Tempo de leitura: < 1 minuto
Félix: reformulação do PAC do Cacau.

O deputado federal Félix Mendonça (DEM-BA) defendeu, em discurso na Câmara, a reformulação do PAC do Cacau, lançado pelo presidente Lula em maio de 2008 e que até agora não deslanchou – ou desempacou. “Precisamos estar imbuídos do espírito federativo para dar celeridade e eficácia, reformulando os programas de recuperação em andamento, como o PAC do Cacau”.

Félix conclama a área econômica do governo a redobrar esforços para debelar o “grave problema socioeconômico” e “reparar os que sofreram e ainda sofrem” com a crise que se abateu sobre a economia cacaueira baiana após a vassoura-de-bruxa.

O parlamentar defendeu a reformulação do programa ao relembrar o drama vivido no sul da Bahia desde os fins da década de 80, quando aproximadamente 250 mil trabalhadores ficaram desempregados.

“[Os trabalhadores rurais não ouviam o estalar do chicote, mas sentiram no estômago a dor da fome. Suas famílias desgarradas, com baixa escolaridade, foram acomodadas como empregados domésticos, nos subempregos degradantes ou até nos prostíbulos”.

Na outra ponta, enfatizou o deputado, muitos dos produtores de cacau “foram do desespero ao suicídio”, devido à crise causada pela vassoura-de-bruxa. “Ainda é tempo de convocar os trabalhadores para os seus postos de trabalho, os produtores para cuidar de suas fazendas”.

14 respostas

  1. “Reputa-se induvidoso que a introdução e a disseminação da doença vassoura-de-bruxa na região sul da Bahia decorreu de ATO HUMANO deliberado”, conforme relata a delegada da Polícia Federal, Denise Cavalcante, responsável pela apuração e conclusão do inquérito cujo processo tem o número 2007.01.00.042532-6, página 272. Como pode o cacauicultor pagar por um crime que não cometeu ainda mais se lhe tiraram de FORMA CRIMINOSA a sua moeda de troca (produto cacau)? O cacauicultor é vítima de terrorismo biológico comprovado pela Polícia Federal. Isso é um escândalo mundial incubado. Uma vergonha para a justiça. É como se um inocente estivesse preso, pagando por crime que não cometeu mesmo que a polícia já tenha o inocentado”.
    http://reporterbocao.blogspot.com/

  2. Êta, que o tal do “O CIDADÃO”, que é defensor doente de Geraldo Simões, vai postar comentários negativos(inventados por ele), sobre o nobre Deputado Félix Mendonça. Aguardem!

  3. o unico jeito que vejo para solucionar a cultura do cacau na região é cortar todas as árvores de cacau e esperar crescer novamente.. Assim a Ceplac vai ter nova função e os politicos que so prometem saem de cena.. O Cacau ja entrou no Avança brasil-agricultura e agora no PAC do cacau, e nem assim anda.. então vamos para a solução mais enérgica..

  4. EM RESPOSTA A PESSOAS MEDIOCRES, VAZIAS, BAJULADORAS E QUE VIVE DE POLITICAGEM PARA EUFERIR VANTAGENS PESSOAIS E DEPOIS POUSAR DE BOBOS DA CORTE COMO VCS, PREFIRO SILENCIAR, POIS A MELHOR RESPOSTA É AQUELA QUE NÃO SE DÁ.

  5. O deputado Félix Mendonça bem que poderia pegar certo nesta questão. Primeiro, juntar-se à fortíssima bancada do Norte (Amazonas, Pará, Rondônia etc. que por sinal já controla a Ceplac, felizmente) e pressionar por um trabalho técnico-econômico que mostre a vibilidade de retorno do investimento do governo no crédito para o cacau. O documento para crédito do PAC não atende ao cacauicultor. Vejam que ninguém se habilitou. O Brasil perde divisas, o governo perde credibilidade, o cacauicultor perde dinheiro, os trabalhadores ficam sem emprego na zona rural, a sociedade fica sem o desenvolvimento neste importante setor enquanto não derem condições do cacauicultor produzir. O cacau tem mercado, preço, liquidez e ainda é o maior gerador de divisas para o Sul da Bahia. Só tá faltando um bom documento técnico-financeiro e vontade política para o cacau baiano se reabilitar – o resto o produtor rural sabe fazer.

  6. De uma coisa eu sei:

    Se o Brasil fosse um páís sério, já teriam descoberto quem introduziu a Vassoura de Bruxa aqui no sul da Bahia, …, mas como tudo por aqui é carnaval (termina em samba), …!!!

    Até hoje quem está “dancçando” é o povo: Os trabalhadores rurais e alguns produtores, …, enquanto os suspeitos de ter perpetrado o “ataque terrorista” (não deixa de ser terrorismo biológico), vão muito bem, obrigado, …!!!

    VERGONHA, …!!!

    Eu só espero que, mais uma vez, valha a máxima: “Aqui se faz, aqui se paga”, …!!!

    Tomara, …!!!

  7. Dos Coronéis da fartura aos meeiros da necessidade, tudo que se diz na região cacaueira da Bahia é simplismente ilusão. Sabedor das dificuldades destas pessoas é que temos encontrado alguns amigos da zona rural, que igual movimento de carangueijo ” para trás” tem visto a cada década a queda do seu posto e do seu bolso nas roças do sul da Bahia.
    Fazendas pareciam pequenas cidades, movimento de gente parecia festa, o Patrão vai chegar !
    A sede era iluminada, sempre se comprava as melhores bebidas e comidas, pois a familia do patrão chegou, frutas eram escolhidas a dedo, a casa da sede mais parecia um palácio de tão bonito, sem se falar nos carros cada vez mais modernos. Hoje muitos já nos deixaram por conta do plano Collor, outros estão depressivos e outros devem mais do que o patrimônio que tem.
    Antes eram coronéis, passaram a fazendeiros, caíram para burareiros, e hoje são simplismente meeiros “aquele que tem METADE de alguma coisa”.
    Só esqueceram de confessar que o cacau aqui na região acabou e ninguém colhe mais nada, É vergonhoso dizer que muitos pequenos produtores em Uruçuca estão vivendo de bolsa escola dos filhos, ou encostados pelo INSS, ou aposentadoria.
    Fazendas que tinham 50, 60 e até 100 trabalhadores rurais, hoje tem 3 ou 4 meeiros, passando necessidade e a cada dia super lotando a cidade ou levando mais problema de ordem social e econômico a São Paulo, pois a maioria deles já tem muitos parentes que não aguentaram o arrocho e já estão lá.
    Hoje quero nomear novos meeiros para a nossa região cacaueira no sul da Bahia !
    Meeiro- “aquele que tem METADE de alguma coisa”.
    1º- Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.
    2º- Presidente Luiz Inácio Lula da Silva .
    3º- Ex-Governador e Senador César Borges.
    4º- Ex-Governador Paulo Souto.
    5º- Governador Jacques Wagner.
    Todos são meeiros, pois tem a METADE da culpa de não ter feito quase nada para mudar o quadro de uma região que era o braço direito da Bahia, a outra metade fica por conta dos inoperantes deputados da região.
    Tenho dito: jeandiasmacedo@hotmail.com

  8. Essa peleja não acabará nunca, até morrer o último gigolô do cacau.
    Vamos trabalhar a biodiversidade, e parem de chorar o leite derramado seu incompetentes.

  9. É interessante a forma como o deputado Félix Mendonça procura mostrar serviço para os eleitores da região cacaueira. O grande problema é que essa “preocupação” só ocorre a cada 04 anos e justamente nos período que antecede as eleições. Depois de eleito ele desaparece de novo e nós só ouviremos falar dele na “próxima”.

  10. Olha ele aí, deputado copa do mundo, surge da sua Tumba como se uma múmia fosse, com o seu discurso velho e surrado feito receita de bolo, bradando em defesa de uma cacauicultura decadente falida há decadas, que o mesmo ajudou a destruir com suas mentiras eletoreiras, antes buscando a sua reeleição, hoje querendo promover o seu filho juninho. Possivelmente juninho mais atualizado irá lembrar ao seu velho pai caquetico, que os tempos na Bahia são outros e o que se discute aqui no sul baiano são alternativas economicas viáveis que irá nos libertar de uma monocultura (que só serviu para enriquecer a uns poucos), como a descoberta do niquel em Ipiaú, a ferrovia oeste/leste, construçao de um novo Porto e aeroporto em Ilheus, a chegada do GNV no estado, que com certeza irá trazer um grande desenvolvimento a esta região, que por muitos anos só serviu para ser servil de grupos politiqueiros que aqui vinha de quatro em quatro anos com promessas mentirosas e mirabolantes encher a bola dos senhores que se achavam feldais e levar os votos dos analfabetos sul baianos, e por incrivel q pareça ser em pleno século XXI ainda existem estes analfabetos de entendimento que ainda aplaude e mantem vivo este resquicio do simbolo do atraso pré-histórico da nossa região.

  11. O defensor do CACAU sempre foi o Deputado Felix Mendonca, parabéns deputado por sempre ter defendido a região do cacau.
    Sempre recebemos cartas e cartilhas do deputado sobre o cacau, obrigado.
    Pena que o Sr. não será mais candidato, espero que o seu filho seja tão preocupado com a região quanto o senhor é!
    Grapiuna

  12. “Grapiuna”, meu caro colega… Com certeza, Felix Junior seguirá os passos do do pai, sempre preocupado com a região cacaueira. Pena que ele não pode fazer milagres diante da praga que um certo deputado colocou em nossas plantações. Mas acredito que a justiça será feita! Um abraço

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *