Tempo de leitura: < 1 minuto

O professor Marcos Nonato foi agredido por um aluno dentro do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras, Salvador, no final da manhã desta quarta-feira, 3. O agressor utilizou uma faca para atingir a vítima no pescoço.

De acordo com testemunhas, Marcos passava pelo corredor da escola quando foi abordado pelo jovem.  Uma divergência entre eles teria começado após o docente não permitir sua entrada na sala de aula.

Apesar de ter chegado atrasado na classe, o garoto não aceitou a crítica e passou a agredir verbalmente o professor. Ele foi detido e levado para a Delegacia do Menor Infrator, informa o jornal A Tarde.

23 respostas

  1. O professor tem q ter conciencia de que sala de aula nao e dele. impedir um adolescente de entrar na sala de aula e humilhante constrangedor. inependnete do q esse aluno tenha feito o professo nao tem copetencia para expulsar de sala de aula…mas e sempre assim, quem esta em posiçao superiror aperta quem esta na inferiror.o professor pode nao usar faca mas sabe usar muito bem a caneta, o efeito do primeiro e mas chocante que do segundo.

  2. Isso só atesta a falência da escola como unidade educacional. Sei que alguns dirão que a educação deve começar em casa. O problema é que em casa não se aprende a respeitar o outro. A família é uma instituição falida, exatamente porque é nela que nos iniciamos no mundo competitivo. E isso acontece nas “melhores famílias”, vejam o exemplo da de ACM. Os herdeiros querem se matar em nome da fortuna que a velha raposa acumulou em sua vida de funcionário público. Que vidão, hein! Mas, voltando à escola, eu diria que ela precisa voltar a ser um lugar onde a auto estima do aluno seja praticada diariamente, com jogos, artes etc..em vez de posições autoritárias de quem quer que se municie de algum tipo de autoridade.

  3. ENTÃO,VAMOS LIBERAR TODO TIPO DE ARMA,PRA ENTRAR NAS ESCOLAS!!!
    ORA,BOLAS,EM QUE MUNDO ESTAMOS???
    É POR ISSO QUE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SÃO AGREDIDOS CONSTANTEMENTE,E ATÉ MORTOS,POR CAUSA DESSAS ‘BELDADES’QUE NORMALMENTE ESTÃO ENVOLVIDOS COM DROGAS,E INTIMIDANDO A TODOS COM SEU ‘PODERIO’!!!
    OS ALUNOS SABEM QUE PASSAM DE QUALQUER JEITO!!!
    AS FAMÍLIAS PASSARAM O ‘PODER DE EDUCAR’ PARA AS ESCOLAS!!!
    O PROFESSOR? MERO MARIONETE NAS MÃOS DESSES ADORÁVEIS ALUNOS!!!
    VAMOS MATAR MAIS GENTE,A HORA É ESSA!!!
    A LUA E EU DEVE REVER MAIS ESSE CONCEITO!!!
    FAÇA-ME O FAVOR!!!

  4. ENTÃO,VAMOS LIBERAR TODO TIPO DE ARMA,PRA ENTRAR NAS ESCOLAS!!!
    ORA,BOLAS,EM QUE MUNDO ESTAMOS???
    É POR ISSO QUE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SÃO AGREDIDOS CONSTANTEMENTE,E ATÉ MORTOS,POR CAUSA DESSAS ‘BELDADES’QUE NORMALMENTE ESTÃO ENVOLVIDOS COM DROGAS,E INTIMIDANDO A TODOS COM SEU ‘PODERIO’!!!
    OS ALUNOS SABEM QUE PASSAM DE QUALQUER JEITO!!!
    AS FAMÍLIAS PASSARAM O ‘PODER DE EDUCAR’ PARA AS ESCOLAS!!!
    O PROFESSOR? MERO MARIONETE NAS MÃOS DESSES ADORÁVEIS ALUNOS!!!
    VAMOS MATAR MAIS GENTE,A HORA É ESSA!!!
    A LUA E EU DEVE REVER MAIS SEU (PRÉ)CONCEITO!!!
    FAÇA-ME O FAVOR!!!

  5. na minha opinião os dois foram errados tanto o professor quanto ao aluno por ter agredido violentamente o professor com a suposta faca, e o professor ñ tinha direito nehum de proibilo de entrar na sala e assistir a aula,e ñ poderia chegar a esse ponto,onde vamos parar com tanta violência?

  6. Logo, se o professor não puder ditar os caminhos e as regras para que se tenha o mínimo de disciplina e organização em uma sala de aula onde sabemos que é sua inteira responsabilidade é algo errado, como vc’s, defensores de um ato covarde como este, vêem o papel do professor? Marionete em mão de alunos cada vez mais inescrupulosos e ousados por conta de defessas ridículas, tais quais as proferidas por alguns acima!
    É o fim saber que existem pessoas que ainda creditam que o professor não possa ter o mínimo de autoridade dentro de sua sala de aula! Se não fosse para existir uma certa hierarquia entre professor e aluno com certeza os papéis seriam invertidos!
    Vc’s talvez “finjam” não saber qual a realidade em que se encontra a educação hj, não só a nível público, porém, cada vez mais o que percebemos é justamente que tão perigoso quanto a profissão de policial se torna a de professor uma vez que este tem que lhe dar com todo tipo de gente!
    E vc’s ainda saem em defesa do grotesco!!?? Em que mundo estamos vivendo!? Tomara que nunca um filhos de vc’s sejam meus alunos, pois, tenho medo de que este me mate e ainda em suas companhias possam ir ao meu enterro!
    Quanto ao fato do professor ter direito em proibi-lo de entrar em sala de aula… oras, senhores, paciência em todo lugar existem regras, horários a serem cumpridos… por favor não queiram querer buscar razõe para tal ato, pois nada, em nenhuma hipótese justifica tamanha violência!!
    professor não é inimigo de alunos, pena que alguns marginais pensem que o seja, pois sabemos que para um aluno tomar uma atitude como essa no mínimo é um inconsequente, irresponsável… sem comprimisso nem consigo mesmo e vc’s ainda querem julgar um professor que estava desempenhando seu papel???
    Muita paciência!! Muita calma nessa hora!
    É repudiante esse comportamento, talvez mais que a atitude desse mero delinquente!
    Pensem que amanhã pode ser um de vc’s as vítimas desses marginais que na falta de um programa melhor correm para a escola, que tb virou um circo com tanta liberdade para alunos delinquentes, para acabarem com a paciência e atrapalhar quem ainda quer alguma coisa!
    Pensem antes de falar sobre vítimas, assim vc’s não colaboram com a multiplicação de marginais/bandidos em nossa sociedade, praticando piores erros ou crimes que os mesmos!

  7. Estudei no Colegio estadual Josué Brandão e ouvi varias vezes professores dizer!!!!(TUDO É UM FINGIMENTO) O GOVERNO FINGE QUE PAGA,O PROFESSOR FINGE QUE DAR AULA E O ALUNO FINGE QUE APRENDE!!!!
    ENGRAÇADO NÃO É????eu pessoalmente fui varias vezes fazer queixas a direção e a vice!!e nada acontecia!!! concordo com rpc.os dois foram errados!!!!

  8. Essa é a educação que o estado oferece. Até ao dia de hoje, vários colégios estaduais em todo o estado da Bahia, por incrivel que pareça, ainda não começaram as aulas do ano letivo. O que era para acontecer durante o período de férias (reforma e organização das escolas), só veio começar no final de fevereiro desse ano. Depois, vemos professores descompromissados, desmontivados e sem nenhuma estrutura para dirigir uma sala de aula. Esse é o governo do faz de conta, para depois chegar no fim do ano e aprovar em massa um bando de analfabetos conscientes e teleguiados por uma cambada de aproveitadores da política em nosso país. Vamos exigir educação de qualidade (professor X alunos). Viva a Bahia, viva a educação!

  9. Trombone… nao aceito a agressao do “adolescente” com “Senhor”,mas todo profissional em toda profissao se for por algum cliente ou pessoa fora do contexto certamente terá um ataque de furia…bancos, hospitais…poremm eu mantenho q um professor nao tem o direito de pedir um aluno q saia da sala de aula.algum professor de escola particular faria isso, claro que nao,porque eu to pagandoooo!!!
    trombone, va em qualquer creche e veja como alguns pedagogos estao alimentando as crianças, como gestores estao recebendo pais de alunos e ate esse alunos e aos gritos e berrossss!!.

  10. nao acredito que tem gente dizendo que o professor esta errado. sala de aula não é casa da mãe joana não! tem horario para entrar, tem regras de convivencia dentro dela. o fato desse aluno ter agredito verbalmente e fisicamente mostra que ele é um sociopata e o lugar dele nãoé em sala de aula mas num presidio. e em escola particular se retira da sala sim! voce nunca teve um filho em escola particular para dizer o contrario! se retira da sala, se adverte, se suspende, se expulsa, e no fim do ano da a transferencia.

  11. RPC que suposta faca? Foi uma faca de fato!
    E policial, pelo visto nao lhe adiantou entrar na escola. Você ainda não aprendeu nem a conjugar os verbos…

  12. não acredito no que leio! dando razão a um sociopata! uma escola tem regras, tem horarios para entrar na sala, horarios para sair, regras de convivencia, quem não respeita essas regras nao deve permanecer em sala, e sim a lua, se um aluno de escola particular chegar atrasado ele tambem será impedido de entrar na sala, meu irmão estuda na curumim e la as regras são claras, inclusive impressas e entregues aos alunos. esse aluno so comprovou que é um sociopata e deveria estar na cadeia/ou seja la como chamem a instituição de menores marginais!

  13. obrigada policial por ter concordado comigo, eu ja estudei nessa escola e conheço o professor e ele sempre foi assim e as vezes era muito grosso com os alunos,+ tbm ñ tinha necessidade do aluno atacaló com tanta violencia, por isso achei os dois errados, tudo nessa vida tem q ser resolvido a base do dialogo ñ de violência…

  14. ONTEM,FOI UMA FACA QUE QUASE MATOU O PROFISSIONAL.
    HOJE,FOI UMA BALA PERDIDA,NA PORTA DE UMA ESCOLA,QUE MATOU UMA PROFESSORA…
    MAS O QUE É ISSO MESMO,HEIN?
    E TEM GENTE QUE AINDA DEFENDE ESSE MONTE DE DOIDIVANAS,QUE VÃO
    À ESCOLA ARMADOS…
    MAS PELO VISTO,NÃO É ‘COM INTENÇÃO’ NÃO QUE ELES MATAM.
    DEVEM LEVAR ARMAS PRA SE DEFENDEREM DOS PROFESSORES ASSASSINOS,SÓ PODE!
    MEU DEUS,QUE PESSOAS SÃO ESSAS?
    ESTOU ENTALADO ATÉ AGORA…

  15. Policial e rpc concordo com vcs!!!!
    faltou dialogo!!trabalho em uma escola e realmente tem profesores que já chegam bravos na escola!!e com alunos vc tem que saber falar!!
    pq vc nunca sabe do que ele é capaz.por isso cuidado!!!tanto professor como aluno,vamos pedir a Deus proteção.

  16. Não é novidade policial dando razão a bandido! Toda vez que sai notícia de pessoas que passam em concurso para policial, me dá um meeeedooo! Não é à toa que somente neste início de ano UM GRANDE NÚMERO DE POLICIAIS ESTá sendo acusado de muitos crimes. Uns por por dinheiro, mataram professores a sangue frio, que estavam lutando contra a corrupção que tirava da boca dos alunos a merenda escolar. Outros avançaram sobre os jovens indefesos (muitos inocentes da morte do policial) e praticaram verdadeira chacina, agredindo acintosamente a lei de Deus, a família brasileira, a Constituição Federal, a Corporação Policial e mais ainda a eles próprios. Não é demais dizer que os policiais envolvidos nos casos citados são o pior prejuizo para o erário estadual e nossos impostos, porque eles são formados para interferir e resolver conflitos, não para provocar catástrofes deste porte. Em toda parte existem maus profissionais, mas de qualquer forma, tanto os policiais criminosos, quanto as pessoas que estão defendendo a violência e exaltando o mal feito do pobre menino estúpido passaram por professores, por isso estão escrevendo, ainda que ignorantes sejam. Mais ainda, garanto que o policial não vai poupar o menino se o vir em algum lugar, e ao abordá-lo, o simplório soltar algum palavrão. Aí o policial se sente logo ofendido, aciona a a arma e depois diz que o iludido menino estava portando drogas e ainda agrediu sua egrégia autoridade. Certamente este policial fará vista grossa se vir um “amiguinho” cometendo algum ilícito ou ainda se o autor do ilícito lhe oferecer uma cervejinha para acobertá-lo.

    Apesar de tantas ofensas contra professores, eles terão sempre apoio dos defensores verdadeiros do menino, pois compreendem que a sala de aula não é lugar de vandalismo, tampouco lugar para se frequentar armado com uma peixeira daquelas. Ora, senhores, se libertem de suas frustrações e ajudem as crianças a se defenderem de maus policiais e de seres abjetos, travestidos de cidadãos, pois ninguém que conhece respeito e dignidade fica feliz vendo crianças servindo de aviãozinho e pasto para pessoas inexcrupulosas e policiais bárbaros. Todos devemos nos unir para dar bons exemplos às crianças, não para criar monstros.

  17. Quem vai para a escola portando uma peixeira certamente não tem boas intenções. Imaginem este rapaz chegando atrasado no trabalho para ver se o patrão vai ficar contente. Estes jovens precisam de limites e os limites começam nas escolas. Na sala de aula quem manda é o Professor, assim como no forum quem manda é o Juiz, no quartel o comandante e até na cadeia tem chefe e ninguem pode fazer o que quer.

  18. Acho que a Sophia tem razão no que descreve, pelo fato de que todos somos alunos, e professores, e acho horrível um aluno entrar atrasado sem justificativas plausíveis quando o professor já está adiantado na aula, quebra todo o embalo do professor, pois eu sei na minha escola é assim meus colegas chegam tentando comprimentar todo mundo, atrapalhando o professor que é supergente boa, e acho que ele deveria sim impor horário para a entrada, pois somos prejudicados, muitos alunos não pedem licença para sair de sala, mudam de lugar toda hora, conversam quando o professor está falando, enfim acabou todo o respeito pelos professores, sei que os professores também erram, mas acho que aquele que não tem respeito pelos seus mestre não tem respeito por si mesmo, e nem pelo que aprende, se for para ir perturbar a gente que é pobre, mas quer estudar para vencer na vida, que mesmo lutando não é fácil, fique em casa, alguns vão para a escola só para ver colegas, não tão nem aí para o que o professor está dizendo, e muitas vezes o professor encaminha o aluno que está atrapalhando nosso aprendizado para a pedagoga, e pouco depois vem a pedagoga dizendo que conversou com ele e que ele vai se comportar como um anjo, enfim não acontece nada e no final quem quer realmente aprender só sai prejudicado por esse bando de baderneiros, que não respeita nada e nem niguém, coitado de nós que temos que trabalhar de dia e estudar a noite, temos que conviver com estes colegas marginais que vão só para brincadeiras, e o professor está de mãos amarradas, e segurando em uma das pontas alguns alguns “alunos”, e em outras alguns “pedagogos”, não todos porque vejo na escola do meu irmã menor que é particular regras, normas, ficamos admirados o quanto ela aprende.

  19. Estou impressionada com as respostas pois, o professor no momento da sua aula é responsável por tudo na sala de aula, então desde aspectos positivos como negativos, aqui na Bahia exixte a cultura do ATRASO, AS PESSOAS MARCAM UM COMPROMISSO JÁ COM MARGEM DE ATRASO, NÃO EXISTE ISSO!!!HORÁRIO TEM QUE SER CUMPRIDO! E OS ALUNOS TEM QUE ENTENDER ISSO!E SEC QUE ATUTUDE TOMOU?, SOOUBE QUE TEM PROFESSOR QUE É EFETIVO E NÃO RECEBEU ATÉ HOJE NA TRANSIÇÃO DE 20 P 40HS DE TRABALHO!!!ESSA BAHIA SÓ TE REGGAE, E O GOVERNADOR FAZENDO FESTINHA NO DIA DO NÍVER DA CIDADE, P ENGANAR O POVO BESTA, QUE NÃO PODE VER FARRA!!!!POR ISSO QUE NUM VAI P FRENTE !!

  20. Todo mundo quer ter sua razões protetivas contra estes mal educados que são chamados adolescentes que se acham. Pergunte a eles se sabem dos seus deveres constitucionais, agora dos deveres, sabem na ponta da língua.Acontece que a escola virou um grande circo onde se vê palhaços dispostos a sofrer ou tentar mudar o mundo, acreditando nestas filosofas antigas onde a realidade era completamente diferente da nossa.Enquanto as leis de proteção a esses delinquentes não forem revistas, tudo vai continuar e até piorar, basta ver os noticiários…
    Creio que açóes pedagógicas não mudam nada sem a participaçao das famílias, que agora se acham no direito de jogarem seus filhos na escola pra professora educar. Agora pergunta se os pais destes alunos comparecem na escola para saberem do comportamento ou esmo do rendimento dos seus filhos, querem nem saber, ainda te mãe que manda o filho agredir o mestre pq sabe que nada vai acontecer. Estou de saco cheio em ouvir falar em violência! Tudo no papel é muito bonito, agora pergunta a estes psiquiatras, psicopedagogos, etc… se algum dia ficaram numa sala de aula com quase 40 alunos indisciplinados, que não tão em aí pro aprendizado, pq sabem que no final do ano vão passar…Tá na hora do professor se valorizar como cidadão pensante e não aceitar as opressões do governo. Quem é mestre não deve aceitar críticas que desonram esta categoria tão necsssária à população. Será qe tem algum político macho que pode concertar essas leis? Assim não deve nem pode ficar. Vamos das as mãos colegas, não nos deixemos ser tão oprimidos por ninguem. Os que oprimem, passam ou ja passaram por professores….

  21. Discordo do Brasileiro em dizer que os limites começam na sala de aula. A família é o núcleo onde as crianças e jovens adquirem modelos de conduta que exteriorizam.A escola lida com o saber, explicando melhor, é um complemento dos saberes ja vindos dde casa, dados pelos pais desde a mais tenra infancia.
    Vejo as escolas como um depósito de crianças(pessoas) para as mesmas não incomodarem seus pais, e de onde sairão em teoria como robôs para servir, alimentar o mercado de empregos mal remunerados e poucu criativos. E a violência tbm acontece nas camadas sociais mais abastadas. Acho que os pais confundem liberdade com licenciosidade, pois perderam a capacidade de serem autoridades em suas próprias casas. Às vezes tem que dizer NÃO aos filhos, para que não se transformem em pessoas insolentes, incapazes de respeitar a si mesmo e ao próximoQuem educa é a família não a escola! Chega de culpar o professor, virou modismo jogar a culpa em outros quando não se tem a capacidade de se resolver certas coisas. A sociedade está deformada, será difícil mudar algo que já vem errado do passado. Que os pais assumam seus papeis e parem de culpar um ser que nada tem a ver com a mal educação de filhos mal educados.Se educação é a base de tudo, vamos começar pela família. Vamos dar as mãos à Escola, não pixá-la com palavras tão ofensivas contra o mestre que tbm é humano.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *