Tempo de leitura: < 1 minuto

Todas as amendoeiras da Amélia Amado serão derrubadas.
Sedur iniciou derrubada de amendoeiras da Avenida Amélia Amado.

Quem passava pela avenida Amélia Amado (centro) neste domingo, 10, tinha a impressão de terra arrasada num dos principais corredores urbanos de Itabuna. Operários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciavam a derrubada de dezenas de amendoeiras da avenida, deixando indignados ambientalistas e populares.

Todas as árvores serão derrubadas para dar lugar a uma avenida reurbanizada. As obras, estimadas em R$ 12,8 milhões, começam nos próximos dias e a previsão é de que sejam concluídas até o final deste ano. Ambientalistas querem da prefeitura um plano de compensação (mitigação) pelas plantas devastadas.

Espeeerem…

Avenida perderá amendoeiras.
Avenida será reurbanizada (Foto Waldyr Gomes).

35 respostas

  1. Dá pena mesmo ver o pouco de harmonia que Itabuna tem em suas ruas ser destruído assim à revelia sem consulta da população sobretudo das pessoas que vivem naquele local. As autoridades que nós elegemos são tão inaptas aos cargos que ocupam, que ignoram leis, regras e condutas sociais politicamente corretas. Existem hoje no mundo e no Brasil políticas públicas que exigem a consulta pública antes de iniciar qualquer projeto de modificação de uma rua, praça(…) o que quer que seja na cidade. Chama-se estudo de Percepção Ambiental – trabalhos de dissertação de mestrado encontram-se na biblioteca da UESC onde alunos do curso de Geografia, sobretudo, se encarregam de explicar ‘O Espaço Geográfico Brasileiro’. Mas produção científica, seriedade e competência aqui nesse lugar só tem servido mesmo para dar louros, medalhas e honra a alguns donos do ‘poder’.

  2. Na verdade, espécies tais como amendoeiras e sombreiros mexicanos não são boas espécies para serem plantadas em arborização urbana, pois apresentam raízes superficiais que, com a ação do vento, servem de alavanca, danificando os passeios, …!!!

    Uma espécie que não apresenta esse problema é o oiti, apesar de apresentar crescimento bastante lento, …, mas quando atingem a fase adulta, proporcionam uma sombra é muito boa, …!!!

    Agora, se vão construir uma nova avenida no local, deve-se observar no novo projeto se há arborização, …!!!

    Uma coisa eu digo: Se vão cobrir – encapsular – o canal, que aumente, e aprofunde, a calha, pois em caso de chuvas, tudo poderá ir abaixo, resultado de inundação sem área de escape (espécie de piscinão) para a água, …!!!

    Tá dado o aviso, …!!!

  3. Só para complementar meu comentário anterior:

    Tem um ditado que diz: “Não há como fazer um omelete sem quebrar os ovos”, …!!!

  4. O problema não é só a medida mitigadora para esse massacre, mas sim a execução de tal obra sem uma apresentação prévia, sem o conhecimento da população das carcterísticas do projeto, enfim, sem planejamento. Apenas “dizem” da existência da obra e já saem arrasando com todas as poucas árvores que existem no local. Sou morador da Avenida em questão e já prevejo o inferno de calor e poluição que será o local, sem árvores e com pistas, ou sabe-se lá o quê, em sua extensão. Com muito menos custo a avenida poderia ser remodelada. Bastava para isso preservar as árvores, recapiar as pistas, manter o canal limpo, sem necessidade de cobrí-lo, e executar um projeto urbanístico para área. Afinal, qual é o estudo e qual é a engenharia de tráfego que define a avenida como um gargalo para o trânsito? Não bastaria sinalização adequada para tal? Prá que tanta pista? para ligar nada a lugar nenhum? Tá aí mais uma obra desnecessária e onerosa. Ao cobrir o canal a prefeitura simplesment estará jogando a sujeira para baixo do tapete. Como será feita a limpeza e a retirada do acúmulo de entulho com o mesmo tapado? São perguntas simples que o poder público não tem resposta e que não justificam a execução prematura de tamanho massacre contra a arborização urbana, que aliás já vem sendo feita há muito tempo por essa administração, é só relembrar recentes ataques de podas irregulares contra as árvores da beira rio na avenida Aziz Maron. Lamentável!!!

  5. Bobagem…

    Só espero que os grapiúnas não façam o mesmo que ocorre hoje em Ilhéus, em relação ao Porto Sul. Claro, as diferenças de projeto são abismais, mas a motivação dos contestadores do desenvolvimento é sempre a mesma.

    Algumas dezenas de árvores velhas não podem impedir a reurbanização de uma avenida tão importante; hoje um dos lugares mais feios e degradados do centro da cidade.

    Escrevi propositalmente “árvores velhas” porque o saldo em sequestro de carbono delas é ZERO. Está provado cientificamente que árvores (e florestas) velhas produzem a mesma quantidade de CO2 que são capazes de absorver.

    É por isso que a afirmação “Amazônia é o pulmão do mundo” é um mito!

    Novas árvores plantadas na avenida e/ou em outros locais, irão beneficiar o meio ambiente.

    Portanto, motoserra nas amendoeiras da Amélia Amado! O meio ambiente agradece, com o plantio de árvores novas!

  6. Ta todo Mundo ´´derrubando tudo“, inclusive o R de Motosserra!
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr.

    Da Redação: Inclusive, p.p.

  7. Qual a árvore nativa existente nessa avenida? amendoeiras? kkkkkkkkkk
    vcs são tão engraçados, é falta do que falar? a prefeitura esta fazendo uma renovação de uma avenida horrivel existente para melhorar a aparencia, ou prefere que deixe como esta este ponto turistico de Itauna que é o canal lava pés! é lindo essa coisa aberta proliferando doenças, não é sr pimenta? deixa de sr partidário e apoie o que esta correto o que não estiver desça o sarrafo!

    Da Redação: “Alesandro”, a crítica é de ambientalistas, meu caro. Eles querem compensação pelas árvores devastadas. Nada mais justo. Se você discorda, tudo bem. Cada qual com a sua opinião. Nos respeitamos. E você?

  8. É realmente de se espantar. As árvores ali plantadas já estavam incorporadas à paisagem, já tinham relação direta com as pessoas, o valor histórico pelo tempo que elas estão alí, enfim, uma vida. Não entendo que para reformar ou reurbanizar qualquer praça, qualquer rua,ter que necessariamente derrubar as árvores. Aliás, em Itabuna as pessoas por qualquer coisa acionam a prefeitura para derrubar árvore, ou a prefeitura por si só derrubam as árvores por motivos banais (como foi o caso das árvores que ficavam em frente à Rodoviária) que foram derrubadas sob alegação dos mototaxistas não ficarem na sombra. O Sr.dono de um táxi até hoje comenta com muito sentimento as árvores plantadas por ele terem sido cortadas sem nenhum motivo. Um absurdo! Estamos vivendo dias de aquecimento global, super calor nas cidades devido ao asfalto e falta de chuva. O que precisa é plantar muitas árvores para criar micro clima e amenizar o calor. A arquitetura moderna prima pelo aproveitamento dos espaços, pela incorporação do que já existe à nova obra que vai nascer. É isto mesmo ou estou errado? Ninguém viu o projeto ainda, mas todos nós esperamos que realmente o espaço fique melhor e bem arborizado para dar mais beleza ao lugar.

  9. sempre tem que ter um pitáco na reportagem credo!!!

    se estão tirando as árvores e que certamente teram outras a serem colocadas, como o trabalho vai ser feito com árvores no local? que cabeça dessa gente viu!!!!

    acho um absurdo os ambientalistas querer criticar tais situações sem ao menos procurar a SEDUR para esclarecer… eles não tem que fazer cara feia e sim colaborar e pensar num ato que venha a facilitar as coisas!

  10. VAI TIRAR AS ARVORES PRA QUE? CADÊ O PROJETO DO PARLAPATÃO GEDDEL? O DINHEIRO EXISTE? É MUITO FÁCIL SAIR DERRUBANDO TUDO PELA FRENTE PRA MOSTRAR QUE VAI FAZER ALGUMA COISA NO LOCAL. E SE O DINHEIRO NÃO VIER? TODO MUNDO SABE QUE ESSE RECURSO AINDA NÃO FOI LIBERADO. O QUE FAZER PRA CONSERTAR O ESTRAGO?
    QUERO OUVIR AGORA A OPINIÃO DO IBAMA, SE É QUE ELE EXISTE NA REGIÃO.
    PORQUE SE NÃO PARAREM COM ISSO, VAMOS FAZER UM MANIFESTO ATÉ EM BRASILIA SE FOR NECESSÁRIO…

  11. O pior é que exite alguns idiotas que defendem a barbarie do prefeitinho Azedo. Será que esses teveram acesso ao projeto? Deveria ser apresentado a comunidade o projeto com todos os seus beneficios, se é que eles existem! Se continuar assim o prefeitinho vai querer até transpor as águas do cachoeira e a população tem que aceitar… É bom avisar pra esse BOSTA que a ditadura acabou, ele tem que prestar contas a sociedade dos seus atos. Porque senão: IMPEACHMAN NELE! Os caras pintadas estão doidos pra voltar!

  12. O pior é que exite alguns idiotas que defendem a barbarie do prefeitinho Azedo. Será que esses teveram acesso ao projeto? Deveria ser apresentado a comunidade o projeto com todos os seus beneficios, se é que eles existem! Se continuar assim o prefeitinho vai querer até transpor as águas do cachoeira e a população tem que aceitar… É bom avisar pra esse BOSTA que a ditadura acabou, ele tem que prestar contas a sociedade dos seus atos. Porque senão: IMPEACHMAN NELE! Os caras pintadas estão doidos pra voltar!

  13. Que venha o progresso, não somos contra. Itabuna está carecendo, urgentemente, de progresso, em todas as áreas.
    É preciso o progresso político e respeito dos políticos para com a população.
    Na Itália, de onde venho, e aqui estou por mais de 15 anos, então sou itabunense, sofremos muito para exigir respeito dos governantes.
    Contudo, eles, uns poucos, afirmam que é tudo igual, é mentira. Existe seriedade e o povo vai aprender a cobrar.
    O poder atinge e modifica todos os níveis de relação social. A dominação social – a capacidade de exercer influência sobre as situações sociais – depende dos objetivos das classes e grupos que detêm o poder político e assume diversas formas e métodos para manter esse poder: violência, coação, pressão, propaganda, persuasão. A classe dominante impõe a sua visão de mundo como a “realidade” dos fatos.
    Nos livramos de Fernando e Geraldo Oliveira para, em seguida, afundar nessa fossa abissal que é o (des)governo do Sr Azevedo,(que nos perdoe a Fossa das Marianas).
    Quem determinou o custo da obra? Quais os benefícios assegurados? Será que o custo total é o anunciado? É preciso derrubar árvores ou plantar mais árvores? Será que precisamos cobrir o canal ou construir um canal aéreo? (pelo preço dá para tudo).
    Fica o convite para as intituições organizadas opinarem nos projetos antes que seja tarde. Um ano foi perdido e, ainda faltam três.
    Onde funciona a Câmara de Vereadors? Temos Vereadores?
    Mirem-se na Itália, de onde venho, foi muito sangue derramado para mudar. Agora, não precisamos de derramamento de sangue, contudo, precisamos de idéias, e gente séria.
    Feliz 2010.

    que é o

  14. Cara, precisa é a PMI ter vindo ao povo e com isso aos ambientalistas. Realmente eu acho legal retirar aquelas árvores que derrubam folhas enormes e aquelas amêndoas no chão. Mas eu nem sabia do que se tratava. Esse negócio de sentimento histórico é BOBAGEM. Vai deixar de fazer uma obra devido a 1 ou 2 que vive ou trabalha por ali a muito tempo? Ahh que nada!

    Mas enfim, tomara que plantem árvores no lugar das que cortaram. Árvores do tipo que combine com o local, sem trazer sujeira, que não cresça desornadamente e traga sombra.

  15. Realmente viu Madeira,tem gente que não tem noçãodas coisas mesmo…ta na cara que pr fazer essa obra tem que derrubar as árvora,ou voçes acham que da para passar o convreto por cima rsrsr.Quando não reformam criticam e quando enfim vai ter a execução da obra falam também eu hein que POVO. E VIVA A NOSSA QUERIDA E AMADA ITABUNA.

  16. Todo e qualquer reforma que venha beneficiar e embelezar a cidade, requer A EXISTÊNCIA DE UM PROJETO URBANÍSTICO! Cadê a maquete desse projeto! Já foi apresentado e aprovado pela Câmara, ou não precisa! (A “exclamação” (!), entenda-se por interrogação. Meu micro está sem esta tecla)!
    CORTAR ÁRVORES DECANAS! CENTENÁRIAS!!! Cadê o IBAMA!

  17. E ainda surge alguns idiotas defendendo o “Indefensável Azevedo”. Será que esses ignóbeis não percebe que SUA cidadania está indo pelo ralo? Será que que não sabem que é um direito nosso ver e aprovar as ações do governante? Mesmo que venha a ser feita a obra, nós temos que ver o projeto… Quem cala consente!

  18. Na realidade algumas pessoas não tem interesse nem um pouco positivo de ver nossa cidade melhorar. Quem aspira mais que as coisas aconteca errada é a oposição. Pessoas que não tem coragem de pensar positivo, de dar sugestão de melhoramento, de dizer aquilo ficou bom e aquilo não ficou. Só pensa negativo. Não aceita que o capitão Azevedo ganhou a eleição. A hora da rivalidade já passou, não estamos disputando eleição para prefeito. Seja A,B ou C, quem estiver como prefeito estemos que ajudar. Vai torcer contra la na casa da vara.

  19. Meu prezado Sérgio Oliveira,tanto pode ser “abissal” quanto “abismal”. Os dois vernáculos estão corretos. Tudo depende do gosto e do contexto em que são aplicados.

    Na minha citação anterior, achei que “abismais” ficava melhor.

    VEJA:

    ABISMAL – Relativo a abismo, muito profundo; diferença abismal, enorme, imensa…

    UM EXEMPLO: Havia uma diferença abismal entre as expectativas de Maria e o que aquele emprego podia lhe oferecer.

    ABISSAL – Ser oriundo do abismo; que habita nas profundezas.

    UM EXEMPLO: Criatura abissal (peixes que vivem em regiões quase inóspitas).

    De qualquer forma, agradeço a atenção.

  20. Depois de ter lido todas as opiniões e dentre elas observado diversas citações a ambientalistas, desejo fazer um alerta e deixar uma sugestão de leitura.

    O alerta – muito cuidado, existem ambientalistas e “ambientalistas”. Os primeiros agem por convicção, os segundos agem a soldo de interesse exógenos.

    A sugestão de leitura – o livro “Máfia Verde 2 – Ambientalismo, Novo Colonialismo.

    Não é propaganda! É um dos meus livros de cabeceira.

    “Sob o disfarce de uma causa nobre, o movimento ambientalista-indigenista internacional e seu exército de organizações não-governamentais (ONGs) representa hoje um dos maiores entraves ao progresso da humanidade. Lançado em 2001, o livro Máfia Verde: o ambientalismo a serviço do Governo Mundial – em nona edição e com mais de 17.000 exemplares vendidos – se converteu em um importante fator de esclarecimento sobre a agenda real desse aparato de guerra irregular.
    A presente seqüência atualiza os avanços da “máfia verde” no Brasil, visando aprofundar a conscientização da cidadania sobre a sua agenda anti-humana, antidesenvolvimentista e ditada do exterior, como uma nova forma de colonialismo.”

    Autores: Geraldo Lino, Lorenzo Carrasco, Nilder Costa, Silvia Palacios

    Título: Máfia Verde 2: Ambientalismo, novo colonialismo; Capax Dei Editora, 272 páginas, R$ 43,00 (com o correio incluído)

    Capax Dei Editora Ltda (CNPJ 02778649/0001-63), Rua México 31 sala 202 – Rio de Janeiro – RJ – 20031-144

    **********

    Vale a pena ler! A nossa região já vem sofrendo alguns ataques do aparato internacional a serviço das grandes potências hegemônicas da economia mundial. É o caso da RESEX CANAVIEIRAS, resultado de um processo fraudulento que não ouviu a população e falsificou assinaturas em documentos.

  21. Os itabunenses devem ir ao MINISTÉRIO PÚBLICO exigir providências.

    O corte e poda criminosos de árvores em itabuna precisa ter um fim.Existe lei contra este crime.Cadê o Secretário de Meio Ambiente?O Conselho de Meio Ambiente? Não se Planta nada .A cidade quente e feia assim é itabuna.Descuido total deste governo.Qual as medidas para compensar tal prejuíjo ao meio ambiente? Bata andar olhar as árvores da cidade.Beira rio, praça em frente à Igreja São Jos, rodoviaria etc….Olhem as que existem ainda pode ser porpouco tempo.Árvores inimigas do Prefeito Azevedo. Só pode.

  22. Eita povinho que pensa baixo. Sinto vengonha de ser Itabunense as vezes. Se o governo faz algo para melhorar, o povo reclama. Se não faz reclama também. A entrada da nossa cidade pra quem vem de Ilheus é muito bizarra. De cara, logo aquele camelódromo que Fernando Cuma colocou. Um canal aberto em pleno centro da cidade. Amendoeiras ??
    Trecho de um artigo que encontrei: “Aquelas amendoeiras foram retiradas porque não eram nativas daqui. A amendoeira é uma árvore que polui, uma árvore invasora que veio da Ásia. Tivemos a experiência de ver os morcegos pegando as castanhas dessas amendoeiras e levando para a nossa Serra da Sapeatiba, e lá ela germinava com uma velocidade muito grande, danificando a nossa mata nativa. Por vários motivos nós optamos por retirá-las.”

    fonte: http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=8&ved=0CB0QFjAH&url=http%3A%2F%2Fwww.educacaopublica.rj.gov.br%2Ffecti%2F2007%2FCBiologicas%2FNichoDoLIXO.doc&rct=j&q=arvores+amendoeiras+transmitem&ei=iItLS9u8As2HuAf456SEAg&usg=AFQjCNFpEpkxtH_VVq5hF6Dd_KR_rWaoRA

  23. Sr Sérgio.

    Realmente não há como fazer um omelete sem quebrar os ovos, mas o que se discute é que omelete é esse. Pelos “omeletes” feitos pela prefeitura até hoje (Saúde, Hospital de Base, SAMU, coleta e disposição de lixo, etc,etc…), quebraram-se vários e vários ovos e nenhum desses “omeletes” prestou. Concordo plenamente com um leitor que disse que a verba para tal projeto nem existe ainda e os defensores de plantão, sem nem saber disso e de ninguém conhecer esse tal projeto, já saem em defesa e defendendo esse massacre. Um projeto envolve a descrição e maquete da obra e as respectivas mediadas compensadoras para qualquer devassa ou impacto que se cause no local da obra. Se esse defensores de plantão não sabem, a obra do Porto Sul tem estudo de impacto ambiental e as respectivas medidas para controlá-lo, diferente dessa tal avenida tal propalada. propalada agora com o corte das amendoeiras. É impressionante, o mundo preocupado com o meio ambiente e discutindo-se medidas de contenção dessa tragédia e as pessoas aqui preocupadas com quem é contra o progresso e defendendo o corte e a extinção das amendoeiras sob a alegação de não serem árvores nativas. E por um acaso o ficus, plantado em várias áreas da cidade é nativo? Moro na avenida e nem quero saber se as amendoreiras são nativas ou não, se fedem, se atraem morcegos, ou sei lá o quê. Só sei que me dão sambras, reduzem o calor, funcionam como anteparo aos ventos, reduzem a poeira e a poluição dos carros. Para mim isso basta!!!

  24. Os defensores do prefeitinho ainda não entenderam que o que se discute aqui não é o fim do progresso, e sim a forma como isso tem que ser feito! Vamos renover a avenida amélia amado com novas arvores? vamos fazer uma nova avenida mais urbanizada e efeiciente? É isso que queremos! SABER O QUE VAI SER FEITO E COMO VAI SER FEITO! Não quero dizer amém a todas as sandices enfiadas goela abaixo por governante nenhum! Ninguem aqui falou de partido politico, falamos de ações! A ditadura acabou! Quero decidir os caminhos de minha terra! Se voce não se importa é problema seu!

  25. Em Itabuna parece que o povo gosta mesmo e de concretos em lugar de árvores.Em Ilhéus um ex-prfeito do DEM, Jabes Ribeiro, fez a mesma coisa com a Av. Soares Lopes, apresetou um tal projeto Burle Max, derrubou centenas de árvores na Av, e o tal projeto desapaceu do mapa.Ninguém sabe lá onde anda, a tal projeto arquitetônico!

  26. Caro Lúcio:
    Não é nosso povo que pensa baixo. Infelizmente é a oposição “cega” que se utiliza de instrumentos para “destilar” seu veneno produzindo pela derrota eleitoral.

  27. Lúcio concordo contigo nunca vi amendoeira nativa da Bahia! rsrsrs
    a redação citou ambientalistas, mas não citou os nomes, digo, respeito a toda opinião quer vier fundamentada e nomeada para quem emanar ser responsável, um texto indicando o que alguem falou só há validade com nome e data se não ocorrer assim é mera especulação, é muito fácil eu escrever um artigo citar algo abstrato para fugir de responsabilidade!

  28. olá boa noite meu amigo gostaria de saber como é o gento de trabalha com essa Motosserra pq eu comprei uma hj msm muito obrigado valew

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *