Tempo de leitura: 3 minutos

César Borges "casa" com Geddel.

O governador Jaques Wagner tentou colocar panos quentes, mas não era de brincadeira que o senador César Borges (PR) entabulava conversas com o deputado federal Geddel Viera Lima (PMDB), pré-candidato ao governo do estado.

Neste domingo (11) ocorreu o que as vacilações petistas tornaram inevitável: César fechou com Geddel, mediante a garantia de que terá uma chapa que agrade aos seus candidatos a deputado federal e a estadual.

A notícia pegou o PT com as “calças na mão” e promove uma reviravolta nas articulações eleitorais na Bahia. Ficou estabelecido que o PR, assim como o PMDB, terá dois palanques no Estado, e o PT precisará reorganizar suas estratégias, encontrando outro candidato para a vaga que resta na majoritária.

O nome mais cotado é o do deputado federal Walter Pinheiro. A decisão de Borges foi anunciada em nota pública encaminhada aos veículos no meio da tarde. Confira o teor da nota clicando no “leia mais”, logo abaixo.


Salvador, 11 de abril de 2010

NOTA PÚBLICA

Após entendimentos com os três pré-candidatos ao governo da Bahia, buscando construir um projeto político que fortalecesse o PR e oferecesse um novo caminho para os baianos, e ouvindo também seus deputados e demais correligionários, o presidente da Executiva Regional do PR anuncia que o partido apoiará o PMDB para as eleições de outubro deste ano.

Em conjunto com seus companheiros, o Presidente considera que o PMDB deu as provas mais sinceras de pretender uma verdadeira e integral parceria com o PR, garantindo ao partido as coligações para os deputados estaduais e federais o que vai permitir a construção de um projeto político comum e sólido, onde todos possam crescer e trabalhar com a mesma força em favor da Bahia.

O apoio ao pré-candidato Geddel Vieira Lima leva em conta ainda a capacidade, dinamismo e disposição na defesa dos interesses da Bahia que demonstrou o ex-ministro ao chefiar o Ministério da Integração Regional, permitindo também aos baianos uma opção política consistente e inovadora para dirigir os destinos do estado, ao tempo em que reconfigura e revigora a política baiana.

Senador César Borges
Presidente do PR baiano


“O presidente da Executiva Regional do PR anuncia que o partido apoiará o PMDB para as eleições de outubro deste ano”, diz a nota pública enviada aos meios de comunicação.

Para César Borges, foi o PMDB quem “deu as provas mais sinceras de pretender uma verdadeira e integral parceria com o PR, garantindo ao partido as coligações para os deputados estaduais e federais”.

O senador ainda observa em nota que a aliança dá aos baianos uma “opção política consistente e inovadora para dirigir os destinos do estado, ao tempo em que reconfigura e revigora a política baiana”.

O PR levará cerca de dois minutos de propaganda eleitoral para a coligação do PMDB. De acordo com as mais recentes pesquisas eleitorais, César Borges é o nome mais forte na disputa pelas duas vagas baianas ao Senado Federal em 2010.

Oriundo do carlismo, Borges chegou a escrever artigo no qual dava a entender que seu caminho natural neste pleito seria o apoio ao petista Jaques Wagner. Mas o que pegava eram as coligações proporcionais.

O senador queria que o PR coligasse com o PT tanto para deputado federal como estadual. O PT rejeitou a ideia. Ao final, Geddel conseguiu um forte apoio para se cacifar eleitoralmente na disputa pelo Palácio de Ondina. As últimas pesquisas registradas dão ao ex-ministro entre 9% e 11% das intenções de voto na corrida pelo governo baiano.

48 respostas

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    sacan****
    walter pinheiro não vai fazer waguinho ganhar a eleição de novo!
    o próximo capítulo de drangon ball Z serááá… Waguinho: cada vez mais INHO.

  2. Olhando de baixo para cima, o que o PR queria era o CHAPÃO, conseguiu.
    Agora o PMDB vai rebolar para eleger um federal, quiçá estaduais também.

  3. Essa ala reacionária do PT, mais uma vez tomou uma decisão idiota ao ponto de repreender a candidatura do Senador César borges a reeleição. Esquecendo esses mesmo idiota que com aliança que um metalurgico virou o melhor presidente dos ultimos tempos no Brasil o nosso atual LULA. Abaixo os idiotas do PT. ” Zezeu ribeiro, Geraldo simões e etc.

  4. OLEO NÃO SE MSITURA COM AGUA.
    ENTÃO TA FEITO E PRONTO
    É MELHOR WALTER PINHEIRO DO QUE UM CARLISTA, QUE SEMPRE FOI CONTRA DAS LUTAS QUE NOS PETITAS E ESTUDANTES CONQUISTARÃO.
    AGORA É 13 É WALTER É PINHEIRO

  5. É muito fácil, alguns bobos da corte dizerem que o Senador Cesar Borges não aderir ao plano do pt de aniquilar todos os partidos do Brasil, fazendo com que possa existir apenas um partido no futuro. O pt casa até com lampião para continuar no poder, tenho fóbia a Cesar Borges, Wagner, geddel, enfim não temos opção…talvez vote em bassuma.

  6. alguns bobos da corte dizerem que o Senador Cesar Borges não aderir ao plano do pt de aniquilar todos os partidos do Brasil, fazendo com que possa existir apenas um partido no futuro. O pt casa até com lampião para continuar no poder, tenho fóbia a Cesar Borges, Wagner, geddel, enfim não temos opção…talvez vote em bassuma.

  7. Oh, César Borges, com Geddel ou Wagner, você não será eleito. Não se esqueça que o Sr. era um dos postes que ACM elegia.

    O Sr. não tem votos no Estado capaz de levá-lo ao senado outra vez.

    E ademais, eu não vou precisar mais tapar o nariz na hora de votar em Wagner. Sua companhia na chapa majoritária do PT exalava um fedor de corrupção, clientelismo, patrimonialismo e à lobbis bastante imorais. Obrigado por abrigar-se em uma chapa cuja identidade é a sua cara.

  8. Engraçado né, Cricri…
    Até ontem César Borges era o Cara… Hj é nada, só pq fechou com Geddel!!… vai entender esse pensamento petista (Partido dos tolos, claro!*).

  9. eu prefiro lidice da mata , walter pinheiro , edvaldo britto , imbassay, do que cesar borges, agora aumentou as chances do borges perder.

  10. A turma de Geraldo vivia fazendo caras e bicos pro César, mas fazendo conchavos com uma leva de prefeitos do DEM, ex-Pê Fê Lê, Bahia à fora…
    Será que querem mesmo a continuação de Wagner… Ou estava magoado com a puxada de tapete pela elite do PT, quanto ao fisiologismo e ao nepotismo. Barraram a candidatura de Jujú.
    Tenho dúvidas!!!

  11. ESSA ARROGÂNCIA DOS PETISTA SERÁ SEU PRÓPRIO VENENO, CUIDADO.
    WALDIR E WALTER PINHEIRO JÁ PERDERAM, CUIDADO.
    EU AGORA VOU VOTAR EM CESAR, POIS DE GEDDEL JÁ SOU ELEITOR.
    SEGURA PEÃO.

  12. PARA CRICRI:
    DIZ SE LIVRAR DE UM CARLISTA, MAS FICARAM COM A BORRA DO CARLISMO, TODA REUNIDA NO PP(PARTIDO PORQUEIRA) REPRASENTADA NA FIGURA CENTRAL DO ALCAPONE DO ACARAJÉ, OTTO ALENCAR.

  13. Marques diz os verdadeiros petista nao se comformava com esta alianca nao presisamoos destes carlista para nada gedel e borges para a bahia politicamente tem o mesmo peso de uma pluma

  14. AINDA BEM QUE ESTE CARLISTA SAIU DE NOSSA COLIGAÇÃO EU NÃO TAVA ACREDITANDO TER UM CARLISTA COM WAGNER, CESAR BORGES É A FIGURA DE ACM E DO AUTORITARISMO, NÓS NÃO PERDEMOS NADA.

  15. É uma pena que o povo do PT agora falam de César Borges porque ele preferiu o PMDB. A propósito só César é Carlista na chapa do PT?
    Oto, Leão, Negromonte etc eles não contam?Pra finalizar, Cesar Borges, votando com Dilma pode? e aí….

    Adeus ideologia. Cazuza era que tinha razão.

    Sinonimo de Wagner.// Tudo pelo poder.
    Ou ganha no primeiro turno ou perde para Paulo souto ou Gedel.

  16. Graças a Deus eles se merecem!!!
    Prefiro Walter Pinheiro mesmo pelo menos é do PT!!!
    Esse Cesar Borges só quer mesmo e poder, princípios ele ñ sabe o que é isso, ele e Geddel se merecem são iguais!!

  17. É uma pena que o povo do PT agora fala de César Borges porque ele preferiu o PMDB. A propósito só César é Carlista na chapa do PT?
    Oto, Leão, Negromonte etc eles não contam?Pra finalizar, Cesar Borges, votando com Dilma pode? e aí….

    Adeus ideologia. Cazuza era que tinha razão.

    Sinonimo de Wagner.// Tudo pelo poder.
    Ou ganha no primeiro turno ou perde para Paulo souto ou Gedel.

  18. Está certo o senador César Borges. Apoiar esse governador (…) devagar e que não fez nada em 4 anos.

    Que saudade de ACM e Paulo Souto !

  19. Esse desfecho foi melhor para o PT. Esta tentativa de aliança com o PR e apoio de César ao senado, em busca apenas de tempo de propaganda na TV, menosprezava as conquistas recentes e realizações do atual governo da Bahia, além de se distanciar de suas bases e preterir nomes de peso, como é o caso de Walter Pinheiro, que tem expressiva votação e mudou a cara do governo dando uma nova dinâmica.
    Sem dúvida o nome de Pinheiro para o Senado soma muito mais para uma reeleição de Jaques Wagner do que o nome de César Borges, que, com toda certeza, se dará melhor agora ao lado de Geddel que tem o estilo de fazer política mais parecido com o do velho Carlismo que César está acostumado e tanto se submeteu, e hoje, frise-se, sequer é praticado pelo DEM de Paulo Souto e ACM Neto.

  20. KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    AGORA É TORCER PARA Paulinho crescer nas pesquisas!

    Iai Jaques Wagner vai cantar para Cezar Borges:

    ” Não vou negar sofri demais quando vc me deu um fora!
    Mas o tempo passa, o mundo gira, o mundo é uma bola!…”

    NA POLÍTICA O MUNDO GIRA MESMO!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. Hoje estamos mais leves e agora fica claro que Borges era muito mais um projeto de poder de “quem dá mais” do que um projeto de melhoria para o povo baiano”.

  22. GRAÇAS A DEUS.O RESTO DA PANELIMHA NAO SE MISTUROU COM NOSSO DEMOCRATICO GOVERNADOR WAGNER.AGORA QUERO VER QUANTOS DEPUTADOS SEU GEDDEL IRA ELEGER COITADO DO PMDB;SE FIRROU RSRSRSRSRS.

  23. Uma coisa é certa:

    WP irá compor a majoritária junto com Jaques Wagner e Lídice da Mata.

    Resta saber se as siglas WP serão de Waldir Pires ou de Walter Pinheiro…

    Walter Pinheiro é o atual Deputado Federal do PT mais votado do Brasil, teve expressiva votação na última eleição para Prefeito, levando-a para o segundo turno. Como Secretário de Planejamento do Estado realizou brilhante trabalho, transformando a cara do governo e dinamizando as relações e realizações do Estado. É o nome crescente e mais forte do PT estadual para alavancar votos para a reeleição de Wagner, sendo o seu sucessor natural em 2014.

    Waldir Pires foi Governador do Estado há duas décadas atrás e encerrou sua atuaçãp política como Ministro da Defesa em 2007 junto com a crise aérea…

    Se vc pudesse escolher quem vc optaria para representar o seu Estado no Senado Federal?

  24. Parabens a Gedel e ao Senador Cesar Borges…já tinha previsto isto.Pois assim a chapa de voces contempla como as outras, nomes de ex governadores.o que é um amadurecimento para a bahia e coloca tres candidaturas em pé de igualdade.Por favor em Itamaraju me procure quero estar com vcs arrancando votos de mamando a caducando inaugurando um novo tempo para a Bahia e para o Brasil.Meus parabens pelo entendimento. Ganha o povo da Bahia com essa união.meus respeitos e minha admiração a essa nova chapa imbátivel e vitoriosa..
    prof.Armando Azevedo
    liderança Educacionista.

  25. César fechar com Gedel não me surpreendeu. Não esperava uma ideologia em alguem que pratica fisiologismo.
    O PT, sim!…este ao arrastar asa para o espólio carlista em uma aliança espuria, imoral e que vai de encontro a história recente da bahia, surpreende-me.

  26. Parabéns ao grande articulista e futuro governador Geddel. Você provou que além de saber administrar, sabe também COSTURAR acordos para o bem da Bahia. Vamos à vitória!

  27. sera que com esse apoio gedel cresce nas pesquisa pelo menos 0,50%? duvido nao muda em nada o quadro politico, ainda arrisco dizer que cesar borges acba de perder a vaga no senado.

  28. Cadê Marcos Wense “torcedor de arquibancada”, ops, “articulista”? Só quero ver se o “articulista” vai voltar a falar mal de Borges ou se vai falar bem!!

    tchau Wagareza!

  29. Marcílio, você deve ser mais um adolescente imbecil que acha que o mundo só começou depois que você nasceu. Waldir Pires tem mais moral e história que Walter Pinheiro, que nem palavra, tem. Disse que não sairia do governo – saiu.

    E Otto, Negromonte, Leão, Roberto Muniz – que fez uma campanha sujíssima conta moema Gramacho e ganhou de presente por isso, uma secretaria de estado, tirando um petista do cargo – Félix Mendonça e outros, não são Carlistas?

    E esse Glauber se diz estudante, mas nem escrever direito, o pobre coitado sabe. Vá estudar!

  30. PARABENS CESAR BORGES!
    NO PROXIMO SABADO É NOSSA VEZ DE DECIDIR A FAMILIA SOCIALISTA DA BAHIA “PPS” COM QUEM VAMOS MACHAR, MAIS TENHO CERTEZA QUE OS CAMARADAS VÃO VOTAR E DECIDIR POR GEDEL VIEIRA.
    O PPS BAIANO VAI MACHAR COM GEDEL PORQUE REPRESENTA O NOVO E É JOVEM E TEM FORÇA E DESENVOLTURA PARA CONSEGUIR ALAVANCAR A NOSSA BAHIA.
    A BAHIA SOFRE COM VIOLÊNCIA, DESEMPREGO, SAUDE,EDUCAÇÃO ETC.

  31. A todos do pimenta.

    Ficou agora muito claro a nossa política. Não existia nada de substancial político. As coisa iam pelo tempo de tv. Aqui em Itabuna víamos tranquilamente o DESCONFORTO de Lula, Wagner e César. Eles não se MISTURAVAM mesmo. Era flagrante a situação desconcertante que ELES se olhavam. Realmente era horrível. No entanto, Wagner está numa situação para a reeleição muito boa, sem dar discurso para oposição. Iam colocar no ar aquela propaganda da doméstica falando sobre ÁGUA E ÓLEO não se misturam. Todos ganharam nisso e muito mais Wagner.
    Valeu.

  32. O PT e o governador deve é comemorar. Graças a Deus! A água e o óleo não se misturam mesmo. O lugar de César é com Geddel, pois são da mesma escola perversa, malvada e autoritária do carlismo. O “véio” deve estar se derretendo de rir lá no Campo Santo. Essa é a verdadeira aliança de CANCÃO DE FOGO e PEDRO MALAZARTE. Vade retro!Agora a chapa imbatível do governador deverá ser: Lídice, Vice; Waldir Pires e Walter Pinheiro para o senado ou alguém do PDT. PAU NELES GOVERNADOR! Vamos bater o prego no caixão do que restou do carlismo.

  33. ENQUANTO ISSO ,O MINISTERIO DA INTERGRAÇAO SOCIAL LIBERAVA 06% PRA O RIO DE JANEIRO.E A BAHIA MAIS DE 60POR CENTO,QUE VERGONHA,SEGUNDO NOTICIOU O JORNAL NACIONAL.E FORAM MUITAS VIDAS Q SE FORAM POR FALTA DE ATENÇAO DESES POLITICOS.O ESTADO DA BAHIA TEVE DEZ VEZES MAIS TRAGEDIAS QUE A DO RIO DE JANEIRO.CONVERSA PRA BOI DORMIR;E OLHE Q FORAM MILHOES, MILHOES DE REAIS GASTOS.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *