Tempo de leitura: 3 minutos

Ary Carlos

Analisando o quadro político atual e levando-se em conta a possibilidade de coligação para as eleições proporcionais de deputado estadual, ousamos sugerir o quadro que sairá das urnas em 03 de outubro próximo.

O percentual de renovação será muito pequeno, e alguns partidos, como o PDT, por exemplo, não renovará uma só cadeira, devendo reeleger todos os atuais  deputados. Vários fatores contribuíram para isto, mas o contexto político regional surgido após a eleição de Wagner e o falecimento do Senador ACM, foi o principal.

Ao acabar a dicotomia Carlista X Anti-Carlista, a maioria dos partidos políticos na Bahia passou a ser controlada por parlamentares, que não estimularam o surgimento de novas lideranças, pensando apenas na própria reeleição.

Escrevo esta análise levando em conta que o PR apoiará a reeleição de Wagner. Se isto não ocorrer, teremos pequenas mudanças. Para concluir esta análise, levamos em consideração alguns fatores:

– Votação obtida em 2006;

– Desempenho dos aliados nas eleições de 2008;

– Ampliação/Redução dos apoiadores políticos;

– Condições econômico-financeiras e de logística de campanha;

– Contexto político que se enquadra;

– Coligação que pertence;

Portanto, é esta nossa opinião:

COLIGAÇÃO PT/PDT/PP/PR/PSL/PMN

Elegerá entre 30 e 34 deputados. Aposto em 32,  sendo os mais prováveis os seguintes:

PT – Neuza Cadore, Luiza Maia, Rosemberg Pinto, Zé Neto, Fátima Nunes, Zé Raimundo, Paulo Rangel, J. Carlos, Maria Del Carmem,  Candidato do Movimento Sem Terra, Bira Coroa*, Professor Valdeci *, Marcelino Galo*, Joseildo Ramos*, Carlos Brasileiro*, Salvador Brito* e Isaac Cunha*.

PDT – Marcelo Nilo, João Bonfim, Euclides, Emério Resedá**, Paulo Câmera e Roberto Carlos.

PP – Roberto Muniz, Ronaldo Carletto, Mário Negromonte Júnior, Angelo Coronel, Aderbal Caldas, Luís Augusto,  Eliana Boaventura* e Jabes Ribeiro.

PR – Reinaldo Braga, Sandro Rédis, Elmar Nascimento, Graça Pimenta, Paulo Aquino (vice-prefeito de Feira de Santana), Gilberto Brito e Pedro Alcântara*.

PSL – Nelson Leal

PMN – Getúlio Ubiratan*

COLIGAÇÃO PMDB/PSC/PTB

A coligação que apoiará a eleição do ministro Geddel Vieira Lima para governador elegerá entre 08 e 12 deputados estaduais. Pessoalmente, aposto em 10, sendo, possivelmente, os nomes a seguir:

Leur Júnior, Luciano Simões, Pedro Tavares, Marcelo Guimarães, Ângela Souza, Almir Melo Jr.,  Antonia Pedrosa, Alberto Braga, Paulo Magalhães Júnior, Marizete Pereira, Virgínia Hagge, Joélcio Martins*, Ferreira Otomar*, nomes novos****.

COLIGAÇÂO DEM/PTN/PTC

Aposto entre 07 e 10 eleitos, sendo provável a eleição de 09 deputados:  Gildásio Penedo, Rogério Andrade, Gaban, Cloves Ferraz, Paulo Azi, Luis de Deus, João Bacelar, Heraldo Rocha, Ton Rios (irmão do prefeito de São Desidério)**, Júnior Magalhães* e Misael Neto*.

COLIGAÇÃO PSDB/PPS

Por força do voto de legenda, elegerá 03 ou 04 deputados- Adolfo Viana e Sérgio Passos são certos pra mim os demais brigam por mais uma ou duas vagas. Não conheço todos, mas posso apontar Eler, ex- prefeito de Boa Vista do Tupim, Dadá, ex prefeito de Ribeira do Pombal, Augusto Castro, de Itabuna, Solon Pinheiro, vereador de Itabuna e Humberto Cedraz, ex-deputado, etc.

COLIGAÇÃO PCdoB/PSB

Como o PCdoB tem muito candidato, acho que fará entre 03 e 05 deputados, e os nomes mais forte são Kely, vereadora em Barreiras, Capitão Tadeu, Jean Fabrício vereador em V. Conquista e candidato de Edson Pimenta, Álvaro Gomes, Javier Alfaya e Wenceslau Jr., vereador em Itabuna. Se Olívia, Aladilce e o coordenador da APLB, Rui Oliveira, entrarem, também têm chance.

COLIGAÇÃO PRP/PTdoB

Coligação forte que elege entre 04 e 06 deputados. Os mais fortes são: Maria Luiza Laudano, Bruno Reis, Adolfo Menezes, Jurandir Oliveira, Jânio Natal, 1ª dama de Eunápolis*, e Capitão Fábio.

Outro mito para a coligação dos partidos que apóiam Wagner é de que o PT perderia vagas. Não perde, amplia. E outra vantagem, terão praticamente todos os suplentes da coligação.

Esta é minha aposta.

Ary Carlos é historiador, publicitário, analista político e diretor do instituto de pesquisas INPEI.

———–

* Disputam as últimas vagas da coligação
**Nesse caso ou é candidato Emério ou Ton, que é seu genro, aí então, o que for candidato se elegerá.
*** Não conheço os nomes novos do PMDB. Se até as convenções Geddel  estiver com mais de 20% nas pesquisas, a coligação terá mais candidatos.

34 respostas

  1. Vou pedir licença ao amigo, Eduardo Anunciação e dizer algumas das frase do soldado raso do jornalismo de Itabuna.

    Jabes Ribeiro,consequentemente, evidentimente, justamente,o cidadão, homem-macho JABES RIBEIRO, candidatíssimo a Deputado Estadual, legenda do PP, comunicador e persuativo, expansivo e solícito, com certeza será um dos ocupantes de uma cadeira no Legislativo Estadual.
    Att,
    Kalif Rabelo

  2. Ô Seu Ary, vou guardar essa lista e conferir no dia 3. Se tu acertar ao menos 80% tá valendo uma caixa de Skol, mas não é bico seco…kkkkkk.

  3. Só para lembrar: Luis Augusto do PP não concorrerá à reeleição; apoiará, juntamente com Nilo Coelho o Ricardo Ladeia – ex-prefeito de caetité, na meu entendimento o que terá a maior votação no PSDB.
    Quanto a prevê as coligações acredito ser ainda muito prematuro, uma vez que ainda existem muitas indefinições no plano nacional. Geddel sofre forte presão do Planalto para para uma mudança. O próprio silêncio do PMDB indica cautela. Já o João Bacelar(PTN) não acredito que leve o seu partido para uma coligação proprocional com o DEM, pois estará cometendo suicídio político. Uma coligação apenas com o PTC lhe garante a reeleição e mais uma vaga (Carlos Geilson, Vespasiano, Alan Castro, Coronel Santana). Cartas na mesa e até 03 de outubro.

  4. Infelizmente, ao que tudo nos parece, a incompetência e a desonestidade é a arma que precisa-se para ter êxito na VIDA PÚBLICA. Vejam a quantidade de ex-prefeitos incompetentes, desonestos, desumanos, fora os de outras funções que concorrem e com chances de “vencer” as eleições, o que significa que o povo entende que “venceu” e que na verdade cavam suas próprias derrotas. O que aconteceu com a sociedade brasileira. Perdeu a mémoria de uma forma assustadora. Na nossa comunidade podemos dizer, infelizmente: Viva a incompetência, a desonestidade, a falta de seriedade, de verdade e outros bons príncipios e Morte a vida pública.
    Lamentável.

  5. Sr. Ary, a política não é uma ciencia exata, mas, as coligações, o aglutinar de “forças” (do gênero), dentro de uma análise, a priori, previsível, pode chegar bem perto, do que o Sr. apresenta. Gostei, sim. É boa a análise. Parabéns.

  6. Creio que vcs cometeram dois eqívocos: 1; no PT tem o pré-candidato Érico Vieira que vem bem nas pesquisas em suas bases, e 2; Emério Resedá ou sai a Federal ou desiste.
    Um abraço.

  7. Sr. Ary,
    Vc sabe fazer a conta do coeficiente eleitoral? Pela sua avaliação não sabe, então vai ler o site do tse e ver como se pode fazer uma avaliação. Segue um exemplo: Votos válidos/ por cadeiras = Coeficiente Eleitoral – nºs de caderias x Coeficiente eleitoral = Total de vagas.

  8. Sr. Ary,
    Antes que eu esqueça, não de na sua avaliação para Federal colocar o nome do campeão de votos em Itabuna Deputado Geraldo Simões.

  9. Caro amigo Ary, sua análise parte do presuposto que o nosso partido, PTN vai se coligar com o DEM, não tem fundamento. A nossa coligação será com o PTC. A expectativa é de eleição de 2 a 3 deputados, Esta informação pode de ser confirmada pelo presidente do PTN, o deputado João Carlos Bacelar.

  10. A Frente de Esquerda deve sair, e pelo que vimos no final de semana em Salvador na Conferencia Estadual do PSOL que sozinho deve lançar 70 candidatos, e a estrutura que estão preparando pro menino, digo MENINO mesmo, o Coordenador do DCE da UESC THIAGO SOUZA, eles devem eleger dois, Hilton e esse REPITO MENINO, deve ficar com a segunda vaga.

    Ronaldo Santos
    Secretario Geral do PSOL – BA
    Diretorio Nacional do PSOL

  11. É UM POUCO CEDO PARA UMA ANÁLISE DAS COLIGAÇÕES, PODE MUDAR AINDA CERTAS SITUAÇÕES.
    PARA ANGELA POR EXEMPLO É PÉSSIMO A COLIGAÇÃO COM O PMDB.
    NESTA ELEIÇÃO QUEM NÃO TIVER PELO MENOS 40 MIL VOTOS JÁ ESTÁ FORA.

  12. Olá pessoal,
    para voces de Itabuna que não me conhece, sou o diretor do INPEI, Instituto que registrou pesquisa aí em Itabuna prevendo a vitória do então candidato Azevedo, quando a totalidade das pesquisas apontava a vitória certa da candidata Juçara.
    Grapiúna, Marcelino Galo não é o candidato do MST, ele tem sim na região Sudoeste o forte apoio de Guilherme Menezes prefeito de Vitória da Conquista.
    Juca- Topo a aposta, kkk, agora vou acrescentar o ex deputado Marceo Guimarães e levando-se em consideração a possibilidade da coligação PTN/PTC que elegeria João Carlos Bacelar e Carlos Geílson. Esse fato troca um candidato do DEM por Carlos Geílson. Minha crença pessoal; o PTC não coliga com o PTN, só se for no bolo do DEM.
    Zé Berbelo, voce é muito bem informado, mas afirmo que o candidato de Nilo Coelho é o Luis Augusto, o Ricardo Ladeia que seria um nome eleito no PSDB não é candidato. Quanto ao Geddel ele não sairá com Wagner, é mais fácil ele ser o vice de Dilma do que apoiar Wagner.
    Zem Costa, não creio que a coligação de partidos de esquerda formada pelo PSOL/PCB/PSTU atinja o coeficiente. O candidato mais votado desta coligação será o Hilton Coelho.
    Gabriel, não a a cogitação de Emério sair federal. As possibilidades são: ou ele sai candidato a estadual ou sai o genro dele Ton Rios que está no DEM, o que saí se elege. Quanto ao deputado Geraldo Simões será de longe o mais votado em Itabuna e estará entre os 9 mais votados do PT. Se o pimenta quiser o próximo texto será sobre deputado federal.
    Carlos Geílson, já agreguei sua intervenção á paráfrafo anterior. Voce tá bem na fita em Feira de Santana.
    Quem quiser fazer alguma observação diretamente comigo meu email é arycarllos@yahoo.com.br.

    Abraço,

    Ary Carlos

  13. Caro Ary, obrigado por postar a nossa intervenção.Quanto a está bem na fita é muito cedo para tal afirmação. O que posso dizer que intensifiquei o trabalho e o meu nome já é uma realidade política em Feira e região. Isto não garante eleição. A coligação PTN e PTC é parelha e tem nomes que podem surpreeender, notadamente no Partido Trabalhista Cristão, presidido pelo amigo e irmão Ravailton Pinto. Nem PTC e nem PTN iria partir pára um suicídio deste…Seria a morte anunciada dos companheiros destes dois partidos. Parabéns pela análise, mas nunca é demais fazer algumas ponderações…mt obrigado mais uma vez pela atenção e vamos ver no final quantos nomes o colega acertará.

  14. Marcelino é o candidato do MST e da Articulação de Esquerda, Tendencia Interna do PT que elegeu na eleição passada o deputado estadual mais votado do PT, Valmir Assunção que aliás tem como estadual prioritário Marcelino Galo.

  15. Oi Ary! Gostei da análise, mas tem muita gente aí que vai dançar. Aliás, lembro aos eleitores que não votem nos fichas sujas e nem nos filhinhos de políticos derrubados. Lembram-se de uma mcerta camapnha aqui em Itabuna? “Esse tem nome e sobrenome” Lembrem-se: tem coisa igual em todas as demais regiões da Bahia. Ah Ary! Já vou botar pra gelar as redondas caso voce acerte aqui em Itabuna a eleição de Solon Pinheiro e Coronel Santana. Pra mim não vai nenhum.

  16. Acho que a análise quanto ao PSDB, deixa a desejar…..
    Na última eleição,o partido teve 106 mil votos de legenda, sendo que eram 13 os candidatos.Hoje o PSDB tem 45 pré candidatos, garantindo quatro vagas a serem preenchidas.
    Pela evolução do quadro, provavelmente disputarão: Adolfo Viana, Sérgio Passos e Augusto Castro,restando uma última vaga a ser disputada por Caduda de Barreiras,Jalon,Jackson Bonfim e Humberto Cedraz.
    Enquanto a Dadá de Ribeira do Pombal o mesmo é filiado ao PSDB e não será candidato como informado.
    Cautela quanto a previsões antecipadas nunca é demais…..

  17. SEU PIMENTA, ACEITE QUE O COMPANHEIRO ARY CARLOS, FAÇA ESSA ANALIZE PARA DEPUTADOS FEDERAIS, POIS SERÁ MUITO INTERESANTE, NO MEU ENTENDER ELE ESTÁ ACERTANDO APROXIMADAMENTE 90%(PONTOS PERCENTUAIS) DA ANALIZE DE DEPUTADOS ESTADUAIS. ARY, PARABÊNS PELA ANALIZE VOCÊ ESTÁ DANDO DEMONSTRAÇÕES QUE POSSUI CONHECIMENTO POLITICO.
    OBS: JABES RIBEIRO,CORONEL SANTANA, SOLON PINHEIRO, CAP. FABIO E AUGUSTO CASTRO, EU DUVIDO QUE PELO MENOS UM DELES VAI SE ELEGER.
    SE BRINCAR PODE SOMAR OS VOTOS QUE ELES VÃO TER, QUE NÃO DÁ PARA ELEGER UM.

  18. duas considerações acho importante, NILO COELHO vai com LUIS AUGUSTO mesmo, apesar de LUIS está no PP e NILO disputando a vice ou senado de PAULO SOUTO. RICARDO LADEIA esteve ontem em GUANAMBI no palanque da festa de despedida de NILO.

    MARCELINO GALO tem realmente o apoio do MST e deve dobrar em varias cidades com VALMIR.

    ARY, com todo respeito, sua análise está igual a de uma vizinha já falecida da minha avó: Ela dizia com toda propriedade quando via uma mulher grávida, “NÃO ERRO NUNCA, SE NÃO FOR HOMEM É MULHER”.
    A quantidade de nomes que você relacionou da pra preencher vaga pra duas assembleias!

    Forte abraço, Léo Dias

  19. tidas as suposições são válidas mas, etão longe do 100% de acertos concordam? Cada região tem suas liderancas, que estão a costura de apoio politico para esta empreitada. Com relação ao PTC acredito muito na eleição do ex-Deputado Filadelfo Neto, que conta com grande apoio na nossa região e já sai de Alagoinhas com 10.000 votos

  20. Emério Resedá é candidato a Deputado Federal. E TOM RIOS, seu genro é também candidato a Deputado Estadual.

    Emério sai condidato pelo PDT.

    Tom sai pelo DEM.

    Acredito em ambas as candidaturas. Pois saiem fortes da região do sisal.

    A eleição de Emério é mais tranquila pela carencia que a região tem de Deputa Federal. Acredito que somente em Coité ele sai com aproximadamente 20.000 (vinte mil votos.

    È esperar para ver!!!

  21. Honestamente, acho impossível o PSOL eleger um deputado estadual, impossível mesmo. Pense pessoas que vivem em crise. Metade do tempo das reuniões é para tratar da crise dos traumas da saída do PT quase que uma terapia coletiva, o restante do tempo é um brigando com os outros. Uma loucura. Sugestão: Terapia para eles!!!

  22. Oi Ary, achei essa avaliação do PCdoB muito equivocada, um dos nomes mais fortes que ouvi falar por esses interiores da Bahia é o de Marcelo Barreto, esse sim será uma surpresa para o partido.

  23. Você terá uma grande surpresa em relação ao PCdoB, é que na sua lista não consta a força do homem do campo representado por Marcelo Barreto da Coelba – Gestor do programa “Luz para Todos” e nome forte na FETAG. Honesto, trabalhador e com certeza levará esperança para milhares de pessoas, já fez muito pelo interior principalmente pela população mais necessitada e fará muito mais se for eleito. Aguardem…abraços e façam valer o voto, vote consciente e ajudem a mudar o Brasil!!!

  24. É extremamente lamentável que apezar das últimas noticias de envolvimento com escandalos no alto escalão do governo, a justiça continuem generosa com aqueles que sem escrupulos surrupiam os cofres públicos.Que os nossos eleitores, a maioria ainda se enganam elegendo politicos descompromissados com o bém comum.

  25. Olá…
    Ary, gostei muito da sua materia, e fiquei feliz em ver o nome do meu candidato citado Hebert Barbosa Nº 25800 ( Irmão de Zito Prefeito de São Desiderio) Em Santa Maria da Vitória Ba, ele tem o apoio de Tonho de Zé de Agdônio…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *