Tempo de leitura: < 1 minuto
Ingá explica embargo de obra na Amélia Amado.

O coordenador de outorga do Instituto de Gestão das Águas e do Clima (Ingá), Gustavo Penedo, entrou na polêmica sobre a cobertura do canal Lava-pés, da Avenida Amélia Amado, em Itabuna, obra orçada em mais de R$ 12 milhões.

O Ingá negou à prefeitura a autorização (outorga) para cobertura do canal. Segundo Penedo, não há argumentação técnica que justifique a obra da forma pretendida pela prefeitura.

Penedo diz que é necessária a elaboração de novo estudo de macrodrenagem que contemple, principalmente, “seção em contorno aberto e de leito natural”.

Na avaliação do diretor-geral do Ingá, Júlio Rocha, a cobertura do canal e a sua impermeabilização representam grandes riscos de inundações.

O canal tem extensão 1.356 metros e o projeto da prefeitura prevê cobrir, com concreto, um trecho de 1.180 metros, além de impermeabilizar o leito.

12 respostas

  1. LÓGICO QUE ESSE COORDENADOR SR. GUSTAVO PENEDO IRÁ SE OPOR EM COBRIR O RIO..AFINAL NÃO É ELE QUE TEM QUE AGUENTAR ESSE MAL CHEIRO INFERNAL TODO DIA..SE FOSSE, GARANTO QUE O MESMO JÁ TERIA SE MANIFESTADO.
    SÓ APARECE QUEM ATRAPALHE AS COISAS..RESOLVER NINGUÉM QUER..E QUANDO QUER SEMPRE TEM UM PRA PUXAR A CORDA.

    AFFF…ITABUNA QUE NÃO TEM JEITO….!!!!!!!!!

  2. Cobrir o canal é o mesmo que jogar a sujeira para debaixo do tapete. Especialistas da área já alertam para o perigo de inundações e com isso uma série de doenças como leptospirose e tifo. E o mal cheiro não é do canal não, meu caro, é do rio Cachoeira que já tá morto há tempos. Então tem que tapar o cachoeira também, né? Porque segundo sua tese fedeu, morreu e se morreu tem que enterrar, não é isso?
    A ação do Ingá é provincial e obriga a execução de um projeto mais consistente, ecologicamente correto e certamente menos oneroso. Mas aí é que está o problema, sendo menos oneroso não interessa aos defensores da obra, naõ é mesmo? Porque senão de onde sairá o superfaturamento e o dinheirinho extra?

  3. Os responsáveis pelo Projeto da Avenida Amélia Amado deveriam consultar a Prefeitura de Belo Horizonte que fez a cobertura do Canal do Rio Arruda, sobre o qual surgiu largas avenidas e projetos urbanísticos bem fundamentados.

  4. Zelão diz: – Governo queria “tapar as vergonhas expostas”

    Cobrir com laje o “Ribeirão do Lava-pés,” era mais uma tentativa gananciosa e atrabiliária do governo do “capitão prefeito.” Sem produzir um mísero projeto consistente e tecnicamente viável, o governo, viu a possibilidade de “meter a mão” na verba generosa, disponibilizada pelo Ministério da Integração Nacional. Para tanto, inventou um pseudo projeto de “cobertura do Ribeirão do Lava-pés” e a toque de caixa “elegeu” a empresa para executar a obra, sem atentar para a exigência legal para a liberação da referida verba, da necessidade da aprovação técnica do Ingá.

    Simplesmente cobrir o “Ribeirão do Lava-pés,” no nosso entendimento, e, ao que parece ser também do Ingá, é, apenas uma forma vergonhosa de “tapar a vergonha” representada pela falta de infraestrutura de saneamento básico, que está levando à morte o Rio Cachoeira, onde são despejados sem nenhum tratamento, os esgotos residenciais e até industriais de Itabuna.

  5. VOU FALAR UMA COISA INTERESSANTE PARA A RESOLUÇÃO DO CASO, ITABUNA É UMA CIDADE QUE NÃO COMPORTA MAIS SISTEMA DE ESCOAMENTO COM MANILHAS, JÁ DEVERIA SER FEITO SERVIÇOS COM GALERIAS PARA ESCOAMENTO DE ÁGUAS E AMPLIAR A VASÃO DO CANAL ENLANGUESCENDO O MESMO, OUTRA MEDIDA SERIA MUDAR A BARRAGEM DE LUGAR, PARA IMPEDIR QUE A ÁGUA RETORNASSE DO RIO, MAS UMA COISA É CERTA …TEM QUE COBRIR MESMO. A ÚNICA COISA QUE ME DEIXA TRISTE É O FATO DAS AMENDOEIRAS SEREM CORTADAS, POIS AS MESMAS TEM DÉCADAS E FAZEM PARTE DA HISTORIA DE ITABUNA.

  6. Ô LULA (?) a responsabilidade pelo rio Cachoeira é da prefeitura meu amigo. Quer dizer então que a prefeitura existe só para ter bonus e nenhum onus?

  7. – Sr Gustavo Penedo coordenador do INGA me explique onde o senhor sustenta sua tese sobre a inundação do canal amelia amado uma vez que temos um exemplo de corrego coberto, no bairro do santos antonio.!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *