Tempo de leitura: < 1 minuto
Lavagem do beco de 2009 - Foto: FICC
Lavagem do beco de 2009 - Foto: FICC

‘Meninas encalhadas’, bancários disfarçados de mendigos, casados que já levam o rolo de macarrão, com o qual irão apanhar em casa, e comerciários fazendo ‘serão extra’ vão se encontrar, no próximo dia 5 de fevereiro, para celebrar mais uma Lavagem do Beco do Fuxico. A festa popular vai garantir a folia dos itabunenses, que este ano ficaram órfãos da folia de momo.

Como a cidade não terá Carnaval, a lavagem do beco não será na quinta-feira, como é a tradição, mas numa sexta-feira. Segundo algumas explicações, a mudança é também para garantir que o trabalhador, no dia 5, já tenha garantido seu salário de janeiro no bolso.

O evento é organizado pelos tradicionais blocos carnavalescos de Itabuna, o Maria Rosa (travestidos), Mendigos de Gravata (bancários) e Casados I…responsáveis, além do caçula Hora Extra (comerciários). A lavagem terá ainda a participação do grupo Bananóides. A produção cultural é da atriz Eva Lima.

7 respostas

  1. É Sérgio, felizmente a irreverência, o protesto e …a política, sempre foram marcas da lavagem do beco, e espero que esse ano não deixe de ser.

  2. Fui à lavagem do Beco do Fuxico pela primeira vez, no ano passado. A festa estava bem mais animada do que eu imaginava, tanto é que não presenciei qualquer princípio de confusão ou briga – pelo menos, por onde eu passei. Espero que continue assim neste ano.

  3. Este ano, mesmo com a iniciativa do pessoal dos sindicatos, não ficará muito animada, pois não haverá “continuidade” – já que não haverá carnaval na cidade (graças a Deus, diga-se de passagem) – e, por isso mesmo, as pessoas não irão comparecer em grande número, …!!!

    Outra coisa que espantará muita gente é o fato de ser na sexta-feira, pois muita gente aproveitará para viajar, …!!!

    Será, digamos, um evento político-sindical, …!!!

    Já vi isto em outras oportunidades e foi bastante fraco, …!!!

    Para “completar”, só falta chover no dia, …!!!

    No mais, a intenção é boa, vai, …!!!

    Da Redação: Mas, Sérgio, o evento é para quem não vai viajar e para quem quer ou aceita se molhar! Por isso “Lavagem”.

  4. Fico aqui analisando. O povo bocó, mané, sempre gostou de festa, do carnaval antecipado na cidade. Até nisso perderam nesses últimos anos de Cumismo e prorrogado com o Azedismo.

    Agora o que lhes resta: uma festa no beco.

    Bem empregado! 😉 :S

  5. No dia 05, com muita ousadia e criatividade o BLOCO AFRO ENCANTARTE se fará presente na LAVAGEM DO BECO DO FUXICO trazendo como tema “O GRITO DO CACHOEIRA”, chamando à atenção, em tempos de comemoração do centenário de Itabuna, para a degradação do Rio Cachoeira.
    O bloco foi fundado em 2002, saindo na Av. Aziz Maron como Arrastão Cultural e desde então a preocupação com as questões ambientais é visivelmente percebida nos instrumentos de percussão reciclados e nas indumentárias da dança afro.
    O principal objetivo do bloco é resgatar a participação dos blocos afros no Carnaval de Itabuna.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *