Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna iniciou nesta segunda-feira (05) a remoção de camelôs da Avenida do Cinquentenário. Por determinação da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, está proibida a presença de ambulantes no trecho da avenida compreendido entre o Jardim do O e a Praça Camacan.

Segundo a Prefeitura, a medida tem a ver com as obras de revitalização da Cinquentenário. A informação é de que, à medida que as obras avançam, os camelôs serão retirados.

O problema é que não se organizou um local decente para a atividade. A Prefeitura diz, sem maiores detalhes, que os ambulantes irão para o Centro Comercial, que ainda não sofreu as prometidas intervenções para receber os novos inquilinos.

Como a medida se mostra atabalhoada, já tem camelô ameaçando resistir.

8 respostas

  1. Só quero vê se eles vão ter peito de mexer com os camelôs instalados ali entre a Insinuante e o Bradesco na Cinquentenário. Ali já se tornou um verdadeiro estorvo pra os pedestres e transeuntes e a tal secretaria de Industria e Comercio (vide Carlos Le) ja mexeu com tudo quanto é de lugar que tenha camelô, menos ali.

  2. Um Ilheense arrependido e envergonhado por tanto descaso com o comércio e com o cidadão. Aqui reina o caos e, os interesses da população e dos segmentos produtivos geradores de empregos são preteridos para dar lugar à primazia da politicalha desavergonhada que impera no Governo Municipal e Câmara.

    A Prefeitura de Itabuna merece os nossos elogios por este, que é um exemplo de atitude normativa e dissiplinadora sobre o caos que o comércio informal causa às Empresas e Lojistas legalmente instalados nas ruas centrais e bairros de Itabuna.
    Parabeniso o Prefeito de Itabuna e seu Secretário de Indústria e Comércio pela corajosa e apolítica atitude.

    Lamentavel e vergonhosamente, a Prefeitura de Ilhéus que dispõe dos recursos humanos e dos Institutos legais e posturais para cumprirem a execução dessas medidas saneadoras imprescindíveis. Simplesmente omite-se no ócio político/comensalista dos interesses meramente pessoais e político-partidários relegando a cidade de Ilhéus ao “Deus dará”.

    Quisera pudessemos ter, no mínimo, uma Secretaria do porte e empreendedorismo corajoso como esta que empreendeu a remoção dos camelôs e contraventores que infestam as principais ruas de Itanuna.

    Certamente por isso, pelo ócio e o “faz-niente” do nosso desgoverno municipal de Ilhéus, seja o nosso prefeito, o pole position e emérito campeão das dos apupos e das fragorosas váias; mercê do repúdio que buscou e conseguiu conquistar com seus pares, como o galardão de toda população ilheense. O Prêmio é justo e merecido!

  3. Realmente é uma excelente idéia retirar os camelôs (leia-se: comerciantes de produtos contrabandeados, falsificados, que não pagam impostos e que alimentam uma enorme rede de corrupção e crime) do centro de Itabuna.Caso não consigam retirá-los, transformem a Cinquentenário (futura Centenário) num calçadão, pois do jeito que está tanto visualmente como via pública está impraticável.

  4. A tarefa de administrar uma cidade exige sempre grandes desafios, especialmente uma cidade onde o “planejamento” é quase sempre peça figurativa na estratégia de marketing das administrações. Concordo que Itabuna tem que resolver diversos problemas graves, entre eles à organização do comércio informal (camelôs) no Cinqüentenário. Mas antes se faz necessário estabelecer um diálogo com o seguimento, pois, neles existem pais e mães que necessitam da atividade para sustentar suas famílias. O problema não é de estética (se é feio ou bonito), trata-se de um problema social e econômico e o governo municipal precisa encontrar uma saída, possibilitando o reordenamento, sem, contudo, abandonar esses comerciantes a própria sorte. Faz-se necessário organizar um espaço central onde esse seguimento possa atuar, pois, ele depende do fluxo de pedestre para auferir renda. Diante mão, acredito que a alternativa sugerida (remoção para o centro comercial) não resolva o problema. “Ainda sou daqueles que prefere ter uma barraca (ponto de venda) pela frente do que um revolver na mão de um bandido”.

  5. Pimentas,

    Gostaria de parabenizar à prefeitura de Itabuna por esta ação. Carlos Le é um homem sério. Pois é uma coisa caótica aqueles camelôs ali em pleno centro da cidade. Não dá para andar direito na cinquentenário.
    Gostaria muito que aqui também tivesse o rappa igual o da cidade de São Paulo. Lá os camelôs não tem vez. Se chiar, cai na porrada.

  6. Acho correta o posicionamento da Prefeitura em retirar os camelôs da Cinquentenário. Mas, do Jardim do Ó até a Camacan existem poucos camelôs. O problema se concentra da Camacam até o Danúbio. Mas não creio que a Prefeitura faça algo com esses…nem tocam no assunto…infelizmente!

  7. gostaria de saber se eles vão indenizar essas pessoas,pois eles são uns tremendos covardes passei tambem por essa situaçao a um mes atras fui despejada de um ponto q estava a mais de 21 anos…
    ate parece q eles nao vao sair da prefeitura,hipocritas…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *