Tempo de leitura: < 1 minuto
Júlio disputou vaga à Câmara.

O PSTU baiano está de luto. Hoje à tarde, Júlio Simões, ex-candidato a vereador de Itabuna pela legenda, morreu ao ser atropelado por uma picape Ford Ranger, Viaduto do Trabalhador, em Camaçari, região metropolitana de Salvador. Júlio tinha 24 anos.

Ele tentava atravessar o viaduto quando foi surpreendido pela picape Ranger, placas JOK-0172, dirigida por Carlos Alberto Pelegrino. O acidente ocorreu às 14h50min, segundo informa Thiago Souza, amigo da vítima.

Júlio foi socorrido por uma equipe do Samu 192 e encaminhado para o Hospital Geral de Camaçari. Porém, não resistiu devido à gravidade dos ferimentos. De acordo com amigos, Júlio estava à procura de emprego em Camaçari, onde havia chegado há pouco tempo.

Familiares e amigos foram informados da morte do líder estudantil ao final da tarde desta terça. Júlio era formado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

59 respostas

  1. Memória

    Amar o perdido
    deixa confundido
    este coração.

    Nada pode o olvido
    contra o sem sentido
    apelo do Não.

    As coisas tangíveis
    tornam-se insensíveis
    à palma da mão

    Mas as coisas findas
    muito mais que lindas,
    essas ficarão.

    Carlos Drummond de Andrade

    Adeus Camarada !

  2. Lamento muito a morte do Júlio. Nossa região perde um grande cidadão e um jovem político responsável. Minha solidariedade à família na sua dor.

  3. Aos amigos e companheiros do Júlio: Acabo de conversar com familiares e fui informada de que o corpo não foi liberado pelo IML de Camaçari. O velório vai acontecer no SAF em Itabuna.

  4. Tive o prazer de ser adversário de Julio na UESC, durante o tempo que fiz Pedagogia. disputamos a eleição do D.A de Pedagogia.Estou sentindo muito a sua morte. Grande companheiro e adversário. Que a sua familia tenha muita força nessa hora.

  5. Não fugiu à luta, não se curvou aos poderosos, foi militante do movimento de luta pela terra e movimento estudantil. Amava a família, o Socialismo, amava uma certa moça também, assim do jeito dele, mas amava. Gostava de vinho, de papear, de poesia, de música e cinema. Lia demais, era inteligente e tinha uma capacidade rara de fazer boas análise de conjuntura política. Era muito demais às vezes rude. Mas sinceridade não faltava. Tinha muita coragem, isso tinha. Admirado por vários,amado por muitos, odiados por alguns.Briguento. Fez amigos e inimigos como todo ser humano de carne e osso. A política une, mas também separa.
    Tinha um compromisso sério com o PSTU, isso ele tinha. Estava feliz, arrumando a nova casa, procurando novas perspectivas. Por detrás das lentes grossas do óculos de grau, uma luz diferente. Quem o conhecia percebeu. Largou o curso, chutou o pé da barraca, queria é ser feliz. Usava sandálias havaianas, era livre. Um jovem, na flor da idade, uma vida a ser vivida. Sinto muito Júlio, faltou tempo para tantas coisas !!!

  6. Eu, em nome da minha família, venho por meio desta mensagem expor todo nosso sentimento pela nossa perda recente. Quero que saiba que estamos aqui para ajudá-los no que for necessário.

    Que Deus ilumine e console a vida de vocês!

  7. A morte de qualquer pessoa deve ser lamentada. Sinto uma tristeza especial quando se vai, de forma trágica e precoce, um lutador das causas do povo. Júlio sempre demonstrou, desde muito jovem, grande combatividade e idealismo.

    Minhas sinceras condolências aos familiares e amigos. Muita força.

  8. TIVE O PRIVILÉGIO DE SER COMPANHEIRO DELE NO R U E TBM FOMOS A SALVADOR EM BUSCA DE MELHORAS PARA A UESC…
    A VIDA É ASSIM …A LUTA E SEUS IDEAIS CONTINUARÃO…

    VIVA A REVOLUÇÃO.

  9. UMA PERDA MUITO GRANDE, A UESC SABE O VALOR QUE ESSE JOVEM TEVE PARA NOSSA INSTITUIÇÃO.

    A FAMILIA DEVE SE CONSOLAR EM SABER QUE SEU FILHO AMADO FOI UM GRANDE HOMEM

  10. Um grande camarada… na luta por uma sociedade justa que dignifique a classe trabalhadora, defendendo em sua essência a distribuição de renda e o domínio da classe trabalhadora dos meios de produção… a região perde um grande lider comunitário, um grande lider estudantil… e um grande político… na verdade o verdadeiro político, que não precisava de dinheiro para ser grande…
    “procurando emprego, e morreu no viaduto do trabalhador… o destino apresenta essas coisas” … um grande abraço irmão vá com Deus o mundo sentirá sua falta!!!

    Rondineli Caldas
    Ex-Presidente do CA de Economia-UESC e Ex Coordenador do DCE-UESC

  11. É bom lembrar… Julio Simões foi coordenador da campanhã vitoriosa (sem vencer) a Prefeito do Zé Roberto – PSTU, vitorisa por ter apresentado uma proposta revolucionária e retirar as máscaras de muitos candidatos… parabéns Júlio… vc contriuiu muito para nossa região!!

  12. Conheci Julio.
    Pessoa extremamente culta,inteligentissimo,tinha imensas esperanças de que nosso estado ainda teria melhorias politicamente falando.Concorreu nas ultimas eleições o cargo de vereador,tinha esperanças e vinha se preparando para concorrer ao cargo nas proximas eleições e até mesmo crescer e chegar ao tôpo da politica Baiana ou até mesmo do Brasil isso mesmo gente ele era assim, muuuito lutador, sonhador,e corria em busca destes sonhos, nos estudos, leituras , pesquisas etc.Sonhava em um Brasil ainda bém melhor, lider de um partido de poucas atenções ele procurava melhorias junto aos colegas do partido PSTU.
    Tive o prazer de conhecer,ele e o JOSE´ROBERTO, ex.candidato a prefeito nas ultimas eleições,eles estavam sempre juntos reunidos pra se informarem a respeito de politica. Estava sempre protestando aos nossos beneficíos seja ele da classe estudantil ou não..sempre estava lá o JULIO.
    JULIO VÁ E FIQUE SEMPREEEEE AO LADO DE DEUS, AQUI FICAMOS PRA CONTINUAR – MOS ESPERANÇOSOS DE UM NOVO BRASIL.SEI QUE DE ONDE VC ESTIVER VAI VIBRAR.

  13. Imensa perda no cenário político da região.
    Meus sinceros pêsames aos familiares pelo fato inconsolável da precipitada partida de um jovem e grande lutador socialista.

  14. Estou muito abalado com a notícia. Tive algumas oportunidades em conversar com Julio. Um rapaz muito esforçado! É uma grande perda para o sul baiano. A juventude se entristece. As vozes juvenis sucumbem, por hora.
    Força aos familiares! Desejo de paz eterna!

  15. Estamos triste, muito triste com o ocorrido, Júlio apesar de sempre permanecer calado nas aulas só falando quando achava necessário, tinha grandes pensamentos a respeito da vida, sociedade, mundo, mas não consegiu alcançar os objetivos que tanto almejava.

    Por um tempo parei e fiquei a refletir sobre o quão é rápida a morte e nós não sabemos a hora, local ou como acontecerá.
    O trem da vida de Júlio parou. Júlio deixou vagões vazios e passageiros no meio do caminho.

    Peço a todos que orem pela alma dele e pela sua família que está a chorar nesse exato momento, que Deus conforte o coração dessa família e dê a Júlio a vida eterna.

  16. Grande figura! Um cara que desempenhava um papel importante na discussão da política estudantil na UESC, justamente porque questionava, e por isso tão importante, talvez o grupo dos que questionam fique um pouco abalado, mas espero que se recupere e se espelhe nos erros e acertos deste cara!
    Adeus Júlio!

  17. Fiquei triste pelo falecimento de Júlio. Era um rapaz inteligente e firme em seus ideais… Isto é o que mais eu admirava nele: sua inteligência, suas convicções, sua coerência, sua firmeza nos ideais socialistas, apesar de sermos de partidos socialistas diferentes. Poucos são os políticos que detém este perfil. É pena que este ciclo de vida fora tão curto. Companheiro, camarada Júlio, agora são somente lembranças e saudades, e a luta deve continuar…. Descanse em paz !!!

  18. O Diretório Central dos Estudantes da UESC se solidariza com a família do companheiro Júlio, lamentando a inestimável perda, que será um tremendo baque para o movimento estudantil da UESC e também para todos aqueles que acreditam e lutam por uma sociedade mais justa.

    Descanse em paz, companheiro!

    Lucas Galindo
    Coordenador Geral DCE-UESC

  19. LUTO ETERNO!!!!!!!!!

    Voce se foi tao cedo….a saudade fica e doi….

    …a saudade e a dor sao eternas….te amamos!!!!

    Adeus Rebeldia…

    Tudo se foi,o vento levou daqui
    As promessas que o mundo deixou
    Nao foi sem querer mas ja faleceu
    Toda a rebeldia que havia ali

    Daqui eu via você
    Errando menos contra a razão
    Quem vai vencer o céu?
    Adeus, depois você nem percebeu?

    Ninguém leva minha alma
    Já tenho nova casa pra chegar
    Ver o sol, ter o mar
    Talvez com as minhas asas
    Possa voar mais alto no céu
    E nunca mais voltar
    E nunca mais chorar

    Perto do fim
    Não há mais o que fazer
    Talvez vou sair,tomar um café

    Perguntas demais…não sei responder
    Meu coração não consegue esquecer

    De lá você me falou que é bom se arrepender
    Amar demais é paz
    Perdoa quem te fez mal
    Adeus,tudo se foi,HOMEM BRILHANTE,INTELIGÊNCIA E CARÁTER ÍMPAR,DEFENSOR DOS OPRIMIDOS,A ACADEMIA PERDE UM ESTRELA INSUBISTITUÍVEL E NÓS UM GUERREIRO,AMIGO ,COLEGA SONHADOR…
    DESCANSE EM PAZ…
    HOMENAGEM DA TURMA PEDAGOGIA UESC 2005(SUA TURMA)

  20. Toda a academia uesquiana está de luto!!
    PEDAGOGO,A SOCIEDADE PERDEU UM BRILHANTE MESTRE!
    Amava a vida,a liberdade,apaixonado por seus ídolos,seguia-os arduamente:Lênin,Che Guevara,Marx,Rui Barbosa, e tantos e tantos que costumava declamar em inúmeros discursos de luta em defesa dos ideais que buscava para todos,nos fazia refletir imensamente pela mudança em
    nossa sociedade.
    Jovem,impetuoso,não agradava a todos pelo seu jeito franco e direto de expor suas idéias,porém a sua geração perdeu um grande homem.
    Vá em paz revolucionário!!

  21. Já disse o poeta “É tão estranho, os bons morrem jovens…” (Renato Russo). Amigo Deus estava precisando de vc, olhe por nós aí, pois os seus ideais ficaram aqui e vamos dar seguimento.
    “Até a proxima vez”.

  22. Das contradições o que fica é sempre um “húmus” que fertiliza os espaços sociais de discussão, que oportuniza os questinamentos e sua ampliação, e favorece as lutas pela conscientização e pela transformação social. Cria-se terreno fértil para sementes geradoras de grandes “árvores”.

    Militamos no mesmo período e é com muito pesar que recebi esta notícia. Júlio foi um militante presente (de corpo e mente) nos momentos em que estavam sendo postos em xeque a dignidade estudantil e trabalhadora pelas autoridades “competentes”. Em tempos de crise social global, de crise de uma juventude cada vez mais sugada pela cultura de massa e pela pós-modernidade, formando um exército de adoecidos pela falta de uma perspectiva humana e concreta, derrepente perde-se um árduo militante. Militante este que lutava pela transformação social: “dobrando” (de certo modo), o peso desta terrível perda.

    Meus pêsames a todos os familiares, amigos e correligionários.

    Halysson
    Ex. Coord. Geral DCE Carlos Marighela – UESC

  23. Caros,
    aqueles que nunca viveram a militância, que nada compreendem da vida política, e levam as divergências ideológicas para o campo pessoal, acreditando que ao carregar bandeiras diferentes deixamos de ser humanos, favor redizam-se a sua mediocridade. Não façamos deste espaço um palanque. O respeito as dores de vários amigos, familiares e colegas de Júlio, que são muitos, deve se sobrepôr ao ódio e vaidade de poucos. Generosidade, respeito e tolerância devem prevalecer!

  24. Nós, colegas de Júlio no Ensino Médio, sentimos muito o ocorrido. Desde aquele período já lutava pelas nossas causas. Queremos oferecer todas as energias positivas a família dele, a Welbert e Alberto. Muitas saudades de vocês e força a todos. Que Deus abençoe!

  25. Quem rotulava o Júlio de “louco” são os covardes que tem medo de romper com o sistema e renovar seu compromisso com um projeto verdadeiramente socialista. Ele não era um gênio e sim um militante dedicado, que sabe a necessidade de estudar a teoria.
    Ao contrário dos hipócritas, aplicava o marxismo na prática.

    “TODO MUNDO QUER SER REI NAS COSTAS DE UM HOMEM BOM”

  26. Louco ou não ,era autêntico e realista,nunca buscou agradar quem quer que seja,e tinha mais coragem que muitos,o que as pessoas escrevem é o que ele era,se gênio ou não ,não sei,mais um estudante inteligentíssimo e culto,mas também rude ás vezes e determinado,quem conviveu com ele,ou conversou um mínimo,saberia quem ele era,muito envolvido e comprometido com a luta e os movimemtos.Idealista.

  27. Um guerreiro , que da simplicidade tirou a força para alcancar a maturidade e fazer acontecer seus sonhos, oi primo vá com DEUS!

  28. Tá legal galera! Todos querem dar seu “pitaco”. Mas por favor, aos psicólogos, psiquiátras e cientistas políticos de plantão, vamos respeitar a dor da família de Júlio, conforme já solicitado por alguns seres mais racionais, neste espaço.

  29. Sinto muito, mas voces do movimento estudantil ficaram orfaos. Escolham agora um novo lider, mas nos do governo acreditamos que não exista mais ninguem inteligente neste partido.Mas voces, avisamos: cuidado ao atravessar a pista…kkk

  30. O que dizer de um jovem militante que trazia no gesto e na voz a ação de mudança?Julio foi guerreiro, lutador incansável e consciente. Gente que se quer gente, mente alerta disposta a denunciar os engodos do capitalismo. Partidarismo a parte, ele foi militante, sempre disposto a lutar pela causa pública. Fica a saudade meu irmão camarada, e a certeza de que em você temos um exemplo digno de militância e companheirismo.Viva a revolução, sempre!

    Saudades eternas,

    Reinan Braga
    Ex. Coord. Geral DCE Carlos Marighela – UESC

  31. PERDI UM AMIGO PERDI UM IRMÃO E O MUNDO E OS TRABALHADORES PERDEU UM GRANDE REVOLUCIONÁRIO QUE NÃO SE NEGAVA A LUTA AS SAUDADES SERÃO ETERNAS DESSE CAMARADA DESCANSE EM PAZ

  32. Recebi a notícia do falecimento de Júlio com muita dor. Fora essas rivalidades entre as criancinhas que atualmente disputavam seu grande sorvete (DCE), era uma esperança na cidade de Itabuna. Demonstrou, na última campanha, ser a única alternativa frente a mesmice que prevalece nesta pequena província. Espero que Júlio se torne um exemplo para essa juventude alienada, vítimas de todos os aparelhos REPRESSIVOS do Estado.

  33. Colega de UESC, bastante polêmico mas uma grande pessoa. Nem sempre entendia seus pensamentos, mas os respeitava.
    Fará falta. Soube apenas agora do ocorrido.
    Força para os seus familiares.

  34. “Haverá sempre aqueles que pensarão: cada sofrimento humano, em qualquer parte do mundo, cada lágrima chorada em quaquer rosto, cada ferida aberta em qualquer corpo é como se fosse uma ferida no meu próprio corpo, uma lágrima dos meus próprios olhos e um sofrimento do meu próprio coração.” Leonardo Boff
    Adeus ao amigo Júlio, sua força mobilizadora continua viva em todos nós!
    Agradecemos àqueles que não se mediocrizam e são capazes de perceber o SER HUMANO em suas diversas dimensões.

  35. Sempre respeitei o posicionamento do PSTU, apesar de na época não concordar com a linha política do partido. Porém sempre admirei a postura de seus militantes e a integridade mesmos. O Tempo passou, e a dialética nos aproximou politicamente, pessoalmente. Júlio me influenciou, conhecê-lo foi um tapa na cara da minha consciência crítica. Estivemos juntos na campanha do PSTU pela prefeitura, construímos nosso programa de governo com simplicidade, ouvindo o povo, os trabalhadores. Foi uma campanha bonita, olho no olho, muita corágem.
    Como admirei aqueles jovens incansáveis Júlio, José Roberto, Adriana, Bertholdo e outros.
    Júlio tinha uma relação familiar muito bonita, pessoas simples, fortes, batalhadoras. Foi dessa realidade que Júlio foi forjado. Júlio era honesto, corajoso, revolucionário, totalmente comprometido com a luta do oprimido. Estudioso da teoria marxista, inteligente, extremamente crítico e perspicaz. Um jovem revolucionário, sangue, suor, mente e coração.
    No processo de amadurecimento, estava leve, alegre, aberto aos afetos. Ouvi palavras doces e ganhei um abraço franco de despedida. Valeu camarada, amigo. VIVA A REVOLUÇÃO SEMPRE !

  36. caro Julio separastes da carne e machucou o meu espirito, ai entendo que a cada dia tenho que andar mais depressa, apenas 24 anos de vida, portador de cunhos revolucionários, destes lições que permitiam fazer um montão de guerreiros, não fostes jesus, mas, fizera discipulos, que poderá encrementar as lutas, nunca como você, com precisão, rigor e razão. Tenhas certeza estais em meu coração e a saudade é eterna. Nos veremos, pois revolucionário não morre de beijos e abraços, ceifam nossas vidas de qualquer jeito, sempre de forma iresponsável, seremos eternos repelentes deste sistema, mesmo estando ausente fisicamente, serás lembrado. Adeus companheiro camarada.

  37. Um amigo, um irmão que pra sempre será lembrado pelas pessoas que o conhecia.
    Serei eternamente grata a Eugenio ( Pai, amigo que perdi ano passado) por me presentear com esse rapaz maravilhoso cheio de brilho.
    Amamos você Julio.

  38. A ausência da presença, machuca e fere o coração. Cicatrizes que se abrem facilmente, mas que se fecham com a recordação. Nunca esperamos um adeus, e mesmo que venhamos a dizer ou ouvi-lo, que não produza em nós, um sentimento de perda total, falta de força ou coragem. Pois esta é uma fraqueza humana ingrata, inata. A verdadeira saudade é sentida por pessoas que se amam e se prezam e que neste maravilhoso vinculo de união, expressam constantemente sua presença. Alegram-se com as suas realizações e sucessos. Preocupam-se com suas derrotas e desilusões. Mesmo que seja sentida dolorosamente, esta perda de convívio é superada pela alegria das lembranças, que estarão cada vez mais vivas em nossas mentes, e marcadas com carinho em nossos corações. Apesar da imensa solidão que sentimos no íntimo, uniremos forças para estarmos sempre felizes, pois, sem dúvidas, estaremos sendo lembrados pelas mesmas pessoas em que estamos pensando neste exato momento, Com as mesmas preocupações, alegrias e saudade…

  39. Para iluminar seu caminho,
    para colocar ordem na sua vida,
    para você ter sempre a certeza,
    de que ele está ao seu lado,
    em todos os momentos.

    Em qualquer situação,
    na sua tristeza e na sua alegria.

    E mesmo que você se esqueça dele as vezes,
    ele estará sempre do seu lado,
    lhe ajudando, lhe dando conselhos,
    lhe conduzindo na sua estrada,
    as vezes triste, as vezes alegre.

    Ele sempre vai dar o melhor de si,
    para lhe ajudar, e em troca disso,
    ele só quer que você saiba dele,
    que acredite nele.

    Não precisa saber o nome do seu anjo,
    basta lembrar dele como uma luz,
    a iluminar o seu caminho.

    E você pode ter certeza de que ele é assim,
    uma imensa luz, que não se apaga nunca,
    que não fica fraca,
    que jamais perde sua força e seu brilho.

    Um lindo anjo para você…
    Que você possa contar com ele,
    Sempre….sempre…

  40. Sonhara eu ser um colírio para teus olhos
    Um aconchego ao teu desespero
    A felicidade na tua tristeza
    Um sonho em teu pesadelo

    Sonhara eu ser por ti lembrada
    Sonhara eu ser assim amada
    Surgindo na solidão dos teus pensamentos
    Um sorriso meu contra teu sofrimento

    Quisera eu lembrar-te sem sofrer
    Ver-te sem sonhar
    Viver sem te amar

    Como viver se eu te esquecer
    Como sorrir sem te lembrar
    Como te procurar…
    Se eu não mais posso te encontrar

    Jamais esquece quem se ama
    Apenas o amor que um dia se clama
    Converte-se em lágrimas de lembrança.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *