uma política social muito ativa”.

    Desde 2002, um boom das commodities promoveu o crescimento forte e diminuiu a pobreza em toda a América Latina. Mas o progresso do Brasil é talvez o mais notável porque o país tem mais gente pobre que qualquer outro país da América do Sul e por muito tempo esteve entre as sociedades mais desiguais do mundo.

    Neri diz que o Brasil fez progresso sólido criando 8,5 milhões de empregos desde 2003, e instituindo programas como assistência de alimentação para famílias pobres e crédito de baixo custo para compradores de casas e donos de pequenos negócios.

    A mudança foi tangível para gente como Thiago Firmino, 28, um professor. Ele vive em um lugar pobre por toda sua vida, mas tem um automóvel e um computador e diz que a vida do filho dele será mais fácil.

    “Muita gente melhorou de vida”, ele disse. “Não é que tenham construído um castelo mas, você sabe, deram pequenos passos e melhoraram”.

    A fundação para o sucesso de hoje foi assentada no governo de Fernando Henrique Cardoso, um acadêmico-tornado-político mais conhecido por controlar a inflação na metade dos anos 90. O homem que ficou com a maior parte do crédito foi seu sucessor, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, que como líder sindical um dia combateu a globalização.

    A eleição de Lula para a presidência em 2002 causou arrepios na elite econômica do Brasil, que se preocupou que um ex-ativista poderia levar o país por um caminho populista, anticapitalista, como Hugo Chávez fez na Venezuela.

    Lula acabou fazendo do fim da pobreza sua prioridade, mas ele também se mostrou um líder amigável ao mercado e hoje é popular na comunidade de negócios do Brasil.

    Com a Ásia faminta por soja, carne e minério de ferro, o crescimento econômico do Brasil foi em média de 4,2% entre 2003 e 2008, um ano em que o investimento estrangeiro no país teve um aumento de 30% em relação a 2007, de acordo com a Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe. A crise econômica mundial causou uma breve queda aqui, mas economistas dizem que o Brasil terá crescimento de 5% em 2010.

    Na Sul América Investimentos, em São Paulo, Marcelo Mello, vice-presidente de asset management, disse que no passado os investidores se preocupavam com a inflação e os juros altos.

    Agora, impulsionada por investidores brasileiros, a Sul América gerencia 9 bilhões de dólares, três vezes mais que cinco anos atrás. “Nos últimos dez anos, vimos um grande movimento em nossos fundos industriais e nos mercados brasileiros”, ele disse.

    O mercado de ações está produzindo um número recorde de bilionários e a riqueza no Brasil é palpável. Apartamentos luxuosos estão crescendo em bairros da moda e as lojas mais exclusivas do mundo, da Tiffany’s à Gucci, consideram os mercados de Rio e São Paulo férteis.

    Entusiasmados com o futuro

    Naturalmente, a maioria dos brasileiros está longe de ser rica. Nas vastas comunidades urbanas pobres muitos jovens se voltam para as drogas, a qualidade das escolas públicas é baixa e os serviços básicos como a saúde são cronicamente mal financiados, dizem os moradores.

    “Você acredita que isso serve a 150 mil pessoas?”, diz Flavio Wittlin, que organiza um grupo que ajuda a tirar gente jovem das ruas no momento em que passava por um pequeno centro médico na Rocinha. Ele disse que vários serviços no bairros, da coleta de lixo ao policiamento, estão abaixo do desejável.

    Ainda assim, a Rocinha está cheia de oficinas e pequenas lojas, muitas delas existentes graças a empréstimos governamentais.

    Embora os grupos industriais gigantes do Brasil, como a fabricante de aviões Embraer e a mineradora Vale atraem investidores e manchetes, o futuro também tem raiz em negócios como a loja de costura do Alan Roberto Lima.

    A loja, no segundo andar de sua casa em uma vizinhança de um bairro da periferia do Rio, tem apenas meia dúzia de máquinas. Mas Lima, 34, descobriu em alguns anos descobriu que as lojas e boutiques chiques do Rio poderiam vender as saias e blusas que ele produz.Agora ele já fala em lançar sua própria linha de roupas e, se ela for um sucesso, em abrir uma loja.”De preferência”, acrescentou, “perto da praia”.

  11. Acredito q a baixa procura pelo filme seja, realmente, a data de estréia….feriadão!!!

    Mas eu, como cinéfilo, estou deixando de frequentar este cinema, principalmente depois q a empresa SERCLA o comprou. Acredito que esta empresa ache que o povo de Itabuna deve ser analfabeto, pois só traz filme dublado……ok, ok, Avatar é um filme bonitinho q crianças tmb querem ver….ok, ok, harry Potter e Batman tmb…mas trazer “2012” dublado? Filmes que tem como indicação 12 ou 14 anos deveria ser todos legendados.
    Conversando certa vez com a gerente, a Sra. Adriana, ela me disse que pede todos os filmes legendados, mas a empresa sempre manda os dublados.
    Vou ver Avatar só pq os amigos querem ver de qualquer jeito e querem q eu vá junto, senão……..
    Estou boicotando este cinema, espero chegar na net e depois vejo com o audio original,e quando chega o DVD original, compro e vejo novamente…….é isso aí!!

  12. Para ser sincero, das ultimas vezes que fui ao starplex, eles desligam o ar condicionado uns 40 min antes do fim do filme e fica aquele calor na sala. Na última vez, com Avatar, a sala estava com mau cheiro e todos que lá estavam podem confirmar. O starplex ja foi bem melhor!

  13. Se não há divulgação, o público não pode ir ao cinema. Ontem a programação que constava no site do cinema era a do dia 31/12, e os dois telefones simplesmente não atendiam. Assim fica impossível o cliente adivinhar o que está sendo exibido, a não ser que se desloque até o shopping só para isto. Assim não dá!
    O pior é que ninguém dá jeito no péssimo serviço do cinema, já fiz várias reclamações e continua a mesma porcaria!

  14. Não sei se há interesse, por parte do pessoal do Pimenta, mas eu sugiro, desafiando o que está escrito no comentário do Sr. Zeca, uma enquete para que as pessoas tenham condições de se manifestar a respeito de suas preferências, da seguinte forma => (Exemplo):

    De que forma você prefere assistir a um filme estrangeiro, no Cinema:

    1 – Dublado
    2 – Legendado
    3 – Em inglês (aqui, é claro, não temos salas que exibem filmes dessa forma, mas há muita gente que mora aqui, estuda e/ou sabe inglês, e já teve oportunidade de frequentar, experimentar, no Brasil e/ou no exterior, exibição dessa forma). Essa alternativa não seria obrigatória (no caso da enquete sair mesmo, eu pediria ao pessoal do Pimenta que consultasse o colunista de cinema que aqui escreve, periodicamente, a esse respeito), …!!!
    4 – Tanto faz

    Quero deixar bem claro que eu não tenho influência alguma junto ao pessoal do Pimenta, mas se eles julgarem o tema interessante, relevante, quem sabe a enquete não sai, …, creio que seja um bom tema para tirarmos essa dúvida, mesmo não sendo um tema de política, mas cultural, …!!!

    Como no blog há, inclusive, uma coluna a respeito de filmes, …?!?!?!

    Vamos aguardar os acontecimentos. Achei a opinião do Sr. Zeca bastante interessante, mas apesar de respeitá-la, eu discordo, …!!!

    Democracia é isso, …!!!

  15. “Zé dos Espinhos”

    Lula não decidiu ir para São Paulo para “buscar uma vida mais “tranqüila” e prosperidade para sua vida”, lembre-se que ele tinha 6, 7 anos quando sua família partiu de pau-de-arara para o sudeste do país.
    Querer comparar a nossa região, sul da Bahia, faixa litorânea, com a região do semi-árido aí é forçar demais meu caro!
    Você não gostar de Lula, do PT, de sindicato, greve, de participar de associação, é um direito que lhe cabe, daí não reconhecer que uma pessoa com pouca instrução formal, pobre, operário de chão de fábrica, mudar a história do sindicalismo do país, fundar um partido político(um dos principais partidos atualmente), ser eleito Presidente da República, ser reconhecido como liderança mundial, ser respeitado pelos empregadores, quando das negociações com o sindicato, por cumprir o que fora acordado, é negar a história, a realidade.
    Vá assistir o filme, não é politicagem ou apelação, conta a história de um nordestino sim, como milhões de brasileiros retirantes da seca, da fome, do abandono da sociedade, que ajudaram a constuir a maior cidade do país, daí você poderá tecer comentários sobre a vida de Lula, o filho do Brasil! (não o político).

  16. Realmente, Lula é o cara! Esse país é hoje mais digno, por que ele com sua varinha de condão tornou todas as coisas mais belas e prósperas. Alias, foi ele quem criou e a Disneyworld, Neverland (A terra do nunca de Michael Jackson), descobriu a pólvora e deu origem as coisas. Sr. Walmir do Carmo, melhorar o país não é promover e gastar fortunas com marketing político, coisa que só o seu partido sabe muito bem fazer. Não é se aliar “conchavos” e vender a alma ao diabo em troca de apoios de: (Sarney, Collor, Renan Calheiros, Geddel Vieira, Marcos Valérios, José Dirceu, Silvinho Pereira, Edir Macedo, Rede Globo, Ali Babá e os quarenta denunciados por esquema de compra de votos de deputados e senadores – o 1º caso de dinheiro na cueca, 1º mensalão já visto e ouvido no país, compra de dossiê, farra com prostitutas, sanguessuga, vampiros e por ai vai… Sabe sr. walmir, para governar um país como o nosso basta ser somente analfabeto e chegado a uma pinga, como é o caso do nosso presidente, ou você acha que Barack Obama anda mesmo imaginando como o sr. que o Lula é o cara?! Quando o sr. deixar de puxar o saco alheio, não quero dizer que o sr. não deixe de ser gay e petista, pois as suas preferências só são suas, nada mais do que isso. Respeito os seus comentários, porém, não queira me persuadir com seu discurso ultrapassado e fora de esquadro. Continue achando o que quiser de Lula e de quem lhe representa, até porque, não vejo ninguém ser punido por roubar o nosso dinheiro (impostos + impostos + taxas + mais juros + desemprego + bolsa família + etc. etc), tudo bancado e financiado com o nosso trabalho, daqueles de quem o sr. não se lembra por não fazer parte do sustento de toda corrupção e surrupiação existente no governo que o sr. defende. Há, é bom lembrar que, enquanto o sr. faz caras e bocas para proteger lula, nesse exato momento ele está banqueteando-se com banqueiros, grandes empresários, reis e rainhas e de quebra, Sarney, Renan, Collor e quem tiver din din ou poder para ele continuar a absorver o tão sofrido dinheiro de “nós contribuintes e idiotas”. Chega de parasitas e idiotas, o BRASIL é maior do que tudo isso!

  17. Zé do Espinho,

    Melhorar o país não é investir em marketing político.
    É investir nas pessoas. Alimentando, educando, levando o saneamento básico, habitação, trabalho e renda até essas pessoas.
    Combate a fome e a miséria: 11 milhões de famílias assistidas;
    (cadê a campanha anual do IBASE(betinho) para o combate a fome no
    natal???).
    Leia o livro de José Graziano sobre o combate a fome e a miséria,
    que gerou o programa fome zero e outros;
    Leia o livro de Geógrafo Josué de Castro: Geografia da Fome.
    Educação: Fundeb (da creche ao ensino médio) – plano de desenvolvimento da educação básica (para 15/20 anos)- 12 novas Universidades Federais + 312 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia(nível médio e superior) + 131 novos Campus Universitários + contratação por concurso público de aproximadamente 50.000 professores e técnicos universitários + 120.000 novos alunos nas universidades federais + 500.000 alunos universitários via PROUNI + 250.000 mil alunos nos institutos federais + repasse de 5 bilhões de reais por ano para estados mais pobres para investir na educação básica; * O IFET de Ilhéus está em construção, fica a uns 6,7 Km da UESC sentido Itabuna/Ilhéus.
    Chamar o Presidente da República de analfabeto, pega leve meu caro.
    Lembre-se de que educação não se aprende apenas sentando a bunda num banco de escola ou faculdade de ensino regular. Temos a oportunidade de aprender a cada dia de nossas vidas, basta querer. Frequentar uma universidade é uma experiência fantástica, no entanto, não devemos menosprezar quem frequentou e aprendeu na universidade da vida.
    Eu queria ser analfabeto como Lula e ter a oportunidade de ter aula ao vivo e a cores com Maria da Conceição Tavares, Guido Mantega, Florestan Fernandes, Marilena Chaui, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Eduardo Suplicy, Frei Beto, Marcio Pochmann, Celso Daniel, Antonio Candido, Leonardo Boff, Herbert de Souza, Henfil, Raymundo Faoro, Antoninho Trevisan, Aloysio Biondi, Cristovam Buarque, Paul Singer, Sérgio Gabrielli, Celso Amorim, Aloizio Mercadante, vixe! é muita gente.
    Emprego: 12 milhões de novos empregos gerados no país(com carteira assinada) nos últimos 7 anos.
    Plano de Investimento: PAC (veja prestação de contas no site da presidência da república – é muita obra no país inteiro!). Projeto para investimento público em 4 anos, com novo projeto já para mais 4 anos. Estado indutor do desenvolvimento do país, atraindo o setor privado nacional e estrangeiro.
    Agora se quer reclamar, vou te ajudar:
    1- juros da dívida pública R$ 130 bilhões por ano (dava para fazer
    10 programas do bolsa família). Uma Obs.: 70/80% ficam com
    20.000 família do país (que são os verdadeiros banqueiros do
    país).
    2- reforma agrária: apenas 1% detém 46% das terras agricultáveis no
    país;
    3- polícia federal: tem que prender mais juizes, desembargadores,
    banqueiros e empresários, corruptos.
    4- Grandes fortunas: taxar grandes fortunas, da mesma que os
    americanos, alemães, ingleses fazem.

    Conseguimos arrancar apenas um anel dos poderosos, ainda temos os outros anéis e todos os dedos das mãos deles para arrancar, quem sabe, daqui a uns 50 anos conseguiremos, já que somos avessos a confrontos.

  18. Amei o livro, Lula o filho do Brasil, e vou assistir o filme com certeza, pois adimiro histórias de gente, ainda mais alguém tão gente quanto o nosso presidente.

  19. Que pessoa azeda esse tal de Zé dos Espinhos! Além de azeda é oculta, não mostra a cara. Quando uma pessoa adjetiva outra com palavras de baixo calão, é porque está efletindo o que ela é. Você mesmo disse: preferências são preferências. Quais são as suas? Mostre a cara meu rei, saia do armário ou da gaveta!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *