skip to Main Content
3 de agosto de 2020 | 05:48 pm

PREFEITO ENTREGARÁ CARTA DE CACAUICULTORES

Tempo de leitura: < 1 minuto

Azevedo, secretários municipais e o deputado Argôlo participaram de reunião com os produtores (foto Pedro Augusto)

Um grupo formado por 14 cacauicultores fez ontem (dia 19) um pedido especial ao prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo. Eles querem que o chefe do executivo municipal entregue ao presidente Lula uma carta, relatando os erros cometidos pela Ceplac nas duas primeiras fases do Plano de Recupração da Lavoura Cacaueira.

Como se sabe, o órgão do Ministério da Agricultura recomendou medidas de combate à vassoura-de-bruxa que se reveleram ineficazes. E os cacacuicultores assumiram dívidas para implementar as más providências. Por isso, lutam para que os débitos sejam anulados.

Caberá a Azevedo e ao deputado estadual Luiz Argôlo, que também entrou na roda, passar a carta às mãos do presidente Lula. Será na próxima sexta-feira (26), quando o presidente virá a Itabuna inaugurar a base de distribuição do Gasene.

Esta publicação possui 29 comentários
  1. Pelo menos essa carta o Lula não poderá dizer que não recebeu, …!!!

    O preso político de Cuba não teve a mesma sorte, …!!!

    Quanto mais aumenta a popularidade do Lula, mais bobagens ele fala, …!!!

    Imaginem o discurso dele: “Eu iria prometer várias coisas a Itabuna, Ilhéus e região, mas tivemos que cortar R$21,8 bilhões do orçamento de 2010, …, daqui a quatro anos eu venho aqui novamente e prometo mais”, …!!!

  2. …É SÓ PRA ISSO QUE ELE SERVE, FICAR LAMBENDO O … DESSES RIQUINHOS E ENTREGANDO CARTINHA DE AMOR PRA LULA, E O POVO SÓ SE F … NA PEFIFERIA JUNTO COM ESGOTO ESTOURADO E ASFALTO DISSOLVENDO FEITO SONRRISAL.

  3. parabéns aos cacauicultores pela ação do movimento e em especial a Geraldo Dantas, que iniciou o movimento, que ja ocasionou repercusões em toda a bahia , chegando a Brasilia.Esperamos que dessa vez os produtores tenham exito em suas justas reinvidicações JUNTO AO PRESIDENTE LULA.

  4. POXA, PQ O PRESIDENTE DA APC , NÃO ESTA PARTICIPANDO DO MOVIMENTO? QUE OMISSÃO, ELE TERÁ QUE ESCLARECER AOS PRODUTORES SUA POSIÇÃO, SE NÃO FOSSE GERALDO DANTAS , NEN TERIAMOS MOVIMENTO.
    seria muito importante a participação de henrique e dorinho de corpo e alma, as entidades tem que ser independente de governos e autarquias, há tempo para união, exemplo disso o prefeito de Itabuna tem dado de sobra, está acima de partidos.

  5. Parabéns a lista do cacau, maior instrumento de comunicação do cacauicultor, viva Deroaldo , idealizador da lista. Viva Geraldo Dantas, criador do movimento. Parabéns pela escolha do prefeito para ser o produtor, é gente do povo, como é nosso grande presidente lula, que com certeza não esta sabendo da realidade, foi enganado por Geraldo Simões.

  6. A cacauicultura, precisa soerguer, está dando os primeiros passos efetivos para isso.
    movimento 26 de março, será um novo marco na região.
    parabéns Geraldo Dantas, nunca confudir com o simões.

  7. se a solução para a cacauicultura depende de posição politica , o momento é esse. vamos todos mobilizados exigir do nosso presidente a decisão.

  8. sera que o nosso presidente tem conhecimento, que a catastrofe que se abateu sobre a regiao cacaueira da bahia foi fruto da incompetencia da CEPLAC e do ato de bioterrorismo comprovado?
    Parabéns cacauicultores, vanos continuar a nossa luta que acima de tudo é justa.nos somos as vitimas.

  9. ACREDITAMOS AGORA QUE O PRESIDENTE LULA, TOMARA CONHECIMENTO DA REAL SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA OS PRODUTORES DE CACAU, INFELIZMENTE AS NOSSAS LIDERANÇAS, APESAR DOS ESFORÇOS DESENVOLVIDO, NÃO CONSEGUIRAM EXITO. O PAC DO CACAU É UM PROJETO DE FICÇÃO , PURA PROPAGANDA ENGANOSA. LULA CADÊ OS BILHÕES PARA O CACAU?

    CASO AGORA O PROBLEMA NÃO SEJA SOLUCIONADO, SÓ NOS RESTA ACOMPANHAR OS PRODUTORES QUE PROCURARAM A JUSTIÇA.

  10. DIZEM QUE A FAEB TEM INUMEROS DIRETORES SITUADOS EM SUA SEDE NA CAPITAL, ALÉM DE DIRETORES REGIONAIS, TODOS COM SALARIOS POUPUDOS, NÃO ESTA NA HORA DOS PRODUTORES COBRAREM OS RESULTADOS, DOS SEUS ESTAFANTES TRABALHOS, REALMENTE, AS FREQUENTES VIAGENS, A BRASILIA, TORNAN-SE CANSATIVAS.
    É BOM LEMBRAR QUE OS PRODUTORES ESTÃO OBRIGADOS A PAGAR AS SUAS CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS, PARA NÃO SEREM EXECUTADOS, E O DINHEIRO ESTA INDO PARA VIAGENS E OUTRAS MORDOMIAS DOS DIRIGENTES , PARAECEM QUE TAIS DIRETORES ESTÃO INFECTADOS PELO MAL DA VASSOURA DE BRUXA, DAI A BAIXA PRODUTIVIDADE.
    SÉRA QUE ELES ESTARAO CANSADOS NO DIA 26 DE MARÇO.

  11. Esse povo tem que é trabalhar.
    Se td mundo que tem dividas no lugar de ir lutar para aumentar a produção e lucrar ficar mandando carta para Lula complica.

    Se a moda pega daqui uns dias os empresarios que levarem prejuisos vão mandar cartas…

    Vão a lutaaa e larguem de querer consquistar no grito.

  12. A recuperação da lavoura cacaueira significa muito mais do que perdoar dívidas, retomar a produção, promover o ingresso de divisas na região e, quiçá, dentro de uma visão moderna, agregar valor ao produto e gerar novos empregos.

    Significa a manutenção da Mata Atlântica – o que ainda resta – de pé, em razão da importância que tem para o cultivo.

  13. O que voces não vão pagar as dívidas ao BB e Banco do Nordeste? Não são todos, mas os que usaram bem o dinheiro do crédito na gestão de FHC, já estão colhendo cacau e usufruindo muito bem, enquanto um bando de descarados caloteiros, usaram o crédito para outros fins e não aplicaram nada no combate a vassours-de-bruxa. Agora estão querendo o perdão da dívida. Cacete neles. Que seja executada na justiça a dívida e nunca perdoada. Renegociada sim. Mas prá caloteiro safado tem jeito? E ainda tiveram coragem de fechar uma rodovia lembram?

  14. Gostei Lucas, como disse Zelão, “Desacostumados a reivindicar – mas acostumados a bajular” quando eram ricos e não precisavam de ninguém, não lembravam nem de Deus, agora estão batendo continência para Azevedo. Essas pessoas são tão desunidas e individualistas, que surgiram dois grupos para reivindicar durante a visita do Presidente Lula. O de Geraldo (cururu) Dantas quer fazer um protesto portando faixas, o outro de Carlinhos Macedo (Coograladra) e Weldon quer entregar uma carta pedindo ajuda… E assim anda a cultura do Cacau, Todo mundo querendo aparecer nos jornais, televisão e se tornar liderança!!

  15. O PAC do Lula não passa de programa eleitoreiro para projetar a terrorista, assaltante de bancos etc. da Sra. Dilma, figura inexpressiva no cenário político.

  16. Não é possível mais uma vez cometer os mesmos erros. Essa CARTA já está começando errada. Não foi só as primeiras e quarta ETAPAS; foram TODAS AS ETAPAS. AS TECNOLOGIAS FORAM TODAS AS MESMAS. Tenha paciência senhores produtores IDEALIZADORES. As ETAPAS 3ª E 4ª obdeceram os mesmos TRATOS CULTURAIS com excessão do REBAIXAMENTO DE COPAS.
    Acordem pra VIDA e vamos nos UNIR.

  17. Nem Lula, nem Cap.Azêdo vai mudar os rumos da cacauicultura se os fazendeiros não trabalharem.Estão agindo como das outras vezes,como de costume e hábito: Tomar dinheiro para a lavoura investir em outras areas e correr atras de perdão.Creio que o povo de Itabuna,não é composto somente de fazendeiros de cacau, mas de pobres que deram a Azêdo o poder e como agradecimento recebem o desprezo e descaso .
    Onde anda a CEPLAC ? qer uma opinião: transformem-na em EMBRAPA, mudem a direção e vejam se a região não muda de rumo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top