Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Lenildo Santana, de Ibicaraí, é daqueles que figuram na categoria “boa praça”. Outros diriam que mais certo estaria se usasse batina, tal o seu estilo conciliador. Mas tem horas que o perfil não ajuda muito. Ao assumir a prefeitura, em janeiro de 2009, recebeu recomendações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público estadual para que adequasse a folha do funcionalismo ao que reza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ele suportou todo o ano de 2009. Apostava em aumento da receita para que não fosse obrigado a mandar gente pra rua. A folha de pagamento estava consumindo até 81% da arrecadação da prefeitura, quando o limite dos limites é 54%, como prega a LRF. Nesta semana, o caldo entornou e Lenildo se viu em um mato sem cachorro. Ou demitia ou seria enquadrado pela lei. Demitiu, nesta semana, 53 funcionários.

Pior do que assumir esse ônus, manteve nos quadros mais de 100 servidores convocados de forma ilegal pela ex-prefeita Monalisa Tavares, no apagar das luzes do seu mandato. É a tal coisa, ou toma a providência amarga na hora certa, ou fica com o desgate de fazer o certo “na hora errada”, politicamente falando…

6 respostas

  1. 19% da arrecadação para que a prefeitura honre com as suas responsabilidades junto aos contribuintes e eleitores.
    É impossível fazer um trabalho digno de respeito com esse grau de comprometimento da arrecadação com o pagamento do funcionalismo (entre os que trabalham e os que estão lá por figuração).
    Assim como não é inteligível que um homem eleito, com toda a facilidade que existe hoje de acesso às informaçòes não tenha se precavido do perigo de assumir a adminstração sem fazer uma auditoria e apurar quem é quem no quadro de funcionários.
    Assim como é difícil discenir o limite entre a boa “pracice” e a ingenuidade, para não usar um termo mais pesado.

  2. E a população pacata e ordeira como bons representantes da população brasileira vai aceitando tudo numa boa. Acorda, meu povo!
    Antes que o mal cresça, corte-se-lhe a cabeça. Daqui a pouco a corrupção e desmandos generalizados tomarão conta desse pequeno município. E aí, lá será como cá.

  3. É brincadeira,na realidade foram demitidos mais de 150 funcionarios,só professores foram esses 53,enquanto a lei de responsabilidade fiscal verifiquemos os salarios por exemplo dos secretários da gestao atual que pulou de 1.800 para 3.800 reais,esses que foram demitidos darao lugar a turma que o envolve que por sinal sao conhecidos como os marajas da cidade….taí helinho barberino e janildo pinto que nao me deixam mentir….administracao de brincadeira me leva a crer em renovacao daqui a 3 anos…assim como ho,monalisa e ele nao prestaram que venha outro para pelo menos dar esperanca a esse povo que nao merece os governantes que tem.

  4. É incrivel a campacidade de se criar culpados para a incompetência, ele não espererou 2009 todo e sim esperou que os trabalhadores criassem espectatias, contraissem dividas e não pensou no prejuiso que trará as familias e ao comércio.
    É sempre mais facil quebrar a corda onde ela é mais fina, essa admnistração gerida por incompetentes, deixou uma empresa como a serquip, que está gerando 80 empregos em Vitória da Conquista, escapar de Ibicaraí, perdemos também para Itororó um frigorifico regional, graças ao sr. Rosemberg ” CANDIDATO DO PREFEITO” deputado. E a nossa câmara de vereadores o que faz que não vê essa coisas.

  5. O que?
    O salário de um secretário pulou de 1.800, p/ 3.800,00 ????
    Um aumento de mais de 100% ?
    Isso é um absurdo !
    E é no mínimo uma incoerência tirar da prefeitura pessoas q trabalham, e manter na Folha de Pagamento, pessoas q não trabalham, ou seja, funcionários fantasmas…
    É justo isso Sr. Prefeito????

  6. EU ROGÉRIO LEAL QUERO AGRADESCER O APOIO TIDO POR TODA POPULAÇÃO…O Q ME INTRISTESSE É VER FUNCIONARIOS SENDO PESSEGUIDOS, DEMITIDOS E SEM RECEBER AO MENOS O SALÁRIO E O SINDICATO NÃO SE MANIFESTAR EM MOMENTO ALGUM… MAS ESTAMOS DE VOLTA,POIS ACREDITO NA JUSTIÇA DA TERRA E A JUSTIÇA DO CEÚ…OBRIGADO CORONEL SANTANA,OTAVIANO NETO,AOS VEREADORES,A MINHA AMIGA E ADORADA MONALIZA TAVARES E O PADRINHO DA MINHA BANDA KDAÇO DO SAMBA BRUNO REIS!!!24.000 HABITANTE AGRADESCE TUDO ISSO!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *