Tempo de leitura: < 1 minuto

(Foto Carlos Santiago)

O temporal no sul da Bahia leva dor de cabeça aos ilheenses. Este foi o visual no início da manhã desta quarta, 10, na Baía do Pontal, um dos cartões-postais da Terra de Gabriela. A cidade ‘recebe’ centenas de toneladas de baronesa (aguapé) ao final da alta estação. Em Itabuna, uma ponte foi interditada ontem por conta do acúmulo deste tipo de vegetal nas pilastras.

8 respostas

  1. Eu acho que ha falta de inteligência por parte destes prefeitos.. se fosse de interesse do prefeito de Ilheus, em vez de deixar o Pref. de Itabuna empurrar essas baronesas para seguir o curso do rio..a prefeitura de ilheus poderia firmar uma parceria com a de itabuna para recolher essas baronesas diretamente na ponte..

    Isso evitaria os problemas com a sujeira nas praias de ilheus..

    Enfim.. falta de inteligência

  2. Marcos, vai tirar as baronesas e colocar onde?

    Na cinquentenário?

    E o custo disso? Umas 20 caçambas + 4 maquinas + Uma semana de ponte interditada.

    O ideal seria fazer uma nova ponte com apenas 1 ou duas pilastras.

  3. Aproveitando o comentário muito oportuno do Marcos Paulo, gostaria de sugerir uma ação conjunta de todas as Prefeituras dos municípios banhados pelo Rio Cachoeira, assim como dos rios formadores do cachoeira também, …!!!

    Assim todas as cidades limpariam os rios dentro dos seus limites, evitando o empurra-empurra, que sempre sobra para Ilhéus, …!!!

    Nesta época, eu pergunto, quem vai às praias de Ilhéus? Justamente o pessoal daqui da nossa região, então: Nada mais lógico, mada mais justo, que todos participem, …!!!

    Fica a idéia, …!!!

  4. Se o prefeito fosse uma pessoa inteligente, criaria uma comissão (formada pelos prefeitos banhado pelo rio cachoeira) e formaria a bancada do Rio Cachoeira. A proposta seria de ajuda mútua, com o objetivo de revitalizar e recuperar o esgoto que se tornou o nosso rio cachoeira. Ta dado o recado!

  5. Prezados Colegas,

    O AGUAPÉ é o mais importante DESPOLUIDOR das ÁGUAS e tem muitas APLICAÇÕES … ELE pode ser Empregado na Produção de Ração Animal, Fertilizantes ORGÂNICOS, etc.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  6. Está CHUVENDO muitas INFORMAÇÕES na INTERNET & AGUAPÉ

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Muitas informações sobre o AGUAPÉ está circulando na INTERNET e isso nos leva a acreditar que conseguiremos as nossas Merecedoras Colheitas de muitos Bons Frutos porque empenhamos ESFORÇOS para isso.

    Temos recomendado à cada um dos Interessados pelo AGUAPÉ empenhar uma pouco mais de ESFORÇOS, dando ênfase na QUESTÃO da SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, PESQUISADORES, Fiscais Federais Agropecuários, Associações / Cooperativas de Produtores Rurais, entre outros.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem apresentado, nos Meios de Comunicação, em especial na INTERNET que, através dessa SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira o BRASIL conseguirá dar um Grande SALTO no seu Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    NOTA 01: fica aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas. e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA 02: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  7. Nem TUDO requer Enormes Investimentos

    Prezado Cidadão Brasileiro,

    Por devemos COMEÇAR com o AGUAPÉ ? ? ? ? ?

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem procurado mostrar à Sociedade Brasileira por onde se deve começar quando se BUSCA / LUTA, visando estabelecer o nosso Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Percebemos que os ESFORÇOS são de MUITOS, porém observa–se que a RESULTANTE tende a ser NULA porque não está ocorrendo um DIRECIONAMENTO SÁBIO – FORÇAS em Direções Opostas se ANULAM & RECURSOS acabam indo para o RALO, como tem ocorrido com o BIODIESEL (Um TIRO no PÉ) ! ! ! ! ! !

    No Governo Passado muitos acreditavam que a Mamona seria a Matéria-Prima para o BIODIESEL e hoje sabemos que foi um ERRO INFANTIL. Também afirmamos que a GLICERINA poderia se tornar um Grande Poluidor porque não teria onde utilizá–lo.

    Acertamos & Continuar Acertando ! ! ! ! ! !

    Aqui deixamos mais um Importante ALERTA:

    A Sociedade Brasileira precisa aprender a SOMAR ESFORÇOS, caso contrário Muito RECURSO vai para o RALO e isso não pode mais ser aceito, pois os outros PAÍSES CONCORRENTES não admitem isso já a um Bom Tempo, certo que é um FREIO para o próprio DESENVOLVIMENTO.

    A maioria das Tecnologias e Matérias–Primas atualmente utilizadas são POLUIDORAS por isso a HUMANIDADE começou a passar a investir na Química VERDE – aqui neste PONTO a Equipe BR do AGUAPÉ tem procurado deixar outro ALERTA: é preciso estabelecer primeiro as Matérias–Primas que apresentam características apropriadas que possam ser importantes para a Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade – todas as matérias–primas que vem sendo objetos de Estudos e / ou Pesquisas apenas absorvem o Gás Carbônico – na visão da Equipe BR do AGUAPÉ, todos estão cometendo um Novo Grave ERRO, pois não estão focando os Demais POLUENTES que poderá se tornar FATAL para toda Biodiversidade do Planeta Terra.

    A Equipe BR do AGUAPÉ adotou a Planta Aquática (O AGUAPÉ) porque ELA própria se revelou DESPOLUIDORA das ÁGUAS. Sempre preocupamos com a POLUIÇÃO e sempre soubemos que ELA vai parar nas ÁGUAS – A ÁGUA é a BASE da VIDA, portanto é fácil perceber que é FUNDAMENTAL dar PROPRIDADE na Preservação / Conservação das ÁGUAS de todo o Planeta TERRA.

    Escolhemos o AGUAPÉ, também, porque os NÃO – ÉTICOS levaram Mudas / Sementes dessa Nossa Espécie VEGETAL e depois passaram a denominá – la de PRAGA. Trata– se de mais uma “Mentira que quiseram transformar em VERDADE”, mas LUTAMOS para desfazer a IMAGEM DENEGRIDA e acreditamos que a tornaremos no Mais Importante VEGETAL Brasileiro que a NATUREZA nos deixou para promover o nosso Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem, com muita persistência, afirmado que o AGUAPÉ tem de IMEDIATO algumas APLICAÇÕES ao ALCANCE dos Pequenos Produtores que podem torná–los altamente COMPETIVOS, requerendo baixo ou nenhum Investimento Financeiro.

    Os Pequenos Produtores podem utilizar o AGUAPÉ como Adubo VERDE / Adubo ORGÂNICO (BioFertilizantes) na substituição da sua Agropecuária CONVENCIONAL pela Agropecuária ORGÂNICA, compensando / neutralizando todas as suas antigas POLUIÇÕES e contribuindo para promover VIDA mais SAUDÁVEL à toda Sociedade Brasileira. Podem , também, fazer uso do AGUAPÉ no preparo / formulação das RAÇÕES de menor CUSTO.

    Porque os nossos Pequenos Agricultores e mesmo os PESQUISADORES não ousam iniciar a utilização do AGUAPÉ ? ? ? ? ?

    A Equipe BR do AGUAPÉ acredita que a Sociedade Brasileira apresenta uma série de Vícios / Crendices / Traumas de Difíceis Soluções. A Sociedade Brasileira precisa estabelecer Novas Somas de Esforços para Reduzir / Eliminar esses Gravíssimos PROBLEMAS, pois se trata dos fatores ESCRAVIZANTES da Sociedade Brasileira, uma vez que tem comprometido o Desenvolvimento Pessoal, Profissional, entre outros, da maioria dos Nossos Cidadãos Brasileiros.

    CUIDADO: O AGUAPÉ, na maioria das situações, pode estar contaminado por Microorganismos Patogênicos ou Produtos Tóxicos que pode atingir / contaminar as Pessoas Inexperientes e ser FATAL – requer utilização de Sistema de Proteção apropriado.

    NOTA 01: a Equipe BR do AGUAPÉ recomenda ampla utilização do AGUAPÉ à todos que acreditam na Química VERDE.

    NOTA 02: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS, Novas LEIS, entre outros recursos, estabelecidos e aprovados por Deputados / Senadores pouco PREPARADOS para estabelecer as Verdadeiras Soluções para essa e outras QUESTÕES.

    NOTA 03: é de sua RESPONSABILIDADE utilização CORRETA / ÉTICA das INFORMÇÕES repassadas pela Equipe BR do AGUAPÉ.

    NOTA 04: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do AGUAPÉ, te agradeçerão.

    NOTA 05: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 06: a Equipe BR do AGUAPÉ já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo AGUAPÉ.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Equipe BR do AGUAPÉ:
    1. Adriane Alves / Prof.POA
    2. Amadeu Elizeu Ribeiro Neto / MAPA
    3. Antônio Ugattis / SP”
    4. Ayrton Jun Ussami / MAPA
    5. Bernardo Sayão / MAPA
    6. Celso Cordeiro Silva / MAPA
    7. FENDEL
    8. Kleber Souza dos Santos / Orgânicos / MAPA
    9. Lázaro Cabral da Costa
    10. Marcus Fonseca
    11. Miguel Nicolau
    12. Missao Tanizaki
    13. Motezuma
    14. MT JR
    15. Murilo Carlos Muniz Veras
    16. RENNER
    17. Rodrigo Batista de Paula
    18. Rogério Lellis
    19. Sylmar / CATI

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *