Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário da Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, pode ter todos os méritos no exercício desse cargo, mas perdeu muitos pontos com as manobras inexplicadas que operou nos últimos dias.

Mostrando-se indignado com ingerências em sua Secretaria e a falta de liberdade para executar seu projeto, Lisboa inclinou-se a deixar o cargo. Chegou a entregar pedido de exoneração ao prefeito, que lhe deu tempo para repensar a decisão.

O secretário foi para Salvador, em pleno reinado de Pepeu Gomes, brincou atrás do Trio Elétrico, voltou de alma lavada e ideias renovadas. Como dizia aquele comercial, Lisboa reviu seus conceitos.

Após uma metamorfose surpreendente, na noite desta terça-feira (02) o titular da Educação já estava reunido com o prefeito e os secretários de Assuntos Governamentais e Comunicação, Walmir Rosário; Fazenda, Carlos Burgos; e a procuradora-geral Juliana Burgos. Juntos, discutiam com diretores do Sindicato Municipal dos Professores de Itabuna (Simpi) a pauta de reivindicações da categoria para a campanha salarial 2010.

É isso que informa release da Prefeitura.

O que falta informar, porém, é como se deu a reversão do processo em que Lisboa se envolveu. Como em um dia ele está para sair exatamente porque o secretário da Fazenda se intromete em sua pasta e, alguns dias depois, está sentado juntamente com Burgos, discutindo o reajuste salarial do professor. Como se nada tivesse acontecido…

Não que alguém aqui torcesse pela saída de Lisboa, mas é preciso que ele se explique, pois tem satisfações a dar. Não ao prefeito. Não a Burgos. O secretário é obrigado a se explicar ao povo, que lhe paga os salários e, por enquanto, está sem entender absolutamente nada do que se passa.

Não é novidade que o cidadão-eleitor-contribuinte seja tratado como “zé ninguém”, mas se esperava um comportamento diferente do secretário da Educação. Lamentavelmente, nesse episódio ele se nivelou por baixo.

13 respostas

  1. Carnaval é o que esse e outros blogs da imprensa marrom fazem com as notícias.

    O professor Gustavo voltou simplesmente porque o prefeito prometeu a ele a autonomia que ele precisa para comandar sua Secretaria, sem ingerências de quaisquer pessoas.

    Estão de parabéns, o Secretário e o Prefeito que definiram pelo melhor para nossa cidade.

    O resto é conversa de gente invejosa que adoraria estar no lugar dele.

  2. Acho muito bom, inclusive gostaria de solicitar que o PIMENTA não apenas repetisse a falácia de que a educação municipal em Itabuna vai bem, pois não tá. Gente, não existe novas políticas educacionais criadas pela atual equipe, apenas fazem alguns (maus) remendos no que foi feito na gestão 2000-2004.
    A redação do Pimenta, astuta que é pode averiguar isso, muitos alunos estão saindo da rede municipal sem saber ler e escrever, isso é muito grave!
    Infelizmente nos dias de hoje as pessoas ainda confundem o “gente boa”, com competente!

  3. Este Gustavo gosta mesmo é de aparecer. Ele não tem coragem nem condição financeira para deixar a Prefeitura. Azevedo devia era ter aceito o pedido de exoneração, se é que houve.

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    vixe deixaram um pessoa que postou de encucado foi?

    esse Gustavo não é brincadeira mesmo… volto a dizer, eu sabia que não daria em nada e que isso era para ele medir forças e ver se dava para ser Prefeiturável… de fato sim, mais ainda tem que aprender a malandragem política.

    a mim ele não deve satisfação, mesmo porque não tenho nada haver com a vida dele rsssss

    deve a quem gosta de fofocas e saber da vida dos outros, quero mesmo é saber quando o Senhor Jaques Wagner vai melhorar nossa segurança pois ta feio Itabuna viu!

  5. Não ia mais comentar sobre isso, mas….

    Nada de novo, a mascara do jovem secreterario ao pouco se desfaz, muitos avisaram qu ele não saia, não esqueçam que ele faz parte do grupo de Fernando Gomes, e ainda há de aprontar outras panacéias!

  6. Que bom que a “novelinha” terminou.
    Nós professores e professoras estamos nas salas suando, trabalhando de verdade enquanto ele fica aí dando calundu e aparecendo às nossas custas.
    Ele vai sair nada!!
    Acho que não achou outro emprego com o mesmo salário…

  7. Depois desse episódio sai-não-sai só podemos é lamentar o não-sai, principalmente se vier sem uma explicação plausível por parte do secretário.

  8. Feio, muito feio para o professor Gustavo Lisboa. Para mim acabou o conceio de homem probo, de personalçidade, de caráter ilibado, tudo isso foi para o espaço, agora vejo um cidadão comum, igual a qualquer outro da administração do Capitão Azevedo, e parecido bem mais próximo do comandante mor do governo o Dr. Carlos Burgos.
    É uma pena professor, pois tinha um grande apreço pelo Senhor, te respeitava profundamente, agora tudo acabou, vc me enganou como fez o Azevedo, aliás, você nos enganou, a todos nós.

  9. otario,é o povo de Itabuna,se enganou com fernando,se enganou com geraldo,agora,coitados se enganam com o capita e com os secretarios,sem excessão,desculpe o lapso(ainda confio em Carlos,foi meu colega de colegio)boto fé

  10. Para vcs que estão longe da convivência com o professor Gustavo não deveriam julgá-lo, posso dizer que é um homem honesto e muito humano e que tudo o que houve foi uma armadilha plantada por outra pessoa, pois sabem do apreço que o professorado tem com prof Gustavo , pois não houve outro secretário de educação com total aprovação por parte da classe.
    Gustavo hoje representa para os professores um porto seguro,é uma pessoa que senta para ouvir ,cada angustia, cada insegurança, cada desabafo de uma classe tão injustiçada perante a sociedade.
    Deixo aqui o meu depoimento enquanto professora e admiradora deste ser humano fantástico.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *