Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Lula e a ministra e pré-candidata Dilma Roussef são as estrelas do comercial de 30 anos do PT que está desde o início desta noite no ar em emissoras de televisão. Trata-se de inserções gratuitas asseguradas a todos os partidos. Hoje, houve uma overdose de um filme de 1 minuto, contando as mudanças brasileiras em três décadas de história.

O comercial vai ao ar no momento em que a ministra da Casa Civil mais se aproxima do líder nas pesquisas à presidência da República, José Serra (PSDB), e quando Dilma se torna alvo de uma estratégia do ex-presidente FHC: fuzilar a petista pré-candidata.

FHC saiu do governo em 2002 com baixo índice de aprovação popular e agora sai em defesa do seu capital e, timidamente, de José Serra. Do outro lado, o presidente de maior popularidade da história brasileira aparece ao lado da sua candidata, Dilma Roussef.

“Eu Sou PT, a Dilma é PT, todos nós somos PT. E você?” é a frase-chamamento de Lula. Na verdade, uma apresentação da ministra feita pelo seu maior defensor. E Dilma, na mesma toada: “Venha com a gente, vamos continuar mudando o Brasil”. Quais os reflexos deste comercial comemorativo dos 30 anos do PT? Só as novas pesquisas dirão.

Confira o vídeo, abaixo.

41 respostas

  1. Tem como consertar: Basta Azevedo mandar embora Carlos Burgos e tudo volta ao normal.
    O problema é que Fernando Gomes vai ficar aborrecido por Azevedo desrespeitar uma ordem dele. Afinal o Prefeito de fato ainda é Fernando e Azevedo continua o capacho.

    Pobre Itabuna!!!!!

  2. Veja o que diz o jurista Ives Gandha da Silva, e depois, tire as suas conclusões:

    Discriminação imposta pela lei e autoridades
    por Ives Gandra da Silva Martins, no site Juristas

    Reza o inc. IV do art. 3º da C.F. que: “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: … IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

    Hoje, tenho eu a impressão de que o “cidadão comum e branco” é agressivamente discriminado pelas autoridades e pela legislação infraconstitucional, a favor de outros cidadãos, desde que sejam índios, afro-descendentes, homossexuais ou se auto-declarem pertencentes a minorias submetidas a possíveis preconceitos.

    Assim é que, se um branco, um índio ou um afro-descendente tiverem a mesma nota em um vestibular, pouco acima da linha de corte para ingresso nas Universidades e as vagas forem limitadas, o branco será excluído, de imediato, a favor de um deles. Em igualdade de condições, o branco é um cidadão inferior e deve ser discriminado, apesar da Lei Maior.

    Os índios, que pela Constituição (art. 231) só deveriam ter direito às terras que ocupassem em 5 de outubro de 1988, por lei infraconstitucional passaram a ter direito a terras que ocuparam no passado. Menos de meio milhão de índios brasileiros – não contando os argentinos, bolivianos, paraguaios, uruguaios que pretendem ser beneficiados também – passaram a ser donos de 15% do território nacional, enquanto os outros 183 milhões de habitantes dispõem apenas de 85% dele. Nesta exegese equivocada da Lei Suprema, todos os brasileiros não índios foram discriminados.

    Aos “quilombolas”, que deveriam ser apenas os descendentes dos participantes de quilombos, e não os afro-descendentes, em geral, que vivem em torno daquelas antigas comunidades, tem sido destinada, também, parcela de território consideravelmente maior do que a Constituição permite (art. 68 ADCT), em clara discriminação ao cidadão que não se enquadra nesse conceito.

    Os homossexuais obtiveram, do Presidente Lula e da Ministra Dilma Roussef, o direito de ter um congresso financiado por dinheiro público, para realçar as suas tendências, algo que um cidadão comum jamais conseguiria.

    Os invasores de terras, que violentam, diariamente, a Constituição, vão passar a ter aposentadoria, num reconhecimento explícito de que o governo considera, mais que legítima, meritória a conduta consistente em agredir o direito. Trata-se de clara discriminação em relação ao cidadão comum, desempregado, que não tem este “privilégio”, porque cumpre a lei.

    Desertores e assassinos, que, no passado, participaram da guerrilha, garantem a seus descendentes polpudas indenizações, pagas pelos contribuintes brasileiros. Está, hoje, em torno de 4 bilhões de reais o que é retirado dos pagadores de tributos para “ressarcir” àqueles que resolveram pegar em armas contra o governo militar ou se disseram perseguidos.

    E são tantas as discriminações, que é de se perguntar: de que vale o inciso IV do art. 3º da Lei Suprema?

    Como modesto advogado, cidadão comum e branco, sinto-me discriminado e cada vez com menos espaço, nesta terra de castas e privilégios.

    Assino embaixo.

  3. Agora sim Dilma vai bombar,com a propaganda de omtem em rede nacional onde todo o Brasil viu com certeza Dilma vai subir mais ainda nas pesquisas,como diz os antigos agora o jogo começou e com certeza que o braço do barbudo tem peso e vai levar a primeira mulher na historia desse pais ser presidenta,como a nação colocou um operário como presidente e diga se passagem foi o melhor presidente que o Brasil ja tevi.Valeu Lula,Valeu Dilma e prabéns PT pelos 30 anos e eu tb sou Pt,sou Dilma e sou Wagner denovo.

  4. “Mudam-se as coleiras mas os cachorros continuam os mesmos” esta frase pronta apesar de aparentar muiiiito antiga se torna cada vez mais moderna no Brasil quando é inclusa no contexto político.
    Não podemos negar algumas evoluções de ambito social no país mas a caixa preta que é este governo do PT me deixa assustado só Deus sabe o que tem por debaixo daquele angú.E usar o dinheiro do governo para promover Dilma é prova que o PT só tem de diferente do PSDB uma coisa o cara que falta um dedo, é uma vergonha.
    Que Deus tenha piedade de nós, e nas proximas eleições saibamos realmente o que fazer, isso se existir alguem que não queira apenas uma “teta”.

  5. INFELIZMENTE EU FUI PT!
    SO UMA COISA NÃO ME FAZ ARREPENDIMENTO:O VOTO EM JAQUE WAGNER!
    DE RESTO A MINHA DECEPIÇÃO É TOTAL.
    A POLITICA EXTERNA DE LULA É NOJENTA E A FORMA COM QUE O PARTIDO DEFENDEU OS MENSALEIROS FOI VERGONHOSA.
    HOUVE MENSALÃO NO DEM E O ARRUDA FOI EXPULSO DO PARTIDO(NÃO QUE O DEMOCRATA SEJA EXEMPLO DE PARTIDO),PORQUE O PT NÃO FEZ O MESMO?
    DEFENDEU SARNEY,RENAM E ATE COLLOR COM UNHAS E DENTES,FEZ PARCERIAS ATE COM “JUDAS” E PIOR,SE ALINHOU COM GOVERNOS AUTORITARIOS A EX:IRÃ E VENEZUELA.
    FINANCIA AS INVASÕES E PROMOVE INSEGURANÇA NO CAMPO E A PIOR PARTE,DIFERENCIA BRASILEIROS DE BRASILEIROS.
    EU ERA PT PORQUE JA TINHA VISTO OS OUTROS PARTIDOS NO PODER E AGORA NÃO SOU MAIS PORQUE VI O PT NO PODER!!!

  6. Interessante como Lula é um governo continuista: Falava mal do Real e hoje é o seu plano econômico; Chamava os prgramas sociais de FHC – auxílio gás, auxílio educação, auxílio gás – de programas assistencialistas e que ele, no seu governo, “não daria o peixe e sim a vaa para pescar. Hoje juntou todos os projetos assistencialistas e criou o Bolsa Família por questões eleitoreiras; Diz ter sido prejo e hoje defende o Programa Nacional de Direitos Humanos que pretende “monitorar a imprensa”; Pegava no pé do governo Sarnei – que criou quatro moedas pra controlar a inflação sem obter êxito – e hoje o dfende das suas “falcatruas”; Era um dos lideres dos “caras-pintadas” que ajuaram a caçar o “caçador de maracujá”(frase criada por Lula) Colo de melo e hoje são parceiros…e por aí vai!

    A idologia do PT é essa?!

  7. A única coisa que o Lula fez neste país foi auto promover. A pobreza, fome, saúde, educação, seguranca pública e a falta de habitação, ainda é uma realidade neste país. Continuem sendo PT e Lula, você estar empregado, tem saúde pública de qualidade, educação de primeiro mundo, casa própria dada pelo governo e segurança pública que é uma maravilha, pra que mudar, afinal a quadrilha do mensalão esta voltando para ajudar a Dilma governar e tornar o sonho de vocês em um novo pesadelo.

  8. eu sou PT………
    Não sou desses que preferem ficar com os que atrasou o Brasil so por causa de partido politico sou PT……..
    DILMA 2010….É 13 É 13 É 13

  9. Eu voto no Lula, na Dilma e nos outros petistas (Zé Dirceu, Marcos Valério, Roberto Jerferson, Daniel Dantas, Delúbio Soares, Genoíno, Palloci, Michel Temer, Renan Calheiros, Collor de Melo, Silvio Lander Rover Pereira, Luiz Gushinken, Duda Mendonça, Valdemar da Costa Neto, Severino Cavalcante etc. Voto também por essa relação abaixo: 1) Greenhalg, caso Celso Daniel, caso Lubeca, indenizações milionárias (OUTUBRO/1989)
    2) Jacó Bittar e o superfaturamento do aterro sanitário de Campinas/SP (1991)
    3) Romero Jucá (MARÇO/2000)
    4) Marta e o esquema do lixo em São Paulo (FEVEREIRO/2001)
    5) Toninho de Campinas (SETEMBRO/2001)
    6) Caso Celso Daniel, com morte de 6 testemunhas (JANEIRO/2002)
    7) Esquema dos ônibus (JANEIRO/2002)
    8) Compra do PL e José Alencar por 10 milhões no quarto ao lado do Lula (JUNHO/2002)
    9) FAT (AGOSTO/2002)
    10) Luiz Gonzaga da Silva (Gegê), acusado de homicídio (AGOSTO/2002)
    11) Propina de Taiwan para a campanha do Lula (2002)
    12) Fundos exclusivos e Márcio Sereno (2002)
    13) Ministro da Ciência e Tecnologia defende a construção da bomba atômica(JAN/2003)
    14) Pontos principais das reformas do governo Lula (FEVEREIRO/2003)
    15) Cortes no Orçamento atingem saúde, educação e reforma agrária (FEVEREIRO/2003)
    16) Passeio da cadelinha Michelle em carro oficial (MARÇO/2003)
    17) Programa Fome Zero, em 90 dias, utilizou R$ 42 milhões dos cofres públicos
    (ABR/2003)
    18) Esquemas da prefeitura de Guarulhos (MAIO/2003)
    19) José Dirceu utiliza avião da FAB para campanha política em Cruzeiro do Oeste (JUNHO/2003)
    20) Baltazar (armas RJ) (JUNHO/2003)
    21) Márcio Thomaz Bastos utiliza helicóptero da PF para favores pessoais (JULHO/2003)
    22) Anderson Adauto escândalo do DNIT (JULHO/2003)
    23) PM na Câmara dos Deputados (JULHO/2003)
    24) Jacques Wagner – Irregularidades no Ministério do Trabalho (JULHO/2003)
    25) Compras do Palácio do Planalto I (AGOSTO/2003)
    26) Passeio da Benedita da Silva em Buenos Aires (SETEMBRO/2003)
    27) Agnelo Queiroz, Ministro dos Esportes (OUTUBRO/2003)
    28) outdoors da Ideli Salvatti em SC (OUTUBRO/2003)
    29) Miguel Rosseto ministro da Reforma Agrária e INCRA (OUTUBRO/2003)
    30) José Eduardo Dutra (NOVEMBRO/2003)
    31) Compras do Palácio do Planalto II (NOVEMBRO/2003)
    32) Flamarion Portela, governador de Rondônia, preso (NOVEMBRO/2003)
    33) Suspensão dos benefícios dos velhinhos acima de 80 pelo Berzoini (NOVEMBRO/2003)
    34) AEROLULA Avião presidencial (NOVEMBRO/2003)
    35) NOROSPAR (DEZEMBRO/2003)
    36) Uso indevido da CIDE dos combustíveis (DEZEMBRO/2003)
    37) Luís Favre, aliás Felipe Belisario (FEVEREIRO/2004)
    38) Waldomiro Diniz (FEVEREIRO/2004)
    39) José Dirceu (FEVEREIRO/2004)
    40) Antônio Palocci I (FEVEREIRO/2004)
    41) Esquema do Bingo (FEVEREIRO/2004)
    42) Olívio Dutra e o Bingo/Bicho no RS (FEVEREIRO/2004)
    43) Governo Lula barra a “CPI dos Bingos” no Congresso (FEVEREIRO/2004)
    44) Governo barra a “CPI de Santo André” (MARÇO/2004)
    45) Mário Haag, ex-diretor da Caixa Econômica Federal (ABRIL/2004)
    46) Estrela no Planalto (ABRIL/2004)
    47) ONG Ágora (MAIO/2004)
    48) Compras do Palácio do Planalto III (MAIO/2004)
    49) Bebedeiras do presidente (MAIO/2004)
    50) Henrique Meirelles (JULHO/2004)
    51) Luiz Augusto Candiota (JULHO/2004)
    52) Cássio Caseb (JULHO/2004)
    53) Caso Kroll (JULHO/2004)
    54) Citibank (JULHO/2004)
    55) Lula vai ao Gabão (AGOSTO/2004)
    56) 62) acordo com o Maluf (AGOSTO/2004)
    57) Proposta de Conselho Federal de Jornalismo (AGOSTO/2004)
    58) Viagem de Stédile paga com dinheiro público (AGOSTO/2004)
    59) Incra paga viagem área de sem terra (AGOSTO/2004)
    60) Caixa 2 de Tocantins e Márcia Barbosa (SETEMBRO/2004)
    61) João Henrique Pimentel (PT) (SETEMBRO/2004)
    62) Compra de apoio do PTB (SETEMBRO/2004)
    63) Antônio Celso Cipriani (SETEMBRO/2004)
    64) Caso dos vampiros da saúde Humberto Costa (SETEMBRO/2004)
    65) Ministros usam assessores em campanhas eleitorais (SETEMBRO/2004).
    66) LEÃO & LEÃO (SETEMBRO/2004)
    67) Duda Mendonça I (OUTUBRO/2004)
    68) Flamarion Portela (PT) OUTUBRO/2004
    69) Bolsa família completa um ano de lançamento quebrando um recorde (OUTUBRO/2004)
    70) Lula condenado (OUTUBRO/2004)
    71) Esquema do lixo em prefeituras do PT (OUTUBRO/2004)
    72) Dinheiro do BNDES para O Globo (OUTUBRO/2004)
    73) Roberto Teixeira e a casa do presidente (NOVEMBRO/2004)
    74) Pororoca (NOVEMBRO/2004)
    75) David Messer (NOVEMBRO/2004)
    76) Cartões de crédito corporativos da presidência (NOVEMBRO/2004)
    77) O projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras petistas (NOVEMBRO/2004)
    78) José Mentor e o abafa da CPI do Banestado (DEZEMBRO/2004)
    79) Blindagem do Meirelles (DEZEMBRO/2004)
    80) Passeio de Boeing dos filhos do Lula (JANEIRO/2005)
    81) Firma do Lulinha (JANEIRO/2005)
    82) Jacó Bittar e Lulinha (JANEIRO/2005)
    83) FARC (MARÇO/2005)
    84) Morte por fome dos indiozinhos de Dourados/MS (MARÇO/2005)
    85) intervenção ilegal na Saúde do RJ (MARÇO/2005)
    86) Correios (MAIO/2005)
    87) Mensalão (JUNHO/2005)
    88) Marcos Valério (JUNHO/2005)
    89) IRB (JUNHO/2005)
    90) Furnas (JULHO/2005)
    91) Miro Teixeira (JUNHO/2005)
    92) Corrupção no Ibama (JUNHO/2005)
    93) Hugo Werle e a madeira do MT (JUNHO/2005)
    94) Américo Proietti da Skymaster (JUNHO/2005)
    95) Delúbio Soares (JULHO/2005)
    96) Sede do PT, na Paulista – 20 milhões (JUNHO/2005)
    97) Madeireiras do Pará e a Senadora Ana Júlia (JUNHO/2005)
    98) Silvinho e o Land Rover (JULHO/2005)
    99) Gushiken (JULHO/2005)
    100) BMG e o crédito consignado (JULHO/2005)
    101) Cueca dos dólares e João Adalberto (JULHO/2005)
    102) INSS e FIRJAN (JULHO/2005)
    103) Marcelo Correia de Aguiar (JULHO/2005)
    104) Mauro Marcelo de Lima e Silva (JULHO/2005)
    105) Ivan Guimarães e o Banco Popular (JULHO/2005)
    106) Genoíno (JULHO/2005)
    107) Henrique Pizzolato (JULHO/2005)
    108) Delúbio, funcionário fantasma (JULHO/2005)
    109) Abong – Assoc. Brasil. de ONG’s recebe 500 mil de MV (JULHO/2005)
    110) Henrique Pizzolato (JULHO/2005)
    111) Professor Luizinho e o Cohiba nas festas do Gran Bittar (JULHO/2005)
    112) Superfaturamento GDK – Petrobrás – Silvio (JULHO/2005)
    113) Antônio Palocci 2 (AGOSTO/2005)
    114) PORTUGAL TELECOM (AGOSTO/2005)
    115) Toninho da Barcelona (AGOSTO/2005)
    116) Fundos de pensão (AGOSTO/2005)
    117) Buratti (AGOSTO/2005)
    118) Gilberto Carvalho (AGOSTO/2005)
    119) Daniel Dantas (AGOSTO/2005)
    120) Osasco (AGOSTO/2005)
    121) Marcus Flora (AGOSTO/2005)
    122) Paulo Okamoto e Sebrae (AGOSTO/2005)
    123) Foro de São Paulo (AGOSTO/2005)
    124) Jeany Mary Corner (AGOSTO/2005)
    125) Trevisan (AGOSTO/2005)
    126) Duda Mendonça II – contas, mensalão (AGOSTO/2005)
    127) Ciro Gomes e seu secretário Marcio Lacerda (AGOSTO/2005)
    128) Fabiana de Castro e fundos exclusivos (AGOSTO/2005)
    129) Casa da Moeda e seu presidente (AGOSTO/2005)
    130) Glenio Guedes, procurador da Fazenda Nacional (AGOSTO/2005)
    131) Adhemar Palocci (AGOSTO/2005)
    132) Compra do apê da ex-esposa do Dirceu (AGOSTO/2005)
    133) Luís Favre, aliás Felipe Belisario, contas no Caribe, esquema da Martaxa, emprego do Duda (AGOSTO/2005)
    134) Paulo Pimenta e o seu dossiê fajuto (AGOSTO/2005)
    135) Grana ilegal para o MST, UNE, UBES (AGOSTO/2005)
    136) Itelvino Pisoni, presidente do PDT/TO (SETEMBRO/2005)
    137) Interbrazil (SETEMBRO/2005)
    138) Farra com o fundo partidário (SETEMBRO/2005)
    139) Juscelino Dourado (SETEMBRO/2005)
    140) Severino (SETEMBRO/2005)
    141) Roberto Marques, amigo do Zé Dirceu (SETEMBRO/2005)
    142) Duda Mendonça III – lança perfumes (SETEMBRO/2005)
    143) medalha Rio Branco para o Severino (SETEMBRO/2005)
    144) Najun Turner (SETEMBRO/2005)
    145) Perdão da multa da Coca Cola pelo PT/SP
    146) dinheiro para a transoceânica no Peru e corte de verbas do Rodoanel de SP (SETEMBRO/2005)
    147) Superfaturamento de contratos de patrocínio do esporte pelo BB (SETEMBRO/2005)
    148) Nanomensalinho compra de votos no 1.º turno da eleição para presidente do PT (SETEMBRO/2005)
    149) Corretora Bônus-Banval, Naji Nahas, Portugal Telecom, caixa 2 do PT (SETEMBRO/2005)
    150) Os 300.000 dos advogados do Delúbio e os honorários do Aristides Junqueira (SETEMBRO/2005)
    151) Mauro Dutra
    152) Reforma do apê do Gilberto Gil
    153) Plataformas, gás natural da Petrobrás
    154) Aloisio Mecadante e o caixa 2
    155) Festa com dinheiro público para comemorar a expulsão da Heloisa Helena
    156) curral eleitoral e uso da máquina partidária em favor da candidatura do Campo Majoritário (SETEMBRO/2005)
    157)Governo Lula cria 34 estatais em 33 meses (SETEMBRO/2005)
    158) Orla do Rio Vermelho foi cercada com grades, na festa de Iemanjá, porque o Lula estava lá (SETEMBRO/2005)
    159) Alexandre Cesar, derrotado à Prefeitura de Cuiabá em 2004, operou com caixa 2 (SETEMBRO/2005)
    160) Nelma Cunha e os dólares do PT em Santo André (SETEMBRO/2005)
    161) Diebold Procomp, Rui Barquette dos Santos e o contrato com a CEF (SETEMBRO/2005) 162) Intervenção anti-constitucional do Lula na Câmara de Deputados para conseguir votos para seu candidato à presidência da casa (SETEMBRO/2005)
    163) Darci Rocha, conselheiro da Refer (fundo de pensão dos ferroviários), denunciou uma tentativa de desvio de R$ 19 milhões da entidade para financiar campanhas petistas (SETEMBRO/2005).
    164) Caixa 2 do PT do Paraná, deputado Paulo Bernardo e a denúncia de Soraya Garcia (SETEMBRO/2005
    165) Rogério Tolentino, José Mentor e o Valerioduto (SETEMBRO/2005)
    166) Donizete Rosa, o ex-gerente-financeiro da gráfica Villimpress, Luciano Maglia, máfia do lixo de Ribeirão
    167) Ideli Salvatti traz o caso da corrupção do futebol para a CPI dos Bingos para blindar o Ademar Palocci
    168) José Eduardo Dutra – violação do painel eletrônico do Senado.
    Vou parar por aqui!!!!!!

  10. As qualidades do governo Lula cobre todos os defeitos que seu governo teve.

    Graças a Deus que temos um governo do PTtransformando este país.

    2010 é Dilma lá!!!!!!!!!!!!!

  11. Deu na Agência Brasil:
    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/02/11/era-lula-foi-a-melhor-fase-da-economia-brasileira-dos-ultimos-30-anos-diz-fgv.jhtm

    11/02/2010 – 17h50
    ‘Era Lula’ foi a melhor fase da economia brasileira dos últimos 30 anos, diz FGV
    Da Agência Brasil

    O período de junho de 2003 a julho de 2008 foi a fase de maior expansão para a economia brasileira das últimas três décadas, indica estudo divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesses cinco anos, a indústria se expandiu, as vendas do comércio registraram alta e a geração de emprego e renda cresceram.

    A análise foi realizada pelo Comitê de Datação de Ciclos Econômicos, coordenado pelo ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, e teve participação de mais seis economistas.

    Segundo o estudo, que considerou dados a partir de 1980, o bom desempenho da economia começou seis meses após a posse do presidente Lula e se prolongou por 61 meses. O segundo melhor período foi entre fevereiro de 1987 e outubro de 1988, na gestão do ex-presidente José Sarney.

  12. Eu voto no PT! Sempre votei no Lula e se Deus permitir votarei na em Dilma, nossa futura Presidente!!!

    Reproduzo abaixo post publicado no blog Conversa Afiada do jornalista Paulo Henrique Amorim, quem quiser acessar vai aí o endereço: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=27022

    Lula dá de 10 a 0 em FHC

    11/fevereiro/2010 8:10

    Como o PiG(*) está muito aflito e começou a acreditar nos números que o FHC colheu numa cerimônia de voodoo, o Conversa Afiada republica singela tabelinha que compara os anos cinzentos de um com os anos ensolarados de outro:

    Dados atualizados:

    Governos Lula X FHC!!

    1) Juros Nominais (Taxa Selic):
    FHC (2002): 25% ao ano;
    Lula (2008): 8,75% ao ano;

    2) Inflação (IPCA):
    FHC – 12,5% (2002);
    Lula – 4,3% (2009);

    3) Transações Correntes:
    FHC – Déficit de US$ 186,5 Bilhões (1995-2002);
    Lula – Superávit de US$ 44 Bilhões (2003-2007);

    4) Exportações:
    FHC – US$ 60 Bilhões (2002; crescimento de 39% em 8 anos);
    Lula – US$ 153 Bilhões (2009; crescimento de 155% em 7 anos));

    5) Crescimento Econômico:
    FHC – 2,3% ao ano (1995-2002);
    Lula – 5,3% ao ano (2004-2008);

    6) Empregos Formais:
    FHC – 1.700.000 (1995-2002);
    Lula – 9.700.000 (2003-2009);

    7) Balança Comercial:
    FHC – Déficit de US$ 8,7 Bilhões (1995-2002);
    Lula – Superávit de US$ 237 Bilhões (2003-2009);

    8 Taxa de Desemprego:
    FHC – 10,5% (Dezembro de 2002);
    Lula – 6,8% (Dezembro de 2009);

    9) Risco-País:
    FHC – 1550 pontos (Dezembro de 2002);
    Lula – 220 pontos (Janeiro de 2010);

    10) Reservas Internacionais Líquidas:
    FHC – US$ 16 Bilhões (Dezembro de 2002):
    Lula – US$ 241 Bilhões (Janeiro de 2010);

    11) Relação Dívida/PIB:
    FHC – 51,3% do PIB (Dezembro de 2002);
    Lula – 43% do PIB (Novembro de 2009);

    12) Déficit Público Nominal (inclui despesas com juros):
    FHC – 4% do PIB (2002):
    Lula – 2% do PIB (2008);

    13) Dívida Externa:
    FHC – US$ 210 Bilhões (Dezembro de 2002) – 45% do PIB:
    Lula – US$ 205 Bilhões (Janeiro de 2008) – Negativa em US$36 Bilhões;

    14) Salário Mínimo em US$:
    FHC – US$ 56 (Dezembro de 2002);
    Lula – US$ 275 (Janeiro de 2010).

    15) Inflação Acumulada (IPCA):
    FHC – 100,6% (1995-2002);
    Lula – 45% (2003-2009);

    16) Pronaf:
    FHC – R$ 2,5 Bilhões (2002);
    Lula – R$ 15 Bilhões (2010);

    17) ProUni:
    FHC – Não existia;
    Lula – 470 mil estudantes beneficiados;

    18) PIB (em US$):
    FHC – US$ 459 Bilhões (2002):
    Lula – US$ 1,8 Trilhão (2009):

    19) Produção de automóveis:
    FHC – 1.791.000 (2002);
    Lula – 3.130.000 (2009; crescimento de 74,8%);

    20) Produção de máquinas agrícolas:
    FHC – 52000 (2002):
    Lula – 65000 (2007; crescimento de 25%);

    21) Vendas de automóveis zero KM:
    FHC – 1.465.000 (2002);
    Lula – 3.140.000 (2009; crescimento de 114%);

    22) Pagamento de juros da Dívida Externa em % das Exportações anuais:
    FHC – 20,3% (2002);
    Lula – 10,1% (2009);

    23) Renda Per Capita:
    FHC – US$ 2859 (2002);
    Lula – US$ 9.300 (2009).

    24) Coeficiente de Gini (Indica a Distribuição da Renda do Trabalho; quando mais próximo de 0 menor é a concentração da renda):

    FHC – redução de 0,602 (1993) para 0,593 (2002);
    Lula – redução de 0,593 (2002) para 0,544 (2008).

    25) Indice de Pobreza:
    FHC – 38,6% (1995); 38,2% (2002) – queda de 0,6 p.p.;
    Lula – 38,2% (2002); 25,3 (2008) – queda de 12,9 p.p..

    26) Gastos Sociais Públicos (% do PIB):
    FHC – 19,2% (1995);
    Lula – 21,9 (2005).

    27) Pobreza Extrema (fonte: IPEA)
    FHC – De 17,3% (1995) caiu para 16,5% (2002) (queda de 0,8 p.p.);
    Lula – De 16,5% em 2002 caiu para 8,8% (2008) (queda de 7,7 p.p.).

    28) Renda per capita mensal dos 10% mais pobres:
    2001 – R$ 34
    2008 – R$ 58 (crescimento de 70,6%);

    29) Renda per capita mensal dos 10% mais ricos:

    2001 – R$ 2316
    2008 – R$ 2566 (crescimento 10,8%).
    Obs: Assim, entre 2001 e 2008, a renda dos mais pobres cresceu 6,5 vezes mais do que a renda dos mais ricos.

    Fontes: Banco Central, IBGE, IPEA.

    ************************************

    sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
    Por que o PSDB não faz um programa comparando FHC com Lula?

    Vou lançar aqui no Blog um desafio aos Tucanos de todo o País. Que tal o PSDB fazer um programa político, e mostrar em todas as emissoras de rádio e Televisão deste pais, comparando os 8 (oito) anos de Fernando Henrique Cardoso e 8 (oito) anos de Lula.

    Vou tentar ajudar. Para isso basta que os Tucanos informem em números alguns pequenos dados:

    – Quantas Universidades foram construídas por FHC e por Lula?

    – Quantos Centros Tecnológicos?

    – Quantos Km foram feitos na Ferrovia Norte e Sul?

    – Quantos concursos públicos foram realizados?

    – Qual a valorização do salário mínimo no período?

    – Quantos empregos foram criados?

    – Quanto foi o aumento de salário real dado aos funcionários públicos e aposentados no período?

    – Quantos Km de saneamento básico foi feito?

    – Quantos alunos entre 17 e 24 anos cursavam Universidades?

    – Quantas casas foram construídas no período para o povo?

    – Quantas famílias foram beneficiadas com o Bolsa Família ou similares?

    – Quantos % do PIB foram gastos na Educação Básica e na Saúde.

    (*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

    Fontes: IBGE, IBGE/Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar – desde 1994); ANEEL; Bovespa; CNI; CIESP; Ministérios Federais e Agências Reg.; SUS; CES/FGV; jornais FSP, O Globo e O Estado;
    Poderia colocar aqui outros indicadores, mas acho esses básicos para serem respondidos. Agora vamos lá, quem for Tucano ou simpatizante não me ofenda, simplesmente responda as questões acima.

  13. Todos os apaixonados pelo pt, além de alienados, jabazeiros e pelegos, não consegue enxergar uma virgula a sua frente. Acho muito feio os talibãs do pt dizerem um monte de abobrinhas, só para garantir uma boquinha. Quem conhece a forma de governar dos outros ex-presidentes, sabe muito bem que o PT infernizou, tramou, trapaceou e boicotou todos os projetos que seriam para o beneficio do povo. Um deles foi e é justamente o carro chefe do governo petista, a bolsa (esmola) família. Outro projeto boicotado foi à venda das estatais, que se ainda ai estivesse, estaria servindo (Petrobrás – Correios – BNDS, etc) como cabide de emprego para os pelegos e sanguessugas do pt. Os banqueiros e os especuladores estão rindo a toa e a esmo, nunca ganharam tanto dinheiro nesse país, governado por um analfabeto sorrateiro e mafioso. Agora, querer comparar esse ou aquele governo, não seria mais lógico, racional e sábio comparar quem é menos corrupto, ladrão, quadrilheiro, asqueroso, sorrateiro, pústula, mentiroso, safado, moleque, despreparado, desqualificado e inimigo do Brasil. A Amazônia está sendo invadida a todo instantes. Cotas disso e daquilo estão sendo criadas ao interesses eleitoreiros e de inescrupulosos. Vamos torcer pelo Brasil e por aqueles que amam a nossa nação. Se não…,!?

  14. Zelão diz: – Eu sou…Eu!

    Mesmo sendo um admirador do Presidente Lula, não dou a ele o direito de me impor “até um poste.”

    Quero lembrar ao insigne presidente, que a democracia que ele, eu e todos os brasileiros ajudaram a construir, não traz nos seus postulados a obdiência cega e burra as vaidades daqueles que elegemos.

    O continuísmo, nunca foi predicado dos regimes democráticos, muito menos, o autoritarismo, explícito na vontade dos governantes.

  15. Dilma poderá ñ/ ser a candidata IDEAL do gov. Lula e a ‘melhor’ pedida p/ o Brasil, porém, n/ existe na oposição um outro candidato à ALTURA desse novo Brasil. Serra, além de ser provinciano,(sulista, paulistano), representa o retrocesso. Melhor mesmo e altamente capacitado, na minha visão, é o EX-GOVERNADOR DO CEARÁ, CIRO GOMES. Duas administrações louváveis!
    Falta ao “Brasil político”, EXPOENTES. Não existe, nem no psdb, nem no pmdb, nem no demo e até mesmo no PT. (Ah! No PT vejo o Gov. da Bahia, Jaques Wagner. Tá tirando de letra.Derrubou o carlismo e será ratifica nas próximas eleições, no 1o. turno. Daria um bom presidente.
    Agora, “outro Lula” mesmo? Quando?

  16. CORREIA FOI ARRUDA DO DEM DA PRISAO Q MANDOU ESSE CATALAGO TELEFONICO PRA VOCE? RSRSRS Q COISA FEIA.O POVO DO BRASIL VOTA NA DILMA. TIME Q ESTA GANHANDO NAO SE MUDA SEU TROXA.NIGUEM DO BRASIL VAI DESCER A SERRA. MINHA FAMILIA,MEU BAIRRO,MINHA CIDADE MEU BRASIL VOTAM NA DILMA 13. O POVO DO BRASIL NAO VAI DEIXAR SERRA SERRAR MAIS NADA.POIS LULA JA CONSERTOU A CASA.CUIDADO PRA SERRA NAO SERRAR A CORREIA.RSRSRSRSRSRS FUIII

  17. Fizeram as taxas da economia e esqueceram-se das taixas das doenças, da saúde, da segurança, da educação, da miséria…queria essas! Parece que Petista e economista e anti-socialista(FHC-PSDB)!Getúlio Vargas, mesmo sendo ditator, criou inúmeras Leis trabalhistas, organizou sindicatos, foi considerado “pai dos pobres!” O PT (partido dos “trabalhadres”) nunca criou uma lei trabalhista que beneficiasse quem já trabalhou (aposentados) nm quem está trabalhando, que digam os policiais e professores bianos?!

  18. Cutucada

    Vivemos num país capitalista, que prega o desenvolvimento econômico como forma de distribuição de renda e redução da pobreza, sem a intervenção estatal.
    A visão economicista e a financeirização da econômia, neoliberalismo, adotado mundo a fora a partir de 1980 e em nosso país nos anos 90, levaram ao colapso da econômica mundial. Aí pediram a intervenção estatal para socializar os prejuízos, já que os lucros eles já haviam embolsado anteriormente.
    O PT tá longe do socialismo, talvez chegue perto da social-democracia, já que tem uma base sindical forte e ligação a diversos movimentos sociais. Se é que entendi, chamar o PSDB de socialista, vixe!!! nem os Republicanos dos EUA se atrevem tanto.
    Quanto as leis trbalhistas e sociais, estude um pouco sobre a nossa constituinte de 1987/1988 e verá a atuação dos Partidos de Esquerda do país, principalmente o PT, PSB, PDT e parte do PMDB, que atuaram fortemente para a manutenção das conquistas trabalhistas e aprofundamento da atenção do Estado às demandas sociais. Tanto que surgiu o CENTRÃO (ACM Ministro das Comunicações – distribui concessões de rádio e tv a torto e a direita- e outros), para barrar o trabalho dos partidos de esquerda, movimentos sociais, sindicatos, que estavam organizados e pressionando o Congresso Nacional Constituinte para aprovar as propostas que beneficiariam a população.
    A Constituição aprovada de 05/10/1988, é uma meta a ser perseguida pela sociedade, uma diretriz para a nação.

    Foram citados vários números ligados ao combate a pobreza e ao desenolvimento social, aí vai alguns:
    *Combate a fome e a miséria: 12 milhões de famílias assistidas;
    (cadê a campanha anual do IBASE(betinho) para o combate a fome no
    natal???).
    Leia o livro de José Graziano sobre o combate a fome e a miséria,
    que gerou o programa fome zero e outros;
    Leia o livro de Geógrafo Josué de Castro: Geografia da Fome.
    Educação: Fundeb (da creche ao ensino médio) – plano de desenvolvimento da educação básica (para 15/20 anos)- 13 novas Universidades Federais + 380 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia(nível médio e superior) + 131 novos Campus Universitários + contratação por concurso público de aproximadamente 50.000 professores e técnicos universitários + 120.000 novos alunos nas universidades federais + 500.000 alunos universitários via PROUNI + 250.000 mil alunos nos institutos federais + repasse de 5 bilhões de reais por ano para estados mais pobres para investir na educação básica;
    * O IFET de Ilhéus está em construção, fica a uns 6,7 Km da UESC sentido Itabuna/Ilhéus.
    *Emprego: 10 milhões de novos empregos gerados no país(com carteira assinada) nos últimos 7 anos.
    Plano de Investimento: PAC (veja prestação de contas no site da presidência da república – é muita obra no país inteiro!). Projeto para investimento público em 4 anos, com novo projeto já para mais 4 anos. Estado indutor do desenvolvimento do país, atraindo o setor privado nacional e estrangeiro.

  19. FALA SERIO MASCARADO DIZER Q O DEM,E UM PARTIDO SERIO!!!RSRSRSRS.SE ATALIZE;QUANDO A CASA CAIU EM BRASILIA,PORQUE O PRESIDENTE DO DEM RODRIGO MAIA NAO PEDIU PRA DEIXAREM OS CARGOS? E ORA Q SAO MUITOS.AGORA Q O BRSIL JA SABE DAS FALCATRUAS DOS POLITICOS DE BRASILA ,COM GRANDE MAIORIA DO DEM.MASCARADO REZE PRA ARRUDA NAO VOMITAR AS BENEFES Q ELE SABE.NAO O DEM,MAIS A POLICIA FEDERAL JA ESTA COM OS NOMES DE MAIS DE 2O PEXES PRA COLOCAR NO XADRES.DEPOIS DO CARNAVAL O BICHO VAI PEGAR;TOMI UM BANHO DE ARRUDA CARA, VAI SER BOM PRA VOCE.INTELIGENCIA BRUTA RSRSRS

  20. Emanoel

    De vez em quando também perco meu tempo postando o mesmo que você, acima. Poucas pessoas são capazes de entender o significado de “neoliberalismo conservador”, “Estado mínimo”, e muito menos o que “política do bem-estar social”, – a praticada atualmente pelo PT. Enxergar as ameaças que vêm do exterior, então, é muito mais difícil.

    De qualquer modo, vamos insistindo…

  21. O unico presidente que olhou para o Nordeste, hoje Pernambuco cresce, 3x que o Brasil como um todo.
    E Lula cumpriu o prometido, desfazer a desigualdade entre norte e sul do País, dentre tantas outras coisas já citadas aqui. E com Lula eu me encanto cada vez mais pela política. Tenho 15 anos e no meu convívio, a maioria tem o pensamento: “todos sao ladroes”.
    Entao vejo que penso diferente, sou muito bem informada quanto aos acontecimentos, e o Brasil ganhou o reconhecimento merecido. Rumo ao 5ª potencia mundial. 0/ Valeu Lula, e vamos que vamos Dilma.
    É 13 denovo!

  22. Eu sou Pt .Lula é Pt ,Dilma tambem é PT e eu sou PT sempre semprei. Confiei em Lula e nao me decepcionei. Agora é Dilma!!!

  23. EU sou PT, sou brasileiro, sou mineiro, sou Dilma 2010 e sempre serei a favor da verdade. Luto contra a midia comprada, que durante muitos anos iludiu o povo com falsas verdades. Viva a democracia. Cala a boca globo, estadaum, folha, veja (oia) e demais comparsas da midia barata!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *