Tempo de leitura: 2 minutos

Daniel Thame

.

Ian Stafford é prefeito de Preesall, uma insossa cidadezinha no interior da Inglaterra.

Ou melhor, era.

Ele renunciou ao cargo depois que foi flagrado cometendo uma irregularidade. A população não perdoou aquilo que considerou má conduta do administrador que elegeu para zelar pela cidade.

E lá se foi o mandato de Ian Stafford.

Seu crime?

Roubar calcinhas.

Por fetiche ou por algum, digamos, desvio freudiano, o fato é que as câmeras que tudo vigiam, flagraram Ian, primeiro numa loja, depois numa casa, surrupiando as calcinhas de suas recatadas  cidadãs.

Pego com as calças, perdão, as calcinhas, na mão, Ian Stafford ficou sem o cargo, eventuais mordomias e voltou à sua antiga profissão de jardineiro, que lá na Inglaterra tem até certo status, mas nada que chegue perto da nobre função de prefeito.

E ainda teve que devolver as calcinhas às suas legítimas donas.

-0-0-0-0-

José Roberto Arruda é governador de Brasília, a capital do Brasil, centro do poder político do país.

E tudo indica que continuará sendo

Ele não renunciou ao cargo, mesmo flagrado pelas câmeras cometendo aquilo que por aqui se chamada popularmente de gatunagem.

Arruda foi filmado, com uma qualidade de imagem que não deixa margem para interpretações dúbias, recebendo maços de dinheiro de um assessor que operava um generoso esquema de propinas em seu governo.

Teve a preocupação de sair com o dinheiro sem ser notado e para isso recorreu a uma proverbial sacola, dessas que gente honesta usa para fazer compras e alguns políticos usam para levar dinheiro roubado dos cofres públicos.

Se Arruda recorreu às sacolas, seus auxiliares, igualmente flagrados recebendo propinas, recorreram às cuecas para esconder o dinheiro, prática que nos últimos anos tornou-se padrão no Brasil, elevando a produção de modelos tamanho GG.

Com notória cara de pau, Arruda disse que o dinheiro da sacola era para compra de panetones para distribuir aos pobres no Natal. Rendeu muitas piadas, mas punição que é bom, nada.

E, por fim, mantido no cargo, Arruda passou ainda mais óleo de peroba na cara de pau, ao dizer que perdoava seus detratores e que pedia perdão por seus erros.

Como se, em vez de surrupiar recursos oriundos Deus e os corruptos sabem lá de onde, tivesse atravessado um sinal vermelho, deixado de ajudar uma velhinha a atravessar a rua ou roubado (ops) o pirulito de uma criança.

-0-0-0-0-0-

De Ian Stafford, pode se dizer que deu o azar de ter nascido num país onde roubar calcinhas é crime, seja ele um jardineiro ou um prefeito.

De José Roberto Arruda, pode se  dizer que deu a sorte de ter nascido num país onde roubar é ou não é crime, a depender do status de quem rouba.

Pensando bem, nessa coisa de calcinhas e de cuecas, há que se inverter o espírito da coisa.

Sorte tem os ingleses e azar temos nós, brasileiros.

_____________

Daniel Thame é jornalista e blogueiro

5 respostas

  1. Assim como houve o mensalão do DEM, houve também o do PSDB, em Minas, e o do PT a nível nacional, …, por aqui , no máximo, os políticos se afastam por um tempo e depois voltam, …!!!

    Acredito que as nossas brasileirinhas, mulheres arretadas, não se importariam tanto se os políticos daqui roubassem, …, apenas clacinhas, …!!!

    Aqui ainda há o deboche de tudo acabar em pizza, …, ou panetoni, …!!!

    Por aqui a impunidade serve de “cartão de crédito” para os delinquentes da nossa política, …!!!

    A propósito, o que as mulheres (as donas) devem ter dito a esse cabra quando, segundo a nota, ele devolveu as calcinhas (não as das lojas, mas as que já estavem nas casas), …?!?!?!

  2. com relacao ao que acontece no brasil, este ladrao de calcinha deve ser mesmo condenado, aqui o filho do presidente(lulinha) enriquece rapidamente apos a posse do pai e a imprensa nao faz nenhum comentario, na bahia tem um tal de mendoncinha que ninguem fala nada,o jose dirceu esta na bahia desfrutandp de um apartamento do secretario de industria e comercio e ninguem comenta, ate carro zero foi comprado para atender o chefe maior da corrupcao do PT e ninguem comenta nada e alguns hipocriats vem escrever sobre fatos ocorridos fora do pais, so precisa escrever sobre os ultimos 08 anos de corrupcao que estamos esperimentamdo que seria mais honesto

  3. por coisas como essas, e outras coisas mais, contrariamente a que muita gente pensa e muitos politicos dizem, lah fora o brasil nao he levado a serio.
    Morei uns anos lah e sei como eh, me diziam que, embora a democracia fosse estavel, as instituicoes eram frageis e pouco confiaveis, e os politicos muito corruptos.
    Essa he a diferenca entre as realidades, aqui a classe politica vive ah margem das leis, lah fora nao.
    Se ainda nao atingimos a maturidade politica, por sera hein ?.

  4. o povo deve egigir do proximo ou proxima presidenta fazer acontecer neste pais de santa cruz a reforma da contituiçao e do judiciario , pois todos sabemos que o judiciario esta com leis que so beneficia os crimes politicos , mensaloes de todos os partidos, pequenas puniçoes que parecem ate presente de natal panetone.
    eu heraldo nao confio mais na justiça do brasil .
    me digao algo que foi apurado pelos juizes , acomeçar pelo mensalao do meu querido partido pt, agora o do famigerado arruda, . dinheiro da uniao em itabuna é jogado fora como merda, restaurante popular foi detonaddo em 3 anos , creade um abandono só, samu, plano sorridente e etc. nada é apurado .
    o crime aparente de compra de votos foi dividido por aqui mesmo , dois juizes dao e nao expliçao a sociedade a liberdade ao candidato prefeito liberdade e crmina o vereador que qte hoje legisla por liminar o povo vai esquecer e pronto .
    esta é a nossa lei. e mais facil eu ir presso ou pesseguido politicamente do que estes criminossos serem julgados , os juizes nao tem etica nem moral para julga-los. quem deve teme . ou quem quer continuar no poder faz.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *