Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado federal Emiliano José (PT) destacou, em pronunciamento no plenário da Câmara, o bom momento da economia baiana, com ênfase na geração de empregos.

Emiliano observou que, em janeiro deste ano, foram criados 14 mil novos empregos com carteira assinada na Bahia, número considerado um recorde. Segundo o parlamentar, os demais oito estados do Nordeste juntos produziram 18 mil vagas.

Nos três primeiros anos do governo Wagner, o número de postos de trabalho criados ultrapassou 170 mil.

6 respostas

  1. Considerando que Wagner não trouxe uma só industria nova, e que a Política econômica é conduzida pela União Federal… devemos parabenizar Lula (pelo crescimento econômico nacional) e Paulo Souto, por ter trazido as empresas que hoje geram tantos empregos..

  2. Essa questão de divulgação de números necessita ser mais clara, concisa e eficiente, …!!!

    Mesmo que um estado como a Bahia venha a gerar mais empregos, de forma absoluta, nem sempre, de forma proporcional, relativa, esses empregos gerados são bastantes e suficientes para conseguir reverter o quadro de desemprego, …!!!

    Todos os demais estados do nordeste são menores que a própria Bahia. Suas regiões metropolitanas, menores e menos populosas que a nossa, …!!!

    De forma relativa, proporcional, esses empregos gerados podem não ter suprido a demanda, …!!!

    Nada como um estudo mais aprofundado de Números-Índices, de Séries Temporais, ou coisa que o valha, para adequar as informações, torná-las mais fidedignas, verdadeiras, confiáveis, …!!!

    Dados mais trabalhados estatisticamente apontam para a R.M.S. como sendo a região metropolitana com maior desemprego no país, …!!!

    Tal informação foi divulgada recentmente pelo jornal da BAND, com a credibilidade do jornalista Joelmir Betting, …!!!

    Eu, particularmente, confio mais na credibilidade do Joelmir que na dos Políticos, Deputados principalmente, …!!!

  3. Muito boa a resposta do presidente Lula as rádios Juazeiro e Petrolina.

    Gostaria de fazer um comentário sobre o projeto de irrigação do NE.

    Um dos pontos importantes que me leva a votar na Dilma é o projeto de continuidade no desenvolvimento do país, sobretudo o NE.

    Uma coisa que precisamos perceber, sobretudo o nordestino, é o sistema de irrigação que o presidente Lula está falando nesta entrevista. Irrigar o semiárido nordestino que comporta mais de 12,5 milhões pessoas, além permanecer, fixar o nordestino em sua terra, ou melhor, não haverá mais aquele fluxo de nordestino saindo de suas terras em direção ao centro-sul, como fomentará o desenvolvimento da Região.

    Como o presidente Lula falou, não beneficiará apenas o grande produtor; mas à semelhança do biocombustível, como a mamona e o dendê, todos os produtores serão beneficiados proporcionalmente à sua produtividade.

    As terras irrigadas do NE, sobretudo o norte baiano e a região de Petrolina, certamente aumentarão suas produções de frutas, de vinho que a região já está desenvolvendo e conquistará novos mercados. Como bem falou o radialista da rádio Juazeiro, conseguir os mercados da China e da Índia. Mas é importante que, à semelhança como já está em processo de construção entre Ilhéus e Itabuna, a industrialização do cacau; é importante como bem frizou o radialista, abastecer o mercado interno e exportar, mas exportar não apenas matéria-prima, mas com valor agregado.

    Exportar com valor agregado gera emprego, gera maior valor à mercadoria e aumenta, também, financeiramente, o volume de exportações brasileiras. Como já está construindo o porto de Suape, essas frutas não precisariam vir mais para o porto de Salvador, para serem exportadas, as exportações de frutas, ou melhor do norte baiano, sairiam via Suape.

    A soja de Goiás e do Oeste baiano, o ferro de Cetité e o cacau do Sul, sairiam pelo Porto Sul em Ilhéus. Não haveria necessidade de os produtores de Goiás atravessarem o país, para entregarem suas safras no Porto de Santos, o que faz aumentar consideravelmente o frete.

    A ferrovia Oeste-Leste, que terá mais de 1100 Km, não apenas ligará toda a produção de soja, de ferro e de cacau, mas levará, também, de maneira muito mais próxima, a produção de carne do NE, uma vez que a Bahia é o sexto produtor nacional e o primeiro do mercado nordestino, sendo, inclusive, o mercado baiano que abastece o NE, segundo o Tribuna da Bahia.

    Para ser quinta economia, passa-se necessariamente pelo desenvolvimento do NE, daí toda essa infraestrutra sendo montada. Aliás, a infraestrutra no governo Lula está sendo desenvolvida em todo o país com o PAC. Porém, uma vez que o NE é a região mais empobrecida, desenvolvê-la fará uma enorme diferença, posto que as necessidades das pessoas são imensas e como tem mostrado as pesquisas, o nordestino passou a consumir mais, conforme reportagem especial do Valor Econômico e do Estado de SP.

    Mas será importante que o NE não exporte apenas matéria-prima, mas que faça uma estratégia de abastecer o mercado interno com o cacau, o ferro, as frutas, os vinhos,a soja, seja via matéria-prima, seja via produto industrializado, como exportá-los da mesma maneira.

    Daí a necessidade de votarmos em Dilma, querido povo nordestino. Votar em Dilma, é a continuidade desse projeto do governo Lula em levar o desenvolvimento para nossa região que ao longo dos anos foi imensamente esquecida e tornou-se tão carente e imensamente necessitada.

    Votar nesse projeto de governo do presidente Lula é a continuidade desse trabalho que não pode parar.

    Para aqueles que não sabem, já estão ocorrendo as audiências públicas em algumas cidades da Bahia, para a construção da ferrovia Oeste-Leste, bem como a construção do Porto Sul, ou seja, o governo federal além de criar uma fábrica de chocolate, via CEPLAC entre Ilhéus e Itabuna, para exportar e vender internamente a máteria-prima do cacau, a Bahia irá produzir chocolate industrializado para o consumo interno e externo.

    Os baianos torcemos para que isso aconteça com o ferro de Caetité, a soja de Barreiras, as as mangas e as uvas do Norte baiano que são para exportação, mas que aconteça com as mangas de Livramento que abastece o mercado interno, ou seja, que se estabeleça estudos sobre a viabilidade de fábricas para que se venda matéria-prima, mas que industrializemos em nosso estado.

    A industrialização com sustentabilidade permitirá que os nordestinos não saiam de sua terra para virem em busca de oportunidades no Centro-Sul do país, daí a necessidade de acolhermos o projeto de governo Lula e sua continuidade, dentre outras razões.

    Esse comentário coloquei no site Conversa Afiada e quis colocar aqui. Claro que tem pessoas que poderão discordar, mas os números do desenvolvimento do NE falam por si. Por outro lado, segundo o Estado de SP, o NE precisaria que esse desenvolvimento fosse por mais 12 anos a fim de que a região possa chegar ao nível do Sudeste. Como baiana, torço imensamente para que isto aconteça.

  4. Muito importante o texto da Irani. Mas o maior problema da oposição em parar a continuidade da era Lula é o fato de que a população já assimila que Dilma será a garantia desse desenvolvimento tido nos últimos tempos. Enfim, será muito difícil dizer que vai trazer o progresso ao Brasil se este já vive nesse clima.

    Quanto ao assunto do tópico… Pegue esses 3 anos faça as contas e vejam se o galego tivesse o tempo que seus oponentes políticos tiveram nesses 20 anos a Bahia seria um estado comparado aos do Sudeste.

    Enfim, são apenas 3 anos de muito trabalho. E teremos mais 4 para consolidar o progresso perdido nesses 20 longos anos.

  5. Coitado de Wagareza…. não trouxe uma indústria pra Bahia… e agora fica apresentando dados como se fosse o “pai” da criança… só os bajuladores e os ignorantes se iludem com essas ilações..

  6. Este deputado, outrora combativo lider estudantil, foi preso e torturado pela repressão.
    Hoje nos tortura com esses pronunciamentos abjetos que todos de sã consciência sabem que são mentiras sem precedentes saídas da fornada da desonestidade de informações dos petistas e cooptados.O jornal A Tarde também publica essas defecções do Emiliano.Leio-as apenas para saber até aonde vai a desfaçatez dessa gente.Tá difícil. A máquina está muito bem lubrificada e os incautos estão embarcando com vontade.Haja visto a Da. Irani Leite.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *