Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

.

A relação entre a Câmara de Vereadores e o prefeito, aí simbolizando os poderes Legislativo e Executivo, tem que ser assentada no respeito mútuo, na harmonia e imprescindível independência.

Quando os poderes começam a desprezar os elementares ensinamentos de uma boa convivência democrática, enveredando-se para a política do toma-lá-dá-cá, acende-se o sinal vermelho.

No frigir dos ovos, como sempre acontece, termina o eleitor-cidadão-contribuinte pagando um alto preço pela irresponsabilidade e a insensatez dos senhores homens públicos.

O mínimo que se pede ao prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e ao vereador Clóvis Loiola, presidente do Parlamento municipal, é a compreensão de que o diálogo, o bom senso e a civilidade são ingredientes indispensáveis no relacionamento entre os poderes.

Que o ano de 2010 ilumine a consciência e o juízo dos políticos. Que seja um ano de política e não de politicagem.

PESQUISA

.

Uma pesquisa para deputado federal, na vizinha e irmã cidade de Ilhéus, realizada entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2009, foi publicada pelo conceituado blog do Gusmão.

A surpresa ficou por conta de ACM Neto, que ficou na primeira colocação com 16,8%. “Para ele que não tem nenhum vínculo com a cidade, nenhum serviço prestado, realmente é uma surpresa”, diz o blog.

A votação de ACM Neto é a prova inconteste de que o carlismo está vivo. É uma forma de homenagear o ex-senador Antonio Carlos Magalhães através do voto. Não tem outra explicação.

Raimundo Veloso (PMDB) vem logo atrás com 14%. O ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT), é o terceiro colocado com 10,9%. Veloso e Simões são fortíssimos candidatos (reeleição).

O ex-presidente estadual do PT, Josias Gomes, aparece com apenas 0,6%. Uma lamentável surpresa, já que algumas lideranças do petismo de Ilhéus esperavam um resultado melhor, perto de cinco pontos percentuais.

ACM Neto na frente de Raimundo Veloso, como diz o ditado popular, é de “lascar o cano”. Raimundo Veloso é o mais legítimo e autêntico representante do povo de Ilhéus.

Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

11 respostas

  1. Não esqueçamos que a Democracia só funciona quando as opiniões são respeitadas. Afirmar, como muitos afirmam, que o Carlismo, o Ubaldismo, o Fernandismo, o Geraldismo estão mortos, é, no mínimo, brincar com a inteligência do eleitor.
    Na última eleição para Governo do Estado, Paulo Souto, então representante do Carlismo, obteve a maior decepção política da sua vida, para alegria do Galego e sua “equipe”.
    Foram muitas as promessas do nosso Galego, não cumpridas é claro, que convenhamos, mais parecem as promessas do “home das carteirinhas de habilitações”, do nosso “curral” apelidado de Tabocas.
    É com tristeza que “digerimos” dois prefeitos medíocres nas duas principais cidades do Sul da Bahia, principalmente Itabuna no seu “Sentenário”, (com “s” é claro).
    Teremos muitas surpresas em 2010.
    Cada povo tem o governo que merece!
    É o fim.

  2. O problema de ACM Neto ter ficado bem nas pesquisas em Ilhéus mostra duas coisas:

    1 – O povo daqui não aprende, e continua votando em candidatos de outras regiões, …!!!

    2 – Os candidatos locais não empolgam e, ao serem eleitos, nada fazem, …!!!

    A mesma coisa também serve para Itabuna, …, não se iludam, …!!!

    Com isso, ficaremos sempre para tás, …!!!

  3. geraldo ta bem rpz tem 10% em Ilheus, 30 % em itabuna..nao precisa puxar tanto o S dele mais nao..seu emprego ta garantido, agora deixa o Josias trabalhar em Paz.afffff!!!

  4. esta coisa chamada acm neto e de quem e neto , o grapeador do senado e da justiça da bahia , ate hoje tem juizes e ministerios publicos nomeados pelo avo, ditador da bahia, que diziasse a ma a bahia , mais esta provado que ele amva era o que os bahianos davao a ele aaaaaaae sua familia, deixou uma herença financeira incalculavel, só foi esperto pois nao contruio na bahia um castelo , nao contruio por que nao quis pois verba para isto os carlistas tem . itabuna e ilheus vai dá uma grande votaçao . nem veio a festa da vitoria do capitao, porem tra carreata com a gasolina da prefeitura e etc,.isto nao é só na bahia nao infelizmente. braasilia , arruda participou dddo grampo do acm avo se afastarao e se candidatarao e valtarao nos braços do povo. ai arruda disse que este dinheiro e do panetone dos pobres que votao em me.

    o KASABE EM SAO PAULO FOI CONVIDADO PELOS ALAGADOS A VISITA O LAMAÇAO, E ELE FUGIO, AQUELA ALAGAÇAO DE SAO PAULO É REDE DE ESGOTO MAL FEITA E ELE SABE DISSO , O SERRA DISSE QUE O CULPADO É O POVAO QUE JOGA O LIXO ATOA.. DEM E PSDB.
    O POVO PRECISAA TOMAR AS REDEAS DO NOSSO PAIS.
    OS JUIZES NAO TEM MAIS COMPROMISSO COM A ETICA. NAO AMAO MAIS A PROFISSAO E SIM O TER TER E ESQUECEM DO SER. SER GENTE , CARATER , MOR CIVISMO. AMOR A PATRIA . AMOR AO PAÍS.

  5. Qual instituto de pesquisa realizou esse levantamento?

    Acho incosistente a atuação política do deputado federal ACM Neto.

    Dificilmente o “Carlismo” ressucitará. Embora ainda haja inúmeros súditos de ACM iludidos com essa ideia.

    Abraços, até mais.

    Leia:

    Leia: http://www.nacoladanoticia.com

    Este, sim, um blog de notícias como você nunca viu.

    > Informação do jeito que você gosta.

  6. MARCO WENSE OU VC É IGENUO OU É UM HOMEM DE MUITA FÉ, PEDIR SENSATEZ E HONESTINADE A POLITIQUEIROS DESTA CIDADE, É COMO PEDIR A UM LANDRÃO QUE NÃO LHE ASSALTE ESTANDO ELE A SUA FRENTE COM UMA ARMA EM PUNHO.
    VC É UM CARA INTELIGENTE E COMO JORNALISTA SABE MUITO BEM QUE NESTE MOMENTO EM NOSSA CIDADE NÃO TEM POLITICOS HONESTOS, O QUE TEMOS É UM MONTE DE OPORTUNISTAS QUE ESTÃO AI PARA SE LOCUPLETAR COM O DINHEIRO FACIL DOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS COM MUITO SUOR DERRAMADO.
    QUANTO ACM NETO ESTÁ COM O MAIOR INDICE NAS PESQUISAS, MOSTRA O QUANTO ESTES ZÉ POVINHO DAQUI DA REGIÃO CONTINUAM MEDIOCRES PEQUENOS NA SUA FORMA DE PENSAR, E DEPOIS QUEREM QUE A REGIÃO SE DESENVOLVA.

  7. Não tou aqui para puxar saco de nínguém.todavia, pergunto: quem na bahia tem mais votos que Acm Neto para federal? isso só mostra que a candidatura de governo da oposição vai realmente consolidar e a vitória da oposição no segundo turno.

  8. O povo mané igual a esse Armando Azedinho aí. Qualé a novidade se o Grampinho Neto for eleito pra Dep. novamente? Gente o cara não passa disso. Mesma coisa é o Geddel.

    O caso de Ilhéus infelizmente é o mesmo de Itabuna: povo não aprende o que é nefasto.

    Sou itabunense e não esqueço, a última vez que o Grampinho Neto esteve naquela cidade de Ilhéus foi junto com a filha de Valderico prometendo se não me engano a duplicação da ponte do Pontal. Depois disso nada mais. Burro foi quem elegeu aquele pai dela e que ainda vota, quem sabe se for verdade, no Grampinho. Se bem que não vai além de um deputado. 😉

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *