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Ferrovia tem R$ 1 bilhão para começar.
Ferrovia tem R$ 1 bilhão para começar.

Sancionado pelo presidente Lula nesta semana, o Orçamento Geral da União (OGU) assegura R$ 1,046 bilhão para o início das obras da ferrovia Oeste-Leste, que interligará Ilhéus (BA) e Figueirópolis (TO). A ferrovia terá extensão de 1.516 quilômetros, dos quais 1,1 mil em terras baianas.

A ferrovia será utilizada para exportação de grãos e minérios e, também, poderá transportar passageiros. Uma das empresas que utilizarão a estrutura será a Bahia Mineração. O minério de ferro extraído em Caetité pela companhia será transportado para Ilhéus pela Oeste-Leste, até o porto Sul, tendo como destino o mercado externo.

De acordo com fontes ouvidas pelo Pimenta, a notícia significou alívio para as empresas interessadas em investir na Bahia atraídas pela Oeste-Leste. Até mesmo a Bahia Mineração temia por maiores atrasos na liberação de recursos e início das obras, antes previstas para novembro de 2009 e adiadas para maio próximo.

11 respostas

  1. Este negócio de estar no orçamento não significa ue a verba sairá, …!!!

    Melhor rezar um pouco mais, …!!!

    Sempre, após o orçamento, aparecem os cortes, ..!!!

    Por falar no Presidente Lula, ele que só pratica o “levantamento de copo” como esporte: Quase, quase, …!!!

    Cancelou até mesmo a viagem a Davos, …!!!

  2. SOU REPRESENTANTE DAS EMPRESAS DO GRUPO WEG NA REGIÃO DE CAETITÉ E GOSTARIA DE ME INTERAS SOBRE A MINERADORA QUE SERA INTALADA NESTA REGIÃO, PARA TANTO SOLICITO A POSSIBILIDADE DE INFORMAR:

    DATA PREVISTA PARA INICIO DAS OBRAS
    EMPRESAS DE ENGENHARIAS RESPONSAVEIS PELO PROJETO (ESTADO E CIDADE)
    ENDEREÇO DA BAHIA MINERAÇÃO.

    DESDE JÁ AGRADEÇO

    CORDIALMENTE

    Edson V. Schumacker
    Consultor Comercial WEG
    Fone:(79)3259-9969
    Fone/fax:(79)3259- 9811
    Celular:(79)9972-2471
    Email:schumack@infonet.com.br

  3. Seu pimenta me responda, por favor: quais as cidades que essa ferrovia irá passar?
    Como seria bom se o ser humano fosse valorizado e não apenas as cargas (minérios e grãos para os gringos). Seria interessante se passasse também por Conquista e Itabuna (as duas maiores cidades do eixo oeste-sudoeste-sul). Não me digam que é por causa das características do relevo de Conquista, porque existem engenheiros para resolver esses problemas – aliás, em outros países ainda são mais complicados. Contudo, há vários trens transportando pessoas para todos os lados.

  4. Uai Sô ! Não entendi. O Sr. Schumaker que é representante do Grupo Weng quer ser informado ? E pelas Fontes do Pimenta ? Caramba.
    Surreal.

  5. Mais um obra que vai demorar pra sair do papel, temos coisas mais importantes como (saúde,segurança,educação) mais urgentes que não vivemos sem elas!!! acabe pelos menos o centor de convenções de itabuna, ja era um começo.

  6. CANSADO, COMPRE UMA CAMA E DEITE, UM DIA QUEM SABE, O “centor de convenções”, SERÁ CONSTRUIDO PARA SATISFAZER A FERNANDO CUMA E SUAS VIÚVAS.
    SERGIO CUMA OLIVEIRA, ALEM DE LEVANTAR COPO O LULA TAMBEM FAZ CAMINHADAS.

  7. Saúde, educação, segurança… incluindo a alimentar… são direitos fundamentais que dependem do nível de desenvolvimento econômico de um lugar.

    Por isso, a construção de infra-estrutura na nossa região é urgente!

    E temos aí saíndo do papel: Complexo Porto Sul (aeroporto, porto of-shore, centro administrativo e de prestação de serviços), gasoduto (GASENE), ampliação da BA-415 (com a interligação dos dois lados do Rio Cachoeira por pontes-viadutos), Ferrovia Oeste-Leste (liga Ilhéus (BA) a Alvorado (TO), o trecho da BA-001 (Canavieiras-Belmonte) ligando Salvador-Cidades do Baixo-Sul-Ilhéus-Itabuna-Una-Canavieiras a Porto Seguro, pelo litoral e, provavelmente (a depender da viabilidade econômica para se firmar uma PPP), a ponte Salvador-Itaparica conjugada com a duplicação da BA-001 na região do Baixo Sul.

    Ah, faltou dizer, Itabuna e Ilhéus formarão uma ZPE (ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO) – Áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior.

    Acham pouco!?

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