Tempo de leitura: < 1 minuto
.

A oposição de ambientalistas sul-baianos à construção da Ferrovia Oeste-Leste é tema de matéria da revista semanal Istoé Dinheiro (confira aqui). O professor Rui Rocha, da ONG Floresta Viva, acredita que a obra e todo o investimento de R$ 6 bilhões no Complexo Intermodal Porto Sul colocam em risco a biodiversidade da Mata Atlântica no trecho ilheense.

O secretário de Governo, Alcides Kruschewsky, vai em sentido oposto: “Será a redenção de Ilhéus”. O secretário especial de Portos da Bahia, Roberto Benjamin, acredita que os investimentos são oportunidade para uma guinada “desenvolvimentista da região”.

O vice-presidente da Bahia Mineração, Clóvis Torres, também é ouvido pela reportagem, que destaca, ainda, a ação do Ministério Público Federal, que solicitou ao Ibama que não conceda a licença para que a Bamin construa na zona norte de Ilhéus o terminal privativo portuário de Ponta da Tulha. A Bamin investirá na região, na fase inicial, R$ 500 milhões.

Não à toa, o titulo da matéria é “Ferrovia da discórdia”. A revista utiliza gráficos que evidenciam o impacto econômico da obra e uma montagem de trilhos sobre uma foto panorâmica da região central de Ilhéus. A foto, apesar de não darem o devido crédito, é de José Nazal.

5 respostas

  1. É POR ESTAS E OUTRAS ATITUDES TACANHAS TOMADAS POR INDIVIDUOS QUE NÃO TEM NENHUM COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DESTA REGIÃO,POIS VIVEM REFESTELADOS EM ONGS COM SEUS ALTOS SALÁRIOS GARANTIDOS POR RECURSOS REPASSADOS PELO GOVERNO FEDERAL, DANDO A ESTES PARASITAS TEMPO DE FICAR EMBOSTEIRANDO O CRESCIMENTO DE UMA REGIÃO QUE HÁ MUITO ESTÁ ESTAGNADA.
    FALAR EM PRESERVAR BIO DIVERSIDADE EM UMA REGIÃO QUE JÁ ESTÁ SENDO EXPLORADA HÁ MUITOS ANOS, É CONVERSA PARA BOI DORMIR OU PARA QUEM QUER APARECER. ONDE É QUE ESTAVA SR.RUI COSTA QUANDO FERNANDO GOMES DERRUBOU UMA PARTE DA MATA ATLANTICA PARA PLANTAR COQUEIROS E CONSTRUIR O SEU HOTEL FAZENDA NA REGIÃO DE UNA? PELO QUE EU SAIBA ELE NÃO FEZ NENHUMA MANIFESTAÇÃO PARA IMPEDIR TAL ATO, E AGORA APARECE COMO PALADINO DA JUSTIÇA PARA IMPEDIR UMA VULTUOSA OBRA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOSSA REGIÃO.
    RUI COSTA, VC E SUA TRUPE VÃO CATAR COQUINHOS NA AMAZONAS.

  2. Hoje de manhã, em uma entrevista concedida ao estúdio nacional da Rádio CBN, a procuradora Flávia Arruti explicou qual a preocupação do Ministério Público com a construção da ferrovia. Segundo ela, corre-se o risco de se acabar com um dos últimos vestígios da Mata Atlântica. O debate é grande, os argumentos, muitos.

    Uma floresta vale mais em pé ou deitada embaixo de uma construção rentável? Segundo ambientalistas, vale mais em pé, gerando oxigênio, preservando a biodiversidade e a continuidade da vida no planeta. Sem as florestas, ou o que hoje resta delas, toda a economia e o que é gerado pelas grandes empresas e suas grandes obras passariam a existir em um planeta estéril, o que não é vantagem.

    Por outro lado, há os argumentos de quem acredita que o progresso é inevitável e necessário. Para esses, não adianta também viver cercado de muita natureza mas morrendo de fome e de doenças, problemas que o desenvolvimento econômico tenderia a reduzir.

    E ainda há quem diga também que quem hoje mais pressiona pela preservação são justamente os que se desenvolveram derrubando suas próprias florestas. Os países ricos destruíram sua vegetação nativa, o que contribuiu para o desenvolvimento que têm hoje, e agora fazem campanha pela tal sustentabilidade na casa dos outros.

    Talvez seja possível encontrar um meio termo. Talvez não.

  3. e melhor que esses ambientalistas de aluguel procurem uma trouxa de roupa pra lavar e deixem nossa regiao caminhar em rumo ao desenvolvimento,E sabido por todos que o sr. Rui Rocha e um tremendo aproveitador alugado por capital de especuladores imobiliarios e que fica pousando de bom moço para enganar os otarios.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *