Tempo de leitura: < 1 minuto

Alguém, por favor, dê um mapa de Itabuna à médica Sônia Leal, que atua (para infelicidade de muitos!) como médica reguladora do Samu 192.

Por volta das 12h20min desta quarta, ela se pôs a duvidar onde começa e onde termina Itabuna em vez de buscar oferecer socorro a uma criança que acabava de sofrer acidente doméstico, com suspeita de fratura. “É Ilhéus”, berrava a médica. “Doutora, tenho certeza que é Itabuna”, insistia este blogueiro (a propósito, o local é vizinho à Churrascaria Los Pampas).

Cansados da discussão sem propósito da médica, familiares e este blogueiro, optamos por encerrar ligação e chamar um táxi. Minutos depois, a criança estava sendo bem atendida pelo médico Samuel Granja Pinto, no Hospital Manoel Novaes, além dos enfermeiros Adson e Claudemir e recepcionistas.

Tudo sob controle, ligamos para saber o nome da adorável médica. A atendente não informou o nome (e as razões são óbvias), mas repassou a ligação para a Sônia Leal, que se esquivou de se identificar (as gravações do Samu 192 poderão tirar quaisquer dúvidas!!!).

Sônia na linha, apenas agradeci pelo ótimo atendimento oferecido. Para a minha surpresa, ela veio com a mesma discussão (equivocadíssima!) sobre limites territoriais, o que seria revelador da sua grande sensibilidade.

Itabunense que sou, lamento o equívoco e a qualidade de atendimento oferecido pela doutora e fico a me perguntar sobre como ficam aqueles que não têm a quem recorrer numa hora dessas. Não é este Samu que queremos para Itabuna. E aí entendo melhor porque tantas reclamações sobre o serviço.

19 respostas

  1. Pra mim bandido bom é bandido morto. Ponto. Mas toda esta eficiencia tbm deveria ocorrer qdo um cidadão comum fosse alvo de toda esta violência do nosso dia-a-dia, e não somente qdo fato como este atingisse algum policial. Isto não implica q ele tambem não mereça atenção da polícia. Uma vez tive uma experiência e qdo fui pedir apoio da polícia sabe qual a resposta: “Vou lá nada. Tenho mulher e filho”. Quem tem por MISSÃO socorrer o cidadão foi omisso.

  2. Sera que quando um cidadão for atingido por
    um bandido eles vão agir rapido assim, não sou contra
    a ação da policia mais eles podem fazer muito pelo cidadão
    mais só faz quando mexe com um deles

  3. Sr. blogueiro, para informação da “doutora” Sonia Leal, o Samu
    tem uma parceria com as policias rodoviárias Federal e Estadual,para atender vitimas fora do perimetro urbano, ou seja nas rodovias. Portanto, não é admissivel que ela, ou qualquer outro plantonista se recuse atender chamado nessas áreas.

  4. SE FOSSE SÓ ESSA DRª SÔNIA SERIA BOM DEMAIS. TEM OUTRO IGUALZINHA QUE CHAMA-SE DRª LIVIA QUE SE DIZ DONA DO SAMU,AFINAL O SAMU DE ITABUNA TEM MUITO CACIQUE PRA POUCO ÍNDIO.KD O MINISTÉRIO PÚBLICO EOS NOSSOS REPRESENTANTES.
    GOSTARIA DE PARABÉNIZAR O CHEFE DO SAMU QUE DISSE DE BOM TOM QUE ERA AMIGO DO PREFEITO. NOSSA CIDADE RUMO AOS 100(anos )COMPROMISSO COM O POVO.

  5. EU OUVIR NA RÁDIO JORNAL DE ITABUNA,UMA RECLAMAÇÃO DA TAL DRª LIVIA.QUANDO A ATENDENTE PASSA PRA O MÉDICO DE PLANTÃO EU CREIO QUE ELES TEM RAIVA DA POPULAÇÃO POBRE,POIS, SAMU É TAMBÉM PRA RICOS DOUTORAS DONAS DO SAMU DE ITABUNA. O SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICIPIO FAZ DE CONTA TÁ DORMINDO E O PREFEITO NAMORANDO.SERÁ?

  6. ELES SÃO FUNCIONÁRIOS E TEM O DEVER DE SE IDENTIFICAR SIM PRA POPULAÇÃO, NINGUÉM É CACHORRO OU ELES ESTÃO COM MEDO DE QUÊ?
    ELES DO TIPO DE DOUTORAS -LIVIA E SÔNIA DEVERIAM ATENDER APENAS EM CONSULTÓRIOS PARTICULARES E DEIXAR O SAMU DE LADO , PORQUE SÃO IMPORTANTES DE MAIS PRA POPULAÇÃO QUE PAGA SEUS SALÁRIOS RIGOROSAMENTE EM DIA. ENTÃO CUMPRAM O JURAMENTO NO DIA DA FORMATURA .

  7. COM TUDO QUE ESTA SENDO EXPOSTO,DA PARA SE ENTENDER QUE SE O PACIENTE FOR DE ILHÉUS TEM QUE MORRER POR FALTA DE ATENDIMENTO: E O LADO HUMANO DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NO 192? SERÁ QUE SE FOR ALGUM PARENTE DE UM DOS MÉDICOS QUE TRABALHAM NO SAMU, ELES DEIXARIAM SEM ATENDIMENTO DA AMBULÂNCIA? ACORDA AZEVEDO, E BOTA ESSA SUA ¨ADMINISTRAÇÃO¨ PARA FUNCIONAR.

  8. Esta médica, Sonia leal, mais conhecida como sonia bocão é a protegida de Dr. Carlos Coelho e Alvinho.
    A população esta pagando com a propria vida por este incompetente!!!
    Sonia Leal não tem preparação nenhuma para atender urgência e emergência, ou melhora, atender a qualquer ser Humano.

  9. Cada povo tem o governo que escolhe…Espera se que nas próximas eleições, a população de Itabuna saiba escolher melhor quem vai administrar essa cidade.Todo dia, é denúncia em cima de denúncia… e pareçe que este povo não aprende.Já aconteçeu, e está aconteçendo de tudo nesta cidade, e Pareçe que será preciso Itabuna acabar de vez para esse povo aprender a votar.

  10. Nós, moradores de Itabuna devemos tomar o cuidado de não precisar do SAMU 5 cm além das fronteiras do município.

    Que vergonha !!
    Que falta de profissionalismo.
    Que falta de sensibildiade.
    Que falta de humanidade.
    Quanta incompetência.

  11. Infleizmente foi opovo que escolheu…tudo que está acontecendo é consequencia de uma escolha errada na hora do voto…todos sabiam que isto iria acontecer…AZEVEDO nao manda em nada, todos sabem disto..infelizmente teremos que amargar ainda 3 anos de sofrimento nas maos destes incompetentes e enquanto isto vidas se vao e eles enchendo os bolsos cada vez mais…ACORDA POVO!

  12. Dr Sonia Leal é de Coaraci/Ba,politica do tempo do coronelismo, amiga pessoal de ACM ,inclusive foram colegas de sala na UFBA no curso de medicina e infelizmente não tem capacidade para ser medica reguladora do SAMU,ela já esta ultrapassada, não faz cursos de reciclagem.
    Acredito que o SAMU seja orgão que as pessoas que trabalham sejam dinamicas.

  13. Muitas pessoas usam o samu como taxi.O samu é para casos urgentes e nao uma fratura simples que um taxi possa resolver.A DRA.Sonia nao é ginecologista? O que esta fazendo no samu?

    Da Redação: Justo, caso não saiba, uma pessoa pode ficar paraplégica se não for removida do local da forma adequada. Com muito esforço e apreensão, se conseguiu fazer o transporte da criança do local do acidente ao hospital. Cuidado para não confundir o senso de “justiça”, do que é justo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *