Tempo de leitura: < 1 minuto

Jairo: descrença em promessas da "Máquina".

A fusão das redes Insinuante e Ricardo Eletro criou a segunda maior rede varejista do Brasil, mas levou preocupação a, pelo menos, um segmento. O presidente do Sindicato dos Comerciários, Jairo Araújo, disse que encara a nova holding “com certa cautela e muita desconfiança”.

Ele disse que não se ilude com a promessa de abertura de até mil lojas e 15 mil novos empregos até 2014. “Essas fusões sempre representam bons lucros para as empresas e muitos prejuízos para os trabalhadores, fazem parte da essência capitalista”.

A fusão entre as duas redes foi anunciada ainda nas primeiras horas da manhã de ontem (dia 29) e cria a holding Máquina de Vendas, dona de 460 lojas em todo o país, presente em 17 estados.

Araújo não crê na promessa de Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro, de que não haverá demissões. “Se não houver, será ótimo. Mas a prática tem demonstrado que a junção dessas empresas vem sempre acompanhada de enxugamento da folha”, observa Araújo.

O Sindicato se mobiliza com reuniões com os trabalhadores das duas redes. “Numa situação como esta, a categoria precisa se manter atenta e organizada para não ser pega de calças curtas”, diz Jairo.

8 respostas

  1. Para os consumidores, igualmente preocupante!

    Não tem mais “SENHA”, nem “O RICARDO COBRE”!

    Quem trabalha nessas empresas sabem bem o quanto eles faturam por produtos, mesmo com ótimos descontos. Ou seja, além de não mais precisarem reduzir os preços, ficarão mais fortes para entrarem no Sudeste e concorrer de igual para igual com as Casas Bahia.

  2. As fusões fazem parte do jogo normal do mercado e são lementos normais do sistema capitalista. Siostema que apresenta diversas falhas, mas que permite a sustentabilidade da democracia, diferentemente dos sistemas socialistas, que de imediato tira o direito de voz do povo.Quanto ao sindicato, acredito mesmo que eles estejam procupados com a provável queda na arrecadação da contribuição sindical, pois, se eles se preocupassem com os postos de trabalhos não continuariam a fazer um sindicato de panelinhas, cuja principal função é promover o partidarismo e a projeção da candidatura do Presidente.

  3. LA VEM JAIRO COM O PAPO DA “MAIS VALIA”.
    CLARO QUE ACOMPANHADO DE SEU DISCURSINHO ENLATADO DE QUE: “SE FOSSE NO SOCIALISMO NÃO TERIAMOS ESTE PROBLEMA”
    O CONSUMIDOR PERDE COM A FUSÃO? A RESPOSTA É SIM!!
    O COMERCIÁRIO TENDE A SER PREJUDICADO? COM CERTEZA!!!
    MAIS ASSIM COMO O SISTEMA “PREJUDICA” ELE TAMBEM PROMOVE A OPORTUNIDADE DE GENTE COMO O RICARDO(DONO DA RICARDO ELETRO)COMEÇAR VENDENDO PANELAS E ACABAR COM A MAIOR REDE DE LOJAS DO PAIS.
    NÃO CONHEÇO NENHUMA FORTUNA QUE COMEÇOU SEM MUITO TRABALHO.
    AGORA É MUITO FACIL FICAR 16 ANOS EM UM SINDICATO RECLAMANDO DO “SISTEMA” DA “MIDIA” SEM MOVER UMA PALHA!
    NA VERDADE OS SINDICATOS, A MUITO TEMPO, SE TORNARAM BRAÇOS DE PARTIDOS POLITICOS E AGORA VEMOS EM SÃO PAULO A PROVA GRITANTE DESTA RELAÇÃO INCONSTITUCIONAL.
    ACREDITO QUE O FUTURO DOS SINDICATOS DEPENDERÁ DE UMA “DESPOLITIZAÇÃO” OU SEJA, SINDICALISTAS QUE TENHAM O INTUITO DE RESOLVER OS PROBLEMAS DE UMA CLASSE E NÃO APROVEITAR OCASIÕES IMPORTANTES PARA GRITAR ESPERANDO PELO PLEITO SEGUINTE.
    AGORA LICENÇA, TENHO MUITO TRABALHO PELA FRENTE!!!

  4. o sindicato estar de parabéns.nois que estamos no dia a dia no comercio sabemos com quem estamos lhe dando.quanto ao comentários anteriores.por favor.não são voces que estão correndo o risco de perder seus empregos.respeite nosso sindicato e não comparem nosso sindicato com as pocarias que voces conhecem e convivem.

  5. Na verdade, o pessoal tem que ficar sabendo que “emprego não é casa de ninguém”, …!!!

    Até quem achava que iria passar a vida toda estável, presenciou empresas, antes públicas, tais como a COELBA, TELEBAHIA, BENEB, Vale do Rio Doce, dentre outras, serem privatizadas, quanto mais empresas que já são privadas de origem, que estão sujeitas a tudo, …!!!

    Gente: A única coisa permanente no universo é a mudança, …!!!

    Quem quiser viver em países comunistas, socialistas, ou coisa que o valha, mesmo cheios de defeitos e sem liberdade alguma (inclusive de escolha e de opinião), que vá para Cuba e/ou Coréia do Norte, isso por enquanto, pois quando eles descobrirem do que o dinheiro é capaz, transformar-se-ão em Chinas, onde o termo capitalismo selvagem ainda é muito pouco, …!!!

    No mais, “em terra onde eu não vou, dendê dá na raiz”, …!!!

    Quem quiser que se qualifique e procure suas melhoras, pois a tendência é que o mercado de trabalho fique cada vez mais competitivo e exigente, e as oportunidades mais raras, …!!!

    A propósito, o que o Sindicato dos Comerciários tem proporcionado aos seus pares, em termos de treinamento, profissionalização, ou coisa que o valha, …, agora, em termos de festas, aí tem de montão, …!!!

    Mudar é preciso, …!!!

    Discurso de retórica não leva ninguém a lugar algum, …!!!

    Há pouco tempo atrás havia, aqui em Itabuna, o Colégio Comercial, onde as pessoas poderiam fazer cursos técnicos. Porque, ao invés de fechar, não tentaram melhorar, atualizar e/ou aumentar a quantidade de cursos oferecidos, …?!?!?! Me parece que havia algum tipo de convênio, subsídio, ou coisa que o valha, com os Comerciários, ou eu estou enganado, …?!?!?!

    Assim como as empresas estão olhando para os interesses delas, se organizando ao modo delas, os comerciários e prestadores de serviço (dentre eles, os bancários, que consistem na parte mais fraca) deveriam se preparar, se organizar, se unir também, e deixar de politicagem barata, …!!!

    Até o PT, antes reacionário, refratário e radical, depois que experimentou o poder, gostou, se adaptou e mudou (até demais para o meu gosto), …!!!

    ACORDA, …!!!

  6. Fica clarividente a formação de um cartel, porém também trata-se de uma mega fusão com objetivos desenvoltos e ousados. No que diz respeito a crescimento econômico do país é visível e palpável, mas ao desenvolvometo econômico veremos ao decorrer da transação, que tem objetivos macros, da singela venda por convencimento até a ações na bolsa.Quanto a Jairo Araújo que conheço desde quando distribuia planfletos de apoio a guerra fria,percebo que o mesmo literalmente “enpendura-se” em qualquer setor e situação , mesmo sem dominar a minúcias com intuito político, não creio num sindicato sem as bases puras e limpas do sindicalismo, com todo respeito.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *