Tempo de leitura: < 1 minuto

Listas remetem a saudades e “toda saudade é uma espécie de velhice” (saibam que li as orelhas de Guimarães Rosa em Grande sertão: veredas). Mesmo assim, cito aqui algumas músicas de Carnaval que muito aprecio: 1Taí /1930 (Joubert de Carvalho), 2Pierrô apaixonado/1936 (Noel-Heitor dos Prazeres), 3As pastorinhas/1938 (Noel-Braguinha), 4A jardineira/1939 (Humberto Porto-Benedito Lacerda), 5Aurora 1941 (Mário Lago-Roberto Roberti), 6Nós, os carecas/1942 (Arlindo Marques Jr.-Roberto Roberti), 7Cordão dos puxa-saco/1945 (Eratóstenes Frazão-Roberto Martins), 8Saca-Rolha/1946 (Zé da Zilda-Zilda do Zé-W. Machado), 9Chiquita Bacana/1949 (Braguinha-Alberto Ribeiro), 10Confete/1952 (David Nasser-Jota Júnior), 11Cachaça não é água/1952 (Marinósio Filho), 12Colombina/1956 (Armando Sá-Miguel Brito), 13Turma do funil/1956 (Mirabeau-Milton de Oliveira-Urgel de Castro), 14Evocação/1957 (Nelson Ferreira) e 15Chuva, suor e cerveja/1971 (Caetano Veloso).

2 respostas

  1. Há, também, um samba-enredo, feito pelo Nelson Sargento, que versa sobre a primavera, a estação das flores, do carnaval de 1955, que é uma pintura, e continua mais atual que nunca, …!!!

    É, verdadeiramente, uma obra de arte, …, bem diferente de muitas excrescências que andam fazendo atualmente, nos nossos carnavais, principalmente na Bahia (isto é: Em Salvador), …!!!

    Assim como as músicas juninas mudaram, deixaram de ser apelativas, de duplo sentido, espero que as músicas dos carnavais da Bahia – quer dizer, de Salvador, na verdade – tomem outro rumo, …!!!

    Já imaginaram daqui a uns 30 anos, alguém conseguir afirmar que o tal do “rebolation” foi uma “grande composição”, sendo que dentro de um ano, no máximo, já foi esquecida, …?!?!?!

    Por aqui o senso crítico, assim como o controle de qualidade das pessoas, já foi para o espaço há muito tempo, …!!!

    Haja mediocridade, …!!!

    Fazendo uma analogia, seria a mesma coisa que as pessoas, na falta de pedras preciosas para confeccionar as jóias, andassem com cascalho e brita pendurados no pescoço, pagando caro e ainda rindo, satisfeitas da vida. Não dá, né, …?!?!?!

    Deus que me livre, …!!!

  2. Eram boas músicas… de “pouca letra”, também!!!

    Como as músicas dos carnavais atuais, só se prestaram para o fim que foram criadas: O CARNAVAL!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *