Tempo de leitura: 3 minutos

CORNOS VINGADORES

Armando Nuvem (com os pés no chão e a cabeça no sobrenome)

Tem corno que se deprime, fica  ensimesmado, macambúzio…  Outros ficam valentes, partem pra briga, sacam a peixeira. Ainda há aqueles que se revelam grandes poetas e compositores chifrudos e conseguem extrair algum lirismo de sua dor. Lupicínio Rodrigues, o maior corno que a música brasileira já produziu, era mestre nessa arte.

O professor, filósofo, cantor e compositor itabunense Fernando Caldas faz uma espécie de Lupicínio pós-moderno e sem preconceitos. Ele criou um estilo dor-de-cotovelo diferenciado, que não chora as pitangas, mas se propõe – de maneira sui generis –  a lascar com o time do “sucessor” e também da adúltera.

Na letra de “O vingador”, FC não conta conversa. Avisa, sem cerimônia: “Eu vou comer o seu marido, só pra lhe sacanear”. O cabra é destemido e parece ter coragem de mamar em onça.

Assista ao vídeo e confira o B.O.:

UMA CARTA MUITO ESTRANHA

Por razões que a própria razão desconhece, sempre travo contato com figuras muito doidas, que se acham entendidas em tudo e, portanto, capazes de resolver todos os problemas. Agora mesmo, acabo de receber carta de uma ONG cuja sigla é “MeuCacete”, que seria a denominação concentrada do Movimento Especial Unido dos Cidadãos Anônimos Cheios de Estupendo Tesão…

O cidadão que assina pela entidade – e pede para ter sua identidade mantida em segredo (o movimento é uma variação do A.A.) – se diz preocupado com a situação do prefeito de uma importante cidade do sul da Bahia. Motivo: o tal prefeito tem um louvável vício em mulher, algo que para mim sempre pareceu muito correto e saudável.

Não é dessa forma, porém, que MeuCacete encara a situação. Na visão do movimento, o problema do tal prefeito é grave, pois o homem é insaciável e chega ao ponto de comprometer a sua administração por conta de rabos de saia bem fornidos.

O MeuCacete quer montar uma estratégia para levar o prefeito a participar de suas reuniões e passar a ter uma vida sexual equilibrada. Afirma que a missão, mesmo sendo árdua, é possível e, mais do que isso, necessária.

***

O RIO ESVERDEOU

A cor de bílis do Rio Cachoeira está de dar nó nas tripas. Tanto que me inspirou uns versos enjoados, que compartilho aqui com meus queridos leitores (um Dramin, por favor!):

Oh, cloaca máxima
Virada pro mar azul
O urubu diz à garça
E a garça ao urubu
Mui estúpida  essa raça
Vão todos tomar no *x@q/:§*

***

NILTINHO SE RECUPERA

Após a crise da puberdade, Niltinho está fazendo terapia. Passou a tomar uns remédios bem fortes e diz que anda vendo estrelas. A pombinha que o garoto cria ficou nervosa com o comportamento dele e já tentou escapulir da gaiola, mas o milho alpiste é farto e pomba é bicho esperto, diferente dos papagaios, que no máximo repetem umas bobagens, mas têm a mente fraca.

Ainda bem que Niltinho arranjou uns amigos bem espertos, pois agora ele não resolve nada e os colegas, muito solidários, providenciam tudo para ele.

Felizmente, ainda existe “gente boa” no mundo.

***

PARA NÃO BATER O MOTOR

O vereador motorizado abandonou seu velho reduto e mudou-se para um sítio, longe dos murmúrios, choradeiras e invasões de privacidade.  Nem com  a sua possante máquina 4.0 totalflex ele aguentou a pressão.

Antes, não deixavam sequer o homem dormir em paz. Hoje, ele acorda com o canto dos pássaros.

***

DONOS DO PEDAÇO

Tomar uns gorós, sem exagero, até faz bem, mas ocupar o espaço do pedestre não tá com nada. Em quase todos os bairros de Itabuna, a invasão acontece, sem que a Prefeitura faça nada para coibir.

É esculhambação geral, dos bairros ao centro da cidade. Um bom exemplo é  o quarteirão onde fica o Sindicato dos Bancários, na Rua Duque de Caxias. Por lá, quem anda a pé não tem vez.

***

SACOLA CHEIA

Dona de casa assustou-se com a barata que desfilava no setor de carnes e frios de um supermercado do bairro da Conceição. Falou com o funcionário, que fez pouco caso: segundo o cidadão, o inseto denunciado seria o menos alarmante dos animais a trafegar pelo local.

Ratazanas cevadas seriam frequentadoras assíduas.

3 respostas

  1. Quem disse que o Lupcínio era “corno” ? O Lupcínio era POETA. Quanto ao Fernando Caldas… esse também é poeta. Gostei da musiquinha, tecladinhos psicodélicos, arranjos pilantrinhas. Mas a vingança anunciada é cruel demais. Não Fernando, nãooooooooo….
    Esse menagé seria TRISTÌSSIMO.
    Quanto ao poema do Rio Cachoeira tá melhor que os do Cyro de Mattos que só fica suspirando pelo passado de glória…acorda Cyro !
    Felicidade é abrir os olhos.
    Essa ONG cuja sigla é “MeuCacete” é uma intituição Machista que por questões técnicas excluem as mulheres da participação.
    Conclamo as Companheiras a fundarmos a nossa própria entidade.

  2. Opa… Pelo jeito, vem aí uma entidade cuja sigla poderia ser MeuTotó… Hum, que delícia! Observação: na nota sobre os “Donos do Pedaço” faltou o acento em “gorós”… Ficou parecendo que o Armando gostaria de tomar uns (ovos) goros. Lá ele!

    Da Redação: Devidamente corrigido. Mas não vamos esquecer de perguntar ao nobre Armando se ele é chegado na coisa… Uiiii.

  3. E os riscos?

    A prefeitura de Itabuna vai distribuir iscas de rato para combater a leptospirose…
    O que é que o ministério púlico acha disso?
    São pelo menos dois riscos: Acidentes com ingestão por crianças e o dano ao meio ambiente…alguém está fiscalizando isso? Alguém na prefeitura está preocupado com isso?
    Itabuna parece que está “voltando no tempo”.
    Afonso Dantas

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *