Tempo de leitura: < 1 minuto

Apesar de Lula rejeitar a possibilidade de anistia para as dívidas da lavoura cacaueira, o presidente da Associação dos Produtores de Cacau, Henrique Almeida, ainda vê chance de alguma saída para o imbrógli0.

Almeida, acompanhado do conselheiro da APC, Geraldo Dantas, foi recebido por Lula na manhã desta sexta-feira, 26, no hotel Jardim Atlântico. Estavam presentes o diretor-geral da Ceplac, Jay Wallace da Silva, e o governador Jaques Wagner.

Lula ouviu as queixas e teria se comprometido a agendar uma reunião para tratar do assunto na próxima semana, com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Segundo Almeida, o presidente o deixou com esperanças. “Ele disse que podemos aguardar boas notícias e nós estamos confiantes”, relata o representante da APC.

21 respostas

  1. É UM PROBLEMA MUITO SERIO, POIS HA DESTES QUE ESTAM A PEDIR ANISTIA, DO DEBITO TOTAL POIS , USARAM DO DINHEIRO PARA SEUS BELOS PRAZERES E FAMILIAS, FAMOSSOS RICOS DO CACAU NA EPOCA E NAO EMPREGARAM NEM UM TUSTAAAO NA LAVOURA, “TERRA ONDE PLANTANDO TUDSO DÁ”
    É UM GRANDE BABADO.

  2. Nem em plena época de campanha o Presidente Lula aceitou o calote, …!!!

    Pelo jeito o pessoal vai ter que arranjar um “terremoto” para conseguir anistia, …!!!

    Com a grana que o governo enviou para o Haiti talvez pagasse isso de uma vez por todas, …!!!

    Mas como por aqui a terra só tremeu na música, a dívida vai continuar, …!!!

    “E a terra tremeu, tremeu, tremeu, tremeu, tremeu, …, o ceu mudou de cor”, …!!!

  3. Os Cacauidcultores hj sabem, que seus lideres , são verdadeiros chapas branca, a começar do pela FAEB, que numa atitude de covardia , se negou a assinar carta de protesto. Henrique só assinou por pressão dos cacauicultores liderados poe esse GeraLDO , PARECE QUE É IRMÃO DE UBALDO , NÃO SEI SE ELE ENTROU NESSA POR POLITICA.

  4. No fim das contas Henrique (Meleca) botou todo mundo no bolso, principalmente Geraldo Dantas que queria se firmar como liderança,tentando colocar faixas de protesto.
    Meleca boicotou a manifestação, conseguiu um encontrou com o presidente Lula, ficou com o bônus de liderança e levou o Geraldo Cururu para um enroletion….kkkkk. Coitado do Cururu

  5. Repercutiu muito pouco na imprensa nacional a vinda da trupe do Lula aqui na região, …, pelo jeito o evento foi considarado apenas mais um comício fora de hora, pois só consegui assistir um minúsculo destaque na BAND, …, no restante, muito pouco, pois foi ofuscado totalmente pelo julgamento do Casal Nardoni (babaca)/Jatobá (barraqueira) que, por sinal, pegaram uma cadeia boa, …, cerca de 30 anos, cada, …!!!

    Só não divulgaram o placar pois, segundo a lei, é sigiloso, …!!!

    Espero, sinceramente, que apodreçam por lá, …!!!

    Bem feito, …!!!

  6. Quanta inocência desses produtores, eles estão sendo enrolados por Henrique Almeida, e não percebem. Utilizando a APC o mesmo se vendeu a CEPLAC, construiu um caso de amor com o Secretario de agricultura Roberto Muniz (se Apaixonaram)e conseguiu se tornar Diretor da BIOFABRICA.Agora fica tentando agradar o setor privado e o governo. Só na cabeça de produtor de cacau um empregado de governo pode representar um setor que briga por melhores condições!! Ainda ficam uns bestas achando que tudo vai da certo.
    Veja o que disse o produtor de cacau Adeir Boida na lista do cacau…
    O que receio, mesmo, é a ação política da assessoria do Presidente, que teria conseguido “abafar” o nosso movimento, mediante as mesmas promessas de “ações estruturantes” que estamos a mais de 20 anos escutando…
    Devo deixar claro que acredito nas nossas lideranças, mas tenho o dever de alertar para suas responsabilidades. Promessa de agendamento de uma “reunião” com Ministros da Agricultura e da Fazenda é, por si só, muitíssimo pouco!
    Não podemos esquecer que o Lula se transformou numa verdadeira raposa política.

  7. Gente. A declaração feita pelo deputado Geraldo Simões é muito séria. Antes de qualquer opinião do presidente da República o deputado já afirmava, aqui no Pimenta, pra todo mundo ver que “o grande cacauicultor estava querendo dar calote na dívida”. Cuidado, deputado. O seu ódio contra os chamados grandes produtores pode reacender a questão grave da disseminação da vassoura-de-bruxa. A questão do cacau, deputado, é vital para a economia de três milhões de habitantes do Sul da Bahia. Afirmar o que senhor afirmou deve merecer uma análise muito bem aprofundada para se estabelecer responsabilidades.

  8. Eduardo Anumciaçao na sua coluna tem razao, parte deses produtores só querem vida boa e tomar dinheiro do governo enquanto seus trabalhadores morrem de fome.O presidente Lula cobrou juízo dos produtores de cacau. Cobrado sobre a liberação de R$ 2 bilhões do PAC do cacau até 2016, ele disse que o governo vai manter a linha de crédito, mas não vai perdoar totalmente as dívidas.”Você não pode perdoar toda a dívida, senão habitua as pessoas a pegar dinheiro emprestado e não pagar”, declarou

  9. Eu acho que Henrique (Meleca)tá com medo de Gerado Cururu (irmao de
    Ubaldo Dantas) tomar o lugar dele na APC…esse Geraldo tentou tomar o Sindicato Rural de Itabuna de Wallace !!!Ele quer ser liderança de qualquer jeito!!

  10. Não aguento mais ver os produtores de cacau da nossa região sempre de “pires na mão”. Sou filho dessa região e desde pequeno só vejo choros e mais choros da classe produtora. Sou cidadão comum, trabalhador, pago meus impostos, tomo empréstimo e de acordo legislação e contratos celebrados honro com todos os meus compromissos. É a Lei. Não existe nenhuma proteção para em caso de doença, desemprego etc. para que minha dívida seja anistiada. A região está anestesiada porque insistimos na monocultura e na incompetência de gestão . Cegou o momento de jogarmos esse “pires” fora e passarmos a trabalha mais, só assim, nossa região irá voltar a crescer. Vejam bem! Caso o Governo Federal anistie a dívida do cacau quem pagará? Todos nós cidadãos comuns que não tenho nada a ver com a incompetência dos produtores em prever as ameaças inerentes a qualquer negócio. A lei do mercado é clara “quem não tem competência feche a porta”.

  11. Os queixosos de hoje são os mesmos que viviam a bajular ACM e depois Paulo Souto. Porque os mesmo não conseguiram nem um 1/3 do que governo atual oferece? São hipocritas preocupado som sua vaidade de coronel. Isto é uma vergonha para a nossa região homen que poderiam esta representando a região e fazendo o nome de cidade históricas com Ilhéus ser reconhecido em todo o mundo.

  12. è até engraçado vcs classificarem todos os produtores de uma região, por causa de poucos que usaram o dinheiro de forma errada, vcs podem classificar um produtor que seguiu os pacotes tecnologicos errados, investiu tudo na 1º e 2º etapas e depois ficou a ver navios, que passou quase 10 anos esperando uma definição de qual tecnolgia seria usada, qual clone, escutando maluquices como urina de vaca e pulverização de cal, sem que niguem vinhesse a publico dizer o que é certo ou errado. Estamos a quase 20 anos sem uma se quer contratação na CEPLAC, e é bom lembrar que certos politicos transformaram àquela instituição em seu parque de diversão particular. Agora todos nos somos caloteiros, niguem lembra que o PRONAF, aquele credito facil para assentados e outros afins tem 95% de inadiplencia, que a divida dos canavieiros, o governo anistiou 90%, que só agora depois da inauguração da BR101 é que o governo investiu em alguma coisa aqui. Estamos abandonados, sem liderança, sem diretrizes e sem representação que realmente lute por alguma coisa de util para nossa região. O gasoduto pode melhorar sim, que seja bem vindo, mas para nossa agricultura isso não significa nada. É bom que se lembre que os ultimos remanescentes da mata atlantica estão aqui, e niguem nos valorizam por isso, agora os plantadores de cana, soja, eucalipto e laranja entre outros é que merecem respeito.
    Antes de alguem julgar aqueles que sempre lutaram pelo crescimento desta região, separem os verdadeiros parasitas, os politicos passam mas nos persistimos sem lideraças ou deputados.

  13. Henrique meleca fez de tudo para o movimento nao sair.Quando viu a repercusao,se prontificou a entregar a carta ao Lula para tirar o credito de geraldo dantas que é frouxo e deixa.Meleca nao quis o movimento para nao perder o emprego na biofabrica.Meleca é puxa saco de governo e da ceplac que faz parte do conselho da biofabrica.

  14. To começando a entender essa Capacidade de Henrique de influenciar o Secretario Roberto Muniz… Então é verdade que existe um Love(cacau Love) entre os dois???Que lindo!!!!

  15. Produtor de cacau não quer “mamata”. Quer respeito.

    A lavoura cacaueira baiana foi vítima de um crime hediondo. O ato de terrorismo biológico que introduziu a doença Vassoura-de-bruxa, que se alastrou numa calamidade pública. Foram 300 mil desempregados e 3 milhões de flagelados. A maior vítima foi o Brasil que deixou de exportar e passou a importar 100 mil toneladas de cacau por ano.
    Existem claras evidências, senão da autoria direta, da cumplicidade de funcionários públicos da Ceplac no cometimento do crime. Afora o dever de manutenção das barreiras sanitárias. Aliás, a doença não chegou aos cacauais de São Paulo, onde a Ceplac nunca esteve…
    O ônus de combater a calamidade, dever de Estado, foi transferido para os produtores que tomaram os empréstimos, vinculados a aplicação de um pacote tecnológico que resultou inócuo. A região que produzia média de 600Kg de cacau/hectare antes da doença, depois da aplicação do pacote (e do brutal endividamento) produz hoje 150Kg/hectare. Em resumo, o produtor foi forçado ao erro, e, o pior, com dinheiro emprestado!
    Em resumo: o endividamento pela Vassoura-de-bruxa pode até ser legal. Mas é IMORAL!
    Os produtores estão lutando, não apenas pela ANULAÇÃO destas dívidas espúrias, mas por uma indenização por danos materiais e morais. Podem e devem fazer isto, de queixo erguido!
    Quando o Governo abate animais contaminados com a febre aftosa ele indeniza o produtor, e isto nunca foi chamado de “mamata”. Barreiras sanitárias são dever do Estado.
    Jorge Amado foi, sim, um grande ficcionista. Mas foi um péssimo historiador!

  16. Zelão diz: O “enrolador” pretensioso

    Empregado do governo do estado (o mesmo que ensinou Lula, a chamar os produtores de caloteiros), o presidente de mais uma sigla que se diz representar os produtores de cacau, Henrique Almeida, quer dar relevância ao seu pretenso ato de reivindicação, junto ao Presidente da República, em defesa dos produtores.

    Depois de boicotar o justo e pacífico ato de protesto dos produtores, diante do mal informado presidente Lula, Henrique, acompanhado pelo seu patrão, o Governador Jaques Wagner, que segue a orientação partidária de “completar a dizimação da economia cacaueira,” para que dela não mais saiam os recursos que sempre financiaram os seus adversários políticos, fingiram, diante de uma platéia atônita, desesperada e sem verdadeiros líderes que a represente, que assumiam a defesa, do que; nos bastidores, já haviam condenado.

  17. JOÃO MARTINS – PRESIDENTE DA FAEB – SE NEGA A ASSINAR, MACACO VELHO NÃO METE A MÃO EM CUMBUCA…
    HENRIQUE MELECA – DIRETOR DA BIOFABRICA DE CACAU E PRESIDENTE DA APC – CONSEGUIO ASCENDER UMA VELA PRA DEUS E OUTRA PRO DIABO. TERRA DE CEGO… MALANDRO DÁ AS CARTAS.
    PASSOU MEL NA BOCA DE GERALDO CURURU DANTAS NA TENTATIVA DE ANULAR OUTROS MOVIMENTO QUE ATINGIAM E CONDENAVAM A CEPLAC O PAC DO CACAU E A SECRETARIA AGRICULTURA DA BAHIA. JUNTO COM ROBERTO MUNIZ E GAY WALLACE DA CEPLAC,CONVECERAM O GOVERNO LULA A RECEBER O GRUPO DE GRANDES PRODUTORES QUE QUEREM MANDAR NAS QUESTOES DO CACAU (SÃO OS MAIORES DEVEDORES). CUIDADO WAGNER ESSES HOMENS LHE CEGAM, ABRA O OLHO, SEJA REPUBLICANO TAMBEM COM O CACAU COMO VOCE DIZ QUE SEU GOVERNO É.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *