Tempo de leitura: < 1 minuto

É um atentado contra a dignidade o tipo de atendimento que se oferece nos cartórios extrajudiciais de Itabuna, que funcionam em uma casa grande alugada pela “bagatela” de R$ 180 mil /ano, onde os cidadãos são tratados como em uma senzala.

Os problemas principais são a falta de serventuários e o desconforto para quem enfrenta as longas esperas. As pessoas chegam ao meio-dia e as fichas para o atendimento só são distribuídas lá pras 13 horas ou mais tarde, quase sempre sob protesto.

O sofrimento atinge a todos, inclusive gente idosa. É desumano.

18 respostas

  1. CLASSIFICO O MESMO QUE O AUTOR “DESUMANO, HUMILHANTE”

    PAGAMOS UMA TARIFA, MAS NÃO TEM CONFORTO, LÁ É ASSIM TA NA FILA, FICA AI EM PÉ AGUARDANDO HORAS POR ATENDIMENTO, UM BEBEDOURO IMUNDO PRA BEBER AGUA,ENFIM ALÉM DE CANSATIVO O CONFORTO LÁ É ZERO.

    SE FOR NO CARTORIOS DE IMOVÉIS ENTÃO, O POVINHO ESTRESSADO, SÓ FICA RECLAMANDO, ACHO ASSIM NÃO GUENTA MAIS TRABALHAR VAI PRA CASA, AGORA FICAR DESTRATANTO AS PESSOAS É CHATO E MUITO ISSO.

  2. As instituições públicas em Itabuna são o principal gargalo para o desenvolvimento da cidade: Cartórios, Emasa, Detran, Prefeitura e os Bancos públicos.

  3. Excelente essa matéria. As pessoas que têm condiçao pegam seus carros e vão autenticar documentos, casar,reconhecer firma, etc, nos cartórios de Itajuípe, Ibicarai, Buerarema, mas não passam por essa humilhação daqui de Itabuna…
    Uma vergonha…

    Sem falar que alguns serventuários são o cúmulo da preguiça…

  4. Ali seria uma extensão da casa da justiça vez que ali atua diariamente o Dr. Juiz Marcos Bandeira, mas já não faz juizes como antigamente.Nessa esculhambação até deficientes fisicos pegam fila, inventaram uma tal ficha preferencial que nada mais é que a forma que eles inventaram para driblar a lei que garante atendimento imadiato aos portadores de deficiencia.
    Um dia isso tudo muda, essa gente cai do poder e sue lugares serão ocupados por pessoas que de fato merecem ali estar.
    JOGA FOGO JESUS!!!

  5. Esse privilégio não é só de Itabuna, embora em Ilhéus os cartórios funcionem no forum, aqui a humilhação é a mesma, o que será que passa nas cabeças dos administradores desses foruns? O certo é que eles não precisão passar pelas mesmas humilhações de ter que madrugar nas filas para pegar as senhas caso precise de uma autenticação, reconhecer firma entre outros tantos serviços, para complicar ainda temos que aturar o desânimo e a marezia de alguns serventuários. Agora esses mesmos serventuários querem o apoio da sociedade nas suas reivindicações salariais, eles deverião pensar em nós, também quando precisamos dos seus serviços e não só quando eles precisão.

  6. Será que alguém tem ai algum vídeo postado no youtube sobre este descaso?
    Postem ai e mostrem com mais ênfase para ver se o poder público se manifesta…

  7. é preciso saber que a casa foi alugada para atender o interesse e acomodações da vara da infãncia que empurrou guela abaixo os cartórios para justificar a “BACATELA do aluguel. Sabem de quem é a casa e qual a relação entre locador e negociador-locatário.
    O TJ deve apurar as denuncias que não é de hoje. KD a OAB ? o MP? usuários denunciem a corregedoria do TJ.

  8. É uma questão de fácil resolução, desde que se acabe com a burocratização e com os privilégios. Hoje todo e qualquer ato que necessite a entrega de documentos há a exigência da autenticação cartorial nas fotocópias, escolas, concursos públicos, etc. Melhoraria muito se pessoas, nas instituições públicas, com fé de ofício, ao conferir os documentos apresentados atestassem a sua autenticidade. Creio que poderia representar uma redução nas filas.

  9. Quem está, ou estão, lucrando com o alto valor do aluguel deste imovel? Caso não houvesse a “caridade” no nosso Judiciário, quem locaria esta mansão mal dividida e desconfortável? A imprensa e o MP tem que procurar estas respostas…

  10. Seu Pimenta,
    A situação em Ilhéus é igual, ou pior. Para reconhecer uma firma tem gente chegando às 7 da manhã porque só distribuem 30 fichas por Cartório (são 3). Ou seja, apenas 90 privilegiados que madrugam na fila podem obter o serviço. As senhas são distribuídas a partir de meio-dia e o atendimento se inicia às 13 horas. O cidadão que recebe a senha nº 30 só é atendido por volta das 16 horas. Essa é a realidade: cerca de seis horas de espera. Pode um negócio desse, seu Pimenta? A lanchonete do Forum tem lucrado muito, pois os pobres coitados das filas têm que “almoçar” no Forum. E tem mais: se o cara der azar da distribuição da senha ocorrer quando ele está lanchando, adeus viola! É o fim da picada, seu Pimenta! Privatização já!

  11. É humilhante e desrespeitoso para o cidadão e para o próprio servidor. Como atender a grande demanda de Itabuna e cidades circunvizinhas com apenas 1, 2 ou 3 pessoas trabalhando em cada cartório? Stressante para o povo e para eles tb…dali só saem com a saúde abalada: alergia, hérnia de disco, stress, LER, pressão alta etc…pq como estão na linha de frente, são os que recebem toda a pressão e coronhada.
    A sociedade tem que correr atrás de seus direitos, mas isso só terá efeito se for perante aqueles que podem fazer algo: TJBA, CNJ. Busquemos as entidades de representação de classe, o MP, a OAB. No site do TJBA tem a Ouvidoria, mas esse aí não vem atuando como devia a muito tempo. Melhor ir direto ao Conselho Nacional de Justiça.
    Reclamações apenas nos órgãos de imprensa não vão surtir efeitos pessoal, senão a coisa já seria muito melhor. E nenhum servidor gostaria de trabalhar nessas condições, muitas vezes falta-lhe até material de trabalho e acaba tirando de seus bolsos.

    Aposto que se houvesse a união da sociedade com os serventuários a força seria muito maior. Muitas vezes a paralisação ou a greve nem se referem a aumento salarial.

  12. O Poder Judiciário na Bahia, tornou-se um exemplo de Injustiça.

    Sofre a população, sofrem os advogados, serventuários, promotores e juízes.

    Alguém ou alguns devem ganhar muito com essa situação e rir muito!!!

    É surreal o que estamos assistindo.

    Reestrutura e reforma esse monstrengo, “museu de grandes novidades” que TANTO MAL E PERVERSIDADE VEM CAUSANDO A SOCIEDADE DA BAHIA.

    O QUE DEVERIA ACONTECER, SE FOSSE POSSÍVEL: UMA INTERVENÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA.

  13. Toda vez que preciso autenticar algum documento, nem penso duas vezes e vou pra Itajuípe. Não é querendo tirar onda, mas é que o cartório de Itabuna dá motivos de sobra pra isso. Como se não bastasse o desconforto e as longas filas, os cidadãos ainda têm que aturar a má vontade dos serventuários que só sabem se mobilizar na hora de pedir aumento de salário.

  14. Uma correção no post anterior. Onde se lê:

    “[…] os cidadãos ainda têm que aturar a má vontade dos serventuários que só sabem se mobilizar na hora de pedir aumento de salário.”

    Em verdade, lê-se:

    “[…] os cidadãos ainda têm que aturar serventuários (não é o caso de todos, claro) que atendem de má vontade e só se mobilizaram pra pedir aumento de salário por meio de paralisações que bagunçam ainda mais o que já está esculhambado.”

  15. “Esperança” Sabemos que toda regra tem exceção e que não são todos os serventuários sempre existe um ou dois que se salvam mais “LER”… no caso ( ou descaso ) especifico dos cartórios de ILHÉUS e ITABUNA deve ser a sigla de LERDEZA POR ESFORÇO REPETITIVO…

  16. É impressionante a falta de Boa Vontade da maioria dos serventuarios para atender ao PUBLICO.Nós lhes pagamos os SALÁRIOS todos os meses e nem assim existe o reconhecimento por parte dos funcionarios.Existe alí uns cartórios de REGISTRO DE IMOVEL,que para se agilizar o serviço tem que ser na BASE,da “AMIZADE” $$,senão o seu REGISTRO DE IMOVEL ,fica para o ultímo atendimento ou seja DIAS DEPOIS.Basta qualquer jornalista fazer uma investigação mais apurada que vai ver quanta coisa errada existe alí.Eu digo aos serventuarios que acham que estão ganhando pouco,é só sair e dar o lugar a milhares de pessoas que estão a fim de trabalhar dignamente.Não contem com o apoio do POVAO quando estiverem em GREVE por aumento de salarios,pois estamos saturados do mau atendimento e do DESCASO que vocês nos impõem.SAIBAM VOCÊS SERVEN..SOMOS BESTAS,MAIS NÃO SOMOS BURROS………..PRIVATIZAÇÃO JÁ!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *