Tempo de leitura: 2 minutos
Félix defende universidade federal em Itabuna.

O deputado Félix Mendonça (DEM-BA) destacou em plenário, nesta semana, a importância da aprovação de projeto de lei de sua autoria (7533/2006) que dota a região cacaueira de uma universidade federal. O projeto já obteve aprovação unânime nas comissão de Trabaho, Administração e Serviço Público e de Educação e Cultura da Câmara Federal.

Félix Mendonça observa a condição sul-baiana de “importante polo industrial e agrícola com participação significativa na formação do PIB estadual que, por sua vez, é o sexto maior do país”. O projeto prevê a construção do campus da universidade federal em Itabuna. A instituição atenderá aproximadamente 40 municípios da mesorregião cacaueira, caso aprovada.

A instituição federal de ensino superior impulsionará o desenvolvimento regional, ressalta o parlamentar. “O desenvolvimento de novas tecnologias na indústria, pecuária e agricultura necessitam de pesquisam avançadas. A importância das universidades na busca de novos conhecimentos é de vital importância para o sucesso desses segmentos da economia”.

Félix pontuou que a região já possui condições favoráveis à implantação da Universidade do Sul da Bahia, a exemplo de hospitais terciários, Instituto Biofábrica de Cacau e Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec-Ceplac). “A pesquisa e a formação superior nos segmentos do turismo, agricultura e da pecuária, constituiriam frentes a serem desenvolvidas nessa nova universidade, que estaria vinculada à realidade regional”.

O projeto está tramitando na Comissão de Finanças e Tributação, segundo Félix Mendonça. Após aprovação, será submetido à Comissão de Constituição e Justiça e, também, ao Senado Federal.

26 respostas

  1. Uma pergunta: São dois projetos ? Um dele um do Wenceslau ? Cade o numero do protocolo mesmo ?

    Da Redação: Clara, o deputado é autor de projeto, de 2006. Wenceslau, como vereador, defende proposta que crie a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsulba).

  2. Não entendo , a UESC em plena expansão, mesmo com orçamento limitadíssimo, e querem criar uma outra Universidade para que se comece tudo do zero?? A começar pela credibilidade dos cursos e as dificuldades de todo começo???

    Vamos focar no que realmente vale a pena!! Ano eleitoral aparece de tudo mesmo!

    Que tal federalizar a UESC e instruí-la com todos os recursos que poderiam vir para uma outra federal???? Mais vagas, mais investimento em cursos e pessoal!!!

    Acoooorda!!!

  3. Fica uma perguntinha ao seu pimenta, o dep. Felix Mendonça passou por este blog mais de três anos sem ter nenhuma notícia publicada, por que será que na boca da eleição aparece essa notícia hein?! E outra, a maioria das pessoas que acessam este blog são pessoas instruidas e formadoras de opinião, vcs acham sinceramente que o povo daqui vai engolir essa história pra boi dormir?!todos aqui sabem muito bem, que esse deputado só dá as caras aqui na época da eleição, agora então que ele não será mais candidato e irá apoiar o filho, até que começou cedo o piseiro por aqui viu?!Mas acho que essa propaganda que ele está fazendo pela internet não irá surtir muito efeito não, pois os votos que ele consegue arrancar daqui toda eleição, são de cabrestos e de pessoas menos esclarecidas, portanto seria melhor divulgar essa notícia através de panfletos entregues pelo seu maior cabo eleitoral daqui, que é o difunto do ex-prefeito fernando cuma.

    Da Redação: Félix não é candidato à reeleição, “Eleitor Atento”. Além do mais, levantou bandeira que consideramos importante. Não de haver ‘muxoxo’.

  4. Só agora, depois de 20 anos, a UESC conta com cursos de mestrado e doutorado, com professores de ponta do Brasil…

    Gostaria de ler opiniões contrárias, só assim eu entenderia um pouco mais, pois despender tempo e energia em algo como outra universidade, é como querer criar outra cidade apenas para o deleite político de alguns.

    Como já falei, se o problema são as vagas, que criem por meio de orçamento, um maior número de cadeiras, incrementando o atual orçamento!

  5. Sou a favor da federalização da UESC, pois ficaria muito mais barato para o Governo Federal, além de aliviar as contas do Estado, …, só esperando que eles não gastem o que poderia economizar com a federalização, com propagandas, …!!!

    É justamente aí onde está o “X” da questão, …!!!

    Mais uma vez, vamos esperar sentados, pois, se duvidarmos, daqui a quatro anos estaremos discutindo exatamente as mesmas promessas, …!!!

    Quem viver, verá, …!!!

  6. Nunca votei neste daí, nem nunca vou votar. Mas, é um projeto excelente. Temos que ter mais uma Universidade sim. Quanto mais investirmos em educação, mais rápida será a nossa recuperação. Imaginem, quantos empregos irá gerar? Quantas pessoas terão acesso ao ensino superior? Sem contar os investimentos que irão aportar em nossa região. As empresas procuram regiões que lhes ofereçam infra-estrutura adequada e mão-de-obra qualificada. Se realmente ocorrer será um avanço importantíssimo para a nossa região.

  7. Se a federalização vier a melhorrar imensamente o orçamento, seria uma ideia a se pensar, pois não nos enganemos, a UFBA tem mais greve que as estaduais! E só agora começaram algumas reformas, onde o mato já tomava conta!

    A UESC, pelo contrário, quem vem de São Paulo ou do Sul fica maravilhado. Com todas as dificuldades, e “viagens” de algumas pessoas, boas obras estarão prontas nesse ano, a exemplo do pavilhão exclusivo para pós-graduações(especializações, mestrados e doutorados)!

  8. Muito boa a colocação do comentarista ELEITOR ATENTO, …!!!

    Não é por acaso que o apelido do Deputdo Félix Mendonça, por aqui, é “Copa do Mundo”, pois as aparições meteóricas dele, por aqui, só ocorrem de quatro em quatro anos, …!!!

    Coincidência, não, …?!?!?!

    O homem é mais fugaz que um cometa, …!!!

  9. Eis minha opinião na ordem que considero mais viável.

    1) transformar a Ceplac em uma universidade federal, produtiva.
    com uma area daquelas na Rod Ilheus-Itabuna, alem dos imoveis e
    areas experimentais, a Ceplac iniciaria bruta.
    2) Federalizar a UESC
    3)Começar do 0

    Mantendo a UESC e UFSB teriamos 2 instituições fortes no sul da Bahia. Mais vagas e capacidade de desenvolvimento.

    mas sinceramente, eu acho que isso não sai tão cedo. eles ja cederam o IFET-Ilheus que pode agregar cursos superiores. pra colocar uma universidade federal na região, so nas proximas eleições.

  10. Acho que há espaço tanto para a UESC quanto para uma Universidade Federal. Aliás, acho que o governo federal deve mesmo uma universidade nestas bandas, por décadas a única instituição superior de ensino federal no estado foi a UFBA. Pergunto: se há espaço para tantas instituições particulares (FTC, UNIME, FACULDADES DE ILHÉUS, MADRE THAÍS e tantas outras que oferecem cursos Ead), sem prejudicar a expansão e a credibilidade da UESC, não haveria espaço para uma universidade federal? Seriam mais vagas, mais cursos e a busca por excelência na pesquisa, no ensino e na extensão em vez de mais unidades particulares. Ainda bem que o deputado lembrou da região, mesmo em época de eleição.

  11. Parabéns ao Deputado Félix!
    Independentemente de posição política partidária temos que parabenizar as boas atitudes.
    Uma Universidade Federal aqui em Itabuna, já pensou igual a UFBa de Salvador?
    Nossos filhos formados por uma Universidade de excelência?
    OBRIGADO DEPUTADO, que os outros façam como o senhor…

  12. Federalizar a UESC porque? para manter o “status quo”de muitos burgueses que estão por lá, fazendo turismo com dinheiro público? porque o medo da concorrência? a Uesc no contexto regional tem uma participação pelo menos tímida, como centro de formação. Tem faculdade particular muita mais inserida nas comunidades do que a nossa estadual; qual a participação da Uesc nos grandes temas regionais? porque tanto medo da federal que vai gerar mais empregos, atrair mais professores; aquecer a economia local; oferecer mais vagas e opções para os estudantes da região, impulsaionar o mercado imobiliário, enfim, consolidar o eixo Ilhéus-Itabuna como pólo educacional. Quanto a iniciativa do Deputado Felix, para mim é importante, mesmo que eleitoreira, mais uma voz de peso. É HORA DE SOMAR, NADA DE ESTRELISMO.

  13. Uma ótima idéia as instalações da Ceplac servir para o campus da nova Universidade… A CEPLAC hoje só serve de cabide de empregos para uma cambada de petistas preguiçosos que não fazem nada para a nossa região!

  14. É UMA PENA QUE APÓS 50 ANOS NO PODER O ILMO. DEPUTADO COPA DO MUNDO VEIO LEMBRAR QUE ESTA REGIÃO PRECISA TER UMA UNIVERSIDADE FEDERAL AGORA! LOGO AGORA QUE ELE VAI SE APOSENTAR? AH! MAS TEM O FELIX JUNINHO QUE ELE QUER DEIXAR COMO O SEU SUCESSOR, ENTÃO TÁ EXPLICADO O DISCURSO EMBUSTEIRO. O PIOR DE TUDO ISTO É QUE TEM “ELEITOR” TÃO ATENTO, QUE ACREDEÇE POR TUDO E POR NADA.
    ME ENGANE QUE EU “GOOOSTIO”.

  15. Concordo plenamente com o eleitor atento, Félix ganhou com boa votação na região e não deu as caras nesse período de 3 anos, não foi só em Itabuna foi em todo lugar que ele teve voto, ele abandonou os municipios, como fez na minha cidade, o que me deixa triste é a divulgaçãoe defesa que alguns blogs e sites fazem, deveriam fechar as portas pra politicos como esse, mal intensionado, cara de pau, sou a favor de apoiar politicos que tem compromisso com a região, com quem acompanha de perto nossos problemas e vivem aqui, não com quem só faz se favorecer da nossa região e desaparece, estamos de saco cheio desse povo.Acho que os méritos da ufsulba é de Wenceslau que tá feito um louco correndo atrás divulgando mostrando as possibilidades de termos aqui,não voto em Wenceslau pois já tenho compromisso, mas torço que ele ganhe porq conhece de perto a realidade nossa, vamos dá a César o que é de César, parabéns Wenceslau pela sua atuação, pode deixar que não esqueceremos do seu mérito.

  16. Exatamente meu “fio”. Se você não percebeu eu estou questionando exatamente isso. Se o vereador quer firmar sua campanha em cima da luta por uma universidade federal tem que explicar de quem é o projeto e o que ele está fazendo em termos “concretos” para tornar realidade esse blá, blá, blá. Da maneira como ele fala parece que o projeto é até da Alice Portugal. Aliás, a mulher dele ocupa um cargo na UESC e pode muito bem falar da crise na Universidade Estadual e das políticas de assistência estudantil.

  17. Se dor de cotovelo matasse de uma forma fulminante… o nosso sul da bahia estaria livre de muitas pragas… e certamente viveríamos melhor, seriamos mais solidários e honestos… convivendo com pessoas comprometidas verdadeiramente com a nossa região e o nosso povo.
    Independente do tempo que tenha levado para tomarmos conhecimento desse projeto de lei 7.533/2006 de autoria do Deputado Federal Félix Mendonça, que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia, e que já foi aprovado por unanimidade pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público e de Educação e Cultura, é uma luta silenciosa do Deputado que deve ser reconhecida e merecidamente apoiada por todos que tem orgulho de ser sulbaiano.
    O resto é a famosa dor de cotovelo batendo bem lá no fundo…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *