Tempo de leitura: 2 minutos

Daniel Thame | danielthame.blogspot.com

.

W. S. O. e J. S. S. não são apenas duas iniciais, embora seja melhor que continuem  conhecidos assim, para poupá-los de novos constrangimentos.

Porque, de constrangimentos e de privações W. S. O. e J. S. S. já devem estar cheios.

W. S. O. e J. S. S. são feitos de carne, osso e alma.

Talvez mais osso do que carne, talvez nem liguem para essa coisa de alma ou nem tenham tempo para se preocuparem com isso, dadas as necessidades menos transcendentais e mais reais de suas vidas.

W. S. O. e J. S. S. são dois meninos de Itabuna, meninos da Bahia, meninos do Brasil.

Meninos de um mundo absurdamente desigual.

W. S. O. e J. S. S. cresceram num meio em que lhes falta tudo, da comida que sacia a fome aos serviços básicos que garantem uma existência digna.

Integram aquela legião que a estatística aponta como excluídos sociais. Exclusão que uma considerável parte da população brasileira traz no código genético, passando de pai para filho, ainda que seja necessário destacar a validade de programas como o Bolsa Família, porta de acesso para que milhões de brasileiros rompessem a barreira da miséria absoluta e adentrassem, mesmo que de forma modesta, ao planeta cidadania.

Infelizmente esse não é o caso de W. S. O. e J. S. S., detentores da Bolsa Miséria e habitantes do planeta fome.

W. S. O. e J. S. S. são exemplos de que ainda há muito que ser feito, um longo caminho a ser percorrido para que eles e seus colegas de infortúnio deixem de ser apenas estatística.

Ou iniciais que impedem suas identificações.

Poderiam ser Wilson e João, por exemplo, colegas de escola e de time de futebol, filhos de dona Maria e seu José e de dona Antonia e seu Pedro, trabalhadores que moram num bairro onde existe saneamento, lazer, escola de qualidade e posto de saúde que funciona de verdade.

Mas são apenas W. S. O. e J. S. S., que além de engrossarem a estatística da exclusão social, agora engrossam também a estatística de menores que cometem ato infracional.

Na noite de quarta-feira, W. S. O. e J. S. S. foram apreendidos pela Polícia Militar e encaminhados ao Complexo Policial de Itabuna.

O “crime” que eles cometeram: furtar comida, brinquedo e material escolar num supermercado do Shopping Jequitibá.

Para alguns, W. S. O. e J. S. S. estavam pisando no primeiro degrau da escada da criminalidade.

Idiotice pura.

W. S. O. e J. S. S., ao pegarem comida, brinquedo e material escolar sinalizaram apenas as necessidades básicas de que eles foram privados.

Caso efetivamente subam novos degraus nessa escalada infame, a culpa é menos deles e mais de quem deveria zelar para que meninos e meninas como eles tenham presente e tenham futuro.

Um presente e um futuro que lhes está sendo roubado.

Quem é mesmo o ladrão nessa história?

___________

Daniel Thame é jornalista e blogueiro

9 respostas

  1. Filosoficamente é muito bonito o discurso – quimera – do blogueiro e jornalista, …, digno de Advogado de porta de cadeia, …!!!

    Na prática, se um dia ele (ou algum familiar dele) tiver a infelicidade de ser abordado por um desses “meninos do Brasil”, ser roubado e atingido por uma faca, canivete, estilete, ou coisa que o valha, …, gostaria de saber se ele continuaria com o mesmo discurso, …, com a mesma opinião, …?!?!?!

    Tudo nos olhos dos outros é refresco, …!!!

    É cada um nefelibata, …!!!

    Em Cuba, por muito menos, muita gente já foi vítima do sistemão, …, inclusive uma blogueira, …, há pouco tempo atrás, que não roubou ninguém, mas apenas discordou (nesse caso, roubaram dela a liberdade de expressão, …, ou não?), …!!!

    Nada como o tempo para mostrar quem realmente somos, …!!!

    Fazendo uma analogia, agora eu começo a “entender” porque algumas vítimas de estupro – segundo os Psicólogos (depoimentos dados na época da prisão do maníaco do parque – SP) – “se apaixonam” pelos estupradores, …, certamente devem devem “pensar” que “os bichinhos estavam muito carentes”, …!!!

    Neste mundo nós ainda veremos de tudo, …!!!

    Me poupe, …!!!

  2. Sérgio,

    O que o autor do texto propõe não é passar a mão na cabeça dos meninos. Eles realmente cometeram um delito (furto) e devem ser punidos pela lei, mas o episódio chama a atenção para o completo abandono em que muitas crianças e adolescentes se encontram no Brasil. Enquanto as desigualdades sociais não forem sanadas, os jovens miseráveis em geral (salvo exceções) continuarão sendo agentes e vítimas da violência que cresce a cada dia – ainda mais com o advento das drogas, diga-se de passagem.
    Não estou afirmando que menores infratores são coitadinhos ou carentes, mas creio que a educação, se fosse provida aos jovens pobres com a mesma qualidade das escolas particulares, daria a eles caminhos alternativos à tradicional criminalidade.

  3. CARO DANIEL, ADIMIRO MUITO A SUA INTELECTUALIDADE, MAIS ATRIBUIR MISÉRIA ALHEIA A DESIGUALDADE SOCIAL É POÉTICO E UTOPICO. DESDE QUE O MUNDO EXISTE ESTA DESIGUALDADE É PERTINENTE E MUITA MAIS ACENTUADA DO QUE NOS TEMPOS DE HOJE. LEMBRO-ME QUE NOS MEUS TEMPOS DE INFANCIA POBRE, EU E MAIS TRES IRMÃOS(A), CRIADOS SEM PAI POR UMA MÃE BATALHADORA QUE NUNCA NÃO NOS DEIXOU NADA FALTAR, INCLUSIVE A EDUCAÇÃO MORAL E CULTURAL, MESMO TENDO TODAS AS ADVERSIDADES DE TOTAL EXCLUSÃO, POIS NÃO EXISTIA NENHUM PROGRAMA DE GOVERNO DE AJUDA A FAMILIAS POBRES, NEM ESCOLAS TINHA, MAS NEM POR ISSO TIVEMOS QUE LANÇAR MÃO DO ALHEIO PARA SUPRIR AS NOSSAS CARENCIAS. HOJE EU E MEUS IRMÃOS(A), SOMOS CIDADÕES DO BEM QUE CRIA OS NOSSOS FILHOS COM MUITO MAIS DIGNIDADE SOCIAL DO QUE TIVEMOS.
    EU COSTUMO DIZER QUE, QUANTO MAIS O HOMEM EVOLUI ITELECTUALMENTE, MAIS ELE INVOLUI MORALMENTE, E OS EXEMPLOS ESTÃO ESTAMPADOS TODOS OS DIAS NA MIDIA FALADA E ESCRITA.
    COM A EVOLUÇÃO VEIO A DESAGREGAÇÃO DAS FAMILIAS, QUE PASSARAM A SUBSTITUIR O VALORES MORAIS E ÉTICOS, PELA LIBERDADE SEM HIERAQUIA, LIMITES E DISCIPLINA, E PASSARAM A VALORIZAR O FUTIL E A LIBERTINAGEM, E AGORA NÓS ESTAMOS COLHENDO OS FRUTOS DESTA PERMISSIVIDADE.

  4. O que o ilustre Daniel Thame esqueceu de citar, foi que atualmente o governo a quem ele serve o que tem feito para agir e combater nessa exclusão? Utopia, poesia e ficção são caminhos traçados pelos intelectuais para viajarem na maionese. Escrever muito bonito e correto é fácil, o dificil é ir pra dentro do problema e curá-lo!

  5. Ainda bem que todos até agora concordaram comigo!

    Admiro os textos de Daniel Thame, trabalho inclusive, com eles, em sala de aula, mas este eu não levo porque o seu conteúdo diz aos alunos que eles são vítimas, coitadinhos e por isso podem virar contraventores. A desigualdade social impera de forma ainda massacrante, mas todos hão de convir, como bem disseram os distintos comentaristas acima, a coisa já esteve bem ruim e nem por isso havia as infrações que existem agora.

    Acredito que deve haver um reforço de todos os segmentos sociais no sentido de alavancar os valores que se pensa obsoletos, os quais não se vê uma prática efetiva por parte desses menores. Não precisamos involuir mais, precisamos praticar a dignidade humana, esses meninos são nossos filhos também, vamos chamá-los à razão, para que possamos contar com pessoas respeitadoras dos próprios direitos no futuro. Dar a eles razão pelo mal que praticam é dar carteira de bandido e isso eles não merecem! Vamos optar pelo bom senso, não precisávamos mudar para pior!

  6. Não estou aqui para julgar,mas concordo com suas colocações, minha familia tb nunca teve recursos e somos muitos, mas nem por isto tivemos que tirar nada de ninguem, hoje nao somos ricos mas temos integridade e tudo o que temos foi com trabalho honesto. Na minha familia desde pequenos que trabalhamos, e isto nunca nos impediu de estudarmos e andarmos pelos caminhos do bem.

  7. VICTOR COSTA.
    O CRESCIMENTO DA VIOLENCIA NO MUNDO ESTÁ TOTALMENTE VINCULADA AS DROGAS LEGAIS E ILEGAIS, NÃO É A FALTA DA BOA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS QUE ESTÁ LEVANDO O JOVEM A CRIMINALIDADE, SE ASSIM FOSSE NÃO TERIAMOS JOVENS DE PAIS ABASTADOS QUE ESTUDAM EM ÓTIMOS COLÉGIOS, ENVOLVIDOS COM CRIMINALIDADE, OU JOVENS POBRES QUE ESTUDA NAS PESSIMAS ESCOLAS PÚBLICAS FICAR LONGE DESTA CRIMINALIDADE. JÁ DISSE E REPITO A QUESTÃO É A EDUCAÇÃO FAMILIAR, OS NOSSOS AVÓS JÁ DIZIA “A CASA DOS PAIS É A ESCOLA DOS FILHOS”. SE A EDUCAÇÃO CULTURAL FORMASSE CARATER, NÃO TERIAMOS, ADVOGADOS,JUIZES, PROMOTORES, MÉDICOS, DEPUTADOS, SENADORES, GOVERNADORES E ETC, ETC…, MARGINAIS, NO ENTANTO É O QUE MAIS SE VER NESTE MILENIO.

  8. Para o CIDADÃO:

    Concordo com vc quanto à educação familiar, mas vc não acha que a escola pode e deve funcionar como um complemento? Claro que se trata de apenas uma extensão do que se aprende dentro de casa, mas a meu ver um colégio público caindo aos pedaços, sem carteiras em número suficiente e com professores desmotivados dificilmente vai incentivar o jovem a trilhar por um caminho alternativo ao tradicional mundo do crime.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *