Tempo de leitura: < 1 minuto
Sindicalistas fazem protesto em supermercado.

O Sindicato dos Comerciários de Itabuna realizou protestos na porta das principais redes de supermercados na quinta-feira, 18. Na Avenida Juracy Magalhães, o ato foi acompanhado por duas guarnições da Polícia Militar. A tônica dos discursos do sindicalista Jairo Araújo e de seus companheiros foi o baixo salário pago à categoria.

O panfleto distribuído a clientes fala que os funcionários das redes Meira e Bompreço estão pedindo socorro por terem jornada diária de 10 horas,  inclusive aos domingos e feriados, o que acaba cerceando a religiosidade e convívio familiar.

Os sindicalistas também denunciam acúmulo de funções, não-pagamento de horas-extras, assédio moral e humilhações. As redes também são acusadas de ganância e exploração de mão de obra.

10 respostas

  1. Tudo que eles parecem querer é que Itabuna vire um deserto. Concordo que existem maus patrões e, que devam ser fiscalizados. Para isso, a melhor maneira é o sindicato fazer um levantamento responsável e acionar as Instintuições responsáveis pela defesa dos direitos dos empregados; mas, o que percebemos é que fazem sempre o mesmo discursso e, praticam feramentas de um modelo de sindicalismo retrógrado, interessado apenas em promovê-los politicamente, além de permitir que os trabalhadores vire massa de manobra e ajude a acher o caixa dos sindicato, possibilitando a luxúria de alguns espertalhões.

  2. Talvez os sindicalistas exagerem na retórica com viés esquerdista e ainda sonhando com o regime comunista , aquela ladainha de sempre de que os patroes exploram o trabalhadores, mais-valia, etc…. Mas a verdade é que os supermercados exploram os trabalhadores. Entendo que é funçao do sindicato buscar melhores condiçoes de trabalho e isso nao vai espantar comerciantes. Tanto que o “pimenta” noticiou a vinda do “Atakadao” e de outro hipermercado para as imediaçoes de Itabuna. Há que haver liberdade de iniciativa, economia de mercado, menos burocracia, menos impostos para os empresários, um ambiente propício aos negócios. Mas cabe aos trabalhadores/sindicatos buscar melhores condiçoes de trabalho e denunciar abusos. Se assim nao fosse, ainda estaríamos, como no século XIX, trabalhando mais de doze horas por dia.
    (desculpem a falta do “til”, mas é problema do teclado.

  3. Os trabalhadores terminam sendo explorados pelos supermercados, assim como por sindicatos, …!!!

    Agora, de uma coisa nós temos certeza: É a “escravidão moderna”, …!!!

    Em pleno ano de 2010 ainda há conflitos entre o capital e o trabalho que, ao invés de serem aliados, são adversários, …, é uma das partes primitivas do homem moderno, …!!!

    O pior exemplo de todos ainda é a China que, de comunista, passou a se beneficiar do tipo mais feroz e selvagem do capitalismo, onde não há direitos trabalhistas, muito menos liberdade de expressão, tudo sob o manto da ditadura, …!!!

  4. O que é preciso entender é que o trabalho, seja ele qual for é a atividade humana que possibilita ao indivíduo viver com dignidade. Poucas pessoas neste mundo tem uma atividade laboral prazerosa. Quando a pessoa está à procura de trabalho, não escolhe o que vai fazer, se mostra disposta a tudo, entretanto, uma vez admitido no trabalho, passa a querer escolher o que quer e o que não quer fazer… O patrão passa a ser aquela “misera”, o cão, a pedra no sapato. Vejo muitos deles tratando mal os clientes, de coração armado quando solicitado a prestar atendimento individual. Maltratando pessoas que consideram maltrapilhas, ou que não tem aparência de modelos midiáticos. Não são todos, claro, em tudo há excessão.

    Até aonde eu sei, ser artista (cantor, por exemplo, é uma ocupação por demais prazerosa. Mas eu não gostaria de estar em viagens, shows, ensaios, sempre; isso é muito bom para quem gosta. Alguém pensa que ser médico é fácil, que é uma rotina leve? Ser professor, levando tarefas todos os dias para casa, estudando frequentemente, é fácil? Quem é profissional do judiciário, que todos acham excelente, depende de muitos anos de estudos sérios.

    Todas as profissões que lidam com pessoas, seres vivos, são de grande responsabilidade e isso nossas crianças, nossos jovens e até alguns adultos não querem aprender. Gastam o tempo da preparação para a vida aprendendo a viver nababescamente e o que é pior, quando encontram um trabalho, por tudo se sente humilhado (a), porque na escola e em casa, sempre disseram e fizeram o que quiseram.

    Condições insalubres de trabalho é servir nas plataformas de petróleo, trabalhar em construções altas, em construção de linhas de metrô, muitos serviços da área de saúde e até na educação, quase todas executadas por pessoas qualificadas pela academia. Portanto, “é preciso trabalhar duro” para transformar o que não gosta em flores sem precisar viver litigando com quem oferece emprego.

  5. Esse mercado MEIRA não é aquele que foi pego na fiscalização de alimentos estragados ?
    Esse mercado é aquele em que os preços na pratileira é um e na hora que está passando no caixa é outro ?

  6. RAPAZ E ENGRAÇADO AS POSIÇÕES QUANDO VEJO MUITOS FUNCIONARIOS DESTA EMPRESA MALTRATANDO OS CLIENTES, E UM CONTRAPONTO POIS QUANDO SE ESTA INSATISFEITO COM O SALARIO QUE SE RECEBE LARGA O EMPREGO E VAI ATRAS DE OUTRO QUE PAGUE MELHOR E NAO FICAR DESCONTANDO NOS CLIENTES, QUE DE QUALQUER FORMA PAGA OS SALARIOS DESTES PRESTADORES DE SERVIÇO, QUE TENHO CERTEZA OU ELES PROCURAM DAR UM MELHOR ATENDIMENTO, OU O ATACADÃO VAI EMGOLIR ELES E SERA BEM MERECIDO, PREÇO BOM E BARATO PARA ACABARMOS COM ESTE PINGUE PONGUE MAL PREÇO, ITAO E ESSE MEIRA DO BARATA.

  7. O sindicato, assim como alguns maus padrões, exploram os funcionários que por sua vez transfere tudo para o único que não deveria ser penalizado, o cliente. Más, como o Lula, tem incentivado os sindicatos, banqueiros e todo tipo de capitalista a explorar o Brasil, o que esperar desse sistema? No entanto, esses sindicalistas não evolue mesmo, sempre com a mesma retórica de sempre, capital X mão-de-obra. Chega, chega de mentira e tapeação!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *