Tempo de leitura: 2 minutos

O ainda secretário Gustavo Lisboa e o prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, têm neste exato momento uma conversa decisiva. Em jogo, não está apenas a permanência do titular da educação no governo, mas a continuidade de um trabalho de cinco anos, que conta com a aprovação da maioria dos educadores.

Jovem (completou 33 anos há poucos dias), Lisboa conseguiu se impor pela qualidade de sua atuação.  Dialoga bem com esquerda e direita, além de ter imprimido uma marca: não aceita intervenções em sua área.

Sua exigência de autonomia foi posta à prova em momentos cruciais, como na campanha eleitoral de 2006, ainda no governo Fernando Gomes, quando o filho do prefeito, Marcos Gomes, tentou valer-se da Pasta da Educação em sua campanha para deputado estadual. Lisboa não permitiu.

MOTIVOS

Discreto, muito mais técnico do que político, o professor jamais comenta essas histórias, nem é dos que saem esperneando. Ele provavelmente não dirá em público, caso realmente vá embora do governo, que o motivo de sua decisão foram intervenções descabidas de um titular de outra pasta na sua secretaria. Há outras razões, como o não-atendimento da exigência de que a escolha dos diretores nas escolas municipais se dê por eleição direta.

A interlocutores próximos, Lisboa demonstrou não acreditar que o prefeito lhe daria a chance de executar seu projeto na Educação. Por isso, a “despedida” de ontem na abertura da Jornada Pedagógica. Pela mesma razão, o clima de velório na manhã de hoje na Secretaria, onde algumas funcionárias não conseguiam disfarçar os olhos vermelhos.

Oficialmente, a exoneração a pedido será decidida somente após a conversa com o prefeito. Extraoficialmente, ela é vista como favas contadas. Tanto que o jornalista Paulo Lima, assessor do vice-prefeito Antônio Vieira, foi à rádio Difusora, no início da tarde, e lamentou publicamente a perda de Lisboa.

Os comentários de Lima irritaram Azevedo, mas não por terem sido falsos. A razão é que o prefeito está cansado de ver a roupa suja do governo sendo lavada fora de casa. Mas até ele admite o desfalque de seu melhor secretário e, sobre o episódio, já teria  usado expressões conformadas, como a de que “ninguém é insubstituível”.

Em tese, o prefeito até estaria certo. Porém, ele não poderá esconder que a eventual exoneração de Gustavo Lisboa vai produzir uma lacuna difícil de ser suprida. Além disso, o episódio será revelador da absoluta e estranha dependência do prefeito com relação a outro secretário que, sem aparecer no cenário, manobra Azevedo como uma marionete.

22 respostas

  1. Por conta deste evento, os professores da rede municipal de educação estão se mobilizando e farão um protesto de repúdio ao comportamento submisso do então Prefeito, amanha as 8 horas todos de preto na porta da prefeitura, em sinal de luto pela situação caótica que o gestor se colocou!!!

  2. O prof. Gustavo é referencia em Itabuna, na bahia e no Brasil pelos programas e projetos implementados na Secretaria da Educação durante os 5 anos de trabalho.
    Sua contuda é ética e democratica, nunca antes vista em Itabuna. Há quanto tempo não se vê falar em greves entre os professores? Há quanto tempo não se vê falar em manifestações sobre salário? Quem já viu um gestor ser aclamado por professores de todos os partidos politicos?
    O professor Gustavo é sinal de unidade numa rede tão diversa e de pensamentos tão fortes.
    Ele consegue sucitar em nós o patriotismo, a inclusão, o sentimento de democracia, de compromisso com o trabalho e com o educando. Ser politizado mas não fazer politica no ambiente escolar. Ter uma rede moderna… enfim, qualidades ímpares numa só pessoa!

    A rede municipal da Educação não poderá perder este grande gestor…Ainda tem tempo…

  3. Jamais votaria no senhor Azevedo… Mas o problema maior é que ele não consegue se desvencilhar da herança macabra deixada por FG. Outro problema é a presença acintosa dos que querem se eternizar na Prefeitura. Eles canalizaram as verbas para seus ambientes privativos. De outra vez, aprendam a votar; mas não é nada, são quatro anos de desgoverno!

  4. O que mais está me deixando aflito é o silencio dos nossos professores, nunca tivemos um Secretário tão comprometido com a nossa realidade, competente, responsável e dedicado como GUSTAVO LISBOA, todos devem saber a força que temos, devemos mostrar a nossa insatisfação com a exoneração dele!
    Ele é o melhor que Itabuna tem e precisa, vamos todos juntos, fazer uma manifestaçao amanha na porta da prefeitura às 08:00 da manha na frente!

    conto com todos voces, porque foram todos nós que garantimos a eleiçao do CAPITÃO e nessa hora de perda para a nossa classe, ele tem que nos ouvir.

  5. A MAIORIA DOS PROFESSORES VOTARAM NO CONTINUISMO PARA MANTER GUSTAVO LISBOA NA PASTA DA EDUCAÇÃO, E AGORA DESCOBREM (O QUE EU JÁ SABIA) QUE AZEVEDO É SUBMISSO? AZEVEDO SEMPRE TEVE NA SUA FORMAÇÃO A SUBMISSÃO, POIS ELE É MILITAR E FAZ PARTE A OBIDIENCIA HIERAQUICA, MAS ALÉM DISSO ELE SEMPRE FOI SUBSERVIENTE, LENIENTE E OMISSO, PORTANTO SRS(A), DOCENTES VCS ESPERAVAM O QUE DESTE homem, QUE SEMPRE ESTEVE EM SITUAÇÃO (EU DIRIA POSIÇÃO) CAÓTICA (DE QUATRO) PARA FERNANDO CUMA MONTA-LO.

  6. Há meses que o professor Gustavo dá sinais de incoformismo com as contínuas intervenções sugeridas pelo prefeito Azevedo na pasta de Educação.

    Fico indignado com o comportamento omisso apresentado por Azevedo. Sempre o critiquei, mas inspirei confiança em seu mandato por ser filho de Itabuna e acreditar num futuro mais glorioso para minha cidade.

    Concordo com a decisão tomada por Gustavo, embora venha a ser uma perda inestimável para a educação local. Por mais uma vez, ele reitera seu caráter idôneo frente as bizarrives protagonizadas por essa gestão democrata de fantoches.

    “Cada cidade tem o prefeito que merece”

    Chora Itabuna… Adeusssss

  7. ô zorra, o comentário desse “CIDADÃO” é impublicável. O homem fica de quatro para FG montá-lo… Apesar de nossa certeza da subserviência do capitão, aí o cara forçou.

    Nossos nobres comentaristas precisam entender que os comentários podem ser fortes, contundentes, sarcásticos e inteligentes sem ser tão grosseiros.

  8. Zelão diz: – “Eles mandam”… “Ele obedece!”

    “Em terra em que todos são cegos, quem possuem visão de um olho só… É rei!”

    Não é nenhuma novidade, que o capitão eleito prefeito, sempre foi idolente e leniente em todos os cargos ou função pública que exerceu. Com essa carga “degenerativa” chegou ao cargo de “capitão prefeito”.

    Não se pode alegar desconhecimento do despreparo e até da apatia do capitão, para exercer o cargo (no seu caso, mais que um encargo) de prefeito. Assim, se justifica que muitos se apropriem do poder – uns por competência e inteligência e outros por mera esperteza.

    O “engalfinhamento” só aumenta: – De um lado os técnicos e do outro lado os espertos. Enquanto esse triste quadro acontece, o “capitão prefeito” inerte, a tudo assiste e agradece. Afinal, parece, que “usar a cabeça”, só mesmo para outros fins, que não seja; trabalhar e administrar Itabuna.

  9. O “prefeitcho” deveria indicar o Fernando Gomes para a Educação. O governo começaria a ter mais a cara do Azevedo. Cada dia que passa fica mais pobre essa gestão.

  10. Não precisava ser vidente pra saber que as manifestações de apoio ao Prof. Gustavo Lisboa seria frequentes neste Blog.

    Ao contrário do que a realidade apresenta, aqui tem comentários que mostram que a educação em Itabuna vai muito bem obrigado. Alguns exemplos: “Não se vê falar em greves entre os professores”, “naõ se vê falar em manifestações sobre salário”, “uma perda inestimável para a educação local”.

    Insisto. O jeito de bom sujeito do secretário esconde a fraca atuação na pasta. Mas, respeito as opiniões favoráveis ao professor Gustavo. Posso não concordar com nenhuma manisfestações favorável à gestão do secretário, mas, defenderei até à morte o direito de que quiser se manisfestar (Voltaire).

  11. Acima disseram que Gustavo é referência em itabuna,Bahia e Brasil, acredito que se confundiu com Profº Adeum este sim é referência nacionalmente!Saiu da Educação Estadual e foi para Brasília trabalhar no MEC. e pra melhor dizer foi que representou o MEC no Japão o mês passado

  12. Itabuna perdeu um exemplo de honestidade, integridade e competência e nos dias de hoje achar essas qualidades em uma pessoa é difícil e em um gestor publico e quase impossível.Meus sentimentos Itabuna!

  13. Zelão a Ailson: – Elementar meu caro!

    Se voce afirma que não precisava ser vidente, para saber que as manifestações pró Secretário da Educação Gustavo Lisboa, seriam feitas aqui nesse espaço, é o mesmo que afirmar, que contra fatos, não existem argumentos contrários que se sustente.

    É inegávelmente competente (dentro dos limites que lhe são impostos), que a atuação do professor Gustavo Lisboa, à frente da Secretaria de Educação do Município de Itabuna, é destaque no atual governo.

    Porém, não é de se admirar que a referida atuação na educação, seja vista como destoante, em um governo formado por “capitães e sargentões de pijama.”

  14. Até q enfim alguém sensato…muito bem Ailson, concordo c vc em genero,numero e grau…o q os professores n reclamam n é da competência do nobre secretário ,mas sim pela sua forma gelatinosa de agir….ja encontramos a cama pronta deixada pelo sec. Adeum sauer. Mas q se manifeste, fazer o que nè????

  15. JUCA, EU FALEI MONTAR NO SENTIDO DE CAVALGAR, AGORA SE A SUA MENTE SUJA INTERPRETOU NO SENTIDO SEXUAL DE ENRABAR OU PENETRAR A DECISÃO É SUA. QUANDO CRITICO O PREFEITO AZEVEDO, O FAÇO POR SUA FALTA DE PERSONALIDADE PROPRIA, E DE SE IMPOR COMO UM LEGITIMO EXECUTIVO CAPAZ DE ADMINISTRAR UMA CIDADE COMO ITABUNA. QUANTO A SUA MASCULINIDADE NENHUMA DÚVIDA, POIS TODO MUNDO NESTA CIDADE SABE QUE ELE É UM ÓTIMO REPRODUTOR.

  16. Engraçado como em Educação mudam a história a todo momento sem a mímima preucupação com o contexto,com as pessoas,com as crianças,com as escolas…É INCONFORMÁVEL!Em nenhum momento da nossa história de Educação na cidade de Itabuna,tivemos um gestor que defenda a “BANDEIRA DA EDUCAÇÃO”,que ao longo destes anos tem conseguido unir até mesmo forças contrárias,operacionalizar as escolas,oferecer formação continuada aos educadores,oportunizar que muitos educadores concluam suas graduações e pos graduações,que se tenha nas escolas verbas para complementação da merenda escolar,conselhos escolares e principalmente autonomia para gerir seus recursos e investimentos.Nunca houve tanto incentivo a produção de alunos e educadores com premiações e participações em eventos e concursos…Como acabar,apagar,virar a página de toda uma história…Sei que ninguém é insubstituível,porém acredito que a provável saída do MELHOR SECRETARIO DE EDUCAÇÃO, que a nossa cidade já teve causará danos inreparáveis e a não conclusão de um projeto libertador de educação,onde existe a ética,a diplomacia,o afeto, a solidariedade…A nossa sociedade estar a espera de respostas!!!

  17. AZEVEDO, NÃO VOTEI EM VC! ESTAVA ATÉ COMEÇANDO A ACREDITAR QUE VC QUERIA CONQUISTAR UM ESPAÇO COMO FORÇA POLITICA EM ITABUNA, MAS SINCERAMENTE, PERDER GUSTAVO LISBOA, A UNICA HERANÇA BOA QUE O FAMIGERADO CUMA DEIXOU PARA VC É “dar um tiro no pé” QUAL A CARTA QUE BURGOS TEM NA MANGA PARA LHE ESCRAVIZAR DESSE JEITO? SE LIBERTA AZEVEDO!!!!!!!!

  18. Caros leitores,

    Gostaria de expressar meus sinceros sentimentos de tristeza e vazio pela provavel saida do professor Gustavo.Será muito dificil a partir de agora dá proseguimento a um trabalho quando não se acredita no governo( e as razões que estão sendo divulgadas são serias o suficiente). O professor Gustavo levava os educadores e comunidade escolar a confiar que o melhor estava sendo conquistado. E agora sr. Nilton Azevedo? segure a batata quente, pois seja quem for que pretenda colocar, reze a Deus para ser tanto quanto o antecessor, pois não aceitamos mas uma politica de educação pautada no autoritarismo, incompetencia,barganha e corrupção.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *