Tempo de leitura: < 1 minuto

Teve início ontem (13) em Itabuna a Conferência Municipal de Saúde, que prossegue até esta quinta-feira, dia 15. No Centro de Cultura Adonias Filho, onde os debates se realizam, a questão que mais preocupa tem a ver com a gestão dos recursos do setor.

Membros do Conselho Municipal de Saúde, médicos, enfermeiros, empresas que prestam serviços ao SUS, enfim… Todos questionam o fato de que, apesar de existir em Itabuna um Fundo Municipal de Saúde, este é inútil, pois desprovido de recursos.

Na Secretaria de Saúde de Itabuna, já houve um Departamento Financeiro, mas isso foi em outros governos. A “brilhante” gestão do Capitão Azevedo produziu, entre outras ações dignas de nota, a de eliminar aquele departamento, concentrando toda a administração de recursos nas mãos podeorosas do secretário da Fazenda, Carlos Burgos.

O dono do cofre é quem escolhe a quem paga ou deixa de pagar, movido por critérios que só ele conhece. E nessa toada, a saúde de Itabuna vai, cada vez mais, de mal a pior.

7 respostas

  1. A reforma administra feita pelas mãos do então secretário de planejamento Maurício Ataíde, é lei, votada e aprovada na gestão pela câmara de vereadores em 2008.

    Portanto, qualquer um que assumisse pegaria essa “bomba” que é administrar o insuficiente recurso da Saúde.

    A Lei do Fundo Municipal de Saúde, permite que juntamente com o titular da secretaria, também assine o chefe do executivo e outro nomeado.

    Isso quer dizer que:
    A secretaria de saúde é quem PLANEJA suas ações e aloca seus recursos.
    A secretaria da Fazenda só é o agente pagador e assina solidariamente.

  2. DRº. Carlos Burgos é o cara forte do Governo porque é ele que entende da LEGALIDADE das coisas, Pergunte ao Vereador Milton Gramacho? então Brugos é quem estava a frente da campanha com Gilson, Josias ,Dona Maria Alice e pocos outros, O XERIFE tem que comandra mesmo porque se não fica casa de mãe Joana, se não fosse Burgos não sei com estaria este municipio Não, já pensou esta galera toda que não trabalharam na campanha pongaram no governo de AZEVEDO todos com a mão no CAIXA,

  3. Zelão diz: – “Em Casa Que Não Tem Homem, A Mulher é Quem Manda”

    Dá até para imaginar, o que de “pior” não estaria acontecendo no desgoverno do “capitão prefeito,” se não tivesse a participação austera do Secretário Carlos Burgos, por isso mesmo apelidado de “Xerifão do Governo.”

    Tome-se como referência as cidades do velho oeste americano, onde não existia xerife e o prefeito era um tonto. Lá, qualquer “bandidozinho pé de chinelo,” mandava e desmandava.

  4. O trio da incompetência Azevedo,Burgos e o nosso querido Nariz de tucano Antonio Vieira.Parabéns pela excelente “gestão”.Tenho certez que esse sonho vai acabar e nunca mais vcs sentiram o gostinho do poder.A população tá ligada…..

  5. Caro Empalador. Não se anime muito, em se tratando de eleitor itabunense, não se espante se esta galera não emplacar mais quatro anos. O povo de itabuna -ou parte dele- gosta de sofrer.Faz nas urnas, o que faz no vaso sanitário.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *