Tempo de leitura: < 1 minuto
.
Leal foi assassinado em 14 de janeiro de 98

Depois de aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Jaques Wagner, a reparação financeira à família do jornalista Manoel Leal será paga no dia 7 de abril. A data é simbólica, porque é o Dia do Jornalismo. Manoel Leal foi assassinado no dia 14 de janeiro de 1998, na porta de sua casa, no bairro Jardim Primavera.

O pagamento da indenização de R$ 100 mil, previsto no projeto 18.468/2009, de autoria do Governo do Estado, cumpre acordo celebrado entre o Estado e os beneficiários, atendendo às recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos – (OEA).

Ao conceder a indenização, o Estado reconheceu sua responsabilidade no dever de zelar pela liberdade de imprensa e garantir a atuação dos profissionais de comunicação. O deputado estadual Capitão Fábio, que participou da votação do projeto, disse que “essa posição do governador Jaques Wagner é um exemplo de respeito à liberdade de expressão”.

Apesar da indenização, esse permanece entre os impunes no estado. Até agora foi condenado apenas o ex-policial Mozar Brasil, apontando como o autor dos disparos contra o fundador do jornal A Região.

24 respostas

  1. nem um dinheiro nesse mundo pagara o que esses assassinos fizeram. e nessa vida eu acho que eles nao vao pagar,principalmente o todo poderoso ,senhor das trevas.sr fernando gomes de oliveira o mentor do crime.o mandante.assim eh com ele ,assim ta sendo com o filho.dois homicidas ,canalhas que deveriam ta pagando pela barabarie que cometeram.mas vivemos em um pais de estado democratico de direito fudido que me faz as vezes ter eh nojo desse pais.me desculpe ,os patriotas.

  2. 1 – Quer dizer que o valor de uma vida, pessoa (jornalista) é de 100 mil?

    2 – Quer dizer, que os outros (alguém) mata ou manda matar eu, o contribuinte é que tenho que pagar? Essa, não!!!

    3 – Quer dizer DO (PODEROSO) ESTADO ou (A PODEROSA) JUSTIÇA, não tem capacidade para forçar o criminoso ou o(s) mandantes “pagar essa conta”?
    E aí, que me dizem?

  3. Tenho certeza de que a família do finado jornalista trocaria essa indenização pela prisão “definitiva” dos mandantes do crime.

  4. Este faz muita falta.Tinha o cheiro da notícia no fucinho,parecia um cão farejador,jornalista de raça,cabra retado,depois dele….quase ninguém tem coragem de denunciar tão claramente os roubos nas prefeituras. Durma em paz capitão.

  5. Creio que os familiares estariam muito mais satisfeitos se os culpados estivessem pagando pelo crime, …, não com reparação financeira, paga pelos contribuintes (inclusive eles mesmos), mas não pelos culpados, …!!!

    Fica parecendo que foi feita apenas parte da justiça que se esperava, …!!!

  6. Quero também que o Estado reconheça que deveria proteger minha família e fazer o mesmo. Assim como tantos que morrem por falta de segurança pública.
    Nada mais que um ato político.

  7. Acho que mais importante do que a indenização seria a apuração séria desse crime, punindo os responsáveis, doa a quam doer.
    Aí sim daria conforto aos familiares.
    Dinheiro não aplaca sede de justiça, nem conforta os familiares.

  8. Pura demagogia eleitoreira,poi,como o próprio blog informa de que Leal foi assasinado(talvez por suas noticias sem prova) em 1998 e o Wagarezza é Desgovernador desde 2006,porque só agora em ano eleitoral??? vale a indagação.

  9. Mais do que justa esta medida governador Wagner, porém, você do PIMENTA devem se informar sobre uma promoção dada ao delegado João Jaques Valois, o Dr. Valois, que foi acusado de fazer corpo-mole neste caso, inclusive dando sumiço em provas importantes.
    Além de promoção para DELEGADO ESPECIAL, ele foi indicado para comandar a 20ª Ciretran de Jacobina, onde trabalha atualmente.
    Isso é grave!
    Procurem investigar.
    Por favor, não divulgar meu nome.
    João Pedro – Jacobina

  10. agora entendo o porque da defesa que o jornal a regiao faz do governo wagareza.e os outros que morrem todos os dias por falta de seguranca que deveria ser oferecida pelo governo estadual, pela falta de atendimento a saude, so em fevereiro vai chegar o inseticida para combate a dengue em itabuna, cade o ministerio publico que nao responsabiliza o governo do estado

  11. Discordo dessa indenização paga com o dinheiro público, assim fica fácil reparar um crime sem a condenação dos verdadeiros culpados, como sempre o maior culpado é o contribuinte. Já pensou se a moda pega? Seguindo essa lógica (?), todos aqueles que foram atingidos pela ausência do quesito segurança, que é dever do Estado, merecem indenizações pelos familiares mortos pela bandidagem. Quem tem que pagar essa indenização é o criminoso.

  12. Bonito! Estão fazendo “justiça” com o meu dinheiro! Vocês já pararam pra pensar que o governador, com essa decisão, acaba de declarar a sua incompetência e o seu desinteresse em governar o estado da Bahia?! Indenizando uma morte, diga-se de passagem, como ficariam as famílias que tiveram (milhares) seus entes queridos assassinados no estado em que ele governa? Qual seria o valor da indenização que o seu (dês) governo pagaria a essas famílias? Meus amigos gostaria de perguntar a vocês que moram no estado da Bahia, quanto seria o valor de uma vida? O governador num surto imbecil, penas para satisfazer o seu marketing político ou fazer média com a família do jornalista Manoel Leal, usa do dinheiro público para esconder os verdadeiros assassinos e mandantes. Com essa decisão, o governador acabou dando um tiro no seu próprio pé, e de quebra acertando nós os contribuintes idiotas, que continuaremos sendo surrupiado e lesado no nosso tão sofrido bolso. Não seria mais sensato o governador, juntamente com a “eleita” pior justiça do Brasil (que é a do nosso estado), apontar os culpados e punir esses bestiais com o rigor máximo da lei? Se o governador quer fazer gracinha com o dinheiro (impostos + taxas + IPTU + ICM + IPI + CIP + INSS + ITBI + etc, etc…) do pobre do trabalhador, já que não tem capacidade de esclarecer um assassinato de Manoel Leal, e que todos sabem quem de fato o matou, são eles: (Fernando Gomes / Maria (A) lixo e o seu amante Marcone Sarmento), o melhor que o governador faria era pagar do seu próprio bolso que, com a certeza absoluta, não lhe faria falta nenhuma. Justiça governador não se faz comprando vidas e calando pessoas!

  13. Agora só falta alguns gato pingado por aqui querer mudar a LEI.

    O ato de indenizar nada mais é uma forma de amparar o titular do direito à indenização, atendendo à necessidade que os familiares passam a sofrer com a perda da pessoa a eles ligada, além das despesas que o fato veio a provocar ou não.

  14. Com essa decisão, sugiro aqui que seja estimulada as outras famílias a entrar com pedido de indenização dos seus entes queridos que foram assassinados, inclusive pelo próprio estado, quando esse estado usa de uma força policial, é bom lembrar que a maioria “dos nossos policiais” são despreparado e desqualificados para exercerem suas funções, acabam matando pessoas inocentes e ficando no esquecimento e impunes. Ta na hora de todos buscarem os seus direitos e que esse precedente seja alcançados por todos. Espero?!

  15. ACHO QUE SERIA MAIS JUSTO O MATADOR , SER FORÇADO A ENTREGAR OS MANDANTES , PARA QUE SEJA RETIRADO DELES ESTA QUANTIA OU ATE MAIS,
    O ESTADO PAGAR POR CRIMES DOS OUTROS , MEUS DEUS QUE LEIS SAO ESSAS NO NOSSO BRASIL. ONDE O LADRAL DE DINHEIRO DA UNIAO E LIBERTO E OS LADROS DE CESTA BASICA É PRESSO ATE MESMO ESPANCADO, COLOCADO NOMES NA EMPRENSA.
    QUE A PROXIMA PRESIDENTA CONSIGA JUNTA AO SENADO E DEPUTADOS A RENOVAÇAO DIGO UMA NOVAQ CONTITUIÇAO BRASILEIRA”PELO POVO E PARA O POVO”, POIS A QUE ESTA AI É DO POLITICO E PELOS POLITICOS E AMIGUINHOS.

  16. A Fa. Leal deve estar satisfeitissíssima com “a recompensa” e o (ou os) criminoso (criminosos), de joelho em terra agradecendo a Wagner por tirar-lhe a culpa das costas. “A culpa é do estado”; aliás, NOSSA! Misericórdia! Que mundo é este?

  17. Alguns contribuintes gostam de ver bandidos em ação! Por isso até eu e muitos de nós, ainda vamos pagar por estas misérias; muita gente precisa aprender a repudiar a injustiça e o crime. É claro que a família Leal prefere ver os mandantes na cadeia, mas isso é uma forma simbólica de o Estado assumir a falta de zelo pelas injustiças cometidas por pseudo cidadãos… Mas o dinheiro deve sair do bolso do assassino, nem que ele passe cem anos pagando…

  18. Parabéns ao governador Jaques Wagner pela sensibilidade dispensada à família do jornalista Manoel Leal (se bem que dinheiro nenhum paga o prejuízo da família). Precisamos viver a democracia conquistada, temos o direito à expressão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *