Tempo de leitura: < 1 minuto
Funcionários da prefeitura seguem Azevedo durante mutirão - Foto: Waldyr Gomes
Azevedo puxa a fila: lei é ignorada pelo próprio autor - Foto: Waldyr Gomes

O governo municipal leva adiante o plano de premiar as famílias que fizerem sua parte no combate ao mosquito transmissor da dengue. Sorteou, segundo sua assessoria, 100 cestas básicas para famílias cujas casas se mostraram livres de criadouros do Aedes aegypti. Foi durante mais uma etapa do mutirão contra a dengue, realizado em 14 bairros perifericos e de classe média-alta, nesse fim de semana.

Mas essa é apenas uma face do plano da prefeitura para reduzir a incidência do mosquito. Desde o ano passado está valendo a lei que autoriza o município a multar as casas que não façam seu dever no combate à dengue. Porém, desde que começou o trabalho preventivo, há duas semanas, não se tem notícia de nenhuma penalidade, mesmo tendo sido noticiados diversos flagras de criadouros pelas equipes.

A única ação que sugere uma possível futura reprimenda é a anotação de todos os dados das casas visitadas. O problema é que este ano é de eleição, daí que será muito pouco provável que a prefeitura se esforce para cumprir a lei que ela mesma sugeriu. Teria sido melhor não movimentar a máquina pública para produzir um projeto e transformá-lo em lei, após várias sessões legislativas, para então descartá-lo solenemente. Tava na cara que não vingaria.

16 respostas

  1. PREFEITURA DO PT USA CRIATIVIDADE NO COMBATE A DENGUE

    EM VITORIA DA CONQUISTA

    GINCANA PARA COMBATER O MOSQUITO

    Muita criatividade na primeira etapa da Gincana Todos Contra a Dengue. A primeira prova consiste na apresentação de uma peça teatral. Das 13 equipes inscritas, 10 concluíram a prova. A maioria das equipes conseguiu mobilizar a comunidade para assistir aos trabalhos dos grupos. As apresentações foram realizadas nos locais escolhidos pela equipes, o que ajudou a mobilizar escolas e associações de moradores.
    Algumas equipes aproveitaram a primeira etapa da gincana para promover atividades de conscientização em seus bairros, com o uso de músicas, danças, bonecos do mosquito da dengue, entre outras atividades.
    Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Endemias, Fabiana Cavalcante, as equipes estão se esforçando bastante. ” O mais importante é que elas estão conseguido mobilizar a comunidade e abordar todos os problemas causado pela dengue disse”.
    A segunda etapa comeca no próximo dia 25, quando cada equipe terá que recolher o maior número possível de pneus na cidade.
    Maia para isso, o prefeito Guilherme Menezes, está investido financeiramente, pois a premiação das equipes são:

    8 mil reias para primeira colocada
    5 mil reais para segunda colocada
    4 mil reais para terceira colocada
    3 mil reais para quarta colocada
    2 mil reais para quinta colocada

    Total 22 mil reias em premiação.

    Vantagens:

    * Não aumenta a carga horaria dos Agentes em Endemias;
    * Os Agentes continua realizado seus trabalhos cotidianamente com eficiencia, sem correria de mutirão;
    * Gera renda com as premiações;
    * Enfim, imagine 10 equipes recolhendo pneus na cidade, e cada uma querendo recolher mais, ou seja de olho na premiação de 8 mil reais, que é o primeiro lugar.

    Por quê em Itabuna isso não acontece?
    Conversei com uma Agente de Endemias, no bairro Santo Antonio, sabado passado e perguntei
    _ Cadê o boné? pois o sol estava forte.
    _Cadê o protetor solar?
    E perguntei a ela, você sabe por que em Vitoria da Conquista o índice de infestação é de 4 ponto?
    Porque realiza trabalhos criativos, como a gincana
    _Ela respondeu, sem identificar-se “QUE EM ITABUNA É ASSIM MESMO” “TUDO MAL FEITO)

  2. MUTIRÃO

    CONCEITO: É A FORMA EMERGENCIAL DAQUILO QUE NÃO VEM SENDO FEITO COM COMPETENCIA.

    LIMPEZA DE CANAIS: PREFEITO DE JUAZEIRO, ISAAC CARVALHO LIMPA OS CAIS COM 10 DIAS DE GOVERNO ( VEJA SITE: http://www.juazeiro.ba.gov.br), com recursos próprios.
    Porquê Itabuna quer ajuda do governo para limpar os canais?

    Prefeito Tarcisio Pimenta de Feira de Santana _DEM, constroi viaduto com recursos próprios.

  3. Ex prefeito de Juazeiro do DEM, não paga premiação a atleta Marili dos Santos, por ela haver vencido a maratona de Tiradentes.
    Mas o atual prefeito Isaac Carvalho – PC do B entrega a premiação

  4. É muito “engraçada” a forma como as notícias são postadas, …, será que não seria realmente melhor, numa primeira etapa, informar, conscientizar, tentar educar, até mesmo premiar, …, para depois punir, …?!?!?!

    Mas como a “componente política” está presente em tudo, …, está gerada a bifurcação, …, o modelo em “Y”, …!!!

    Fazendo-se uma analogia, parece a estória do copo: Para uns ele está cheio até a metade, …, para outros, ele está vazio do meio em diante, …, mas é o mesmo copo que as pessoas estão enxergando, sendo que umas são otimistas,…, as outras, pessimistas, …!!!

    Há situações que nem Jesus Cristo satisfez a todos, …, nem Freud conseguiu explicar de forma a gerar uma unanimidade, …!!!

    Afinal, o ser humano é muito complexo, …, além de, às vezes, gostar de complicar as coisas, …!!!

    Da Redação: Sérgio, o que se questiona é o ôba-ôba que se fez em torno dessa lei, que foi mostrada como uma arma para o combate à dengue. E o que se vê é seu solene esquecimento, porque é conveniente.

  5. Qui ridiculu! Tantu a sena cuma a tá di lei. hi, hi, hi.

    Coiza qui num se vê maiz nem nu reinu de isculaxo. he, he, he.

    Quem mandô nascê num findu dessis!? Tamu ainda no plioceno dus tempo do cenozóicu. hi, hi, hi.

    I viva os coroné du cacao! he, he, he. I suas cabessa de camaraum qui só tem bosta i nóz erdamu delis. hi, hi, hi.

    Di qui adianta maça sinzenta e neurônio cem uzo… di que cervi uma viola de corda di prata num lugá onde os povo saum çurdo i tem os dedo cortadu!? hi, hi, hi.

    Piteco – direto de Isculaxo

  6. Piteco , tava lendo seu comenterio mas, desisti no meio, tornou-se cansativo ler com esse seu jeito de escrever… Sem contar que até analfabeto não escrevi assim na certa com certeza vc deve ser muito inteligente e está se fazendo de tolinho né ???

  7. Como marketing pessoal, nota 10 pra Azevedo, porém, como administrador…?! Tá na hora prefeito é de governar e não sair por ai carregando pneus velhos, demonstrando ser uma pessoa simples e querendo passar a idéia de que pega no pesado. Gostariamos de vê-lo é administrando a cidade como por exemplo: a limpeza dos canais, ruas, avenidas, colocando médicos e pessoal da saúde para atender a população carente, iluminação dos bairros, placas de sinalização nos pontos estratégicos e diminuir a surrupiação do erário que ainda continua. Como, vá administrar a PMI e saberá aonde, está bem perto do seu nariz?!

  8. sai dai Prefeito Azevedo vc quer iludir quem fazendo essas coisas…e vá resolver o prblema do hospital de base e pegar os funcionarios e dá o aumento que foi combindo mais não foi efutuado… me arrependi eu voltar em VCS.

  9. Amigos
    Preste atenção, para resolver o poblema da Dengue aqui em Itabuna é quem facil.
    1º O reculso gastos com camisa, cartazes, agua minerão e etc vamos enveste em capas para combre os resevatórios rostrados em reportagem.

    2º Até hoje os equipamento para os agentes de endemias trabalharem não chegaram!

    3º O Atual Coordenador nusca foi no campo, o mesmo só andar na Prefeitura Vendendo Celular e Camisa de time.

    4º A dengue não tem estrutura.

    Solicitamos a exoneração do atual coordenador de endemias Sr sandovaldo Carvalho.

    Grato Agentes que ama Itabuna.

  10. bom! quem não esta satisfeito sai de Itabuna e quem quer ganhar 8 mil reais sem fazer nada (como diz o comentarista “povo de itabuna”) vai para conquista que lá te dão 8 mil reais (cada besteira viu)

  11. bom! quem não esta satisfeito sai de Itabuna e quem quer ganhar 8 mil reais sem fazer nada (como diz o comentarista “povo de itabuna”) vai para conquista que lá te dão 8 mil reais (cada uma viu)

  12. Se “eles” Fernando – Geraldo e agora Azevedo, trabalhassem bem os recursos da saúde (prevenção – educação – aplicação), com certeza absoluta não estariamos nos noticiários como a cidade campeã da dengue e da violência. Só é preciso que o administrador atual faça o dever de casa e deixe de contratar parentes, namorar menos, demitir “os Burgos” e estancar a sangria do cofre público (PMI), só assim, teremos resultados satisfatórios nessa “guerra” e aplaudiremos o seu governo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *