Tempo de leitura: 2 minutos

– SECRETÁRIO É ACUSADO DE MATAR

DIRIGENTES DE SINDICATO EM PORTO

Edésio Lima, o acusado de mandar matar professores.

O secretário-geral do PSB baiano e titular da Pasta de Comunicação e Governo de Porto Seguro, Edésio Lima, deverá se entregar nas próximas horas, garante o advogado Gutemberg Duarte em entrevista ao site Radar64. Edésio é acusado de mandar matar os professores Elisney Pereira e Álvaro Henrique, em setembro do ano passado. A prisão preventiva do secretário, de três policiais e mais um homem foi decretada no dia 9 de fevereiro, pelo juiz Roberto Freitas Júnior, da Vara Crime.

O advogado do acusado disse que Edésio “não está foragido”, mas apenas em viagem. Quando retornar a Porto, assegurou, se apresentará à polícia. Gutemberg Duarte considerou a preventiva uma medida extrema. Edésio, no entanto, é acusado das mortes dos professores – que eram lideranças sindicais em Porto – e também é suspeito da morte do próprio motorista, Antônio dos Santos, 21 anos, peça-chave no esclarecimento dos crimes contra os professores.

O secretário é acusado de tramar uma emboscada para os professores, que lideravam uma greve de quase 30 dias em Porto, em setembro. Homens, supostamente os policiais que se entregaram ontem, invadiram a casa da mãe de Álvaro Henrique e forçaram a senhora a afirmar ao filho, por telefone, que estava passando mal e necessitando de socorro urgente.

Quando o filho e o Elisney chegaram ao local, foram efetuados os disparos que provocaram a morte instantânea de Elisney. Álvaro morreu dias depois, no Hospital São Rafael, em Salvador. De acordo com as últimas informações colhidas pelo Pimenta, é tenso o clima na prefeitura.

Edésio foi secretário municipal em Itabela, é tido como o braço-direito do prefeito Gilberto Abade e foi vereador de Euclides da Cunha entre 1989 e 1992. Atualmente, também é secretário-geral do PSB da Bahia.

17 respostas

  1. Estou estranhando a falta de manifestação por parte da APLB . Cadê o povo do sindicato ? Gostaria de ouvir o povo do sindicato.

  2. Vai ter Justiça ou não?

    O que os Sindicalistas fizeram de tão grave para serem vítimas de tamanha brutalidade?

    Deve ter MUITA PORCARIA na TERRA MÃE DO BRASIL.

    ALIÁS,(PRA QUEM ACREDITA EM PAPAI NOEL), O SECRETÁRIO DEVE ESTÁ DE FÉRIAS, EM PARIS, LONDRES, NEW YORK OUUUUUUUUUUUUUUU CANUDOS…

    CRUZ CREDO!

  3. Estamos em maus lençóis: tem assaltante de banco pré-candidato à presidência, bandidos de todo tipo em Brasília, gentalha que ocupam cargos públicos cuja vida pessoal não resiste a uma simples investigação, secretários assassinos, secretárias suspeitas de assassinato. Filho de ex-prefeito que andou foragido suspeito de assassinato, ex-prefeito com fortes suspeitas de crime de mando.
    E pensar que a máfia italiana se lascou aqui. Acho que não souberam com quem se meter.

  4. situação difícil,sem controle.muitos bandidos conseguiram se infiltrar no mundo político e foi nisto que deu.Uma pena.O Presidente Lula precisa dar um basta nisto,tem coragem e força para tal.A população confia e aqguarda

  5. Pense no absurdo….Em Porto Seguro tem precedente.Um certo prefeito foi deposto do cargo por improbidade administrativa, corrupao ativa, desvio de verba , etc.. este mesmo prefeito apoiou o atual, que a cada dia se mostra em estado de inércia e permissividade, envolto num manto de retrocesso e agora violencia.Porto Seguro sofre o dessabor de nao eleger quem realmente investe, reside e ama aquela terra.Lamentável!

  6. voces ainda não publicaram que o corrupto prefeito de Canavieiras sr.zairo loureiro está para ser julgado a qualquer momento no tse processo numero 11854 que já está na mão do relator Ministro Ricardo Lewandoski,o reinado dele esta preste a acabar podem apostar.

  7. Conheço o Edesio Lima a 40 anos e sempre o vi como um batalhador pela liberdade ,tenho certeza que ele é inocente e que a policia vai descobrir o verdadeiro assasino,acho que ele estava incomodando muita gente em Porto Seguro.Investiguem e chegarão aos verdadeiros culpados.

  8. O que foi de errado esses EDUCADORES fizeram para sofrer tamanha punição (dos seus patrões), pagando com a vida? Alguém pode me dizer?

  9. O poder trasforma as pessoas. o vinho do poder causa dependência. Torço para que não seja verdade. Conheço Edésio Lima, há mais de trinta anos, mas também não vou colocar a minha mão no fogo por ele nem por ninguém. Edésio Lima começou sua carreira como integrante do extinto Movimento Poetas da Praça, ao lado de Geraldo Mala, Antonio Short, Mario Garrido Ronaldo Braga e Miguel Carneiro, lá pelos anos 70, quando realizavam recitais de poesia, regados a muita bebida e marijuana e é lamentável o que o noticiário policial vem relatando. Ricardo Emanuel do Lago, jornalista profissional.

  10. EU GOSTARIA DE SABER POR QUE TANTA DEMORA E POR QUE SÓ AGORA NESSE ANO DE ELEIÇAO AS COISAS CHEGARAM A ESSE PONTO, ATE QUE PONTO A POLITICA NAO TA QUERENDO PREJUDICAR UM HOMEM , OU ATE QUE PONTO A POLICIA ESTA QUERENDO ENFRAQUECER O GOVERNO DE PORTO SEGURO LEVANDO PRESO SEU BRAÇO E MAO DIREITA? VERDADE OU MENTIRA, PORQUE ELE AINDA NAO SE APRESENTOU PRA ESCLARECER TUDO , OU PELO MENOS MOSTRAR SUA CARA, DIAS VAO SE PASSANDO E SERÁ QUE TUDO ACABARA EM PIZZA??????

  11. CADÊ O HOMEM GENTE,…. VAMOS CONTAR A QUANTAS E QUEM VIU ELE PELA ULTIMA VEZ, QUE VIAGEM DEMORADA EH ESSA QUE ELE NAO APARECE E NEM DA UM OI SO PRA DIZER O QUE TA ACONTECENDO… PQ LIDICE SE MANTEVE CALADINHA, E TANTOS OUTROS, COMO BOM POETA ELE DEVERIA MANDAR UM POEMA PRA AO MENOS DIZER EM VERSOS O QUE VEM SE PASSANDO EM SUA MENTE. INTELIGENTE E COMPETENTE ELE EH…

  12. Sr. Carlos Amorim, não estamos, com certeza,falando da mesma pessoa…o que o Ministério Público apontou foi o mesmo que todos sabiam na cidade…Eles tinham certeza da impunidade, mas ainda temos homens de coragarem e honestidade nesse país, como o Evi Peternostro, delegado regional que mesmo com toda pressão dos poderosos desse Estado, delatou esse brutal assassinato.

  13. O silêncio de Lidice da Mata é estarrecedor. Desta vez ela e o seu marido, Domingos Leonelli se ferraram definitivamente, no cenário político baiano. O enterro do PSB está em ritmo de velório. cadeia neles.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *