Tempo de leitura: < 1 minuto
"Tonho" não resistiu e faleceu no Calixto (Foto Reprodução).

Faleceu, há pouco, o servidor público Dermival Campos, “Tonho Careca”. Ele estava internado há quatro dias na UTI do Hospital Calixto Midlej, vítima de leptospirose (relembre o caso).

A doença transmitida pela urina do rato foi contraída por Dermival, no prédio onde funcionam a Central de Regulação do SUS e a unidade de referência em DST e Aids, Júlio Brito, no centro de Itabuna.

O prédio sofre com os constantens alagamentos em épocas de chuva e funcionários colocaram até ratoeiras, tal a infestação do roedor na unidade de saúde. A família do funcionário público morto se queixa da falta de atenção do município, principalmente da Secretaria de Saúde, e anuncia que vai ingressar com notícia-crime.

Na última sexta-feira, o secretário Antônio Vieira tentou rebater informação de que Dermival teria sido contaminado na central de regulação. Foi durante entrevista ao programa Alerta Total, da TV Cabrália. Estava, visivelmente, nervoso.

Dermival deu entrada no Hospital São Lucas ainda na quinta-feira. À noite, foi transferido para a UTI do Calixto Midlej, quando os médicos constataram que os rins do paciente pararam de funcionar. A família ainda tinha esperança de que Dermival sobrevivesse.

28 respostas

  1. infelizmente este é o retrato de nossa cidade,abandonada aos ratos e a pessoas incompetentes assim como foi com este trabalhador,poderá existir mais vitimas da mal adiministraçao deste governo o secretario de saude incompetente viu!agora ele tem que ir para cadeia este miseravel sinico,e agora senhor prefeito vaqi diser que nao sabia de nada??????e as vitimas que estao por debaixo do pano ?????

  2. que esta familia nao deixe inpune. ainda ha, vestigios. coletem a agua dos reservatorios principalmente o que foi filmado. aguas fluviais escorriam para o deposito com fezes de ratos, e provavelmente com urina.o secretario de saude ja carrega mortes da dengue,juntamente com o seu amigo da vigilancia florentino.cadeia neles, ministerio publico,conselho municipal de saude.devem ser informados do descaso.

  3. brexas tem demais.a contaminação poderia ser mais abrangente.as mortes vao acontecendo e nos so olhando pensando que jamais poderar acontecer com agente.pense quantas pessoas ja morreram por descaso e nada acontece com essas pessoas.só porque é uma autoridade isso é caso de policia.

  4. Meu Deus esse homem era muito trabalhado
    essa prefeitura está brincando com as pessoas
    eu trabalhei com ele vamos tem que ter justiça gente
    isso está demais é uma vida é pai de família esse homem
    trabalhava muito !!!!!Meus pêsames a família de careca que eu gostava
    muito!!!vai em paz amigo!!

  5. eii o canal da amelia amado fica logo ao lado! tem culpa do governo estadual ae tbm!! se a obra da amelia tivesse avanssada”quem sabe o canala ali nun tivesse coberto. sem ratos…

  6. CARECA ERA UMA PESSOA MARAVILHOSA ,MUITO PRESTATIVO ,ATENCIOSO.POR SER MUITO PRESTATIVO QUE PERDEU A VIDA,POIS QD ELE CHAGAVA Q ENCONTRAVA O SETOR CHEIO DE AGUA ,ELE IA PUXAR A AGUA COM O RODO PRA NAO MOLHAR OS LIVROS ,PRESENCIEI ISSO INUMERAS VEZES.SE NAO TOMAREM ALGUMA PROVIDENCIA ,IRAO MORRER MAIS COLEGAS DE TRABALHO

  7. Até quando a irresponsabilidade, o descaso e o sinismo do secretário de saúde Antônio Vieira continuará matando pessoas? Primeiro, foi a epidemia de dengue (ainda não estamos livre de outra)depois, a meningite e a leptospirose. Acorda Azevedo!! aliás, acho que ele dorme propositadamente. Cadê o Clodoaldo? (promotor).

  8. Meus pêsames aos familiares do colega servidor,
    E o “super secretário” o Sargentão Gilson ainda nos tirou a insalubridade, para ele a Regulação não é insalubre.
    Vá despachar lá Secretário/Prefeito já que a diretora não fica lá.

  9. VIXE…O BERÉ VAI INCHAR PRO SECRETÁRIO, QUE QUERIA SER MAIS UM PREFEITO, BOTO O VIEIRA PRA TRABALHAR LÁ EM DIA DE CHUVA 1 MÊS,INFELISMENTE ESSE SECRETÁRIO É UM FIASCO E DEUS TEM DÓ DE VOCÊ RAPAZ,ENRICA COM DINHEIRO ALHEIO, SUA ENTRADA SERÁ NEGADA NO REINO DOS CÉUS, AINDA HÁ TEMPO PARA A REMISSÃO DOS PECADOS AJUDE AO PRÓXIMO!!

  10. familia,meus pêsames sejam fortes.exemplo DERMEVAL deu a voces um homen trabalhador.o reconhecimento destes dirigentes,jamais notaram que nao davam condiçoes digna de trabalho ao seu funcionario.que no zelo da sua responsabilidade ao procurar proteger o bem publico,nao se esitou de colocar seu corpo a disposição de uma contaminação fatal.familia,cobre de todas instituição responsaveis apoio,em memoria de tantos anos de trabalho no serviço publico de nosso careca que acabamos de perder.façam justiça.

  11. como é desenvolvido esse trabalho?diante que os tecnicos ja tinha sido notificado da situação eu como leigo e desconhecedor da situaçãoacho que teria que gerar um documento(relatorio)relatando o que viram,o perigo que dermeval corria,e as demais pessoas e passado para o chefe da vigilancia,e secretario de saúde.este grupo devem ter no seu comando pessoas treinadas para possiveis orientaçoes.será que fazem isso ou sao meros colocador de comidinha de ratos???????

  12. vieira, florentino,a chefe deste grupo que trabalha com LEPTOSPIROSE,é a mesma pessoa que foi afastada da DENGUE, por falsos registros? olha,se ela tivesse capacidade de estar a frete de uma responsabilidade dessa estaria na dengue.agora se ela como responsavel passou para mão de voces dois relatorio da situação encontrada,agiu corretamente.caso a mesma foi omissa de relatar por favor,foi isso que voces orientaram ao grupo? afinal quem foi omisso?obrigação é orientar em qualquer domicilio as estruçoes basicas de orientação nas reparticoes publicas e residencias.porque manter pessoas com indole inresposavel na frente de trabalho tao serio????

  13. ah,morreu,morreu,rato nao roi livros,rato que contaminou careca, foram os ratos da casa dele porque ratos só gosta de comidas. palavras do secretario de saude.é notavel que sao desconhecedores.ainda insiste em ficar,cade o promotor cansou???

  14. Mais uma morte nas costa de Azevedo e Vieira, quantos mais vai precisa morrer pra se tomar uma atitude????????
    Se pergunta a Vieira ele vai dizer que nem sabia desse casso!!
    A família meus sentimentos, pois nada apaga a dor que eles estão sentindo!!!
    A Vieira e Azevedo Cadeia, eles tem que pagar por todas as mortes de Dengue, Leptospirose, Gripe suína,………. são tantas que ñ dar pra escrever.
    Todos dois negligentes com a situação, já decretaram estado de calamidade na saúde???
    Que cidade é essa?????
    É secretaria de saúde ou de doenças???? Se mudar o nome será mais coerente!!
    Só Deus salva o povo de Itabuna dos demônios administrativos.
    O demônio vem pra destruir o povo de Deus, è isso está acontecendo!!

  15. Os prefeitos de Itabuna estão mesmo ligando pra isso…!!!
    Já vai tarde, dirão eles, “antes ele do que eu” dirão. O fato é que se vai uma pessoa de bem enquanto esses malfeitores ficam aí numa boa juntando o dinheiro que economizam descuidando da saúde dos outros para comprar votos na eleição. E mais uma vez terem a chance de menosprezar os simplórios. Será que os puxa-sacos não se sentem mal com essas atitudes?

    Daqui a pouco estão aí montados na grana alheia, sobrando até para amantes das mulheres deles, dos filhos, de todo mundo. Dizendo pro mundo: Vergonha é roubar e não poder levar!

  16. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL…COLEGAS, NAO TRABALHE SEM OS EQUIPAMENTOS NESCESSARIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS.SAIBA DOS SEUS DIREITOS….PORQUE SEU CHEFE SO VAI LHE DIZER QUE O CULPADO FOI VC. E X I J A……….UM ABRAÇÃO>

  17. É verdade, a dois anos atrás no periodo eleitoral a candidata do PT, a prefeita de itabuna era taxada de bruxa e dos piores horrores,os quai puderam orquestrar.Hoje a lei do retorno está cada vez mais visivel em relação a essa administração incompetente e irresponsável para com o povo que a elegeu. Infelismente temos que passar por este desmando sórdico aplicado ,aqui em Itabuna,pelos democratas,meus sentimentos as cinquenta e duas mil pessoas que naquele cinco de outubro erraram quando apertaram o 25.

  18. HÁ QUANTO TEMPO OS GOVERNOS DO DEMO VEM ESCULHAMBANDO A SAÚDE DE ITABUNA E GENTE MORRENDO…. E GENTE MORRENDO… E NINGUÉM FAZ NADA! NEM VEREADORES, (ESTES SÃO CONIVENTES! Misericórdia, Senhor!!!)! E NEM M.P. SERÁ QUE “SOU EU”, (O CIDADÃO COMUM, IMPOTENTE…)QUE DEVO TOMAR ALGUMA PROVIDÊNCIA!
    SERÁ QUE AS PESSOAS QUE VOTARAM NESSA TURMA QUE ESTÁ AÍ, SERÁ QUE ESTÁ ORGULHOSA DO GOVERNO QUE ETM!
    SERÁ, QUE PARA EVITAR (O PT), POR EX. VAI MANTER ESSA TURMA DO DEMO! SERÁ!

  19. CADÊ:

    MINISTÉRIO PÚBLICO,
    SECRETARIA DE SAUDE DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA,
    VEREADORES DE ITABUNA, refiro-me aos da oposição Wenceslau, Vane e companhia,
    CADÊ ???????????????????????

  20. Meus pesames a família desse homem que sempre trabalhou em prol do bem público. Srº Prefeito, Srº Secretário aonde vai parar essa calamidade que assola a nossa cidade? acordem, são pessoas iguais a vcs, são pessoas humildes que precisam ser melhor assitida, Azevedo vc não foi sempre capitão e nem prefeito, a mesma coisa o Vieira vieram do pó e para o pó voltarão, tenham consciência o quanto a população itabunense estão sofrendo.
    FAMILIA,PROCUREM UM ADVOGADO (SERVIÇO GRATUITO NA FTC – FACULDADE) E ENTREM COM UMA AÇÃO CONTRA A PREFEITURA, ISSO NÃO TRARÁ O CARECA DE VOLTA, MAIS É UMA FORMA DE PROTESTO.
    MUITO INDGINADA COM TODA ESSA SITUAÇÃO.

  21. RATO NÂO COME LIVRO!!!!

    Parabéns a administração municipal, por se importar com seus servidores e como diria um ex-candidato a prefeito:

    VOCÊ VOTOU ERRADO.

  22. mil pesames pela familia da vitima, mas ficar chorando o leite derramado não dá…ainda ontem fiquei horrorizada com om monte de cometários felicitando maria alice e fiquei indignada. se reclama tanto e na hora de votar, vamos fazer caca, muito me admira uma população que achava que fg era ruin e ainda vota no candidato dele, agora…chora, chora….a cdade acabou, é tanto buraco que parece que vc está em bagdá, temos os piores indices de violência, desemprego,infestação de doenças e o povo só reclama, reclama…mas como diz o ditado né? cada povo tem o governo que merece…pobre do sr dermeval, que deus o ilumine e acompanhe nessa nova vida.

  23. Realmente é uma grande vergonha a situação que os funcionários enfrentam na regulação, não há abastecimento se quer das nessecidades básicas para limpeza como: água sanitária, alcool, papel higiênico, etc…
    Há muitos insetos, ratos, tabém problemas como infiltração, mofo, tacos soltos e podres, banheiros com defeito, sem descarga, sem encanamento, má iluminação, fiação precária, móveis dignos do lixo, bebedouro destruido( totalment ssem higiene, mas ainda em uso), enfim, são muitos os problemas.
    Não há duvidas de que o ambiente é totalmente insalubre, mas como o dinheiro “precisa” ser tirado dos que pouco tem para ir para os bolsos dos marajás…

    Por fim, tudo que tento expressar é o meu pesar pela morte de um colega e a minha vergonha e indignação com toda essa situação.

  24. a central de regulação está um risco para a vida dos funcionários e pacientes. alem de ratos as estalações eletricas estão quase provocando um incendio e o bebedouro oferece risco para a saude dos pacientes foi preciso a serviço-gerais e o guarda interditaren

  25. TEM VEREADORES, CADE O MP DR CLODOALDO ESTA CALADO, CADE OS PARTIDOS DE OPOSSIÇAO POR ISTO ESTOU SEM ESTIMULO NEHUM PARA VOTAR EM MERDA DE DEPUTADOS ESTADUAL OU FEDERAL ESTAS M. SO LEMBRA DE FAZEREM COMISSIOS EM EPOCA ELEITOREIRA, POR QUE NAO CHAMA A SOCIEDADE PARA UM GRANDE PROTESTO HORDEIRO NA PÇA ADAMI, PEDINDO ESPLICAÇAO DDO PREFEITO E DO SEC. DE SAÚDE.SERÁ QUE O PT , O PCDB E ETC SO SABEM FAZER COMISSIOS INFLAMADOS EM EPOCAS ELEITOREIRAS SERÁ QUE ESTAO ESPERANDO 2012 PARA IREM PARA PÇA PUBLICA FALAREM MAL DO DESGOVERNO QUE ESTAMOS VIVENDO AGORA. POR ISSO QUE O CASO FICHA LIMPA NAO PASSA POIS NAO TEMOS ,O POVO ESTA ENTREGUE AS BARATAS, MOSCAS, RATOS, DENGUE. ITABUNA É UM CANTEIRO OU COMO CUMA E O MALVADEZA DIZIA “UM CURRAL ELEITOREIRO . TEREMOS VOTOS PARA GRAMPINHO , ALICE PORTUGAL, GERALDO SIMOES, E ETC. POREM QUANDO ITABUNA NECESSITA DELES . ELES OS POLITICOS E O MINISTERIO PUBLICO NOS TRATARA COMO AQUELA VELHA SURDA DA PRAÇA DA ALEGRIA, NAO FARAM NADA POIS FINGIRAM QUE NAO ESTAO VENDO NEM OUVINDO NADA. POIS NAO FOI NIMGUEM DA FAMILIA DELES QUE MORREU.

    FAMÍLIA SAIBA QUE
    “DEUS TE VÉ .
    NAO É INDIFERENTE A TUA DOR…”

    MATEUS , O AMOR É UMA RIQUEZA
    PERDOAR É DIVINO
    E CURATIVO CERTO PARA TODAS AS MAGUAS.
    TENTE PERDOAR SEMPRE E A TUDO QUE TE CAUSA MAGUA”
    NAO DEIXE DE BUSCAR A JUSTIÇA DOS HOMENS.
    POREM A DE DEUS VIRÁ VOCE BUSCANDO OU NAO.

  26. TUDO O QUE FOI DITO SOBRE A SITUAÇÃO DA REGULAÇAO/CADSUS É A MAIS PURA VERDADE.E AINDA FALTOU MUITA COISA PRA SER DITA,COMO POR EXEMPLO:ERA CARECA QUEM CONSERTAVA AS COISAS QUE ESTAVAM QUEBRADAS POR LÁ.E OLHA RECOMPENSA QUAL FOI.NÓS FUNCIONÁRIOS TIVEMOS A INSALUBRIDADE CORTADA ,HÁ + OU- SEIS MESES PQ O SEC GILSON(O PREFEITO)DISSE Q NÓS NAO TEMOS DIREITO A ELA.E A DIRETORA DA REGULAÇÃO NÃO MOVE UMA PALHA A FAVOR DE NÓS,TAMBÉM NÉ?ELA É PARENTE DE GILSON E FOI ELE QUEM A COLOCOU LÁ. ELA VAI FICAR DO LADO DE QUEM???

  27. O NEPOTISMO NÃO É PROIBIDO??ACHO Q NÃO NÉ? PQ SE FOSSE ,ROBERTA NÃO ESTARIA NA REGULAÇÃO,VITÓRIA NAO ESTARIA NO DST/AIDAS,OS FILHOS DE CARLOS BURGOS NAO ESTARIAM NO GOVERNO,A FILHA DE OSMUNDO NAO ESTARIA NO CERST….UFFA??É TANTA GENTE Q FALTA FÔLEGO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *